Redação Pragmatismo
Compartilhar
Saúde 09/Dec/2015 às 16:39
17
Comentários

Post do grupo “Dignidade Médica” associa surto de microcefalia ao voto no PT

Publicação do grupo fechado “Dignidade Médica” compara casos de microcefalia no Nordeste com os votos no PT. Mensagem questiona se a doença está sendo realmente causada pelo Zika ou se trata de “adaptação da espécie”

microcefalia dignidade médica PT

Saúde Popular

Uma postagem no grupo do Facebook “Dignidade Médica”, comparando os casos de microcefalia no Nordeste com os votos no PT, gerou revolta entre a categoria. A doença, que causa má-formação do cérebro em fetos, tem relação com o vírus Zica, transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, o qual tem maior circulação nos estados dessa região.

A mensagem questiona se a doença está sendo realmente causada pelo Zika ou se trata de “adaptação da espécie”. “Cientificamente pode ser a comprovação de que votar no PT faz o cérebro involuir e diminuir de tamanho”, diz a postagem. Logo depois o autor pede que os colegas do grupo o livrem de “comentários julgadores” e argumenta que não poderia “perder a piada”.

A estudante de medicina Izabella Navarro fez um print [salvou a imagem] da publicação e a expôs para fora do grupo, que é fechado aos participantes, por se sentir indignada com tal manifestação. Em um post na mesma rede social, no dia 23 de novembro, ela critica a postura do colega e aponta serem comuns comentários políticos entre os profissionais de saúde.

“[Quem não entende porque questiono a profissão, são pessoas] Que nunca tiveram que ouvir médicos falando que o paciente não vai conseguir a cirurgia que precisa porque votou em determinado candidato, ou que se na próxima eleição votasse em tal partido, o ambulatório iria fechar. Nunca se sentiram impotentes vendo pacientes sendo coagidos por seus médicos”, escreveu.

Aristóteles Cardona, integrante da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares, classifica como absurdas as manifestações de preconceito nas redes sociais “e se torna muito mais preocupantes vindas dos profissionais de saúde”.

“Manifestações como essa mostram que, muitas vezes, há um distanciamento do pensamento de um setor importante do país, que são os profissionais de saúde, com as necessidades concretas da nossa população”, explica.

Na descrição do grupo, o “Dignidade Médica” se apresenta como exclusivo para médicos ou estudantes de medicina. O Saúde Popular enviou mensagens a administradores do grupo, mas não houve retorno até a publicação da reportagem.

Microcefalia e vírus Zika

No Brasil, são 1.248 casos suspeitos de microcefalia, identificados em 311 municípios de 14 unidades da Federação. Do total de casos, foram notificados sete óbitos de bebês. Os dados são do último Boletim Epidemiológico de Microcefalia do Ministério da Saúde, com dados até o dia 28 de novembro. O estado de Pernambuco registra o maior número de casos (646), sendo o primeiro a identificar aumento de microcefalia em sua região.O órgão divulga hoje (8), em Brasília, novo boletim com números da doença.

O ministério aponta que há relação entre o vírus Zika e o surto de microcefalia no Nordeste. A confirmação foi possível a partir da identificação, pelo Instituto Evandro Chagas, da presença do Zika em amostras de sangue e tecidos do recém-nascido que morreu no Ceará. Segundo a pasta, essa é uma situação inédita na pesquisa científica mundial.

Tags

Recomendados para você

Comentários

  1. Vitor Luiz Postado em 09/Dec/2015 às 17:28

    É essa gente que luta por um Brasil melhor?

  2. João Paulo Postado em 09/Dec/2015 às 18:44

    Por mais médicos cubanos!

  3. Rodolfo Postado em 09/Dec/2015 às 19:51

    E uma pessoa dessa ainda se acha digna da profissão.

  4. Galvão Postado em 09/Dec/2015 às 21:34

    Tomara que não aconteça com o filho de um babaca desses o que aconteceu com a BETINA do Hospital do Câncer de Campo Grande-MS, onde o feitiço virou contra o feiticeiro. Afinal, o mosquito da dengue não respeita rico e nem pobre, nordestino e sulista, médico (estudante) babaca e demais pessoas. Provavelmente muitos destes estudantes de medicina estão fazendo a sua formação em faculdade pública, com dinheiro público, e se julgam melhores que os mortais. Não passam em sua maioria de homofóbicos. Qual é mesmo o nome do grupo? Dignidade médica!!!!!! A ONDE ????

    • leonardo Postado em 10/Dec/2015 às 13:08

      quem faz faculdade publica tem que ser governista?

      • Aline Postado em 10/Dec/2015 às 23:21

        Em que momento do comentários ele disse Leonardo? O que o Galvão colocou foi que muitos destes que fazem piadinhas do povo, ofendem, humilham, estudaram em universidades públicas pagas pelo povo. Entendeu?

  5. Eduardo Postado em 09/Dec/2015 às 23:24

    tem médicos e imbecis de branco que ao invés de proferir o juramento de Hipocrates proferiu o jumento de hipócritas....como pode ter tanto numa profissão tão linda.... e necessária. Que tenhamos MAIS MÉDICOS, para que essa turma seja esquecida no lodo.

  6. Phelipe Postado em 09/Dec/2015 às 23:52

    Vindo dessa classe cheia de mimimi.....tudo é possível. Se trabalhassem igual aos cubanos também seriam reconhecidos prla polpulacao e pelo governo, mas não trabalham....fzr o q né...

  7. Zeca Rodrigues Postado em 10/Dec/2015 às 00:06

    E depois de publicar uma barbaridade dessas, a pessoa vai pra missa ou pro culto rezar por um mundo melhor...

  8. Brunno Postado em 10/Dec/2015 às 07:42

    Realmente estarrecedor de milhões de vidas estão à cargo de monstros que, podem até se formar com as melhores notas de uma faculdade de medicina, mas apresentam um irracionalismo político evidente além de uma grotesca e desprezível "opiniaum".

  9. George Postado em 10/Dec/2015 às 08:20

    "dignidade médica", olha o nome. Há tempos essa página posta barbaridades, onde está a polícia federal nesse caso? E também não entendo porque o facebook não deleta esse tipo de grupo que é a mesma coisa de ser um grupo nazista ou que faça apologia a pedofilia. Já páginas jornalistas com o viés progressista ganham block. Não dá pra entender

  10. Joao Postado em 10/Dec/2015 às 08:43

    Médicos para espremer espinha de madame ninguém precisa

  11. SILVIO MIGUEL GOMES Postado em 10/Dec/2015 às 09:10

    Os canalhas covardes sempre se escondem, se acobertam em grupos fechados, assim não expõem sua fraqueza moral e nível baixíssimo.

  12. Eduardo Ribeiro Postado em 10/Dec/2015 às 10:07

    Qual é o segredo dessa categoria profissional que atrai tanto mau carater?

    • Thiago Teixeira Postado em 10/Dec/2015 às 14:15

      O segrego é o próprio povo brasileiro que venera esse profissional como um Deus. "Ai dotor, nossa dotor, ui o doutor tá chegando, fulano é dotô, dotô seu carro tá lavadinho, doutor CRM tudo bem com o senhor?" Ai eles montam mesmo, pois estão acima do bem e do mau, como os tucanos.

  13. Telmo Postado em 10/Dec/2015 às 12:55

    A Medicina, provavelmente, não está selecionando as pessoas certas: http://saudepublicada.sul21.com.br/2015/05/11/a-medicina-provavelmente-nao-esta-selecionando-as-pessoas-certas/

  14. Rosendo Postado em 10/Dec/2015 às 14:58

    Que venham os médicos cubanos, por favor