Redação Pragmatismo
Compartilhar
Protestos 14/Dec/2015 às 17:23
38
Comentários

Por que as manifestações pró-impeachment fracassaram neste domingo?

Sem as presenças dos apoiadores do impeachment FHC, Aécio Neves e Geraldo Alckmin, manifestantes deste domingo tiveram que se contentar com figuras como Lobão e Alexandre Frota. Foi o menor protesto contra Dilma Rousseff desde março. Em SP, carros de som ocuparam ilegalmente as ciclovias e foram multados

manifestações impeachment Dilma 13 domingo
Alexandre Frota e Lobão foram um dos poucos artistas que apareceram nas manifestações pelo impeachment de Dilma deste domingo, 13 (Pragmatismo Político)

Um dos líderes do movimento Vem Pra Rua, Rogério Chequer disse à Agência Brasil que o fracasso de público na mobilização a favor do impeachment da presidenta Dilma Rousseff neste domingo (13), na avenida Paulista, ocorreu pela falta de tempo para divulgação.

“Houve muito pouco tempo de divulgação. É normal que um movimento com menos tempo de divulgação tenha menos gente. Não nos surpreende”, disse.

O líder do Movimento Brasil Livre, Kim Kataguiri, também tentou justificar o público menor com o mesmo argumento: “A gente teve muito pouco tempo para divulgar e organizar essa manifestação”.

Marco Antonio Villa, comentarista da rádio Jovem Pan ligado ao PSDB, afirmou, ao contrário de Chequer e de Kim, que se surpreendeu com a baixa adesão aos protestos.

Contrariado pelo fracasso de público, Villa disse em vídeo divulgado nas redes sociais que o protesto foi um ‘esquenta’. “Eu esperava mais. Mas é uma manifestação por uma espécie de esquenta”, afirmou.

A PM informou que a manifestação reuniu 30 mil pessoas. Já segundo o Datafolha, o ato na Paulista reuniu 40.300. De qualquer modo, é o número mais baixo nas manifestações deste ano: em março foram 210 mil; em abril, 100 mil; e em agosto, 135 mil. Em relação à primeira manifestação, o público de ontem teve uma queda de 80% pelo menos.

Sem caciques

Fernando Henrique Cardoso, Aécio Neves e Geraldo Alckmin, caciques tucanos defensores do impeachment, mais uma vez não compareceram aos atos que pedem o impedimento de Dilma Rousseff.

Classe artística

Um dos únicos representantes da classe artística na marcha deste domingo, na Avenida Paulista, foi o ator Alexandre Frota, que disse representar a “classe artística de bem”. O músico Lobão também esteve presente e tirou algumas selfies com manifestantes.

Nas últimas semanas, manifestos que repudiam o pedido de impeachment liderado pelo PSDB e por Eduardo Cunha (PMDB-MG) foram rechaçados por artistas, intelectuais, professores, reitores de universidades, juristas e 16 governadores.

Alexandre Frota é um dos poucos aliados de Aécio e Cunha.

Mídia

O fracasso das manifestações deste dia 13/12 frustrou os grandes veículos de comunicação do Brasil.

Globo, Abril, Folha e Estadão haviam preparado suas equipes para uma cobertura especial. Frustraram-se por causa da baixa adesão popular.

Multas

Seis carros de som que foram estacionados na Avenida Paulista, região central de São Paulo, foram multados pelos agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) no domingo (13) por bloquearem a passagem de bicicletas na ciclovia.

“A CET tem um padrão, ou seja, os agentes de trânsito obedecem ao Código Nacional de Trânsito. Se você tem um local onde não é permitido veículo motorizado e o veículo está lá é um procedimento do próprio agente de tomar medidas”, afirmou o secretário municipal de Transportes Jilmar Tatto nesta segunda-feira (14).

Segundo Tatto, diferente do que os grupos que organizavam o ato informaram, os veículos não tinham autorização para estacionar sobre a ciclovia. A Avenida Paulista é aberta aos pedestres e ciclistas aos domingos e recebe milhares de pessoas. Os veículos são proibidos de circular pela via das 10h às 17h.

O ensaio

O jornalista Mauro Donato, do DCM, esteve na paulista neste domingo e escreveu um relato sobre o que viu. Leia trechos abaixo:

Dezenove pessoas (contei) prestavam atenção. Uma cartolina afixada na frente do caminhão de som informava que Olavo de Carvalho teria razão a partir das 13:00. Já eram 15:30 e me parecia que a racionalidade estava em outra galáxia.

Lobão fazia selfies. Uma ‘militar’ de uniforme camuflado e identificação Gracinha Felix marchava com ar obstinado. Um quinteto asmático ou afônico, não sei, batucava panelas. Cães de raça, caros, delicados e escovados, trajavam verde e amarelo.

Em algumas camisetas havia a estampa de uma mão espalmada sobre a inscrição ‘Basta’. Falta o dedo mindinho. É um basta Lula. A mão é preta. É um basta negros? Pode ser. Quase não se vê negros. A proporção reflete à perfeição a parcela da sociedade que está reunida ali.

Qual parcela?

Aquela que não quer ver a Paulista fechada para carros aos domingos mas se for para eles, tudo bem.

Aquela que não gosta de nenhum protesto que bloqueie o trânsito desde que não seja o protesto deles.

Aquela que tanto criticou o Passe Livre mas que hoje queria a catraca do metrô liberada. Aliás no metrô ela é facilmente identificável: Por mais perto que esteja da Paulista pergunta qual a direção a tomar, qual a estação a descer, não aguarda que as pessoas saiam do vagão antes de entrar, e (simbologia máxima) não respeita a esquerda livre na escada rolante.

Aquela parcela que berra ‘Chega de corrupção’ enquanto empunha bonecos pixulecos infláveis mas ali na avenida fomenta o comércio de produtos irregulares. Camisetas “Fora Dilma’, bandeiras, bugigangas. Perguntei ao vendedor: “Como está o movimento?” “Mais fraco que nas outras vezes” “Quem fornece essas camisetas para você, de quem você compra?”, ele desconfiado desconversa: “Ah, a gente compra aí, não sei quem faz não.” “Você tem nota fiscal se alguém te pedir?” “Ninguém pede.”

Chega de corrupção, não é mesmo? Incentivaram um comércio ilegal praticado por camelôs que se fosse em frente ao ponto comercial deles sabemos como reagem.

Que tipo de gente democrática é essa que acredita que pode tudo? Que só é permitido quando é a vez deles? Que só vale o que for para eles?

Foi a menor manifestação pró-impeachment do ano. Mas o que era de se esperar? Segundo eles mesmos, mais nada. Foram ‘pegos de surpresa’ (?!?!?!) então foi preciso organizar muito em cima da hora.

Todo caminhão de som procurava justificar a pouca presença de público: muito calor, ameaça de chuva, indiferença da imprensa, que deveria-se levar em conta que tratava-se só de um ‘esquenta’, uma preparação (isso é genial, como se manifestação fosse algum evento olímpico que necessita de ensaio).

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Anlub Postado em 14/Dec/2015 às 17:32

    Falta de tempo? Então já comecem desde já a organizar uma para março de 2018.

  2. Vitor Luiz Postado em 14/Dec/2015 às 17:39

    Dia 16 é a manifestação contra o impeachment. Deve está vazio também. A verdade é que a população está cansada e não confia em nenhum dos envolvidos nesta crise.

    • poliana Postado em 14/Dec/2015 às 20:34

      veremos!!!! aguarde, querido...

      • Garcia Postado em 15/Dec/2015 às 08:15

        Está faltando nos anúncios a que horas se dará a concentração

      • Pablo Postado em 15/Dec/2015 às 10:07

        TODOS ÀS RUAS AMANHÃ DIA 16 SP : 17 horas saindo da Praça da República RJ : 16 horas na Cinelândia. Recife : 16 horas na Praça Oswaldo Cruz Aos companheiros que tenham agenda de outras capitais mandem aqui. NÃO VAI TER GOLPE!!!FORA CUNHA!!!!

    • Renan Postado em 15/Dec/2015 às 06:35

      Cara, você falou tudo. Estamos cansados de defender um ponto de vista e não sermos recompensados. Juro que esse foi o comentário mais inteligente aqui, parabéns!

  3. Denisbaldo Postado em 14/Dec/2015 às 18:28

    93% da população brasileira quer o impeachment! Deixe aqui a sua risada! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  4. Zenio Silva Postado em 14/Dec/2015 às 18:42

    Pouco tempo por que, quando lembraram do aniversário do AI 5 estava encima da hora?!

  5. Salomon Postado em 14/Dec/2015 às 19:12

    Mais difícil do que sustentar a tese do golpe é ficar ao lado de espécimes raros com Alexandre Frota, Cunha e Aécio. Aliás, esse último, nós, mineiros, rejeitamos nas urnas. A elite brasileira é isso aí: pequena, burra e sem argumento.

  6. Dilton Marinho Filho Postado em 14/Dec/2015 às 19:14

    Peraí! Esse é o Lobão ou o bispo Pedir MaisCedo? KKKKKKKKKKKKKKKK

  7. Denisbaldo Postado em 14/Dec/2015 às 19:28

    Só sobrou o bagaço da laranja, manga chupada, marmita requentada. Depois do "evento Cunha" esse movimento perdeu todo o sentido. Pereira deve estar em choque a essas horas. E aí Pereira, cadê os 93% da população brasileira??? Nem a Globo dá mais jeito nessa palhaçada.

    • Denisbaldo Postado em 15/Dec/2015 às 11:32

      Para de viajar meu amigo, tinham 35 mil e olhe lá. O resto do país nem se fala. Fracasso total, palhaçada maior ainda. Amanhã daremos um banho em vocês. Vai chorar na cama. Mimimimimi. Perdeu playboy, pela 5a. vez consecutiva. Dilma coração valente! Marmanjo golpista apanhando de mulher! Hahahaha!

    • poliana Postado em 15/Dec/2015 às 18:17

      80 mil!!!!!!!!??? Kkkkkkk..faz-me rir vc, pereira. Nem a datafolha foi tão mentirosa!!!!!! Segundo a pm de sp, foram 40 mil pessoas na paulista. N delire, meu caro!!!!!

  8. Joice Xavier Postado em 14/Dec/2015 às 19:39

    Quando um tal de Alexandre Frota é o "único" represemntante da classe artística do bem, há de se desconfiar que algo de estranho acontece no reino da Dinamarca! rsrsrsrsrsrsr

  9. Edward Antonio Lanza Postado em 14/Dec/2015 às 20:08

    A oposição se especializou em pagar micos homericos mas tambem com esta turma de apoiadores que ai esta so poderia dar nisto mesmo. So para citar dois deles: Lobão; este dispensa comentarios pois o pais inteiro sabe quem é. Alexandre Frota ator de filme porno e estuprador confesso nas horas vagas. Este é o nivel dos apoiadores da social demagogia brasileira.

    • Seisdedos Postado em 15/Dec/2015 às 08:37

      Nem eles nem vc... todos são corruptos... desonestos...

  10. Elaine Paulino Postado em 14/Dec/2015 às 20:28

    Além disso, a intensidade do som estava demais a ponto de ser difícil de identificar o que se falava, o melhor, gritava.

  11. poliana Postado em 14/Dec/2015 às 20:48

    mais cômico, ou melhor, ridículo, foi o anastasia dizer q o baixo apoio popular foi pq estamos próximo ao natal!! hahahahahahaha...essa oposição é uma piada mesmo!!!!!!!!!!!

    • Thiago Teixeira Postado em 14/Dec/2015 às 22:56

      Os taradinhos do Golpe já batizaram o dia 13/12/2015 como ESQUENTA! kkkkkkkkkkk

      • Denisbaldo Postado em 15/Dec/2015 às 11:33

        Tá mais para um ESFRIA mesmo, ou CONGELA de vez!

  12. poliana Postado em 14/Dec/2015 às 22:07

    seiiiiiiii...an rannnnnnnnnnn!!! vem mais um fracasso coxinha por aí!!! huahuahuahua continuem tentando cesar souza...

    • Denisbaldo Postado em 15/Dec/2015 às 11:36

      Para perdedores contumazes iguais a você qualquer coisa é uma vitória. Pode celebrar mesmo, é disso pra pior. Você não cria vergonha na cara, depois do Cunha mais essa humilhação. Medíocre é elogio pra vocês.

    • Denisbaldo Postado em 15/Dec/2015 às 16:58

      Perdedor contumaz Mimimimimimi. Vai chorando mesmo, é o que lhe resta!

  13. Carlos Silva Alves Postado em 14/Dec/2015 às 22:49

    Aquela velhota de farda verde, dá o estágio mental dos manifestantes. Sem o povo, sem as Foças Armadas hoje comprometidas com a democracia, Aécio e cia já iniciaram contatos com o Estado Islâmico via o embaixador Frota.

  14. Thiago Teixeira Postado em 14/Dec/2015 às 22:54

    Porque os coxinhas estavam torrando o 13° no shopping e garantindo o Peru de Natal para a ceia ostentação com a família feliz.

    • Renan Postado em 15/Dec/2015 às 06:39

      VC se contenta em ser pé rapado, eu não. Seja criativo nos seus comentários. Isso mão e um ponto de vista. Não generalize jovem. Nem todos de esquerda são barbudos barrigudos e troca seu dia por um pão com mortadela. Nem todos de direita são ricos. Vamos comecar de casa e acabar com isso

    • Eduardo Ribeiro Postado em 15/Dec/2015 às 11:39

      Olha aí os coxinhas "tamo na rua": https://goo.gl/7TXsa0

  15. sidney Postado em 15/Dec/2015 às 01:45

    Definitivamente, os políticos do Brasil estão desacreditados e já não prestam. Os políticos são ladrões, corruptos, safados, desgraçados, medíocres, hipócritas, mentirosos e cínicos. Depois dos roubos são destituídos (quando são) por quebra de decoro? Devem ser presos como ladrões mentirosos de "carteirinha". E ainda vem com essa de GOLPE e com a ajuda da Globo imbecilizando o povo (tentando) como se todo mundo não tivesse mais acesso a informação? A economia não está bem é verdade e o governo tem sido cada vez mais neoliberal é fato, mas, querer dar golpe e acabar com essa tal democracia que já é uma fraude é de mais. Viva a ANARQUIA porque o Estado tem sido um FRACASSO. Mas não é só o PT, e sim, todos que caracterizam a política brasileira. Estou cansado de tanto cinismo e mentiras.

  16. sidney Postado em 15/Dec/2015 às 02:02

    Tem alguém serio que consegue ver algum valor nessa palhaçada legitimada pela rede Globo? Tem o Frota "taradão" de filmes pornográficos e Lobão pseudoartista. Até os ladrões do PSDB desistiram da palhaçada. O que gostei foi a reportagem na Globo falando da quantidade enorme que só eles enxergaram. kkkkkkkk

  17. George Postado em 15/Dec/2015 às 08:22

    manifestação vergonha-alheia. Claro que iria fracassar. As anteriores se "destacaram" por adeptos de golpe militar com faixas bizarras, "celebridades" políticas bradando "contra a corrupção" tipo o ronaldo caiado. E domingo passado nem esses políticos foram.

  18. Eduardo Ribeiro Postado em 15/Dec/2015 às 09:53

    Fracasso retumbante. Nem me sinto motivado a gastar palavras em cima desse piquenique aí. Curioso é que era pra esse povo estar incendiado, logo depois do pedido de impeachment...mas não...flopada homérica. Minifestação. Conseguiram ser ofuscados pelo obscuro "encontro dos marombeiros" debaixo do masp. Parabéns aos envolvidos, vocês fizeram nosso domingo mais feliz.

  19. Denisbaldo Postado em 15/Dec/2015 às 11:36

    5a. derrota consecutiva. Acorda pangaré.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 15/Dec/2015 às 15:52

      """"""a esquerda está no governo desde 1985 ! durante a ditadura a nata socialista ja mandava na midia e no sistema educacional""""""" .... ELE NÃO PARA NUNCA!! É uma metralhadora fecal, bicho. É completamente inacreditável...

  20. sergio ribeiro Postado em 15/Dec/2015 às 11:50

    Primeiramente, quem chutou mais alto, falou em 40 mil, e não 80 como você diz. Em foto mais abertas, que dão melhor dimensão, dá para dizer que deve ter havido no máximo 10 mil. Qualquer pessoa que leu os jornais no último mês está careca de saber que o pedido saiu após Eduardo Cunha ter certeza que os petistas da comissão de (falta de) ética votariam pela cassação dele, ou seja, claríssima retaliação. "Não tínhamos ambição de ser um mega protesto". Depois que a vaca foi pro brejo, é fácil falar isso. Se houvesse muito gente, estariam se gabando. Se era para não ir muita gente, que sentido teria o protesto? É mais digno admitir que fracassaram e pronto.

  21. Pedro Accioli Postado em 15/Dec/2015 às 12:01

    Foi um fracasso total sim, com todo o apoio da mídia e o pessoal não foi, porque já estão percebendo quem são os culpados pela crise política é a oposição que está mais suja do que pau no galinheiro!

  22. Eliana Postado em 15/Dec/2015 às 18:24

    Como fracasso?! Por quê essa "desqualificação"???!!! Tenham dó...!

  23. Rosendo Postado em 16/Dec/2015 às 11:46

    Os protestos foram um fracasso por que as pessoas que participaram fracassaram em evoluir, simples assim

  24. Maurício de Souza Matos Postado em 18/Dec/2015 às 10:11

    Eles não conseguiram reunir nas ruas nem 2% dos votos que a Dilma colocou de frente em Aécio Never. Isto depois de receberem o apoio maciço da imprensa e de quase um mês de campanha na internet. E os pobres e negros. São estes que enchem urnas e vão aparecer em 2018.