Redação Pragmatismo
Compartilhar
Geral 11/Dec/2015 às 16:29
24
Comentários

Outras 6 ocasiões constrangedoras envolvendo José Serra

A polêmica com Kátia Abreu é mais uma no extenso repertório de gafes e grosserias de José Serra. O senador já chegou a fazer uma tomografia por causa de uma bolinha de papel e chamou um repórter, ao vivo, de 'sem vergonha'. Confira outros incidentes tragicômicos

José Serra

Na noite de quarta-feira (9), o senador José Serra (PSDB-SP) protagonizou um episódio de grosseria e machismo com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu (relembre aqui).

O tucano chamou a ministra de namoradeira. Imediatamente, ela reagiu. Retrucou o senador e jogou vinho na cara dele.

A cena é apenas mais uma no extenso repertório de grosserias e gafes do senador. Confira alguns:

1 – “Não votem em mim”

José Serra, em um debate entre candidatos à prefeitura de São Paulo promovido pela TV Record em 2004, responde a uma pergunta do apresentador BORIS CASOY.

O apresentador questionou o então candidato o que aconteceria, estando ele na prefeitura, se aparecesse a oportunidade de se candidatar a um outro cargo eletivo. “Não votem em mim”, respondeu Serra.

José Serra foi eleito prefeito de São Paulo e, menos de dois anos depois, abandonou o cargo para se candidatar ao governo do Estado de São Paulo. Elegeu-se governador e, mais uma vez, não concluiu o mandato para candidatar-se à Presidência da República, quando foi derrotado por Dilma Rousseff.

2 – Repórter sem-vergonha

Em uma visita ao bairro da Mooca, então candidato à Prefeitura de São Paulo, Serra chamou um repórter da Rede Brasil Atual de sem-vergonha ao ser questionado porque só respondia perguntas em favor de sua candidatura.

3 – A tomografia por causa de uma bolinha de papel

Em 2010, na campanha presidencial o então candidato José Serra disse ter sido atingido, no meio de um tumulto, por um objeto, identificado como pedra ou rolo de adesivos (relembre aqui). O tucano foi levado a um hospital e fez uma tomografia para verificar se houve algum ferimento. No dia seguinte, porém, foram exibidas imagens nas quais ficou claro que ele havia sido atingido por uma simples bolinha de papel.

4 – ‘Estados Unidos do Brasil’

Em entrevista ao jornalista Boris Casoy, então candidato à Prefeitura de São Paulo, Serra disse que o nome completo do País era ‘Estados Unidos do Brasil’. O diálogo:

Serra: Eles (a Europa) criaram uma moeda única na Europa sem que houvesse um país. O Brasil se chama Estados Unidos do Brasil. Os Estados Unidos se chamam Estados Unidos da América.

Boris Casoy: Não, o Brasil não se chama Estados Unidos do Brasil.

Serra: Mudou?

Boris Casoy: Se chama República Federativa do Brasil.

Serra: O que é parecido. É federação.

5 – ‘Trololó’ petista

Irritado com jornalistas, Serra disse, na campanha pela prefeitura em 2012, que a cartilha anti-homofobia distribuída pelo governo paulista em 2009, quando era governador, não era “kit gay”, e que este kit era ‘trololó’ e ‘pauta petista furada’.

Ele destratou o jornalista Kennedy Alencar ao tratar da mesma pauta.

“Faz favor, seja educado e ouça o que eu tô falando. Você está falando de uma cartilha que você não leu. Leia e você vai ver que são coisas muito diferentes”, disse Serra ao jornalista. “De duas uma: se você viu, você está mentindo. Se você não leu, eu até aceito… O que você está falando é mentira”, emendou, segundo o Valor.

6 – ‘Serra foi muito deselegante’

Em 2012, o então deputado federal Gabriel Chalita relatou que, em um debate, José Serra ficou atrás dele fazendo sinais e o chamando de mentiroso. “Fiquei muito impressionado. Um homem com a experiência dele, que já teve alguns cargos, tinha que ter mais postura”, desabafou Chalita ao Valor.

Grasiele Castro, HuffPost Brasil

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Fabio Hideki Postado em 11/Dec/2015 às 17:53

    Serra foi eleito senador, com 11 milhões de votos. Isso sim, é constrangedor.

    • Denisbaldo Postado em 11/Dec/2015 às 20:09

      Veronica Serra, a filha dele é uma das bilionárias da Forbes, sócia do dono da AMBEV, o Leman. Serra, filho de feirante, agora tem uma filha bilionária, mas isso não incomoda os coxinhas. Isso também é constrangedor. http://www.diariodocentrodomundo.com.br/e-se-veronica-serra-fosse-filha-de-lula/

      • enganado Postado em 13/Dec/2015 às 14:21

        Caríssimo Denisbaldo. Um bom espelho para este APÁTRIDA seria uma boa! De outra feita, disse aqui que este vagabundo deveria tomar conta de sua filha pelas benesses com o ""judeu"" Leman. No entanto a srta Juliana (aqui no PP) escreveu que estava xingando as mulheres. Desde qdo eu poria uma filha no jogo político para roubar mais de 100 milhões e/ou et cetra? A Zélia Cardoso ganhou 40.000 dólares do primos para reforma do apto em São Paulo e qdo lhe perguntaram o que o tal primo pediu em troca (caução), respondeu NADA (acredite se quiser); porque o primo já tinha morrido. Pergunto ao çERRA: E o ""judeu""" já morreu? Aliás a Direita do BRASIL, dá cambalhota até nos filhos (as), não é ordinário Álvaro Dias? O FHC usou o seu filho (verdadeiro-com a respeitabilíssima d. Rute) para roubar com o Steinbruch, 560 milhões de reais para sanear o subsolo da Usina de Volta Redonda. Pergunto: Sanearam o subsolo? A canalha da rede gRoubo já publicou a roubalheira? Por sinal com certeza levou algum no rachucha=rede gRoubo. çERRA vc não passa de um bom canalha. Aviso: O que está reservado para VC e o resto dos seus calhordas, está muito bem guardado com o diabo! Aguarde e não chore seu covarde.

    • jorge Postado em 12/Dec/2015 às 10:33

      1 milhão desses eleitores já estão sendo exportados para a China

  2. Denisbaldo Postado em 11/Dec/2015 às 20:55

    Chamar uma mulher de namoradeira é a mesma coisa que chamá-la de pistoleira. Tomou na cara vagabundo!

    • iran Postado em 12/Dec/2015 às 02:42

      não: é chamar de putinha ou galinha, para ser mais preciso.

  3. poliana Postado em 11/Dec/2015 às 23:11

    faltou o episódio em q ela erra uma simples conta de matemática numa escola pública. joguem no youtube "serra erra conta"

  4. Irineu Postado em 12/Dec/2015 às 03:02

    É, mas post sobre as 100000 gafes de Dilma Roussef esse site não faz certo?

    • Thiago Teixeira Postado em 12/Dec/2015 às 09:47

      Entre no G1, MBL, iG, UOL, abril, R7, Revoltados Online ... lá tem de monte.

      • leonardo Postado em 12/Dec/2015 às 22:08

        No G1 nao tem isso nao.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 12/Dec/2015 às 19:41

      Certo. Você não refletiu o suficiente antes de bostejar pelos dedos, certo?

    • enganado Postado em 13/Dec/2015 às 14:34

      Irineu. Gafe é uma coisa e ofensas pessoais é outra muito diferente. Pergunto: Qdo a plateia comprada pelo Bco. ItaCÚ e mandaram a Presidenta ir tomar no cx, e aí? O que significa isto? Gafe? Olha se eu fosse filho da Presidenta, pegaria de porrada a dona do ItaCÚ e MaUrina para me igualar ao POÉCIO. Tá de bom tamanho? Aliás no BRASIL pode tudo, depois do advento de JB/MORO/FHC/çERRA/Fernandinho Beira Mar?Boçalnaro/cel. Metralha/cel. Telhada/ ... qq porra da Direita, vale tudo, ou seja morte por fuzilamento (os patrões=EUA não gostam de sangue, preferem forca). No meu pelotão de fuzilamento vou exigir que os machões FHC/çERRA/AERÓPIO/WAACK (tem que ter um judeu, para ficar mais autêntico meu PATRIOTISMO)/gen. Mourão/CÚnha e (sétimo) qq um dos três Irmãos Metralha=Marinho. Aí olhem bem nos meus olhos porque estarei esperando-os de braços abertos do outro lado da vida com muito carinho. Vamos lá coragem!

  5. João Carlos Postado em 12/Dec/2015 às 09:58

    Perto das gafes da dilma, o serra é um gênio. Aliás, procuro até hoje o famoso "estoque de vento". Ahhahahahahah

    • Filipe Postado em 12/Dec/2015 às 14:37

      A dilma é péssima em orátoria, isso é fato. Agora são gafes diferentes. Serra é simplesmente grosseiro.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 12/Dec/2015 às 19:40

      Esses meninos virjões de internet não sabem diferenciar "problema de oratória em discursos públicos" de "safadeza inerente a pessoa". Meninos mijados que são, dão a vida por uma engasgada, rateada, vacilada de Dilmãe nos pronunciamentos públicos dela. É o que lhes resta: como ela é eticamente inatacável, partem feito bestas famintas pra cima desses restos de migalhas. Como é moralmente íntegra e exemplar, passam os dias mendigando problemas de oratória como se fossem, de alguma forma, relevantes para atacar uma Presidenta reeleita, de moral e reputação ilibada. Como se fossem suficientes para justificar seu tesão anti-democrático, seu GOLPISMO. Dilma vacila diante dos microfones. Serra é mau carater. Saibam diferenciar conceitos tão claros antes que a vida lhes ensine da forma mais dolorosa possível.

    • Thiago Teixeira Postado em 14/Dec/2015 às 11:11

      Estoque de vento existe, analfabeto político: https://www.youtube.com/watch?v=M-B9Bl5s6MI

  6. jorge Postado em 12/Dec/2015 às 10:29

    Esqueceu que ele inventou a prostituição eleitoral em 2010 "Serra Cafetão apela a "meninas bonitas mineiras" para conseguir votos " http://geraldoalckminpsdb.blogspot.com.br/2010/10/serra-apela-meninas-bonitas-mineiras.html

  7. Eduardo Ribeiro Postado em 12/Dec/2015 às 13:33

    6 "ocasiões" constrangedoras? O dia-a-dia de José Serra é constrangedor. A existência de José Serra é constrangedora. Sua essência constrangedora é refletida na sua presença física patética, asquerosa e constrangedora, é um homenzinho, face extremamente prejudicada, postura risível, personalidade e carisma negativos. Uma figura integralmente patética. O constrangimento é a alma desse traidor, lacaio de interesses imperialistas, um brasileiro de merda.

  8. Salomon Postado em 12/Dec/2015 às 17:25

    Esse, o homem.

  9. Lucas Cantino Postado em 13/Dec/2015 às 02:21

    José Serra tratou o Herodoto Barbeiro com muito pouco respeito no roda viva , soltou uma frase do tipo " os petistas falam e vocês acreditam " como se o jornalista em questão fosse uma criança que nascera ontem

    • Eduardo Ribeiro Postado em 14/Dec/2015 às 15:02

      Heródoto perguntou, no Roda Viva, creio que em época de eleições pra presidente em 2010, sobre o alto preço dos pedágios paulistas, e Serra, truculento e anti-democrático, o acusou de "repetir o tró-ló-ló petista" e que "deveria fazer a pergunta de outro jeito", interferindo no ofício do jornalista que é perguntar. Nesse dia ele deu uma "aula tucana de matemática". Ele afirmou que o valor do pedágio na rodovia Ayrton Senna diminuiu pela metade, o que é verdade. Mas omitiu que o que antes cobrava-se apenas em um sentido passou a ser cobrado metade do valor na ida e também na volta. Ou seja: cai pela metade mas cobra duas vezes. Porra. Esse é José Serra. Há relatos de que a demissão do Heródoto tem a ver com esse episódio aí. Curioso que tu escreve no Youtube "serra pedágios" ou "serra herodoto", aí tu encontra os videos referente a esse episódio, mas o som está cortado. Há uns 4 ou 5 vídeos sem som, pra achar com o som ter que gastar um tempinho a mais. Interessante.

  10. Isabela Postado em 14/Dec/2015 às 10:39

    Viajei com ele de SP pra Brasília, em voo comercial: que vontade de ir falar, um carcomido, uma postura de pessoa que carrega erros nos ombros... Eu me segurei, enquanto um casal alegre pediu pra tirar foto. Porque eu pensei: sou da esquerda fina, não dessa direita raivosa....rs... depois, embarcados, fiquei na mesma fila de poltrona que ele, só que do outro lado do corredor. Senti nojo, asco, mas lia orgulhosa minha Carta Capital...

    • Thiago Teixeira Postado em 14/Dec/2015 às 11:20

      Uma vez peguei um voo com a então Deputada Luiza Erundina. Ela carregada uma mala enorme, as pessoas pareciam passar por cima da senhorinha, nenhum safado para ajuda-la e eu me contorcendo de raiva lá no fundo do avião. Quando descemos em São Paulo, a mesma coisa, ela ficou sentadinha esperando os coxinhas (casais que tiram foto com o Serra) sair do avião para, sei lá, pedir as comissárias uma ajuda. Foi quando cheguei na frente de todos e disse: "Posso ajudar a minha prefeita?" Foi como se eu estivesse ajudando um detendo sendo transferido de estado, todos olharam com espanto e outros cochicharam: "Prefeita?" "Ahhh ele acha que é Marta". Foi quando descobri que coxinhas além de escrotos (as), tem a memória curta.

  11. Marcelo Freire Postado em 14/Dec/2015 às 11:11

    Não esqueça o episódio dele se enrolando para resolver uma operação matemática de divisão e passando vergonha na frente de um monte de crianças.