Redação Pragmatismo
Compartilhar
Política 04/Dec/2015 às 19:02
32
Comentários

Marina Silva e Luciana Genro se posicionam contra o impeachment

Rede, PSOL e PDT anunciam oficialmente posição contrária ao impeachment de Dilma Rousseff. Processo de impedimento contra a presidente foi aceito nesta semana pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ)

Marina Silva impeachment Dilma
Marina Silva, líder nacional da Rede Sustentabilidade

Marina Silva, líder da Rede Sustentabilidade, se reuniu esta semana com deputados do partido para definir uma posição oficial da legenda a respeito da abertura do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Em nota oficial, a Rede externou posição contrária ao impedimento.

“Pelos fatos apresentados até o momento, não se encontram presentes os elementos necessários para o impeachment. A Rede acredita que a Justiça é o melhor caminho e defende o aprofundamento das investigações e o avanço de todas as ações no Judiciário, livre de chantagens e ameaças”, disse o deputado Alessandro Molon (Rede-RJ).

Segundo dirigentes da sigla, que tem 5 deputados federais e 1 senador, pesou na decisão a posição pessoal da ex-senadora Marina Silva. Para ela, não existem “elementos técnicos e jurídicos” que embasem o pedido de afastamento de Dilma. Da mesma forma, a maior parte da Comissão Executiva Nacional da Rede entendeu que não há dados novos que justifiquem o impeachment.

PSOL

O PSOL também seguiu o mesmo caminho da Rede. A decisão, no entanto, não significa apoio do partido ao governo Dilma, segundo afirmou o líder da legenda na Câmara, Chico Alencar (RJ).

“O PSOL não apoia o contexto e o conteúdo desse processo de impeachment. Votaremos contra na comissão e no plenário”, disse Alencar.

“O que não significa nenhum apoio ao governo Dilma. Continuaremos a fazer oposição programática, de esquerda”, disse.

Segundo o deputado, o partido entende que as chamadas pedaladas fiscais não são motivo suficiente para afastar um governante. “Para nós, no mérito, pedalada em si é insuficiente para produzir impedimento de governante, até porque ela está dentro de uma concepção de orçamento, de ajuste fiscal, de meta superavitária, que para nós não é dogma absoluto”, disse Alencar.

Além disso, Alencar diz haver um “vício de origem” na deflagração do processo, em referência às acusações feitas pelo PT de que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ameaçava iniciar o processo caso o partido não garantisse votos pelo arquivamento do processo contra ele no Conselho de Ética.

Cunha anunciou a decisão de abrir o impeachment horas depois de a bancada do PT decidir que votaria pelo prosseguimento da investigação contra o peemedebista.

“O processo de destituição de um governante eleito, que já começa sob o signo da chantagem, sob a marca da barganha, pelo visto mal sucedida para aqueles que não queriam esse procedimento, ele começa muito mal”, disse Alencar. “O presidente não tem legitimidade para nada, muito menos para um ato de tal gravidade”, afirmou.

PDT

Também nesta sexta-feira, o PDT anunciou sua posição contrária ao impeachment de Dilma. Em nota assinada pelo presidente do partido, o ex-ministro Carlos Lupi, a legenda afirma: “O PDT diz não ao golpismo e reitera que vai lutar contra ele, com todas suas forças”, diz o texto da nota.

Na nota, o partido classifica como “atitude irracional” a decisão de Cunha de aceitar a denúncia do impeachment.

“Não faz sentido que um deputado que está sendo processado pela Comissão de Ética da Câmara dos Deputados e está na mira dos ministérios públicos do Brasil e da Suíça – inclusive por manter contas bancárias ilegais no exterior – queira com uma simples canetada tirar a legitimidade de um mandato popular conquistado nas urnas através de milhões de votos dos brasileiros”, diz o texto.

O partido possui uma bancada de 18 deputados e terá dois integrantes na comissão especial que analisa o impeachment.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. João Paulo Postado em 04/Dec/2015 às 21:36

    Bom, desta vez, a Marina não usou a mesma droga do Aópio e não embarcou nessa viagem maluca ...

    • Andrea Postado em 05/Dec/2015 às 12:06

      Pois é. A sonsa resolveu pular fora. O titanic do playboy tá adernando...

  2. Jonas Schlesinger Postado em 05/Dec/2015 às 01:26

    Matéria lida...

  3. Filipe Postado em 05/Dec/2015 às 09:42

    huhasduahsudhasudhaushda..é impressionante a incapacidade que algumas pessoas tem de serem contrariadas. Sempre os outros estão ou comprados, ou são corruptos, ou são ignorantes....

    • Filipe Postado em 05/Dec/2015 às 16:53

      Terapia no seu caso acho que faria bem. E uma aulinha de história pra aprender o que é comunismo. Falo sério

    • Eduardo Ribeiro Postado em 05/Dec/2015 às 20:02

      Esse povo foge de aula, foge de livro, foge de escola. História, filosofia, sociologia.....tudo "doutrinação marxista". Eles preferem abandonar a escola, tacar fogo nos livros e ser alfabetizados pelo Olavão Astrólogo de Carvalho. Aí vem pra cá bostejar sobre Comunismo achando que estão "si consagrando". Me surpreende eles saberem soletrar a palavra "c-o-m-u-n-i-s-m-o", seria ingenuidade demais esperar que saibam o be-a-bá do Comunismo ou que saibam diferenciar "comunismo" de uma pedra ou de uma zebra. Eles simplesmente não fazem a mais vaga idéia do que se trata.

    • J Ferreira Postado em 09/Dec/2015 às 20:57

      Filipe, não adianta discutir com pessoas que nunca estudaram. Elas são orientadas a falar que PT é comunista. Que PT é ditador. Que PT .... afff... isto é de uma burrice sem fronteiras. Esta turma é orientada pelas revistas veja e similares. Não adianta mesmo.

  4. Luís Guilherme Postado em 05/Dec/2015 às 10:56

    Prevejo a Marina se transformando em "grande estadista" "amiga do povo" de acordo com o Pragmatismo e não mais "vadia evangélica" ,"bruxa desnutrida", dentre outros adjetivos fofos usados pelo pessoal daqui para definí-la.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 05/Dec/2015 às 17:28

      Essa gurizada reacinha atribui um valor diferente pras pessoas conforme a direção do vento e de acordo com a CONVENIÊNCIA - basta ver Demostenes Torres, Joaquim Barbosa e recentemente Cunha - e acham que todo mundo age desse jeito cínico. Marina é a via light da plutocracia, filhão. Qualquer coitado minimamente informado sabe disso, e nada do que ela diga sobre o impeachment vai mudar isso. Marina é marionete de banqueiro. Governaria EXCLUSIVAMENTE para a plutocracia. Aliás, ela é a candidata da plutocracia tanto quanto Aécio é/foi, mas seu personagem, ao contrário de Aécio, deve ser vendido como "terceira via" pra engabelar uns analfabetos politicos e mureteiros perdidos Brasil afora. Politica e economicamente ela representa os mesmos valores, atende aos mesmos interesses e traria o mesmo retrocesso e a mesma desgraça que Aécio, com o demérito extra de ser um boneco evangélico, subordinada a gente como Malafaia Caçador de Rolas. Ninguém vai elogia-la, ela não é digna de elogios apenas porque disse o óbvio e se colocou contra o impeachment como qualquer brasileiro informado e de carater o faz.

    • Trajano Postado em 07/Dec/2015 às 21:19

      Luis Guilherme, quando foi que a Marina Silva foi tratada de forma tão ofensiva aqui no Pragmatismo Político? Importante você indicar. Será que você está mentindo? Ou seriam trolls como você que xingaram ela? Aliás, está prevendo demais. No campo da adivinhação, deixa eu tentar: você é um dos usuários esquisitões clássicos que sempre passam por aqui pra passar o tempo e falar mal de todo mundo? Se for, pode usar o seu apelido tradicional, não tem problema. Sua trollice não vai mudar somente com alteração de nome.

  5. enganado Postado em 05/Dec/2015 às 12:03

    “””" ... líder da legenda na Câmara, Chico Alencar (RJ). “O PSOL não apoia o contexto e o conteúdo desse processo de impeachment. Votaremos contra na comissão e no plenário”, disse Alencar. “O que não significa nenhum apoio ao governo Dilma. Continuaremos a fazer oposição programática, de esquerda”, disse. ... “”” ___Pois é CHICO, Esquerda né! Um partido em a Maurina Silva foi condecorada pelo ___"""George Soros"""___ e ainda se diz de esquerda? Essa condecoração deve ser pelos belos serviços prestados a causa ANGLO-SIONISTA_SEMITA, porque judeuSS não dão ponto sem nó! Manda sua líder pra UScrânia trabalhar para dono daquele país, __George Soros__ . Ah sim! Queridinha dos INGLESES, que para preservar a Floresta Amazônica de qq desenvolvimento para Minha PÁTRIA, fazem jogo de cena contra o desmatamento. Pergunto: O que a INGLATERRA fez contra o devastamento global; só garganta, porque se fosse o desenvolvimento da INGLATERRA pode tudo! Bem faz a CHINA que manda os EUA e resto da PATOTA irem tomar dentro. Fodinha da Floresta defendendo a PROSTITUIÇÃO Brasileira. E aí de quem era o JATO? Cadê o vagabundo do JUSTICIÁRIO que até hoje não encontrou o dono? Olha aí CHICO. o que VCS defendem não DEMOCRACIA, e sim a __BOQUINHA POLÍTICA__ porque se o ""pau cantar"" ninguém sabe o que pode vir, e aí VCS não tem onde ARRECADAR. Me engana que gosto! Não fica triste porque a IV Frota desta vez não vai vacilar, porque tem muita gente esclarecida e Patriota (que vai lutar) e assim o buraco será mais embaixo do que em 1964. De mais a mais, a Bca. ANGLO-SIONISTA não DEVE (eu disse não deve) querer destruir nosso parque industrial porque aqui faremos o LIXO (aquilo que polui) e lá nos EUA/iSSraHell farão o LUXO (informática, não polui). O que não faltam são os ___APÁTRIDAS__ do FHC & cia que farão o servicinho sujo, como sempre fizeram com apoio do exército. Ponham a Presidª DILMA pra fora e empossem os fdp´s dos _DB, no PODER. Acabem com tudo, porque dignidade no BRASIL já acabou há muito tempo, basta ver as mentiras/xingamento/falta de respeito/ombridade/pudor/... da Mídia no BRASIL. O que o GAFE faz conosco e um desaforo/acinte/afronto a dignidade humana e não tem um milico de plantão que esboce sequer uma reação. Ah sim! O LULA é o culpado e o FHC é o INOCENTE! Vergonha! È isso que VCS defendem por debaixo dos panos! Vamos demitam a Presidenta DILMA e a fuzilem em um quartel. Tá faltando coragem e/ou o BOÇALNARO está com diarreia? Raça de covardes! O BRASIL não vem ao caso! Fodam-se os 7P´s!

    • mauricio Postado em 05/Dec/2015 às 15:46

      Que tipo de droga o enganado usa antes de postar?

      • enganado Postado em 05/Dec/2015 às 18:03

        Me desminta alguma coisa, e qto a droga, chama-se Patriotismo coisa que Vc, coxinha, nem sabem o que é isto, e por isto devem mesmo é lutar em GOLÃ (iSSraHell) contra a RÚSSIA.

      • Elizabeth Brito Correia Postado em 17/Mar/2016 às 23:22

        ACHO QUE ELE NÃO RECEBE O BOLSA PÓ DO NEVER NÃO.

      • Roger Postado em 16/Apr/2016 às 20:29

        Não tem argumento contra o que ele postou, mostra sua imbecilidade o chamando de drogado...

    • Elizabeth Brito Correia Postado em 17/Mar/2016 às 23:20

      FALOU TUDO.

  6. luis Postado em 05/Dec/2015 às 13:46

    Marina é igual mulher de malandro: quanto mais apanha, mais gamada fica...

    • Trajano Postado em 08/Dec/2015 às 01:48

      Marina Silva possui uma história de vida muito bonita, de luta, de resiliência, de superação antes de ser uma força política de expressão em território nacional. Me decepcionei muito com suas escolhas políticas na eleição passada, como abaixar a cabeça para forças estranhas ao processo eleitoral, como as ameaças malafaianas, mas isso não retira suas vitórias e a imagem que construiu. Que pena que coxinha mimadinho bunda suja não consiga reconhecer o feito dos outros. Fazer o que, né? Só não esqueça de escovar os dentes antes de dormir pra não dar barata.

  7. Eduardo Ribeiro Postado em 05/Dec/2015 às 17:15

    Marina é linha auxiliar do PT. Por isso que ela apoiou Aécio no segundo turno de 2014. É, faz todo sentido...

    • poliana Postado em 05/Dec/2015 às 22:06

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..ô eduardo, eu até poderia rir se n fosse algo tão trágico tamanha estupidez viu! eita povinho lerdo!!!!!!!!!!!

  8. Felipe Postado em 05/Dec/2015 às 21:04

    Boa Marina sempre coerente!!! contudo não pensem q ela não apóia a saida de Dilma pois ela apóia sim, mas por outro meios, tanta gente inteligente ironizando a opção de votar num político diferente, mas mesmo sendo enganado pela Dilma e pelo PT com promessas falsas nas eleições como militante cego e orgulhoso que se acha vendo o país ser destruído pela péssima administração desse partido se acha bom o suficiente para dizer que o PT é bom e que Marina é marionete de banqueiro, como se os bancos nunca tivessem lucrado tanto nesse governo ou mesmo que o PT Lula e Dilma não fossem marionetes das grandes construtoras, é muita hipocrisia das pessoas jgar a Marina sem nunca ela estar envolvida nessa lama que os políticos que elas acreditam estão, por fim acho que cada um merece o político que apóia se a pessoa gosta de ser enganado se a pessoa gosta se reclamar da falta de opções mas crítica as novas, fiquem com o velho, fiquem o sujo, fiquem com o corrupto vcs se merecem

    • poliana Postado em 05/Dec/2015 às 22:08

      "Boa Marina sempre coerente"!!!..uma das poucas vezes q concordei com vc!!!!

      • Luciana Coelho Postado em 07/Dec/2015 às 12:45

        Felipe e Naro: vencer uma eleiçãozinha democrática neste século, dentro da legalidade, seria bom para que os seus "argumentos" não fossem vistos como mero recalque de perdedor...

      • felipe Postado em 07/Dec/2015 às 15:08

        Defina legalidade Luciana, usar a maquina publica para ganhar votos, mentir ao eleitor, vender cargos em troca de apoio, esse seu "dentro da legalidade" é muito questionável, as pessoas adoram falar de choro de perdedor (como se política fosse futebol), quem mais perdeu com tudo isso foi o eleitor petista que confiou nas promessas de sua candidata e hoje esta vendo o caos de sua gestão, só lamento.

      • Trajano Postado em 08/Dec/2015 às 01:40

        felipe, sim, legalidade. Dilma ganhou a eleição de 2014 ainda que muita gente prefira manter o clima de disputa eleitoral do ano passado. Ela ganhou, certo? O PSDB só consegue expressão em São Paulo e, diga-se, consegue bem, já que do total dos 12 Estados em que o tucanato alcançou a maioria dos votos, a fatia paulistana é de aproximadamente 49% do bolo, contando com 15.296.289 de eleitores que votaram no PSDB. Porém Dilma conseguiu 54.501.118, enquanto o Aécio, 51.041.155. Ou seja, na nossa República Federativa, legalmente, democraticamente, Aécio perdeu. Dos 105.542.273 votos, PSDB atingiu 48,36% no país. Em São Paulo, porém, mais de 64% a favor do PSDB. Não seria este um dos problemas? Paulistas e paulistanos reivindicando a vitória a partir do seu resultado? Me diga o que acha, se concorda em parte, se discorda totalmente, enfim, o que pensa sobre isso. Tem muita coisa que pode ser dita sobre o assunto. Sobre “mentir”, nossa, que coisa. Não sabia que já tenha existido algum candidato a presidente no Brasil ou de qualquer país com centenas de milhões de pessoas que tenha prometido alguma coisa e jamais ter voltado atrás. Aliás, não sabia que a população era tão ingênua ao nível bestial ao acreditar em palanque de político, sério. Então estamos mal. Mas que bom que pelo seu relato, se entende que todo o eleitorado nacional lê e entende os programas dos candidatos disponibilizados durante as eleições. Amém. O Aécio, seu candidato (espero que você não tenha anulado ou tenha dado um perdido no dia da eleição de 2º turno porque aí, né, felipe, fala sério) não cumpriu programas também, como o tal Poupança Jovem em Minas Gerais quando então governador. A Dilma, porém, tem sustentando os já míticos, graças às repetições incansáveis dos oposicionistas, “Minha Casa Minha Vida” e “Bolsa Família” e arrancado os cabelos tingidos com os problemáticos “PRONATEC” e “PROUNI”, por exemplo, além de sustentar a adesão e manutenção nacional, tirando os paulistas, claro, das ações afirmativas de acesso às universidades públicas federais. O que você acha que aconteceria se políticos de direita estivessem lá? Lutar por um contraponto entre programas sociais e dilemas econômicos? Há! E sobre “usar a máquina pública”, você poderia explicar melhor o que a Dilma fez para “usar a máquina pública” Se possível, explique de forma isenta e suprapartidária. Vender cargos? Se existe venda de cargos, prove. Se a nomeação de cargos ministeriais para formação de base corresponde ao seu termo de “venda”, aí você está sendo ingênuo ao nível máximo: qualquer partido que estiver no poder terá que beijar a aliança do PMDB atual, aliás, PSDB está fazendo isso antecipadamente. Todo político do executivo precisa de uma base aliada, seja aqui, seja nos EUA, seja na Argentina, na Venezuela. Eu hein. Enfim, fale mais sobre o assunto. Se os petistas estão chorando, problema deles. Aqui, me parece que você é o único que está derramando lágrimas de crocodilo e dor de cotovelo ao extremo, não deixando muito claro o motivo. Já sei: é proprietário de terra invadida pelo MTST? Não? Hmm... Será que é um empresário cujo negócio tá indo mal e por isso meritocracia, quando não funciona, é por culpa do PT? Não? Então façamos o seguinte: apresente os seus motivos de classe média, o impacto real em sua vida e renderá uma boa discussão. Se tiver juros e impostos, melhor ainda. Agora, a única coisa que não possui legitimidade é esse processo fajuto de impeachment encabeçado por um político corrupto, com aliados investigados também por corrupção, por uma oposição oportunista adepta do “quanto pior melhor” e que até agora não mostrou o que fará de diferente para resolver os problemas do país, etc. É golpe. E para os defensores do golpe: vocês acham mesmo que o Michel Temer será o presidente que vocês esperam? Sério? Para vocês o PMDB no executivo federal sem pleito eleitoral é a expressão de legitimidade que vocês acusam a Dilma de não ter? Então tá, né...

    • felipe Postado em 08/Dec/2015 às 10:14

      Trajano, acho que vc confunde as coisas e mais uma vez como quase todos fazem aqui colocam o partidarismo acima do bom senso, ninguém aqui esta dizendo que a eleição não valeu pelo menos eu não estou, veja que jamais disse aqui que concordo com a saída da Dilma pelo menos até agora ela não cometeu crimes, vcs insistem em colocar todo mundo dentro do mesmo saco de maldades. Sobre a Dilma não seja hipócrita ao falar de promessas, nunca se mentiu tanto, ela enganou seus eleitores, e o que é mais triste é que pessoas como vc vem aqui achar isso "normal" não sei da sua condição financeira, mas se for pobre sabe que quem mais sofre isso é o mais pobre, se assistiu os debates e pesquisou sobre sua candidata (deve ser a Dilma ne...rs) sabe que ela fez exatamente o que ela disse que o Aécio faria botando medo na população mais pobre e no fim ela fez exatamente o que ela disse da oposição. Sobre uso da máquina pública não seja ingênuo Trajano alias vc não é ingênuo então entenda que colocar um mecânico para fazer pão só porque ele é seu amigo nao vai fazer seu negócio prosperar ok se você quer ajudar seu amigo mecânico faça ele trabalhar numa oficina e não na padaria, e acho que isso responde a questão da venda de cargos não é, ou vc será ingênio de achar isso normal de novo porque fulano ou ciclano faz? Até quando vai se justificar o PT por atitudes de outros partidos? Nunca vão assumir os erros? Uma dar proposta da minha candidata é acabar com isso, se ela for eleita certamente cobrarei isso dela, vc deveria fazer o mesmo e cobrar seu candidato pelas coisas que ele prometeu e não cumpriu em vez e ficar defendendo e comparando seu partido com outro. E por fim, não estou derramando lágrimas por isso nao, alias, a população mais pobre ja tem chorado muito pelo desgoverno da Dilma, e é uma pena vc achar que isso são lagrimas de crocodilo, de tanta comparação com FHC estamos chegando a níveis piores de quando o país quebrou no anos 90, mas isso não somente lágrimas de crocodilo né.... perder todas as conquistas sociais e econômicas das ultimas 2 décadas são resumidas em lágrimas de crocodilo, e agora tem mais um aqui que julga a riqueza das pessoas pelos comentários, e o melhor, quanto mais rico vc for, vc vai perdendo seus direitos de cidadão, o mundo vai acabar com chuva de bosta mas se eu tenho um guarda chuva não posso brigar para que todos tenham um também, tenho que ficar quietinho vendo todo mundo se sujando de merda porque eu to bem e não posso reclamar, aliás veja que hoje a população mais pobre, aquelas que apoiava o PT incondicionalmente começa a mudar de opinião isso esta acontecendo na Argentina e tb na Venezuela, pouco importa quem governa Trajano contanto que os eleitores passem a cobrar seus políticos em vez de justifica-los.

      • Trajano Postado em 09/Dec/2015 às 12:44

        Aí eu tenho que concordar: sim, foi um erro meu incluir no discurso sua condição socioeconômica sem uma explicação apropriada. Talvez eu esteja confundindo, mas não foi você quem falou que possui uma empresa ou microempresa e que estava demitindo funcionários? Se não foi, realmente retiro o que disse. Se foi, oras, pedi para você simplesmente discutir as suas dificuldades de classe média no que se refere aos juros, às burocracias, aos impostos, enfim, às dificuldades que você tem e que enriqueceriam o debate, somente isso. O restante, até o momento, não retiro uma palavra. Quem questionou a legitimidade da eleição passada foi você, não eu. E questionar eleição em um tópico sobre impeachment, convenhamos, é você então que não está se fazendo muito claro. O Aécio, por exemplo, pouco tempo após a posse da Dilma em 2015 já estava protocolando “impeachments” e assemelhados baseado em uma suposta ilegitimidade do pleito de 2014, seja pela manipulação das urnas, seja pelas promessas de campanha, enfim. Conforme os argumentos não davam certo, mudaram-se os motivos ao decorrer do ano e ele, consequentemente, foi sumindo junto com sua coerência. Não que eu colocaria você no mesmo bojo de Aécio, isso sim seria muita maldade, mas simplesmente porque isso não é motivo para afastamento da presidente do cargo, já que ela não cometeu até onde eu sei atos ilícitos como fortemente apontam as evidências para o Cunha e seus asseclas oposicionistas e, para completar com os questionamentos seguintes que apresentou agora e um questionamento meu que você ignorou, o que você acha que iria acontecer se a Dilma não fosse a chefe do executivo? Até meses atrás, Levy estava reunido com o alto empresariado brasileiro em São Paulo cujas reinvindicações eram cortes de programas sociais – isso mesmo, cortes – sendo que nem mesmo os empresários determinaram quais, mas deixaram clara a ordem, e a Dilma tem que se coçar para lidar com essas demandas. O que você acha que o Aécio, o candidato que foi para o segundo turno, faria no lugar da Dilma? Sério, diga francamente. E óbvio que a comparação com os outros partidos se faz necessária. É claro que isso pode e deve acontecer, porque a derrocada do governo implica na substituição por algum partido do grupinho dos oposicionistas que, até agora, não mostraram qual a fórmula mágica para resolver os impasses, suas soluções para a economia, para os problemas sociais, de infraestrutura, nada! Não mostram nada de relevante, somente estratégias de guerra que colocam o governo como um diabo e oferecem a população apenas um exorcismo. Não é justificar os erros de um pelos outros, é evidenciar que os oposicionistas e o histórico de canastrice e incompetência, bem como a ausência indecorosa de contrapropostas e suas acusações infinitas (o que é mais fácil) podem representar ao país caso estejam no poder. É claro que se deve falar da oposição, porque a saída da Dilma implica justamente e diretamente nisso, da inclusão de políticos sem propostas e com história de atuação política parecida ou pior do que está atualmente. E você sabe disso. Sim, a população deve cobrar dos seus governantes as promessas não cumpridas e erros, mas não é isso que foi tratado ao decorrer de 2015, mas, sim, o discurso de retirada da presidente em prol de interesses de quem a todo instante prova que quer estar lá na cadeira. E junta tudo isso com políticos corruptos que se beneficiam imensamente desse clima de vai-não-vai, de quanto pior melhor, a coisa fica terrivelmente antidemocrática. Por fim, existem milhares de políticos ocupando cadeiras no país. A situação do Brasil recai no colo de um apenas? E dos demais? Cadê? Onde está a participação de cada um? Oras! E você entende isso. Talvez o que não tenha sido bem entendido é que não está em jogo os erros e escolha da presidente, mas a retirada dela para a entrada de corruptos que estão cagando para o país e outros que almejam a presidência de qualquer forma, já que, legitimamente, por voto, não conseguem.

      • felipe Postado em 09/Dec/2015 às 15:52

        Acho que se confundiu sim, trabalho no comércio em uma empresa que produz fora e importa para o Brasil, infelizmente não sou o dono. Eu nunca discuti a legitimidade da Dilma eu discuti acima a ironia da Luciana além de frisar o "legalidade" que ela coloca no comentário, Cunha usa a lei em favor, alias usa seu cargo para atrasar a investigação e não digo nada se conseguir se livrar da cana, na minha opinião Dilma ou o PT que seja, fez a mesma coisa nas eleições com venda de cargos e comprovadamente através de propina das empreiteiras e desvios na Petrobrás para fazer sua campanha. Cunha é bandido comprovadamente, Dilma não é, o PT poderia ser penalizado como foi com algumas prisões de integrantes etc mas isso não tira a legitimidade de seu cargo, nem mesmo sua má gestão ou as mentiras que contou ao povo para se reeleger por isso ainda sou contra, ou mesmo apoiaria sua saída pelo cancelamento de sua candidatura devido os problemas que citei acima, mas hoje sou contra, a saída dela vai acabar de vez com a economia do país e nos levar de vez pro buraco com o PMDB. Aécio faria ou não faria, quem sabe? Provavelmente sim, mas quem governa é a Dilma não ele, grande parte do desastre da gestão é por culpa da Dilma, sigo isso pq se fosse o Lula estaria muito diferente não acha? Lula é cobra criada, não ia deixar a coisa sair do controle, ele tem muito mais jogo de cintura, carisma e moral do que a Dilma, por isso digo que ela é fraca, é péssima administradora, prova disso são suas sucessivas derrotas, teve vez que até foi derrotada pelo próprio PT, isso jamais aconteceria com o Lula. Tem uma entrevista do Lula do Silvio Santos e uma no antigo programa livre e que o Lula fala destes dois assuntos da corrupção e do político que promete e não cumpre pesquisa no youtube ou entra no site do spotniks que vc vai ver o que ele fala, inclusive ele deixa bem claro que uma maioria que elege pode tirar o pode também, hoje a maior parte da população esta insatisfeita, mas acho que o recado serpa dado em 2018 teremos 2 bons candidatos em ascensão (Ciro e Marina) Ciro ainda não deve ser protagonista, mas Marina será, sei que não é a opção de muitos desse site, mas é uma nova opção que incomodou muito na ultima eleição e deve incomodar mais em 2018 em SP também teremos muitos candidatos novos, chega de Alckmin, Serra e CIA, e digo novamente para deixar claro, sou contra o impeachment, mas sou oposição ao que se tem feito por esse país, vou continuar com a mesma linha de reclamar do que achar de errado não importa o partido.

  9. sidney Postado em 05/Dec/2015 às 21:05

    Se esse mandato não for cumprido, qualquer outro também não será. Acabou a democracia no Brasil. Tudo é uma farsa que se adéqua aos interesses da elite política e o povo que se lasque. para o anos tem eleição e desde já declaro meu VOTO NULO ou BRANCO. Não sou palhaço...

  10. Luciana Coelho Postado em 07/Dec/2015 às 12:47

    Defender a legalidade agora é hipocrisia.

  11. Gustavo Postado em 07/Dec/2015 às 16:31

    O cara mal sabe escrever... Primeiro aprende a escrever, segundo, é bom aprender aulas de história, por fim, umas aulas de bom senso, pra não passar vergonha na internet. Falo isso porque eu quero o bem de pessoas assim, não quero igualar a vocês: ódio ser tratado com ódio.

  12. Marcos Vinicius Postado em 07/Dec/2015 às 16:53

    A Marina Silva? Ela já mudou de ideia gente.