Redação Pragmatismo
Compartilhar
Protestos 17/Dec/2015 às 12:14
46
Comentários

Manifestações de ontem demonstram que Brasil é mais complexo do que parece

Negros, gays, pobres, movimentos sociais, estudantes, artistas, professores, entre outros. Manifestações desta quarta-feira contra o impeachment demonstraram que o Brasil é mais complexo do que querem fazer parecer. Maior mobilização de esquerda dos últimos tempos revela que o povo está disposto a ir às ruas para defender a democracia e que no País não há uma só voz

manifestações impeachment Dilma paulista
O Brasil não é “uma só voz”. Seres humanos são políticos, culturais e ideológicos; por isso, complexos. Povo foi às ruas defender mandato de presidente eleita pela voto (Imagens: Manifestações do dia 16 e do dia 13)

Milhares de pessoas saíram às ruas 24 estados brasileiros e no Distrito Federal para protestar contra a tentativa de impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT), pedindo a cassação do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e por mudanças na política econômica do governo federal.

“Nós não precisamos de pato inflável na manifestação, nós enchemos a Paulista de povo”, provocou o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

Em determinado momento, a organização do ato chegou a anunciar a presença de 100 mil pessoas. Segundo o Datafolha, foram 55 mil. Em termos comparativos, segundo o mesmo instituto, no último domingo (13), o ato a favor do impeachment reuniu 40 mil.

Vídeo:

Não vai ter golpe!O SOL HÁ DE BRILHAR MAIS UMA VEZCorações e mentes vibram pela democracia! Somos fortes, somos muitos, nosso sangue é o do povo, pertencente aos direitos humanos, da diversidade, do desejo de termos um país mais justo e cheio de esperança. Estamos unidos e sempre estaremos! Vídeo: Bruno Miranda, Katia Passos e Iolanda Depizzol, para os Jornalistas Livres#EsseImpeachmentÉGolpe #NãoVaiTerGolpe #DilmaFica #ForaCunha

Posted by Jornalistas Livres on Quarta, 16 de dezembro de 2015


Durante o ato, os manifestantes souberam da decisão do Procurador Geral da República Rodrigo Janot de afastar Cunha da Presidência da Câmara dos Deputados.

Rio de Janeiro

No Rio, artistas participaram do ato contra o impeachment. Bete Mendes esteve presente e gritou do palco, que não haverá impeachment. “Não vai ter golpe, chega de mídia golpista. Estamos todos juntos com Dilma, a primeira presidente mulher do Brasil.”

O ator Osmar Prado também foi dizer não ao golpe. Ele afirmou ainda que todos os governos fizeram manobras fiscais como essas de que a presidenta está sendo acusada.

“Deixem Dilma governar e derrotem-na se o quiserem, democraticamente, em 2018, se o povo assim o permitir”, afirmou o ator.

Maria Casadevall Osmar Prado
Maria Casadevall e Osmar Prado participaram dos atos contra o impeachment de Dilma Rousseff (reprodução)

Belo Horizonte

Belo Horizonte
Belo Horizonte (16/12)

Em Belo Horizonte, reduto do senador tucano Aécio Neves – que lidera a tentativa de golpe –, manifestantes queimaram caixões simbólicos do presidente da Câmara dos Deputados e do próprio Aécio.

Dólares impressos com o rosto de Cunha foram colados pelos muros. De acordo com números da PM, cerca de 5 mil pessoas participam do protesto, já a organização falou em 20 mil manifestantes. A atividade superou o ato contra Dilma, realizado no último domingo, quando a PM contabilizou 3 mil pessoas nas ruas.

Registro em vídeo da manifestação em Belo Horizonte:

Manifestação cotra impeachmentAssim está o centro de Belo Horizonte nesta quartaAcompanhe em tempo real: http://www.otempo.com.br/capa/1.1193121

Posted by O TEMPO online on Quarta, 16 de dezembro de 2015


Em Salvador, Fortaleza, Recife, João Pessoa, Manaus, Aracaju e Porto Alegre as manifestações também foram significativas, com muita gente nas ruas.

Av. Paulista:

Recife:

recife1

Salvador:

salvador

Porto Alegre:

porto-alegre

Brasília:

brasilia1

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Eliane Maria de Souza Postado em 17/Dec/2015 às 12:58

    A democracia tem que prevalecer. A maioria escolheu Dilma Roussef e a vontade do povo é soberana. Golpe baixo dos opositores, que querem a todo custo chegar ao poder.

    • Wilson Madrid Postado em 17/Dec/2015 às 15:45

      ‪#‎TôJunto‬! ‪#‎ForaCUnha‬!!! É a volta do cipó de arueira no lombo de quem mandou dar! https://youtu.be/EGyb11knYYo

    • Rogerio Postado em 17/Dec/2015 às 16:53

      É o desemprego despencou: http://economia.terra.com.br/taxa-de-desemprego-brasileira-cai-para-75-em-novembro,d7618fd74722a9d6d58b6fa420b207fdn0zvpwrm.html

    • Trajano Postado em 17/Dec/2015 às 18:48

      Referendo democrático ou referendo da zueria? Se vota no ano anterior para no ano seguinte votar de novo?! Que é isso? 4º turno das eleições 2014?

    • Fabiano Postado em 17/Dec/2015 às 18:55

      Seria golpe, porque a Constituição não prevê um referendo desses. O que ela prevê são apenas as eleições ao final de cada mandato. Até 2018, Dilma é a titular da presidência, e apenas a vontade dela, a morte ou um motivo justificado podem tirá-la de lá.

    • poliana Postado em 17/Dec/2015 às 19:19

      putz...qta birra!!! ele n desiste!! chora, coxinha!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Eduardo Ribeiro Postado em 17/Dec/2015 às 20:23

      Sensacional!!!!!!!!! Vamos fazer um referendo 1 ano após a eleição, 1 ano após o povo, via urnas, decidir o destino da presidência...1 ano.....você é um gênio, puta que o pariu....alguém dê um cargo estratégico em nível federal para o Rodrigo....estamos perdendo um talento...um gênio da democracia...a reencarnação de Sólon está circunscrita a um fórum de internet, meu deus...

    • afonso Postado em 18/Dec/2015 às 11:37

      Voce deve ser idiota! Não se trata de golpe para chegar ao poder.. e além disso qualquer outro que venha a substituir não terá capacidade para administrar o País por que o governo petista quebrou o País! Queria saber se você faz parte de algum órgão, em qual teta você está mamando.. alguma vantagem deves ter ou és muito burra mesmo pra não enxergar a merda que está o País e defender que está tudo bem com essa cidadã que foi eleitta "duvidosamente" de forma legal. Eu fui um que votei nela e tenho todo o direito de me arrepender da merda que fiz, então abstenha-se de chamar de golpe! Imbecil!

      • Eduardo Ribeiro Postado em 18/Dec/2015 às 13:41

        """""eleitta "duvidosamente" de forma legal.""""""" .... mas já não tinhamos superado essa questão? Entramos em loop de novo? Por que vocês insistem em bater nessa bendita tecla que nunca funcionou? Vocês gostam de passar vergonha, é isso?

  2. vinicius Postado em 17/Dec/2015 às 13:15

    Na foto do PT mostra o auge da manifestação, e a do pró impeachment é mostrada no começo da manifestação.

    • poliana Postado em 17/Dec/2015 às 19:20

      an rannnnnnnnnnnnn..sei..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...CHOLA MAIS!

  3. Renan Postado em 17/Dec/2015 às 13:28

    Comparar com uma foto de quando a manifesta;'ao estava comecando??? nao precisa disso pragmatismo!! renan povo quer comunismo e PT no lixo

    • Paulo Figueira Postado em 17/Dec/2015 às 17:25

      A insuspeita de ser petista Folha de São Paulo diz que contra o impeachment havia 55 mil manifestantes, a favor do impeachment no domingo 40 mil

    • Thiago Teixeira Postado em 17/Dec/2015 às 17:52

      Povo virgula, vocês coxinhas puxa saco dos bisnetos da casa grande que querem. Dane-se, somos maioria ainda.

  4. Thiago Teixeira Postado em 17/Dec/2015 às 13:37

    Ué, mas o povo não está aguentando mais este governo? O povo não está cansado de tanto imposto e corrupção? Então quem são estas pessoas nas ruas? Fantasmas? Gente comprada pelo PT? Haja dinheiro para pagar tanta gente não é mesmo? Coxinhas.

    • Luciana Coelho Postado em 17/Dec/2015 às 15:51

      Sim, sim, sim! O PT também comprou a ONU para tirar o Brasil do mapa da fome e melhorar o IDH, além de um banco suíço só para acusar o pobre inocente do Cunha... Gente branca, elegante, com classe, e artistas de alto nível como Alexandre Frota e Lobão, só se viu no domingo. Foi o Pereira quem me contou.

    • leonardo Postado em 17/Dec/2015 às 22:38

      " Haja dinheiro para pagar tanta gente não é mesmo?" É.

  5. Vitor Luiz Postado em 17/Dec/2015 às 14:04

    Realmente o Brasil é complexo. A grande vdd é que a maioria da população ficou em casa. Não querem se misturar nem com movimentos contra impeachment e nem pró-impeachment. Observam que não há uma única boa alternativa, então só assistem. Beco sem saída mesmo. O Brasil não tem uma só voz, tanto pouco apenas duas.

    • Guilhermo Postado em 17/Dec/2015 às 17:58

      Bravo! É isso aí. Aliás, bem mais de 90 por cento da população ficou em casa. Na minha cidade não teve nem manifestação a favor nem contra.

    • leonardo Postado em 17/Dec/2015 às 22:39

      Só briga de torcida organizada!

  6. João Carlos Postado em 17/Dec/2015 às 14:09

    hahah, foi a maior furada que eu já vi! Juro que eu esperava uma mega manifestação, já que estavam falando tanto. Mas nem pagando bus, pão, mortadela etc deu certo. Foi um grande fiasco. Encheram só a frente do MASP e falam em 100 mil pessoas, ahahha. Realmente, a educação do Brasil está bem fraca, principalmente a matemática. Ontem foi a maior demonstração que o PT está falido, que logo mais não passará de um passado obscuro da política. E espero que quando ele cair, leve junto o PMDB e afins.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 17/Dec/2015 às 14:35

      Menino João em crise psicótica, coitado. Paulista coberta de vermelho, fotos mil pra olhar e confirmar, 55 mil x 40 mil de acordo com o Datafolha (o Datafolha!!!!!!!!), PT "falido e entrando na obscuridade" após reeleger sua candidata e esfregar a cara feia tucana no asfalto 8 vezes seguidas...tome seu remédio, garoto..

    • Márcio Postado em 17/Dec/2015 às 14:48

      Cara, acho que você tava em outro lugar.... ou sonhou que foi lá.... tinha muita, mas muita gente lá.. . só não enxerga quem não quer....

    • Denisbaldo Postado em 17/Dec/2015 às 14:50

      Você é uma prova viva de que a matemática no Brasil está fraca.

    • Pedro Accioli Postado em 17/Dec/2015 às 17:48

      Escuta aqui seu coxinha: 100 mil pessoas em uma manifestação da esquerda foi um grande sucesso, uma vez que não tem nenhuma divulgação midiática, ao contrário da manifestação da direita, que recebeu 40 mil pessoas mesmo com toda a divulgação da mídia, o que pode ser considerada um verdadeiro fracasso! Sem a mídia vocês não são de nada!

      • poliana Postado em 17/Dec/2015 às 19:22

        pedro, n precisa humilhar o menino..fiquemos com os 55 mil oficiais da folha de sp, contra os 40 mil da manifestação deles....100 mil é muita humilhação!! kkkkkkkkkkkkkkkk

  7. cesar Postado em 17/Dec/2015 às 14:57

    incluso existe culturas contrapuestas .

  8. Alberto Postado em 17/Dec/2015 às 14:58

    Por que o PT apoiou o golpe contra o Collor em 1992?

    • sergio ribeiro Postado em 17/Dec/2015 às 16:37

      Ninguém inventou motivos para cassar Collor. Foi comprovado que ele participou dos atos de corrupção de seu tesoureiro. As ligações de Dilma com os atos de corrupção são meras teorias; e as tais "pedaladas fiscais", segundo juristas renomados, não constituem crime, além de terem sido comumente utilizadas por presidentes anteriores, governadores e prefeitos.

    • Rodrigo Postado em 17/Dec/2015 às 17:00

      (Outro Rodrigo) Porque era conveniente. Da mesma forma que ele buscou o uso, no pedido de impeachment de FHC, de rito que agora diz ser contra. A conveniência e oportunidade dita o curso da política.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 17/Dec/2015 às 17:01

      """ golpe contra Collor em 92 """

    • Pedro Accioli Postado em 17/Dec/2015 às 17:52

      orque na época do Collor teve sim provas que ele desviou dinheiro para benefício próprio em contas no Uruguai e o PC Farias usou cheques fantasma para fazer isso! Além disso, ele confiscou a poupança de todo mundo para combater a hiperinflação e não deu certo, e ele também fez muito mais inimigos no congresso do que amigos! Está pouco ou quer mais?

  9. golias Postado em 17/Dec/2015 às 15:00

    esse é o nosso povão! salve humildade.

  10. césar Postado em 17/Dec/2015 às 15:30

    joão carlos troll profissional.

  11. Wilson Madrid Postado em 17/Dec/2015 às 15:37

    #ForaCUnha!!! https://youtu.be/EGyb11knYYo

  12. gustavo0 Postado em 17/Dec/2015 às 17:17

    Agora sim, isto aqui está cada vez mais parecida com uma discussão futebolística, com direito a comparativo entre as torcidas na arquibancada, quem fez o espetáculo mais bonito, quem cantou mais, quem soltou mais foguete e etc. Vale caprichar na padronização dos uniformes, bandeiras e demais apetrechos, balões e bonecos gigantes também contam ponto na disputa, carros de som não podem faltar, a escolha do postulante do microfone é muito importe, é vital para este, ser extremamente animado.É uma pena que não haja borderô como nos estádios para apuração e comparação de público e renda, portanto segue em aberto a disputa nesta mistura de parintins com FLAXFLU.

    • poliana Postado em 17/Dec/2015 às 19:25

      me desculpe, gustavo0, mas se o tucanato tivesse aceitado a derrota de uma vez por todas, nada disso teria acontecido. eles pediram..agora eles vão ter. aguente! #nãovaitergolpe! #dilmafica!

  13. Gabriel Postado em 17/Dec/2015 às 18:36

    Agora vocês estão exibindo globais com orgulho. Eu, hein. Vai entender!

    • poliana Postado em 17/Dec/2015 às 19:29

      não são globais, são cidadão brasileiros conscientes de seu papel social e contrários ao golpe! acorda!!!!!

  14. Carlos Prado Postado em 17/Dec/2015 às 18:54

    Manifestação pela "democracia": um monte de playboy e manifestantes profissionais dizendo que impeachment é golpe, trabalhadores com uma quarta livre. Manifestação "golpista": milhões de brasileiros de todas as classes, todos "elite branca de olhos azuis".

    • poliana Postado em 17/Dec/2015 às 19:33

      ninguém está dizendo q o impeachment é golpe! n seja ignorante! o impeachment está previsto constitucionalmente! golpe é o q estão querendo dar pra tirar dilma de qq jeito do poder. uma presidente q foi reeleita democraticamente por 54 milhões de brasileiros; uma mulher q n responde a um único crime, n tem um inquérito aberto pra investigá-la, n está envolvida em qq caso de corrupção, q já teve sua honestidade reconhecida publicamente por figurões da direita como delfim neto e fernando henrique cardoso!! mas ainda assim, insistem em derrubá-la e tomarem a força akilo q n conseguiram obter democraticamente!!entendeu pq um golpe??? quer q eu desenhe!!???

  15. Rodrigo Postado em 17/Dec/2015 às 21:09

    (Outro Rodrigo) Mas nenhum desses pontos consta do pedido de impeachment. Não se discute o gênero de quem ocupa a chefia do Executivo Federal; o número de votos, até porque só existe possibilidade de pedido de impeachment de quem foi eleito; nem mesmo a hora subjetiva ou ficha criminal. As causas de pedir e fundamentação são totalmente diversas.

  16. Phelipe Postado em 18/Dec/2015 às 08:53

    Na era Collor havia crime de responsabilidade dolosamente comprovado..... Governo Dilma não há crime nenhum, muito menos doloso! Precisa desenhar? Pois taí a explicação de um ser impeachment e o outro ser GOLPE!

    • Rodrigo Postado em 22/Dec/2015 às 13:21

      (Outro Rodrigo) Reitero a necessidade de leitura do pedido de abertura de processo de impeachment e impugnação específica das causas de pedir dele constantes.

  17. Júnior Postado em 19/Dec/2015 às 00:48

    É brincadeira se essa ai foi a maior a favor da Dilma vcs tão lascados nao botaram nem 50.000 pessoas no Brasil todo. Isso com mais de 500 ônibus fretados vale mortadela e outros artifícios

    • Thiago Teixeira Postado em 21/Dec/2015 às 10:44

      54 MILHÕES DE VOTOS. Quer mais? Ou isso não vem ao caso?