Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 08/Dec/2015 às 10:11
11
Comentários

Mais uma atriz é vítima de racismo nas redes sociais

“Se misturar, vira Nescau”, “Munição de churrasqueira” e “Não paguei a conta da internet para ver tudo em preto e branco” foram alguns dos comentários racistas publicados contra Sheron Menezzes. A atriz rebateu e disse que não se cansará até que os agressores sejam identificados e punidos

racismo atriz sheron menezzes

Mais uma vez, uma celebridade negra foi vítima de ataques racistas pelas redes sociais. A atriz Sheron Menezzes, 32 anos, publicou uma foto sua no Facebook no último sábado (dia 5), recebendo comentários ofensivos como: ”Se misturar, vira Nescau”, “Munição de churrasqueira” e “Não paguei a conta da internet para ver tudo em preto e branco”. A atriz respondeu às agressões nesta segunda-feira (dia 7) em um post na sua página oficial no Facebook.

“Não adianta entrar na minha página e escrever absurdos, xingamentos e agressões pois vão ter que engolir a mim e a tantas outras pessoas negras em nosso país! Já esperava por isso depois do que fizeram com minhas amigas e colegas, então quero lhes dizer que saiam da frente com sua inveja, pois estamos passando com o nosso cabelo maravilhoso, com a nossa linda cor, nossa beleza, nossa educação e nossa inteligência.”

Na íntegra do texto, Sheron refere-se a outros casos semelhantes, como a jornalista e apresentadora da previsão do tempo Maju Coutinho, que foi alvo de comentários racistas, dando origem a uma campanha na internet e fora dela, #somostodosMaju, com a equipe do Jornal Nacional unindo-se em solidariedade à colega.

Em novembro deste ano, a atriz Taís Araújo também passou por situação semelhante e respondeu pelas redes sociais. Mais recente, foi a vez da atriz Cris Vianna sofrer com o preconceito disseminado por internautas.

Veja a íntegra do post de Sheron Menezzes, publicado em sua página oficial do Facebook

“Desprezíveis Racistas. Não adianta entrar na minha página e escrever absurdos, xingamentos e agressões pois vão ter que engolir a mim e a tantas outras pessoas negras em nosso país! Já esperava por isso depois do que fizeram com minhas amigas e colegas, então quero lhes dizer que saiam da frente com sua inveja, pois estamos passando com o nosso cabelo maravilhoso, com a nossa linda cor, nossa beleza, nossa educação e nossa inteligência. Não adianta colocar uma máscara de macaco no meu rosto ou tentar me ofender porque isto não me atinge! Fui treinada desde criança, e sei o meu valor! Mas atinge milhões de pessoas no Brasil que sofrem essa discriminação todos os dias! E é por elas que resolvi me manifestar. Tomarei as providências cabíveis. Acho melhor tirarem as suas máscaras e se revelarem publicamente, pois se não o fizerem a Polícia Federal o fará. Um a um vocês vão atacando e um a um vocês vão sendo identificados. Racismo e intolerância mataram e continuam matando milhares de pessoas, e quem pratica esse crime deve ir para o seu lugar, a cadeia.”

Recomendados para você

Comentários

  1. Antonio palhares Postado em 08/Dec/2015 às 12:11

    Vou repetir o que venho dizendo sempre sobre este assunto. Estes miseráveis execráveis nojentos, pulhas safados, sem educação e desprezíveis, deveriam passar uma longa temporada em nossas cadeias para conhecerem como funciona a democracia racial . Não me venham com este papo furado de conscientização e educação. Esta ralé nunca vai aprender, a não ser com muita punição e multas altíssimas. Estou muito enojado disto.

    • Brunno Postado em 08/Dec/2015 às 16:13

      Concordo com as prisões Antonio, porém não seria uma saída racional para o fim desse enclave histórico, afinal, eles não durariam 10 segundos nas celas, o que geraria um sentimento de vingança em seus filhos e sucessores, o que acarretaria numa segregação ainda maior! Mas de fato, ficar do jeito que está não dá!

      • João Paulo Postado em 09/Dec/2015 às 08:52

        Acho uma boa solução também. Poderia haver um juizado criminal rápido para prisões em flagrante, sem recursos, sem grandes balelas (o que não quer dizer afronta ao contraditório e ampla defesa) e o sujeito passaria um ou dois dias numa cela. Racistas, alcoólatras dirigindo, pequenos crimes em geral, etc. Só para o cara passar o tempo refletindo. Em caso de reincidência, presídio.

    • Juliana Postado em 08/Dec/2015 às 16:28

      Também estou farta de ler notícias como esta. Estes racistas infelizes usam o suposto anonimato da Internet para destilar seu veneno e, enquanto não forem severamente punidos,continuarão com a sua campanha de ódio e ignorância.

  2. Ricardo Postado em 08/Dec/2015 às 16:06

    É triste ver o quanto esse tipo de atitude, infelizmente tem sido normal na internet. O pessoal lança lenha nessa fogueira acha que nunca vai ser pego. São tão covardes que criam perfis fakes, para disparar seu ódio. São pobres de espírito, sem o mínimo respeito por nada, nem ninguém. E realmente, se não aprenderam antes a respeitar as diferenças, nunca mais vão aprender, a não ser passar uma boa temporada na cadeia. Se morressem hoje, ninguém sentiria falta, tamanha a sua insignificância.

  3. Thiago Teixeira Postado em 08/Dec/2015 às 17:07

    (Para que não tem o primário ou tenha problemas com figuras de linguagem, não leia minha mensagem): Não existe rascismo no Brasil, isso é complexo de perseguição. É muito vitimismo dessa Sheron, ela é uma Nazinegrista. (modo irônico desligado).

    • poliana Postado em 08/Dec/2015 às 23:07

      hahahaha...n começa, thiago...vc vai ver como vai ter gente q n vai entender sua colocação. kkkkkk

    • Jonas Schlesinger Postado em 08/Dec/2015 às 23:12

      kkkkkkkk puta que pariu, precisa dar essa explicação toda pra falar uma ironia. Também, tem muito burro que lê teus comentários achando que vc é um membro da ku klux klan que tá falando kkkkkk e vc adotou o bordão da Eu Daqui né (to ligado)

  4. Jonas Schlesinger Postado em 08/Dec/2015 às 23:08

    HAUHAUHAAUHAUH eles não aprendem mesmo. Fazem a cagada e depois se ferram

  5. Telmo Postado em 09/Dec/2015 às 10:37

    Dificilmente diminuiremos estas ocorrências se não houver interesse em definir e prevenir as ações dos racistas como vemos em: http://saudepublicada.sul21.com.br/2015/09/21/de-onde-partira-a-iniciativa-de-prevenir-a-conduta-discriminatoria-racista/

  6. Gurgel Postado em 09/Dec/2015 às 18:42

    o importante é que o impeachment de Dilma está avançando! ... interessante! como "surgem" esses casos de racismo ...