Redação Pragmatismo
Compartilhar
Política 03/Dec/2015 às 01:30
28
Comentários

Impeachment: PT recorre ao STF contra decisão de Eduardo Cunha

PT vai acionar STF contra abertura de impeachment. Partido pretende questionar o conteúdo do pedido encabeçado pelo ex-petista Hélio Bicudo e a decisão do presidente da Câmara de dar início a processo de afastamento de Dilma

Eduardo Cunha impeachment Dilma
Eduardo Cunha autorizou nesta quarta-feira (2) abertura de processo de impeachment contra Dilma Rousseff (reprodução)

O PT pretende recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) e protelar a instalação da comissão processante para tentar barrar a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, determinada nesta quarta-feira (2) pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Os petistas vão questionar o conteúdo do pedido assinado pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Junior e Janaína Paschoal e se a decisão do peemedebista foi legal ou não.

Uma segunda estratégia é convencer os partidos da base aliada a não indicarem representantes para a comissão especial que analisará inicialmente o processo. O colegiado será composto por 66 titulares e 66 suplentes de todas as legendas, indicados conforme o tamanho de cada bancada. O prazo inicial para as indicações é de 48 horas.

A oposição deve indicar seus representantes para a comissão processante já nesta quinta-feira (3), conforme combinaram, ainda no plenário da Câmara, o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), e o líder do Solidariedade Arthur de Oliveira Maia (BA).

Cunha irritado

Segundo aliados, Eduardo Cunha ficou muito irritado com a decisão da bancada do PT de votar pela abertura do processo de cassação contra ele, no Conselho de Ética. No PT, por outro lado, tanto parlamentares quanto a cúpula partidária concluíram que qualquer proteção ao presidente da Câmara desmoralizaria a agremiação de uma vez por todas, além de dar margem para o deputado peemedebista no futuro voltar com a “chantagem do impeachment” sempre que se visse em dificuldades.

Leonel Rocha, Congresso em Foco

Recomendados para você

Comentários

  1. João Paulo Postado em 03/Dec/2015 às 04:06

    Difícil o STF adentrar no mérito de atos políticos. Mas há evidente desvio de finalidade, uma vez que a intenção do nobre parlamentar não é calcada em motivos legais, e sim em birrinha pessoal.

    • vinicius Postado em 03/Dec/2015 às 14:49

      Collor sofreu impeachment por menos que Dilma, alem do que o melhor para o Brasil seria Michel themer na presidencia, visto que o PMDB já domina o senado e o congresso, o governo praticamente não teria que fazer concessões, o PT já é um partido desgastado

      • Eduardo Ribeiro Postado em 03/Dec/2015 às 16:11

        Collor estava sozinho, filho. Estava tão isolado que a votação na camara rolou em um mes. A situação aqui é absolutamente diferente. E até PROVA em contrário, Collor sofreu impeachment - na verdade renunciou antes, no dia que o Senado ia cassar - por muito MAIS do que Dilma.

  2. Rosendo Postado em 03/Dec/2015 às 09:50

    Ainda não há provas contra a presidente, já o Cunha, esse deve estar muito irritado por ter sido exposto como um corruto que é. Tenho certeza que os milhões de Cunhas estão felizes.

    • vinicius Postado em 03/Dec/2015 às 14:53

      Não há provas uma ova, há N delações sobre Dilma

  3. Luís Guilherme Postado em 03/Dec/2015 às 09:54

    Dilma fora da presidência e Dudu Cunha na cadeia. Melhor de dois mundos.

    • Rober Postado em 03/Dec/2015 às 14:10

      E o aeciopóneves, livre pra articular seu narcotráfico e deixar os rastros de sangue pelos assassinatos cometidos em Minas gerais.

  4. julia Postado em 03/Dec/2015 às 10:01

    Vamos a luta contra o golpe...

    • vinicius Postado em 03/Dec/2015 às 14:54

      Golpe foi oque ela fez com o povo, pra se reeleger

  5. Phelipe Postado em 03/Dec/2015 às 10:02

    Aos q não sabem ou fingem nao saber, a canetada do Cunha só serve p levar ao plenário e no plenário é preciso 342 votos... Buá Buá Buá não temos os votos

    • poliana Postado em 03/Dec/2015 às 13:29

      Pereira, n eskeça q dilma conseguiu aprovar a meta fiscal para 2016. Ela conseguiu maioria no congresso. Portanto, mais uma vez, n cante vitoria antes do tempo.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 03/Dec/2015 às 14:40

      Pereira quer um impeachment que não virá para depois varrer do poder uma esquerda que não existe e que nunca esteve no poder...delírio pouco é bobagem..

    • vinicius Postado em 03/Dec/2015 às 14:56

      Quem é deputado maluco que vai votar contra o impeachment num momento em que o governo bate recordes de desaprovação popular?

    • poliana Postado em 03/Dec/2015 às 16:39

      continue cantando vitória antes do tempo, vc tb, vinícius.

  6. Brunno Postado em 03/Dec/2015 às 10:45

    Imagino que não saiba o significado da palavra inconstitucionalidade!

  7. Ilton Postado em 03/Dec/2015 às 11:59

    Aos alienados e analfabetos políticos que pensam que a saída da Dilma vai melhorar o país, uma triste notícia: os que querem voltar são os mesmos que assaltaram o país num passado recente, destruíram o patrimônio público, distribuído entre os amiguinhos daqui e os de lá de fora. Só em um congresso desmoralizado como este, eleito na última eleição, um bandido comprovado, desmascarado, pode iniciar um processo de impeachment, contra uma presidenta eleita por mais de 54 milhões de votos de forma democrática. A Suíça deve estar se perguntando como pode. As suas provas contra o ladrão não deram em nada. Por enquanto!!!

  8. Thiago Teixeira Postado em 03/Dec/2015 às 12:32

    Não vai ter golpe. Vamos pegar esse pedido e enfiar até o talo na bunda dos coxinhas.

  9. poliana Postado em 03/Dec/2015 às 13:22

    Como sempre, o pereira e cia cantando vitória antes do tempo. Primeiro vamos ver se atimge o quorim necessário para o processo, e depois vão ao julgamento pelo senado, onde ela tem maioria...controle-se pereira, vcs venceram apenas uma batalha! Ainda n acabou!

    • poliana Postado em 03/Dec/2015 às 14:18

      atinge*/quórum*/vai*

    • vinicius Postado em 03/Dec/2015 às 14:50

      Poliana, lembre-se que Collor sofreu impeachment por menos que Dilma

    • poliana Postado em 03/Dec/2015 às 16:39

      ah tá, obrigada pelos esclarecimentos, vinícius.

    • Thiago Teixeira Postado em 04/Dec/2015 às 07:50

      O que a presidenta fez de tão grave seu coxinha? Construiu casas e colocou pobres na universidade? Mandou médicos para atender um ribeirinhos do Rio Madeira?

  10. poliana Postado em 03/Dec/2015 às 13:30

    Vira o disco, cesar sousa...vira o disco!

    • poliana Postado em 03/Dec/2015 às 18:39

      eu, chorar? vamos ver quem é vai chorar logo mais!

    • poliana Postado em 03/Dec/2015 às 18:40

      quem é que*

  11. Brunno Postado em 03/Dec/2015 às 16:31

    Divergências na opinião pública não está na Constituição, qualquer ato a partir de agora configuraria golpe, sim senhor!

  12. Thales Postado em 03/Dec/2015 às 18:12

    Isto nunca foi por causa da Dilma, do Cunha, muito menos pelo Brasil. Michale Temer é o manipulador, quem está nas sombras mexendo os pauzinhos. E as pessoas dançam, rebolam, conforme a música dele. House of Cards Br.

  13. enganado Postado em 04/Dec/2015 às 19:30

    Não sou idiota, começaram com o IMPITIM agora vão até o final. Quero ver o circo pegar fogo, com bastante mortos/ódio/racismo, pois é assim que pregam """rede gRoubo, Direita do BRASIL=FIESP, FHC, AERÓPIO, PSDB, DEM, PF_DB (fazia tiro ao alvo com a foto da Presdª. DILMA. Alguém foi punido? A lambança na casa do Vacarri, com sua filha GRÁVIDA, a casa do filho do LULA. E aí, porra nenhuma?!? Vamos demitam a Presidª DILMA! Tá faltando MACHO? Chamem o AÉTICO, o valentão que xinga mulheres de leviana. Cadê o cel. Telhada? Cade o cel. Metralha, aquele que fuzila estudantes pelas costas. Chamem o exército e ainda peçam ___"""ouro para o bem do BRASIL"""___ para o golpe. Ah sim! Desta vez a IV Frota desembarcará aqui no Rio de Janeiro e ficará para o Carnaval. Cadê os Machões da Direita que militam no PP. Olha aí, aviso VCS covardes e Banca Internacional ANGLO_SIONOISTA=SEMITA , vou o pau com tudo e digo mais: Nasci e sei que vou morrer, e esta hora pertence ao PAI. Portanto VCS não me metem medo, se segurem porque o chumbo será grosso por esses anos todos de suas roubalheiras aqui em nossa Pátria. Não é rede gRoubo? Quero ver a Presidª demita pelo: CHEIRADOR/LADRÃO/VICIADO/TRAFICANTE/COVARDE/DESNATURADO/TRAIDOR/SAFADO/ A P Á T R I D A /MOLEQUE/ ... estou esperando .... tá!