Redação Pragmatismo
Compartilhar
Política 08/Dec/2015 às 12:01
23
Comentários

Gilberto Gil convoca mobilização contra o impeachment de Dilma

Gilberto Gil afirma que vê no Brasil um exemplo de “delírio político tentando legitimar uma aventura jurídica com o pedido de impeachment de Dilma Rousseff”. Cantor e compositor pede mobilização contra o impedimento da presidente

Gilberto Gil impeachment Dilma

O cantor, compositor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil criticou ontem (7) o processo de impeachment aberto na Câmara dos Deputados contra a presidenta Dilma Rousseff. Segundo ele, neste momento, se vê no Brasil um exemplo de uma “aventura, um delírio político tentando legitimar uma aventura jurídica com o pedido de impeachment da presidente”.

Gil disse ainda esperar que a sociedade brasileira se manifeste contra o impedimento de Dilma. “É uma coisa que está ficando cada vez mais clara e espero que fique suficientemente clara para a sociedade brasileira, no sentido que a sociedade brasileira tenha a capacidade de se manifestar definitivamente contra essa tentativa de impedimento da presidente”.

Ele afirmou ainda que não se sente capacitado para o exercício da política e classificou de uma contribuição passageira a experiência que teve no campo político quando ocupou os cargos de secretário de Cultura da Bahia e, depois, de ministro da Cultura durante o governo Lula. Gil disse que essa contribuição se deu mais na gestão da questão pública, no sentido de conceber e dirigir à população políticas públicas e refletir as necessidades delas.

“Se fosse para fazer uma contribuição no campo da política, possivelmente, não teria assumido as responsabilidades que assumi tanto na Secretaria de Cultura da Bahia como no Ministério da Cultura, porque não me sinto capacitado, não me sinto apto, não tenho talento para o exercício da política”, disse. “Não tenho apetite político para vivenciar a vida política da maneira que a política se estabeleceu nestes últimos quadrantes”, acrescentou.

Para o ex-ministro, a política se não foi sempre assim, pelo menos de um tempo para cá, passou a ser um sistema subsidiário de grandes jogos de interesses em outros campos, especialmente, da vida material, dos interesses da produção e na distribuição de bens. “A política tem se reduzido cada vez mais a esses interesses confinados em certos setores e certos âmbitos. A capacidade da política pensar em uma aventura maior que inclua a visão 360 graus da vida, de toda a sociedade, em todo o tempo, isso é uma questão cada vez mais complicada e difícil”.

Gil participou hoje (7), no Circo Voador, no centro do Rio, do debate Aventuras Políticas do Século 21, incluído na programação do projeto Emergências realizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC). Após o debate, ele fez houve um show musical.

Agência Brasil

Recomendados para você

Comentários

  1. Leonardo Postado em 08/Dec/2015 às 13:40

    Grande mestre, minha admiração por você só aumenta.

  2. Denisbaldo Postado em 08/Dec/2015 às 14:09

    Agora todos os artistas irão se posicionar contra o impeachment. Depois ainda querem comparar com o processo do Collor. Pela primeira vez o país irá presenciar um movimento pró-governo. E os coxinhas...hahahahaha!!!

  3. Nelo de Carvalho Postado em 08/Dec/2015 às 15:13

    Saiam as ruas, salvem a democracia. E a democracia nesse momento significa manter Dilma no poder até 2018.

  4. Galvão Postado em 08/Dec/2015 às 15:36

    Mais uma vez Gilberto Gil mostra toda a sua capacidade de discernimento e de entendimento dos fatos. Toma partido sem ser influenciado pela grande mídia. Consegue enxergar o golpe que está sendo dado no Brasil. A OPOSIÇÃO USURPADORA não consegue provar nada contra a Dilma e tenta de todas as formas deturpar a opinião do povo brasileiro, com o propósito de tomar o poder. Poucos enxergam isto. Parabéns Gilberto Gil pela clareza de visão. Os cegos de raciocínio e de entendimento esquecem dos roubos, falcatruas e manipulações do Cunha e se voltam contra a Dilma por um ódio sem sentido. Pobre Brasil. Ainda bem que LULALÁ em 2018 (graças a Deus e aos eleitores inteligentes).

  5. Joao Postado em 08/Dec/2015 às 16:44

    e qual é a argumentação que agrada um pobre de direita ?

  6. poliana Postado em 08/Dec/2015 às 17:16

    Naro, querido, vc quer uma opinião técnica ou juridica? Decida-se. E se vc acha q gil n tem conhecimento jurídico pra opinar acerca de um eventual processo de impedimento, busque na net a opinião de juristas consagrados como dalmo de abreu dalari, joaquim barbosa, ayres britto, celso antonio bandeira de mello, entre tanto outros q eu poderia citar pra vc!

    • Denisbaldo Postado em 09/Dec/2015 às 11:12

      O Naro não respeita a opinião do Gil por ele ser leigo, mas quer que respeitemos a dele. Naro, você é um jurista respeitado agora?

    • poliana Postado em 09/Dec/2015 às 20:55

      nem eu estou impondo a minha. apenas lhe pedi pra procurar na net as opiniões de juristas consagrados, com notável saber jurídico, acerca do impeachment, como vc pediu!

  7. Eduardo Ribeiro Postado em 08/Dec/2015 às 17:25

    Grande Gil. És um monstro, gabaritando de novo. Pega mais leve com esses gabaritos, porque os lesadinhos golpistas ficam emputecidos com tamanha sabedoria e bom senso se colocando contra o golpe. Aguardando o pelotão coxinha limpar a baba elástica bovina que escorre pelos lábios pra vir aqui dar seu parecer altamente embasado e intelectualizado. """""""nhééééé delírio é defender esse desgoverno bolivariano da dilmanta botijão vermelho!!!!! ela tem que sair!! a populaçaum brazileira que trabalha quer o fim da corrupissaum!!! e esse gil aí é mais um artistinha medíocre que mama nas tetas!!! é um parasita da lei rouanet que os esquerdistas petralhas tratam como genio!!!!!!!!!"""""""

  8. Diogo Postado em 08/Dec/2015 às 19:17

    Gil, vai pra P que te pariu!

  9. S Rod Postado em 08/Dec/2015 às 20:09

    Um artista consagrado internacionalmente atraves de sua obra precisa de teta?

    • Eduardo Ribeiro Postado em 09/Dec/2015 às 10:47

      Poxa....eu só não acerto os numeros da mega sena mesmo....já apareceu o primeiro "nhééé...está mamando nas tetas".....mas é curioso, eu não vi ninguem reclamar quando um VAGABUNDO LIBERAL passou o pires na Ancine dia desses para transformar em série um dos piores lixos já escritos na história da humanidade....Leandro Narloch pegou uma "mixaria" lá, quase 2 milhões com o "estadão malvadão", pra transformar uma bosta lá, o tal do "guia politicamente incorreto sei lá do que", em série de 8 capítulos....e ninguém reclama....ninguém bate panela....ninguem fala de "teta gorda"...por que será?

  10. Zeca Rodrigues Postado em 08/Dec/2015 às 23:53

    A grande maioria das cabeças pensantes brasileiras vai se posicionar contra o golpe, isso é óbvio, doa a quem doer. E as cabeças boçais, truculentas, recalcadas, retrógradas, diga-se, Caiado, Maia, Malafaia, Bolsonaro, etc., serão sempre a favor desse tipo de manobra. Vendo dessa forma, fica fácil pra todos optar: é andar pra frente ou voltar pra trás. É só pensar um tiquinho, tico e teco agradecem.

    • Carlos Postado em 09/Dec/2015 às 05:46

      Brasil falido, violência generalizada, desemprego absurdo, esquerda latina ruindo ainda bem, PT partido mais corrupto da historia. Golpe é o que brasileiro está sofrendo.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 09/Dec/2015 às 11:00

        Não. GOLPE é uma palavra que dentro do contexto político tem um significado e uma empregabilidade bastante específicos. GOLPE é usurpar um mandato legitimado por 54 mihões de votos de brasileiros, via urnas, 1 ano atrás. É ISTO que é GOLPE. Politicamente NADA MAIS É GOLPE além disto. Para o resto você craneia aí, se tiver capacidade pra tal, outra palavra, qualquer palavra, tanto faz. GOLPE é especificamente e unicamente a patifaria que estão fazendo contra o mandato de Dilma, e mais nada.

  11. Dora Postado em 11/Dec/2015 às 16:36

    Bem eu sempre digo e repito: Mediante aos caos que este desgoverno corrupto golpista causou em nosso país, mediante ao desrespeito aos mais de 90% de brasileiros que não o suportam mais, agora só nos cabe uma divisão: Golpistas Criminosos junto aos seus corrompidos, cúmplices e apoiadores contra os que não o são! Cada um que assuma o seu lado, mas depois não reclame, pois terá que colher o que plantar! Eu só tenho certeza de que lado Deus sempre está e sempre estará: Dos que não se vendem por dinheiro algum e sempre lutam e clamam por verdadeira justiça, sem exceção! Ou seja: Do meu! :)

  12. sidney Postado em 15/Dec/2015 às 01:50

    Rodrigo nunca ouviu GIl , ele é da geração da filósofa Poposuda...

    • Alessandra Postado em 13/Apr/2016 às 18:44

      Adorei sua resposta, Sidney! Extremamente precisa!! Com um raciocínio raso desse, o Rodrigo só pode ser da "geração poposuda" mesmo.

  13. Léo Bold Postado em 22/Dec/2015 às 07:32

    Calado é um poeta!

  14. Mateol Postado em 10/Apr/2016 às 20:02

    Todo o país tem o governo que merece, mas isso não quer dizer que o mesmo me representa. Gilberto Gil, e tantos outros artistas como já vimos, sempre estarão ao lado de quem os mantém com quantias polpudas para continuarem a seguir em frente com suas gloriosas carreiras. Salve a poderosa Lei Rouanet !

  15. Mateol Postado em 10/Apr/2016 às 20:07

    Que Deus nos livre, dessas potestades e principados que se instalaram no poder, igualmente a seus admiradores.

  16. Alan Kevedo Postado em 14/Apr/2016 às 17:07

    A OPOSIÇÃO QUÉ FERNANDINHO BEIRA-MAR E JARARACA NA CADEIA. NOIS QUÉ O SUÍÇO, O SOCA-TREM E O PLAY-BOY.

  17. Fabio Azevedo Postado em 09/May/2016 às 22:42

    FICOU VELHO FICOU ABESTADO . TRISTE . SENIL .