Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 03/Dec/2015 às 17:01
8
Comentários

Escola de SP pede alunas com “cabelo liso e solto” e é acusada de racismo

Além de pedir que meninas comparecessem de “cabelo liso e solto”, escola optou por imagem infeliz para ilustrar pedido: a personagem de cunho racista interpretada pela atriz Larrissa Manoela no remake da novelinha “Carrossel”

escola cabelo liso são paulo racismo
Escola foi acusada de racismo e provocou indignação na internet após fazer recomendação sobre cabelo de meninas (Pragmatismo/Reprodução)

Uma escola localizada no bairro de Jardim Vergueiro, em São Paulo (SP), vem sendo acusada de racismo após a repercussão de um comunicado enviado aos pais, pedindo para que alunas comparecessem a uma apresentação de fim de ano, nesta quinta-feira (3), com o “cabelo liso e solto”. Assim sendo, segundo o comunicado, a apresentação ficaria “mais bonita”.

Como imagem ilustrativa, o colégio ainda optou por uma escolha infeliz: a foto de Maria Joaquina, a personagem de cunho racista interpretada pela atriz Larrissa Manoela no remake da novelinha “Carrossel”, do SBT. Para quem não lembra, na trama Maria Joaquina xingava constantemente o colega de classe Cirilo (Jean Paulo Campos), negro, pobre e apaixonado pela menina.

A reação nas redes sociais foi imediata, com posts de pessoas próximas a alguns responsáveis que receberam o aviso demonstrando sua indignação.

A Associação Cedro do Líbano de Proteção à Infância, mantenedora da escola, emitiu uma nota oficial em que se desculpa pelo ocorrido, atribuindo o comunicado a um funcionário que teria agido sem autorização de seus superiores. Ainda segundo o informe, medidas administrativas estão sendo tomadas.

Confira o texto da nota na íntegra:

“São Paulo, 01 de dezembro de 2015

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Associação Cedro do Líbano de Proteção à Infância vem por meio desta nota esclarecer que todas as questões de diversidade, racial e religiosa estão contempladas no Plano de Trabalho da Associação, Plano este acompanhado e autorizado pela Supervisão de Ensino da Diretoria Regional de Educação.

O procedimento equivocado e individual de um funcionário sem a autorização da Direção (o qual as medidas administrativas já estão sendo tomadas), não pode representar a imagem de todo um trabalho voluntário de 68 anos a favor da igualdade e contra qualquer tipo e forma de preconceito.

Citamos ainda que recentemente foi implantado pela Prefeitura Municipal de São Paulo os Indicadores de Qualidade de Educação, onde esta instituição foi muito bem avaliada pela comunidade e pais de alunos, e o mesmo é objeto de formação na Educação das nossas crianças.”

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Jonas Schlesinger Postado em 03/Dec/2015 às 17:46

    Mulher de cabelo liso, ondulado, crespo, careca, albina ou não, todas têm suas belezas. Se for igual a lupita nyong'o pra mim já tá bom demais. Namoraria sem problems.

  2. Eduardo Benatti Postado em 03/Dec/2015 às 19:12

    -Mimimi BRASILEIRO, Bundão. 2015.

  3. enganado Postado em 03/Dec/2015 às 22:57

    Segundo o guru Ali Kamel (capataz da rede gRoubo) no BRASIL não tem racismo! Confirmado pelo aprendiz de filósofo de porta de botequim Alexandre Garcia, que reza na cartilha do guru, deve pensar que estão fazendo anúncio de alisador de cabelos. É, pode ser! Na Direita cada um que bosteia qq de banho tomado, coisa vira sociólogo. Vide FHC.

  4. Thiago Teixeira Postado em 04/Dec/2015 às 07:10

    Aposto que essa funcionária classista / racista votou na Dilma...

    • Cecimila Calc Postado em 04/Dec/2015 às 10:51

      Aposto que você não pensou antes de escrever isso.

    • John Postado em 04/Dec/2015 às 15:02

      Velho, cê não tem nada melhor pra fazer? É muito masoquismo você dizer bobagens reclamando de todas as reportagens passadas e continuar acompanhando todas as novas. Sério, tem tratamento isso.

    • Thiago Teixeira Postado em 05/Dec/2015 às 12:41

      Esqueci que aqui no PP os frequentadores não estudaram figuras de linguagem na escola. Haverá supletivo em 2016, entrem no site do encceja: http://inscricoes2016.com.br/encceja-2016-inscricao.html

  5. Shuma Postado em 08/Dec/2015 às 14:23

    Nos comentários da foto tem uma criatura que fala em discriminação contra índios em uma foto sobre cabelo liso...