Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direita 24/Dec/2015 às 11:02
48
Comentários

Empresa do jovem que chamou Chico de 'bandido' contratou ladrão da Petrobras

Alvarinho, filho de Álvaro Garnero, chamou Chico Buarque de 'bandido' na noite da última segunda-feira. Curiosamente, um bandido confesso foi contratado para dirigir a área de petróleo e gás da empresa de sua família: Paulo Roberto Costa

Alvarinho Garnero Chico Buarque
Álvaro Garnero e o seu filho, Alvarinho

Fernando Brito, Tijolaço

O mais engraçado do mundo são as voltas que o mundo dá.

O playboy Álvaro Garnero Filho, filho do playboy Álvaro Garnero e neto do polêmico Mario Garnero – condenado a cinco anos de prisão por estelionato e fraude contra o sistema financeiro pela Justiça Federal, sentença depois anulada pelo STF – vive, ao que se saiba, da Brasilinvest.

E quem se tornou dirigente da Brasilinvest para a área de petróleo e gás, em 2012, logo depois de ter sido demitido por Dilma Rousseff da Petrobras, onde roubou aos montes?

Sim, ele mesmo, Paulo Roberto Costa.

Saiu no site Petronotícias em 15 de agosto de 2012.

Alvarinho é o jovem que foi tomar satisfações com Chico Buarque dizendo que este apóia bandidos.

Bandidos, como se vê, conseguem lugar na empresa que garante a boa vida do rapaz.

A elite brasileira é uma comédia pastelão.

Não é à-toa que o educadíssimo Chico postou hoje, no Facebook – assim, meio “sem querer, querendo” – a sua música “Vai Trabalhar, Vagabundo”.

Eles não vão, não…

Leia, abaixo, texto do jornalista Luis Nassif, originalmente publicado no Jornal GGN, que conta a história nebulosa do avô de Alvarinho:

A história do avô do rapaz que ofendeu Chico

O rapaz que ofendeu Chico Buarque é pouco informado sobre as aventuras de seu avô, Mário Garnero com o PT.

Garnero foi uma liderança estudantil importante. Depois, casou-se com uma herdeira do grupo Monteiro Aranha e passou a representar o sogro no capital da Volkswagen. Lá, como diretor de Recursos Humanos, conheceu e aproximou-se de Lula e dos sindicalistas do ABC.

Mas toda sua carreira foi pavimentada no regime militar.

Foi responsável por um seminário internacional em Salzburg, visando vender o país aos investidores externos no momento em que os ecos do Brasil Grande projetava a imagem do país no mundo.

VEJA TAMBÉM: As identidades dos ‘playboys’ que agrediram Chico Buarque

Do seminário nasceu o Brasilinvest, um dos primeiros bancos de investimento do país tendo como acionistas diversos grupos internacionais. Garnero arrebentou com o banco desviando recursos para holdings fantasmas, como forma de se capitalizar para conquistar o controle absoluto da instituição. Quando terminou a operação, viu-se dono de um banco quebrado.

Antes disso, era o menino de ouro dos militares. Tornou-se num anfitrião de primeiríssima acolhendo em sua casa, ou em um almoço anual nas reuniões do FMI, a fina nata do capitalismo mundial. Tornou-se, de fato, um dos brasileiros mais bem relacionados do planeta. Mas jamais conseguiu transformar o relacionamento em negócios legítimos. Não tinha a visão do verdadeiro empreendedor. Terminou cercado por parceiros de negócio algo nebulosos, principalmente depois que passou a perna dos demais acionistas do Brasilinvest, grandes corporações internacionais.

Acabou se convertendo na bomba relógio que João Batista Figueiredo deixou para Tancredo Neves. A desmoralização final dos militares foram os escândalos da Capemi, brilhantemente cobertos para a Folha pelo nosso José Carlos de Assis.

Figueiredo impediu Delfim Netto de ajudar Garnero, vaticinando: o Brasilinvest será a Capemi do Tancredo (correção: o lobby de Garnero vinha de outros setores do governo; Delfim, mesmo, detestava-o) . A razão maior era a presença, no Conselho de Administração, de Aécio Cunha, pai de Aécio e genro de Tancredo (correção: foi outro genro de Tancredo, Ronaldo do Valle Simões, personagem muito mais polêmico do que Aecio Cunha) . E também de personagens de peso na vida nacional da época, como o presidente da Volskwagen Wolfgang Sauer, Helio Smidt, da Varig e o publicitário Mauro Salles.

Colhi depoimento de Sauer sobre o episódio e testemunhei o alemão de ferro chorar na minha frente pela traição do amigo Garnero.

Percebendo a armadilha, Tancredo incumbiu seu futuro Ministro da Fazenda, Francisco Dornelles, de não facilitar em nada a vida da Brasilinvest. Sem o amparo do futuro presidente, o Brasilinvest afundou.

Já no governo Sarney, da derrocada de Garnero valeu-se Roberto Marinho para tomar-lhe o controle da NEC Telecomunicações.

Depois disso, continuou a vida tornando-se uma espécie de João Dória Junior internacional. Aos encontros anuais da Brasilinvest comparecia a fina flor do capitalismo – e modelos belíssimas. Aliás, a capacidade de selecionar mulheres para terceiros era uma das especialidades de Garnero, que conseguiu um encontro de Gina Lolobrigida para seu sogro. Ele mesmo tinha visa pessoal discreta.

No início do governo Lula, Garnero valeu-se da familiaridade dos tempos de ABC para se aproximar de José Dirceu, ainda poderoso Ministro da Casa Civil. A aproximação lhe rendeu prestígio e bons negócios.

Graças a ela, conseguiu levar o Instituto do Coração para Brasília, em um episódio controvertido que estourou tempos depois, com boa dose de escândalo. Aliás, até hoje respondo a um processo maluco do Mário Gorla, o sócio de Garnero no empreendimento. Esteve também por trás dos problemas do Instituto do Coração em São Paulo.

Quando os chineses começaram a desembarcar no Brasil, fui procurado por analistas da embaixada da China interessados em informações sobre o país. E me contaram que estavam conversando com um BNDES privado. Indaguei que história era essa. Era o Brasilinvest – na ocasião um mero banco desativado, localizado em uma das torres do conjunto Brasilinvest na Avenida Faria Lima. Não sabiam que Garnero já se desfizera totalmente do patrimônio representado pelas torres. E tinha um banco de fachada.

Garnero ajudou na aproximação de Dirceu com parte dos empresários norte-americanos. Na véspera do estouro do “mensalão” Dirceu já tinha uma viagem agendada para Nova York organizada por ele.

Sem conseguir se enganchar no governo Lula, Garnero acabou se dedicando ao setor imobiliário. Os filhos não seguiram sua carreira, internacionalmente brilhante, apesar dos tropeços. Ficaram mais conhecidos pelas conquistas e pela vida vazia.

Já o neto consegue seu segundo instante de celebridade. O primeiro foi em um vídeo polêmico, simulando um agarra com o ex-jogador Ronaldo.

_________________________________________________________

PS.:No comentário abaixo, na TV Gazeta, o jornalista Bob Fernandes identifica o jovem que chamou Chico Buarque de “um merda” como sendo Guilherme Junqueira Motta, herdeiro de usineiro que afirma trabalhar na Usina Guaira, em Guaíra, região de Barretos, no interior de São Paulo.

Comentários

  1. eu daqui Postado em 24/Dec/2015 às 11:29

    COMO SE VÊ: TUDO PORCARIADA DO MESMÍSSIMO SACO: PETRALHAS E TUCANALHAS. POR ISSO SE ODEIAM TANTO. EFEITO SOMBRA.

    • Eu de lá Postado em 24/Dec/2015 às 13:36

      Perfeito comentário!

      • Pedro Martins Postado em 17/Jan/2016 às 11:09

        Outro corajoso anônimo. Os anônimos sabem que seu comentário não passa de cocô, por isto não assinam.

    • Mario Alves Filho Postado em 24/Dec/2015 às 18:01

      Bom,eles tucanos estão desesperados,pois na última eleição morreram na praia.Eles querem o golpe,diferente do 1964.Temos nós, que endurecer mais ainda com essa direita assassina. Sobre o grande Chico,devemos não só a ele como a sua família pela dedicação de sua obra aos pobres ,sempre a nos defender.Chico ainda menino estava no meio da gente,pelo morro da Mangueira.Viva Chico,viva o Complexo do Alemão,de onde eu defendo o intelectual .

    • Denisbaldo Postado em 24/Dec/2015 às 18:03

      A diferença básica é que o "petralha" Chico Buarque ganhou sua vida honestamente. Que moral esse babaca tem para questioná-lo? O pior é que você insiste em não entender o básico. Continue assim, colocando todo mundo no mesmo barco que logo mais você estará dentro dele também.

      • José Postado em 25/Dec/2015 às 10:21

        Perfeito!

      • João Pedro Postado em 25/Dec/2015 às 11:37

        Disse tudo Denis.

      • eu daqui Postado em 28/Dec/2015 às 14:32

        quem vai me colocar no barco denisnada, vc? kkkkkkkk vc nem barco furado tem - nunca teve - e deixede distorcer pra ter razão a qualquer custo que isso é atestado de fracasso no debate: nem toquei no nome do buarque........

      • Denisbaldo Postado em 28/Dec/2015 às 16:51

        Você mesma já se colocou no barco sua anta. A falta de noção é total mesmo. Razão a qualquer custo? Não foi isso que outras pessoas logo acima acharam. Nem se tocou do Buarque!?!?! Haja burrice!!! Chupa aqui eu daqui.

      • eu daqui Postado em 29/Dec/2015 às 16:16

        eis aí o tipico modo de debater com tipico vocabulario do tipico petista - e depois não quer ser colocado no memso barco da tucanalha - vai fazer revolução, fracassado enrustido !!!!!

    • Thiago Teixeira Postado em 28/Dec/2015 às 10:36

      Nossa Comunabranquista fez um comentário legal! Há petistas e petistas, tucanos e tucanos.

      • eu daqui Postado em 30/Dec/2015 às 13:07

        qual é o seu comentário legal, naziporradista ? pregar o espancamento de quem te olhou feio e de quem não te olhou também?

    • Pedro Martins Postado em 17/Jan/2016 às 11:08

      Um corajoso anônimo.

  2. [email protected] Postado em 24/Dec/2015 às 12:06

    Um safado desse rabo cheio podia até bater no Chico.

  3. Joana Postado em 24/Dec/2015 às 13:03

    Se gritar pega ladrão...

    • eu daqui Postado em 28/Dec/2015 às 14:33

      PERFEITO

  4. Henrique Postado em 24/Dec/2015 às 13:42

    É Maria do ROsário e Bolsonaro, PT, PSDB, FHC e Lula, Ao mesmo tempo que angariam o ódio de uns recebem veneração de outros, tudo com o intuito de esconder suas canalhices e incompetências

  5. Maurício de Souza Matos Postado em 24/Dec/2015 às 14:56

    A intolerância disseminada pela imprensa nacional é que causa essas situações e esses intocáveis por serem ricos se acham de humilhar e desrespeitar pessoas de bem como têm feito Brasil afora, como se ser petista e votar no LULA seja sinônimo de bandido.

  6. jorge Postado em 24/Dec/2015 às 14:59

    Tem até trabalho escravo na jogada https://t.co/1agu08OWKg

    • eu daqui Postado em 28/Dec/2015 às 14:36

      O pt É O PARTIDO DA ESCRAVIDÃO: nunca se viu tanto assedio moral no serviço público: trata-se do contemporaneo resquicio do modo de produção escravagista que está incapacitando em massa por doença psiquiátrica justamente os servidores mais legalistas: aqueles que se recusam a sair da lei pra atender a interesses privados.

  7. All Borgs Postado em 24/Dec/2015 às 15:09

    Muito bem. Depois de seu vaticínio o que faremos? Cometemos suicídio? Empuleiramos você como primeiro ministro?

    • eu daqui Postado em 28/Dec/2015 às 14:37

      kkkkkkkkkkkk......é pra mim isso? vai fazer revolução, covarde: pra ser campeao de feminicidio este país tem homem............

  8. Guilhermo Postado em 24/Dec/2015 às 15:18

    Aee galera. Concordando ou discordando, somos todos colegas de "comentários". Desejo paz e muitos [B]presentes capitalistas[/B] pra todos, desde o Pereira ao Edu das Aspas, passando por José Ferreira, Naro Solbo, andré xonga maria césar sousa, Trajano, Rodrigo e Outro Rodrigo, Jonas Shjsuihdiusahdihassinger, Thiago Teixeira, e claro, Poliana. Abç

    • Trajano Postado em 25/Dec/2015 às 20:13

      E ae, Guilhermo! Feliz Natal, obrigado pela gentileza! Ainda que não faça mais sentido pra mim troca de presentes em final de ano, ainda é importante pra muita gente. Como você parece ser um cara novo, se lembre em 2016 de não se contaminar tanto por debate político. Todo mundo que se interessa por política tem que colocar um limite no que defende porque senão o risco de sofrimento pode acontecer. Isso é desnecessário: nenhum político vale o sofrimento. Um abraço!

    • poliana Postado em 25/Dec/2015 às 22:08

      oi guilhermo...feliz natal! e q 2016 seja um ano repleto de alegrias e conquistas em sua vida. um abraço!

    • Thiago Teixeira Postado em 28/Dec/2015 às 10:41

      "Jonas Shjsuihdiusahdihassinger" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Esse cara sofreu uma transformação violenta aqui no PP, está cada dia mais pragmático. Feliz 2016 para você e toda sua família, e que neste ano mantenhamos as discussões em alto nível no PP!!!!!!

      • eu daqui Postado em 28/Dec/2015 às 14:38

        dicussoes em alto nivel com vc sob o efeito sombra vai ser dificil kkkkkkkkkkk

      • Trajano Postado em 28/Dec/2015 às 18:43

        Ué? Melhor efeito sombra do que efeito ragatanga de quem se acha na razão de utilizar fora de contexto migalhas baratas de teoria jungiana e ficar repetindo por aí “sombra”, “sombra”, “sombra” como adolescente que aprende uma palavra nova. Óbvio que existe projeção nos discursos de grupos diferentes que se unem por ideologias políticas. Tá, mas e a sua “sombra”, você daí? Ou a princesa acha que está isenta disso? Não se esqueça que você está em um site de viés político e a única coisa que sabe fazer é criticar quem adota uma posição político-partidária enquanto está muito confortável em cima do muro, dando tiro para todos os lados. Você não é obrigada a comentar aqui, mas o faz bastante ultimamente. Por que isso? Por que você não comenta, então, qual sua posição política, quais opções de políticos você considera melhores, enfim, muita coisa pode ser debatida. Enquanto você não compartilhar informações a respeito das suas convicções políticas, qualquer pessoa com o mínimo de discernimento irá preferir a sombra do que covardia vazia de quem se diverte criticando todos, como se o alto do muro fosse posição de superioridade. Você que sabe. Mas já temos um dos filhos do Bolsonaro aqui em seu avatar de coxinha que consegue fazer isso com muito mais propriedade do que você. Um abraço!

      • eu daqui Postado em 29/Dec/2015 às 16:17

        a citação do efeito sombra só pode tanto incomodar a quem está afundado na própria......e o que vc chma de posição politica eu chamo de conivencia com o crime

  9. John J. Postado em 24/Dec/2015 às 17:37

    Feitiço sempre vira contra o feiticeiro. Que bom que esses palayboys tentaram desqualificar o maior poeta brasileiro da atualidade, o GRANDE CHICO BUARQUE, pois assim o BRASIL volta a conhecer su8as famílias, cujas maracutaias já haviam caído no esquecimento e agora se tornam públicas novamente e o BRASIL inteiro terá conhecimento delas e de como as familias dele se sustentaram ricas e nas colunas sociais, sem ter nada de concreto para que isso pudesse ser real e verdadeiro.

    • Leticia Postado em 25/Dec/2015 às 18:14

      👏👏👏👏👏👏👏

    • eu daqui Postado em 28/Dec/2015 às 14:39

      o poeta não pode ser desqullificado não por ser poeta mas por ser governista.........esse é o problema..........

      • Cesar Postado em 28/Dec/2015 às 16:26

        Só fala bobagem, é por isso que se esconde com essa alcunha.

      • eu daqui Postado em 29/Dec/2015 às 16:20

        e vou continuar a falar bobagem ....pode continuar a perder tempo com suas tentativas baratas de mordacismo que atestam sua incompetencia para o debate democratico........e quanto a alcunha, enquanto todos os comparsas com os crimes do pt aqui não se identificarem com ID e CPF, vou continuar a usa-la sim

  10. Antonio Palhares Postado em 24/Dec/2015 às 18:30

    O subnitrato da merda. Um bando de safados que não negam o DNA safado.

  11. Joana Angelica Postado em 24/Dec/2015 às 21:56

    Faz parte desta sociedade podre, esse tipo de comportamento as pessoas agridem as outras em vez de trocarmos gentilezas. Lamentavelmente estamos muito insanos.

  12. Victor Postado em 25/Dec/2015 às 04:00

    Caralho, que trabalho investigativo foda!!

  13. Cleiton soares queiroz Postado em 25/Dec/2015 às 08:18

    Cambada de hipocritas de todos os lados sistema perverso e todos atras de poder dinheiro statos sucesso.disputa quem humilha mais quem sera os mais arrogantes intelectuais prepotentes...o bom e Deus e Jesus sigamos os seus ensinamentos e veremos a justiça e paz...

  14. Antonio Palhares Postado em 25/Dec/2015 às 09:41

    Tudo isto começou porque um safado da turminha deles perdeu as eleições, e não aceitou o resultado, porque queria brincar de presidente.

  15. Joao Oliveiro Postado em 25/Dec/2015 às 09:42

    Esse agressor nunca leu nada além de Veja, nunca assistiu nada além dos programas matinais que vivem de macular através de fofocas a vida dos outros. Esse agressor "nutrido" fisicamente com o dinheiro da bandidagem se acha no direito de agredir "verbalmente" quem, através do seu grande trabalho se nutriu intelectualmente.

  16. Onda Vermelha Postado em 25/Dec/2015 às 13:44

    Apesar de tudo tento ser otimista. E acho que esse triste episódio de intolerância pelo menos deve servir para alguma coisa positiva. Quem sabe uma parte desta geração "alienada" ao rever as belas canções do genial Chico Buarque Holanda, redescubra o “prazer” de ouvir a “velha” Música Popular Brasileira de qualidade, e por extensão, quem sabe, entenda uma parte importante da história deste país, que nossa mídia hegemônica fez questão de "apagar" da memória de nossa sociedade. O ícone de toda uma geração, um artista genial, que para uns "playboys desocupados" e mais um bando facistóides seria "um merda" tem uma produção musical vastíssima, e se enveredou pelo teatro ("Ópera do Malandro"), mas também pelo campo da literatura, com vários livros publicados, já sendo premiado com o Jabuti. Pouca coisa! Só o maior honraria da literatura nacional. E neste exato momento está em exibição nas salas de cinema nacional como o documentário: “Chico: Artista Brasileiro". Só isso! Um detalhe: ao que tudo indica nenhum dos playboys que buscaram intimidar o Chico é originalmente do Rio, mas de São Paulo... E para aqueles que ainda não sabem, no Rio de Janeiro a figura do Chico é tão importante e emblemática que um dos mais tradicionais blocos de carnaval da cidade tem inspiração em suas músicas. Chama-se, simplesmente, "Mulheres de Chico". E que em 2016 completa 10(dez) anos de existência e é composto somente por mulheres! Que inveja! Um beijinho no ombro pro recalque! #SomosTodosChicoBuarque http://mulheresdechico.com.br/site/ Portal no YouTube : https://www.youtube.com/user/MulheresdeChico

  17. Rosie Albuquerque Postado em 26/Dec/2015 às 07:24

    Esta é uma boa maneira de desmerecer a atitude do jovem que diferente do Chico Buarque, que cuspiu no rosto do Millôr Fernandes quando não gostou da crítica à seu respeito. Foi válida SIM! Bem como a do filho do Nestor Cerveró! É isso aí. Chico está longe de ser grande, é só talentoso, "artista".

    • Eduardo Ribeiro Postado em 26/Dec/2015 às 19:32

      A melhor maneira de desmerecer a atitude do jovem é....bem....é deixar ele falar. Abram os microfones e deixem ele defecar pela boca. Como se trata de um animal irracional, um coitado, um mendigo intelectual, ele sozinho criará "desmerecimento" às suas próprias atitudes, sem nenhum esforço de nossa parte, ele apenas latirá, babará e emitirá meia dúzia de sons guturais e clichês da direita canalha. E isso independente do tamanho de Chico, seja ele um gigante, seja ele um ninguém. O tamanho de Chico não tem importância nenhuma dentro do acontecido. Se bem que ninguém perde tempo atacando alguém irrelevante, o imbecil da matéria achou realmente que estava batendo em cachorro grande, achou que Chico era uma "bandeira da esquerda", o que por si só já demonstra o tamanho de Chico.

    • Antônio Fraga Postado em 27/Dec/2015 às 13:40

      Coxinha come-feno detectada. Comentário sem valor. Próximo, por favor.

    • Thiago Teixeira Postado em 28/Dec/2015 às 10:44

      Atitude do "jovem"?????????? Os verdadeiros jovens estão defendendo suas escolas, não maltratando senhores de idade.

  18. Antônio Fraga Postado em 26/Dec/2015 às 16:09

    Coxinha come-feno detectada. Comentário sem valor. Próximo, por favor.

  19. edmar Postado em 28/Dec/2015 às 22:13

    Acato a ideia de "deixar passar" comentários de pessoas que beberam textos da Veja e quando escrevem na realidade vomitam comentários decorados. Estão sim, à serviço da classe que teima em continuar querendo ditar os rumos do país.

  20. Deco Postado em 25/May/2016 às 19:55

    "Já no governo Sarney, da derrocada de Garnero valeu-se Roberto Marinho para tomar-lhe o controle da NEC Telecomunicações." Uma semana após uma conversa do Roberto Marinho com o Sarney, este nomeou o ACM como ministro das telecomunicações. ACM ao tomar posse, cortou as compras da NEC... quando o preço despencou a globo comprou-a. Como presente roberto Marinho deu a exclusividade na Bahia da Rede Globo para a emissora de televisão do ACM (Rede Bahia), quebrando o contrato com a TV Aratu.