Redação Pragmatismo
Compartilhar
Política 03/Dec/2015 às 01:19
24
Comentários

Eduardo Cunha aceita pedido de impeachment contra Dilma. E agora?

Eduardo Cunha aceita pedido de impeachment contra Dilma Rousseff. Aécio Neves, principal líder da oposição, comemorou a decisão. Presidente da Câmara nega revanchismo por perda de apoio no Conselho de Ética

Eduardo Cunha impeachment Dilma
Eduardo Cunha anunciou abertura de impeachment contra Dilma Rousseff

No início da noite desta quarta-feira (2), o Congresso virou palco para as mais diversas declarações de parlamentares da base e da oposição depois do anúncio de abertura do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Na ocasião, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse que sua decisão estava tomada desde segunda-feira (30/11), mas que o noticiário influenciou em adiar sua divulgação.

Tão logo o procedimento foi a público, a oposição se apressou a dar declarações de satisfação, enquanto petistas e demais membros da base passaram a denunciar o “golpe” do peemedebista, oposição a Dilma desde 17 de julho.

“Essa atitude é uma atitude de revanchismo diante da decisão do Partido dos Trabalhadores, tomada hoje pela bancada, de orientar o voto dos integrantes do PT pela admissibilidade do processo de responsabilização, no Conselho de Ética, do deputado Eduardo Cunha. Na realidade, esse é o ponto culminante de um processo de chantagem a que não só o governo, mas a que o Brasil vinha sendo submetido”, pontuou Paulo Pimenta (PT-RS), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.

“O Congresso é capaz de muitas coisas, menos de virar as costas para a opinião pública”, contraditou o senador Aécio Neves (PSDB-MG), derrotado por Dilma nas eleições de outubro de 2014. O tucano negou qualquer entendimento com Cunha no sentido de arquitetar o impeachment. Nos primeiros meses de mandato de Cunha, no entanto, eram frequentes jantares e reuniões entre o peemedebista, já na condição de oposição ao governo, e parlamentares de partidos como PSDB, DEM, Solidariedade e PPS.

“Para nós do PSDB não houve em qualquer momento negociação política em troca de votos, seja no Conselho [de Ética] ou na Câmara. Isso nos dá muita serenidade nesse instante. O PSDB continua tendo a posição que teve no Conselho de Ética”, acrescentou o cacique tucano.

Já o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), preferiu não fazer declarações sobre a decisão de Cunha – a exemplo do correligionário, Renan é um dos principais alvos da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), mas ainda não foi formalmente denunciado pela Procuradoria-Geral da República, como o foi Cunha. ”Não conheço o que processo contém. Dependendo do que acontecerá na Câmara, virá ou não para o Senado. Portanto, não é prudente eu antecipar qualquer posição”, ponderou.

Cunha nega revanchismo

No anúncio de abertura do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse que sua decisão está tomada desde segunda-feira (30/11), mas que o noticiário influenciou em adiar sua divulgação. Rodeado por uma multidão de jornalistas, assessores e seguranças, ele informou ter rejeitado 34 outros pedidos de impedimento presidencial, por insuficiência de requisitos formais e legais, mas assegurou ter encontrado todas essas formalidades cumpridas no requerimento assinado pelo jurista Hélio Bicudo – juntamente com outros dois juristas, Miguel Reale Júnior e Janaína Paschoal

“Havia me comprometido com todos a fazer um processo de decisão até o fim do mês de novembro, e pretendia tê-lo feito na segunda-feira [30/11] de manhã. A decisão já estava tomada, pronta, e assinada com a Secretaria-Geral da Mesa”, declarou o peemedebista (leia abaixo a íntegra da entrevista).

Segundo aliados, Eduardo Cunha ficou muito irritado com a decisão da bancada do PT de votar pela abertura do processo de cassação contra ele, no Conselho de Ética. No PT, por outro lado, tanto parlamentares quanto a cúpula partidária concluíram que qualquer proteção ao presidente da Câmara desmoralizaria a agremiação de uma vez por todas, além de dar margem para o deputado peemedebista no futuro voltar com a “chantagem do impeachment” sempre que se visse em dificuldades. A decisão da bancada petista na Câmara contrariou as recomendações de Lula e do ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, que vinham buscando uma aproximação com Eduardo Cunha para evitar novas crises no relacionamento com o Congresso.

Congresso em Foco

Recomendados para você

Comentários

  1. João Paulo Postado em 03/Dec/2015 às 02:57

    E agora basta evitar que os parlamentares sejam pressionados por grupos tarados-extrema-direita- coxinha-entreguista-filha da puta para votar pelo impeachment. É hora de manifestações prol Governo, a fim de que não se crie aquele clima de total insatisfação, sugestionando de forma negativa os ratos que gostam de pular do barco. No mais, acho que é bom enfrentar logo essa besteira e dar alguma mínima tranquilidade à nossa Presidenta.

    • Carlos Postado em 03/Dec/2015 às 09:44

      Enquanto a presidente está tranquila o povo está sem emprego, sem comida e sem segurança. Brasil faliu acorda o petralha.

    • enganado Postado em 03/Dec/2015 às 21:04

      Tree Pear ((gostou do seu nome na CIA-AIPAC?)) e/ou PereiraX , onde se localiza esta rua dos 93%, pois a Presidenta ganhou as eleições de um """ viciado - bêbado ((leu o que aconteceu na blitz da Lei Seca aqui no Rio de Janeiro?)) - mentiroso - desonesto - ladrão - hipócrita (qualificando mulheres de "Levianas". ((Pensa que está lidando com a mamãe dele)) - covarde (bate em mulheres) - desnaturado (vc sabe a historinha dele?) - traidor (pergunte ao çERRA) - falsificador ((carteira de agente da PF_DB dada pelo vovô))... deve ter mais coisas que AINDA não sabemos. Clamor das rua? Aconselho a leva-lo para sua casa e diga ao seus familiares que o mesmo será o Presidente da espelunca """BRASIL""" e que vc vai trabalhar com o vagabundo, apoiado pelos militares patriotas do BRASIL, para o bem dos EUA/iSSraHell/AIPAC/7 Irmãs do Petróleo/ ...; e a qq entidade do 1º mundo que pagar lhe o mais alto salário, será muito benvinda. Gente fina é outra coisa!

    • enganado Postado em 03/Dec/2015 às 21:22

      Tree Pear ((gostou do seu nome na CIA-AIPAC?)) e/ou PereiraX , onde se localiza esta rua dos 93%, pois a Presidenta ganhou as eleições de um """ viciado - bêbado ((leu o que aconteceu na blitz da Lei Seca aqui no Rio de Janeiro?)) - mentiroso - desonesto - ladrão - hipócrita (qualificando mulheres de "Levianas". ((Pensa que está lidando com a mamãe dele)) - covarde (bate em mulheres) - desnaturado (vc sabe a historinha dele?) - traidor (pergunte ao çERRA) - falsificador ((carteira de agente da PF_DB dada pelo vovô))... deve ter mais coisas que AINDA não sabemos. Clamor das ruas? Aconselho a leva-lo para sua casa e diga aos seus familiares que o mesmo será o Presidente da espelunca """BRASIL""" e que vc vai trabalhar com o vagabundo, apoiado pelos militares patriotas do BRASIL, para o bem dos EUA/iSSraHell/AIPAC/7 Irmãs do Petróleo/ ...; e a qq entidade do 1º mundo que lhe pagar o mais alto salário; será muito benvinda. Gente fina é outra coisa!

  2. Lucas Oliveira Silva Postado em 03/Dec/2015 às 08:09

    #ForaCunha #CunhaNaCadeia

  3. Rosendo Postado em 03/Dec/2015 às 09:08

    O mais engraçado nessa historia é justo um corrupto como o Cunha,que tem o rabo preso, realizar uma manobra tão perigosa.Com certeza esse ''cara'' não está comprometido com a nação e o faz por birra

  4. Guilhermo Postado em 03/Dec/2015 às 10:12

    Agora sim o circo vai pegar fogo! Estamos vivenciando a história.\\o//

  5. Guilhermo Postado em 03/Dec/2015 às 10:15

    Não creio que ocorrerá, de fato, o impeachment. Mas que essas confusões políticas são interessantes (e divertidas), isso é inegável!

    • poliana Postado em 03/Dec/2015 às 13:36

      Divertida!? Essa palhaçada pode levar o país ao caos, e vc acha engraçado, moço? E concordo com vc...o impeachment n acontecerá, mas eh extremamente prejudicial ao país, a nossa democracia.

  6. Moacir Postado em 03/Dec/2015 às 10:18

    Tristeza!... Governar passou a ser defender o País de um bando de chacais...

  7. Phelipe Postado em 03/Dec/2015 às 10:18

    Com essa atitude, Cunha se enterrou politicamente, pois a direita golpista não lhe quer mais p nada e logo logo lhe cravará uma faca pelas costas, como eles sempre fazem.....ah Cid Gomes, único q teve o saco roxo para na época denunciar o q vinha a ser público e notório meses depois...

  8. Eduardo Ribeiro Postado em 03/Dec/2015 às 11:19

    Parabens aos envolvidos. Agora o país vai ficar ainda mais parado e engessado do que já está, como se UM ANO PARADOS por causa dessa merda golpista fosse pouco, e tudo porque o sem-moral Cunha resolveu fazer graça, resolveu "cair atirando". O PT é FROUXO E COVARDE e merece tudo de ruim, e de fato merece se estrepar, mas não dessa forma. E o brasileiro médio, coxinha-padrão, paneleiro analfabeto político, merece o PMDB no poder numa eventual queda de Dilma. Porém, não vai ter impeachment coisa nenhuma. Mísera fagulha de esperança nos corações golpistas do Brasil, último fiapo de ilusão para meninos mijados de internet se agarrarem desesperadamente, e que depois do "fail final" ficarão de mais mimimi.

    • Thiago Teixeira Postado em 03/Dec/2015 às 12:35

      Mas é isso que a direita quer, o plano já foi traçado. PSDB finge estar brigado com o Cunha, abre processo de impeachment com os testas de ferro. Se colar? Ótimo. Se fracassar, o PSDB nada tinha a ver com isso.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 03/Dec/2015 às 16:44

        Não...PSDB não é direita não.....PSDB é esquerda....tem até o S de social/socialista no nome, então é esquerda...a maior puta dos EUA que existe - falo do PSDB - é de esquerda, tá sertinhu....aliás, tudo que é direita, é direita apenas enquanto é conveniente, depois quando não interessa mais, quando não há mais beneficios, quando começa a queimar o filme, aí não, aí se torna esquerda...tipo nazismo, fascismo, PSDB...tudo "esquerda" na mente tosca desses malucos.....basta uma relativização aqui, uma mudança na história ali...um débil mental minarquista do quilate de um Daniel Fraga pra entrar nas mentes mais fracas...um Olavão Astrólogo pra dar "base filosófica"....e tá feito..""PSDB é esquerda""

      • enganado Postado em 03/Dec/2015 às 21:18

        Caro Thiago. Ouvi dizer que o Marcola-PCC e o Fernadinho Beira Mar-CV já pediram filiação no PSDB devido expectativa do Viciado assumir a Presidência guindado pelo e o US Army e o exército (BRASIL) como salvador da Pátria. Lógico que visam a Imunidade Parlamentar do PSDB. Tô sentindo falta do MariaX , porque nestas horas já deve estar organizando o pelotão de fuzilamento para as Famílias do LULA e DILMA. Meu caro o PSDB/CIA/NSA/MOSSAD/HASBARA/DEM/AIPAC/NAFTA/ALCAUE/OTAN/ ... todos juntos vão salvar o BRASIL desta podridão de Patriotismo espalhadas pelo PT e que 7P´s tanto defendem.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 03/Dec/2015 às 14:29

      Puta comentário desconexo...entendi nada....só sei que cada vez que vejo um reaça escrevendo "pão com mortadela" eu na verdade leio "nunca fui numa manifestação popular de verdade e não sei como as coisas funcionam na prática, sou um completo ignorante no assunto MASSAS NA RUA e estou bostejando pra ver se arrumo alguma coisa". 100 mil coxinhas significam o que? 200 mil, 300 mil....não importa....são coxinhas. Significam nada. Protestos sem relevância. Sem povo. Sem sangue. Sem alma. Sem AUTORIDADE MORAL. Não tem força pra derrubar síndico de prédio de 2 apartamentos...no dia que o pasteleiro mirim lá aprender a atravessar uma rua sem precisar dar a mão pra um adulto, no dia que largar as fraldas, nesse dia a gente fala dos mendigos do MBL..

    • Thiago Teixeira Postado em 04/Dec/2015 às 08:00

      O MBL??????????????????? Larga a mão de ser desonesto cara, coloca a BADN News, Globo News, Record News, Direita Rica News desde as 6 da manhã instigando interruptamente as pessoas a irem para as ruas protestar contra a prisão do Casal Nardone e verá 2 milhões de puxa-sacos e acéfalos nas ruas.

  9. poliana Postado em 03/Dec/2015 às 13:39

    Sei...an ran, naro...

    • poliana Postado em 03/Dec/2015 às 16:47

      é q sua versão doce, politicamente correto chega a me comover. rs..kd o impeachment? taí? aonde? já houve abertura do processo? já houve julgamento pelo senado? esse é seu sonho né? n disfarce, n mude o discurso agora...

  10. poliana Postado em 03/Dec/2015 às 14:25

    tá bom, naro..sei....sua versão mansinho politicamente correto é tão "fofa"

    • Denisbaldo Postado em 04/Dec/2015 às 13:38

      Tão "fofa" quanto uma coxinha! Hahahaha!

  11. Jonas Schlesinger Postado em 03/Dec/2015 às 17:36

    Parece que vão criar uma sessão especial, depois ela terá 10 chances de se defender, aí vem uma comissão especial e analisa. Se aprovado na comissão, vai pro congresso aí os dep votam. Se passar, Dilma ficará 180 dias afastada e o senado vai julgá-la. Mas se isso acontecer, vai ser depois do recesso parlamentar. O vagabundo do deputado ganha rios de dinheiro, rouba, tem contas secretas e tudo, passa um recesso e às vezes vão se quiser. Acho difícil que esse impeachment ocorra. Mas...

  12. Thiago Teixeira Postado em 04/Dec/2015 às 07:55

    Entregar o pais quebrado para o PSDB? Meu, você nasceu que ano? Acha que todo brasileiro tem memória curta ou é idiota?

  13. Thiago Teixeira Postado em 04/Dec/2015 às 07:56

    Quanta hipocrisia ... haja estomago para ler tanto vomito.