Redação Pragmatismo
Compartilhar
Política 10/Dec/2015 às 12:06
8
Comentários

“Conselho de Ética deveria se chamar Conselho de Estética”, diz Chico Alencar

Após mais uma manobra de Eduardo Cunha, que conseguiu nesta quarta-feira destituir o relator do processo de sua cassação, Chico Alencar (PSOL-RJ) protesta: “Tudo que é decidido aqui que não for do agrado de Cunha é contestado. A situação é de fazer corar o monge de pedra”

Chico Alencar Conselho de Ética
O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ)

Diante de mais uma manobra da Mesa Diretora para adiar, pela sexta vez, o julgamento que pode culminar com a cassação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) afirmou, nesta quarta-feira (9), que a situação “é de fazer corar o monge de pedra”.

Chico reagiu ao ofício assinado pelo vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), e encaminhado ao Conselho determinando que o presidente do colegiado, José Carlos Araújo (PSD-BA), destituísse da relatoria o deputado Fausto Pinato (PRB-SP), que elaborou parecer pela continuidade do processo contra Cunha.

Para Chico, o colegiado deveria mudar o nome para “Conselho de Estética e Decoração”, diante das seguidas manobras que impedem o cumprimento de suas funções. “O mais sincero seria a Mesa fechar o próprio Conselho ou mudar seu nome para ‘Conselho de Estética e Decoração’”, ironizou o deputado, em sua conta no Twitter.

“Neste Conselho de Ética, às vezes me pego esperando o Serginho Malandro aparecer e dizer que tudo não passa de uma pegadinha. #Rá”, acrescentou o parlamentar.

Waldir, assim como Cunha, também é investigado na Operação Lava Jato. O autor do pedido de destituição do relator foi do deputado Manoel Júnior (PMDB-PB). “Tudo que é decidido aqui que não for do agrado de Cunha é contestado, é revertido online pela Mesa Diretora”, protestou Chico Alencar, pelo Twitter.

Unanimidade

Nesta quinta-feira, o Conselho de Ética decidiu arquivar, em decisão unânime, a representação apresentada contra o líder do Psol na Câmara, Chico Alencar (RJ), por suposta quebra de decoro parlamentar.

Os 16 parlamentares presentes à sessão do colegiado votaram a favor do parecer do relator, deputado Sandro Alex (PPS-PR), que recomendava o arquivamento da ação movida por Paulo Pereira da Silva (SD-SP), conhecido como Paulinho da Força, aliado do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Chico Alencar classifica a ação de Paulinho da Força como “revanchismo”, uma vez que o deputado do Psol é um dos apoiadores do pedido de cassação do mandato de Cunha em tramitação no Conselho de Ética e assinou denúncia contra Paulinho em 2008.

Após a votação Chico Alencar agradeceu aos colegas, inclusive ao autor de sua acusação. “Melhorou a minha popularidade”, ironizou o deputado, ao relatar o grande número de manifestações de apoio que recebeu “até mais do que durante o período da minha campanha”, completou, bem-humorado.

Por fim, o líder do Psol disse que a iniciativa de Paulinho da Força não intimidará o partido. “Nosso mandato vai ser exercido da mesma maneira de antes. Não há nenhuma perspectiva de intimidação”, garante.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Brunno Postado em 10/Dec/2015 às 13:40

    Grande Alencar! Concordo plenamente, parece que o Sr Cunha tem além de foro privilegiado também o "couro" privilegiado, pois nada ocorre

    • Brunno Postado em 10/Dec/2015 às 16:13

      Informação nunca é demais "Pegueiga": Retaliação oportunista do Paulinho da Farça após a articulação do pedido de cassação do Cdo faraó da Câmara! Sem qualquer relevância

    • Trajano Postado em 10/Dec/2015 às 16:49

      Pereira/André/Maria/Xonga, seu mentiroso! A representação contra ele (representação ou retaliação??) já foi arquivada por unanimidade! http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2015-12/conselho-de-etica-da-camara-arquiva-representacao-contra-chico-alencar Pereira/André, Vá pro G1, pro Uol, pro Yahoo, vá pro raio que o parta! Você só fala merda!

    • Andre FLN Postado em 10/Dec/2015 às 17:12

      era investigado

  2. Phelipe Postado em 10/Dec/2015 às 13:41

    Isso que dá colocar poder nas mãos de conservadores.....ainda tem midiotas falando em "Bolsonaros" e "Felicianos", tão ruins ou ainda piores que esse Cunha....

  3. Trajano Postado em 10/Dec/2015 às 14:28

    Sempre voto no Chico Alencar, até agora jamais desmereceu a minha confiança, na verdade, apenas angaria algum sentido quanto tenho que sair de casa em dia de domingo pra ir votar. Aliás, os trabalhos políticos de Chico Alencar fazem grande parte daqueles deputados parecerem uma cambada de amadores. Daí então eu lembro do nojo que senti quando veículos de comunicação escroques, como a Veja, rasgaram elogios ao Eduardo Cunha. Nojo. Se o Cunha ainda está lá, grande parte da culpa é da mídia que alimenta a publicidade de guerra de que “inimigo do meu inimigo é o meu melhor amigo” e dos cidadãos “contra a corrupssaum” e seus cartazes “Somos milhões de Cunhas”, que abraçam o discurso fajuto e indecoroso das sobras midiáticas. Fora os comentaristas pagos com dinheiro do contribuinte, como o famoso caso do Fernando Gouveia do site antipetista Implicante, que chegou a receber R$ 70 mil por mês da área de comunicação do governo Alckmin. Enquanto existirem políticos como Chico Alencar, a esperança de contraponto consistente permanece e que o sistema político pode, um dia, valer a pena.

  4. Trajano Postado em 10/Dec/2015 às 17:13

    E a política de desinformação do Pereira/André/Maria/Xonga continua. Reparem na escolha das palavras que ele usa em seus comentários, o tipo de linguagem e a repetição. Você querer comparar Chico Alencar ao Eduardo Cunha é ridículo e tascar uma representação no Conselho de Ética contra ele no vazio só mostra como você é tendencioso, mal intencionado, escroque. Por que você não diz a história completa? Por que você não explica que o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, quem foi o requerente da cassação do mandato do Chico Alencar por falta de decoro parlamentar? Por que você não diz que o mesmo Paulinho da Farça é acusado pelo Ministério Público de crime contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, além de ser réu e responderá no STF pelo processo? Por que você não esclarece que o Paulinho da Farça é um dos principais aliados do Cunha? Por que não explica que foi o Chico Alencar quem encabeçou a representação contra o Cunha no Conselho de Ética? Aliás, será que é mal do sobrenome? Não há nada contra o Chico Alencar: as suas contas foram aprovadas pela Justiça Eleitoral, o seu gasto com campanha foi uma das menores do Rio de Janeiro, devolveu aos cofres públicos quando uma empresa contratada mudou de LTDA para ME individual e ficou em situação irregular. Por unanimidade, a tal “representação” contra o Chico Alencar no Conselho de Ética foi arquivada, claro, vai apurar o quê? Vai se catar, moleque!

  5. Roberto Pedroso Postado em 11/Dec/2015 às 09:05

    Chico Alencar é um dos poucos parlamentares sérios e confiáveis,pena políticos como ele serem a exceção a regra......agora enquanto as investigações do conselho de ética contra o mesmo Chico Alencar é apenas mais uma manobra dos apoiadores de Eduardo Cunha....quem realmente entende de politica sabe disso.....