Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 15/Dec/2015 às 13:32
8
Comentários

Conselho de Ética decide pela continuidade do processo contra Eduardo Cunha

Conselho de Ética finalmente admite processo contra Eduardo Cunha. Depois de sucessivas manobras que adiaram 7 sessões e do afastamento do antigo relator, colegiado aprovou por 11 votos a 9 a continuidade do processo que pode cassar o mandato do presidente da Câmara. Saiba quem foram os 9 deputados que tentaram proteger Cunha

Eduardo Cunha Conselho de Ética
Por 11 votos a 9, Conselho de Ética decide pela continuidade do processo contra Eduardo Cunha

Depois de sete sessões, o Conselho de Ética aprovou nesta terça-feira (15), por 11 votos a 9, o parecer preliminar do relator Marcos Rogério (PDT-RO), novo relator da representação contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O peemedebista será notificado e terá dez dias úteis para apresentar sua defesa.

Marcos Rogério apresentou sua complementação de voto ao parecer do primeiro relator do caso, deputado Fausto Pinato (PRB-SP), destituído depois que o vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), encaminhou ofício àquele colegiado determinando a troca do delator.

“Não há como desprezar sumariamente o conjuntos de provas carreadas ao feito, especialmente por se tratar de documentos públicos. Não resta dúvida, portanto, que somente a instrução do feito poderá possibilitar ao representado formular defesa capaz de afastar as imputações que lhe são feitas”, disse Marcos Rogério. “É de conhecimento público e consta nos autos que o representado afirmou não ter nenhuma conta no exterior”, completou o relator, defendendo a continuidade do processo.

VEJA TAMBÉM: Relator desabafa após ser afastado de processo contra Eduardo Cunha

Marcos Rogério esclareceu que não apresentou um novo parecer, mas uma complementação de voto, uma vez que – assim como o primeiro relator – defende a admissibilidade do processo que pode resultar na cassação do mandato de Eduardo Cunha. “Novo parecer requer mudanças profundas. Todas as manifestações apresentadas são públicas e não há inovação em relação ao que o relator já apresentado. Trata-se complementação formal de voto”, afirmou Marcos Rogério.

COMO VOTARAM OS DEPUTADOS:

Pela continuidade do processo que pode cassar Eduardo Cunha (11 votos):

Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP)
Fausto Pinato (PRB-SP), relator destituído
Júlio Delgado (PSB-MG)
Léo de Brito (PT-AC)
Marcos Rogério (PDT-RO), atual relator
Nelson Marchezan Junior (PSDB-RS)
Paulo Azi (DEM-BA)
Sandro Alex (PPS-PR)
Valmir Prascidelli (PT-SP)
Zé Geraldo (PT-PA)
Rossoni (PSDB-PR)

Contra a continuidade do processo que pode cassar Eduardo Cunha (9 votos):

Cacá Leão (PP-BA)
Erivelton Santana (PSC-BA)
Joao Carlos Bacelar (PR-BA)
Manoel Junior (PMDB-PB)
Paulinho da Força (SD-SP)
Ricardo Barros (PP-PR)
Vinicius Gurgel (PR-AP)
Washington Reis (PMDB-RJ)
Wellington Roberto (PR-PB)

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Ton Castilhos Postado em 15/Dec/2015 às 14:22

    Até mesmo o Hitler na sua loucura psicótica tinha o álibi de ser um ex combatente de guerra mundial derrotado traumatizado, e em sua xenofobia racista o mérito de lutar e conquistar melhorias significativas ao seu povo por certo período, estes políticos corruptos de situação e oposição nem isso.

  2. Lucas Postado em 15/Dec/2015 às 14:28

    Só gente boa. Várias provas que incriminam este achacador, com base nisso, podemos sugerir que quem votou contra o andamento do processo, é tão corrupto e bandido quanto o chefe.

  3. Paulo Santos Fennix Postado em 15/Dec/2015 às 15:44

    quando será que AÉRCIO NEVES SERÁ INVESTIGADO NA LAVA JATO JUNTO COM O PSDB E O PP?

  4. Lucas Oliveira Silva Postado em 15/Dec/2015 às 16:15

    Tem certeza do que está falando, Pereira? O Cunha tem maracutaias na Petrobrás, no BNDES, na CEHAB, em Furnas, na Suíça, na Assembléia de Deus, maracutaias do Collor/PC Farias e você ainda o acha um batedor de carteiras? Se você acha isso, então eu sou um ladrão de galinhas

  5. Gloria Postado em 15/Dec/2015 às 16:25

    Batedor de carteiras. Sei. Golpista, hipócrita é pouco.

  6. Denisbaldo Postado em 15/Dec/2015 às 17:05

    Tá com peninha de bandido tá? Leva pra casa!

  7. Eduardo Ribeiro Postado em 15/Dec/2015 às 18:44

    """""O PT assaltou o Brasil, a Petrobrás e o alvo é o PMDB, acho estranho...""""" .... esse cidadão é de uma cara-de-pau que rivaliza com Maluf. Só que agora ele está insustentável. Um grupo de deputados pediu no STF o afastamento IMEDIATO de Cunha da Câmara, tendo em vista todos os acontecimentos recentes envolvendo essa nobre personalidade. Tem mais volta não: a viga-mestra do GOLPE vai cair. (aliás, "insustentável" é uma palavra que foi usada o ano inteiro para se referir a Dilma, que segue firme e forte, e finalmente temos uma oportunidade real de usar essa bela palavra adequadamente)

  8. Thiago Teixeira Postado em 15/Dec/2015 às 22:51

    Não se iluda alienado do G1, isso tudo é golpe, aprova-se a continuidade só para inglês ver, depois, já com o Impeachment avançado, eles invertem o lado e salvam Cunha. Tudo fingimento.