Redação Pragmatismo
Compartilhar
Educação 04/Dec/2015 às 13:00
23
Comentários

Alckmin anuncia suspensão do fechamento de escolas em São Paulo

Após quase um mês de resistência e de ocupações dos estudantes, Geraldo Alckmin (PSDB-SP) suspende fechamento de escolas em São Paulo. Decisão acontece no dia em que pesquisa Datafolha indicou que a popularidade do governador chegou ao menor índice já registrado. Até o momento, 196 escolas estão ocupadas

Alckmin escolas fechamento São Paulo
Alckmin suspende reorganização da rede de ensino estadual de SP (Pragmatismo Político)

O governo de São Paulo decidiu suspender a reorganização escolar nesta sexta-feira (04). Após manifestações e polêmicas, o governador Geraldo Alckmin falará às 13h para anunciar oficialmente a decisão.

O vice-governador paulista, Márcio França (PSB) defendeu nesta sexta-feira a revogação do plano da reorganização escolar, que pretendia fechar 92 escolas com a reorganização de salas.

Até o momento, 196 escolas estão ocupadas – de um total de 5.127 unidades em todo o Estado. Nesta sexta-feira (4), estudantes voltaram às ruas contra a reestruturação que previa o fechamento de escolas e afetaria mais de 300 mil alunos.

DATAFOLHA

A decisão foi anunciada no dia em que pesquisa Datafolha indicou que a popularidade do governador chegou ao menor índice já registrado: 28% consideram o governo dele ótimo ou bom (na anterior, o percentual era de 38%).

O Datafolha abordou dois temas relacionados ao governo estadual que podem explicar a queda: crise hídrica e o fechamento de escolas públicas.

A maioria (61%) se diz contra reestruturação do ensino, enquanto 29% são a favor. Os jovens são os que mais desaprovam a medida: 69%.

Quando o assunto abordado é a crise hídrica, apenas 20% dos entrevistados no Estado aprovam a atuação do tucano frente aos problemas de falta de abastecimento. Na capital o número cai para 13%. Para outros 38%, o desempenho é ruim ou péssimo. Enquanto, só 14% dos entrevistados acreditam que todas as informações sobre a crise hídrica são fornecidas.

MINISTÉRIO PÚBLICO

Na quinta, o Ministério Público e a Defensoria Publica pediram a suspensão da reorganização em todo o estado. A Justiça tinha dado prazo de 72 horas para que a Fazenda Pública do Estado se manifestasse sobre as alegações do processo. Segundo a Promotoria, a ação foi a última medida adotada após diversas tentativas de diálogo com o governo.]

Na ação, com pedido de liminar, eles pedem que o plano de reorganização seja suspenso, que os alunos continuem na mesma escola em que estão, mas com a possibilidade de pedido de transferência para outras escolas, caso queiram, e que as escolas não sejam fechadas.

A ação também queria que a Secretaria da Educação apresentasse um calendário para um amplo debate, durante o ano de 2016, sobre a proposta.

VIOLÊNCIA

Bombas de gás lacrimogênio, cassetetes e algemas. Estes foram os instrumentos usados pela Polícia Militar do Estado de São Paulo para deter as manifestações de estudantes que vêm ocorrendo em São Paulo. A violência dos agentes chamou a atenção pela violação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Supremo Tribunal Federal (STF).

O artigo 178 do ECA diz: “o adolescente a quem se atribua autoria de ato infracional não poderá ser conduzido ou transportado em compartimento fechado de veículo policial, em condições atentatórias à sua dignidade, ou que impliquem risco à sua integridade física ou mental, sob pena de responsabilidade.” No entanto, a prática observada vem sendo bem diferente da teoria. Na última quinta-feira, 3, por exemplo, vários adolescentes foram levados em camburões pela PM.

Apenas esta semana, a Polícia Militar (PM) deteve mais de 30 pessoas durante protestos contra a reorganização escolar em São Paulo.

Recomendados para você

Comentários

  1. Esmael Leite da Silva Postado em 04/Dec/2015 às 14:10

    http://i.memeful.com/media/post/0MApDJw_700wa_0.gif

    • poliana Postado em 04/Dec/2015 às 21:01

      essa foi pro alckimin, né? rsrsrsrsrs

  2. Brunno Postado em 04/Dec/2015 às 14:51

    Reparem que foi suspensão, não cancelamento! Vamos continuar

  3. Igor Postado em 04/Dec/2015 às 14:53

    Parabéns, juventude! Louvável sua resistência! Foi uma aula de cidadania e luta.

  4. Eduardo Ribeiro Postado em 04/Dec/2015 às 15:24

    Vitória MONSTRUOSA da molecada. Aula de ação direta. Protesto persistente, com inimigo concreto, com engajamento. Protesto com LEGITIMIDADE e AUTORIDADE MORAL, tomando as ruas e forçando sociedade e governo a olhar para suas reivindicações. Molecada faca na bota acuou o picolé de chuchu. EU VIVI PRA VER O ALCKMIN ARREGAR PARA O POVO NA RUA. Isso não tem preço.

    • José Ferreira Postado em 04/Dec/2015 às 17:27

      Birra de molecada, misturada com "mortadelância" do MTST virou "luta revolucionária". Outro dia, essas mesmas pessoas falavam que os caras do "rolezinho" estavam a fazer a revolução. Convenhamos, o Secretário da Educação não soube abordar o assunto direito, e por isso caiu. Esperamos que o novo secretário possa conduzir a educação de uma melhor forma.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 04/Dec/2015 às 20:11

        Quanto recalque meu deus....

      • poliana Postado em 04/Dec/2015 às 20:59

        tá "sertinhu", josé ferreira. conduzir a educação da melhor forma é FECHAR 93 escolas em sp!!! e vc como professor ainda apóia essa atrocidade!!realmente, impressionante!!!! não basta ser um historiador de direita. n contente, ainda é um educador q apóia o FECHAMENTO de 93 escolas em sp!!!!!!!!!!!!!

    • poliana Postado em 04/Dec/2015 às 20:57

      eita q a coxinhada paulistana tá soltando fogo pelas ventas depois dessa derrota monstruosa do psdb em sp, eduardo. chega a ser cômico!!! kkkkkkkkkkkkk

    • Eduardo Ribeiro Postado em 04/Dec/2015 às 21:11

      """"""Convenhamos, o Secretário da Educação não soube abordar o assunto direito, e por isso caiu.""""""" Nada a ver com abordagem. Que ridiculo. Caiu porque seu plano era prejudicial ao povo, e dessa vez, contrariando as expectativas de todos, o povo não aceitou calado e passivo ser estuprado de novo. Caiu porque quando o povo, quando as massas tomam as ruas e fazem as ruas pulsarem, eles tremem e ficam com as cuecas pesando 8kg. Foi a pressão do POVO, das MASSAS que derrubou o secretário, e não sua suposta "ui ui falha de comunicação" (fique tranquilo, ele comunicou direitinho, todo mundo entendeu suas intenções). É assim que as coisas funcionam. A luta muda a vida, historiador. Você, historiador, deveria ser o primeiro a saber disso. Detalhe: quando até o Maluf tira onda e faz trollagem com "Alckmin-O Fechador de Escolas" e seu governo autoritário, é porque a safadeza que ele e seu secretário tentaram implementar era grande demais. O MALUF TROLLOU O ALCKMIN!! É desmoralização demais. É a cereja no bolo da derrota do picolé de chuchu.

      • José Ferreira Postado em 05/Dec/2015 às 00:01

        O Maluf é um recalcado que não engole até hoje a derrota para o Covas. A imprensa marrom é que fica com essa história de "fechar" escolas. Veja a história da ETEC de Ribeirão Pires, com a reorganização, quando for implantada, vai gerar várias ETECs como a de Ribeirão Pires. Se o secretário da educação argumentasse melhor, ele incluiria esse exemplo ao explicar a política pública.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 05/Dec/2015 às 09:13

        "ainnnnn a culpa é da falta de comunicação do secretário" leia-se: EU NUNCA ADMITIREI QUE ESSA MOLECADA ENSINOU PARA O BRASIL A FORÇA DE UMA VERDADEIRA MANIFESTAÇÃO POPULAR.

      • José Ferreira Postado em 05/Dec/2015 às 21:55

        Verdadeira manifestação popular? Sei... Sei...

  5. Eduardo Ribeiro Postado em 04/Dec/2015 às 17:06

    Secretário da Educação pediu demissão. Molecada faca na bota derrubou o secretário. PEDIU PRA SAIR!! Estou de pé aplaudindo esses moleques.

    • poliana Postado em 04/Dec/2015 às 20:55

      isso pq essa semana ele deu entrevista pra rede globo todo autoritário e arrogante, eduardo, dizendo q o governo do psdb n voltaria atrás nesse projeto!! hahahahahaha..meteu o rabinho entre as pernas e saiu de fininho pra n passar mais vergonha!!!!!!!!!!

  6. poliana Postado em 04/Dec/2015 às 20:52

    pereira, sua má fé é tão nojenta qto a da rede globo. vc e ela apenas se esquecem de q esse projeto do psdb em sp pretendia FECHAR 93 escolas!!! em nenhum momento a rede globo mencionou isso, só falou em reestruturação. num país onde a evasão escolar é um problema, a solução do psdb é FECHAR 93 escolas!! em sp existem estudantes q estão há 2 anos sem frequentar uma sala de aula por falta de vagas, e vc acha certo, ou ao menos razoável q geraldo alckimin feche 93 escolas em sp?????? mas ok, na sua cabeça e na da rede globo, o q ele quer é apenas separar crianças de adolescentes. ok!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. Felipe Postado em 04/Dec/2015 às 21:24

    Pois é Pereira mas o Alckmin errou ao não chamar a sociedade para discutir o assunto e fazer dessa organização uma coisa mais democrática, no mais na minha opinião foi uma mudança muito boa que a longo prazo vai funcionar mas tem q ser bem feito com a participação da sociedade, tem muito mais escola do que aluno em SP e falta creche falta escola de profissionalização falta escola de educação para adultos e as prefeituras poderiam fazer boa utilização destas escolas, crianças de 7 anos estudando com adolescente de 16 na minha opinião é errado a escola com ciclo único pode se preparar melhor para atender uma única faixa de idade enfim a ideia é excelente mas devia ter sido implantada com ajuda da população e não goela abaixo como foi, é triste ver que este ano o gov federal cortou recursos da educação e não um petista para reclamar, estamos vivendo um dos piores momentos da educação em nossa história.

  8. João Paulo Postado em 04/Dec/2015 às 21:24

    Concordo. A velha polarização desmedida é o que norteia qualquer controvérsia atualmente, ou seja, o tradicional clássico PT x PSDB. O Secretário de Educação paulista não soube conduzir o assunto, tal qual o José Ferreira enfatizou: alteraram significativamente a lotação e a rotina de professores e alunos, sem que tenham prestado esclarecimentos e sem planejamento para realocação de professores. Estes, sim, são os verdadeiros mentores das ocupações, por motivos JUSTOS, mas bem menos nobres do que alardeiam. No mais, é superficial e desonesto (ao menos neste caso) intitular o cretino entreguista do Alckmin de "fechador de escolas". Otimização para reduzir custos e dividir adequadamente por faixa etária/especialização são medidas imperiosas para melhorar o ensino público. O ponto positivo destas manifestações foi trazer o Governo para a discussão/ negociação, não se restringindo a imposições de pessoas que muitas vezes ignoram a realidade social das escolas. Caso a conversa prometida pelo Governador efetivamente ocorra, indubitavelmente o processo de realocamento será aperfeiçoado e será mais próximo dos ideias de justiça.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 05/Dec/2015 às 09:15

      """"""""No mais, é superficial e desonesto (ao menos neste caso) intitular o cretino entreguista do Alckmin de "fechador de escolas".""""""""""""""" Errado. É um apelido justissimo porque atem-se a realidade. O que o projeto faria? Resposta: FECHAR QUASE 100 ESCOLAS. Portanto: Alckmin - O Fechador de Escolas.

  9. Thiago Teixeira Postado em 05/Dec/2015 às 09:38

    A babação de ovo da Globo passou dos limites. Ontem nos jornais regionais do interior paulista o Picolé de Chuchu ficou discursando na íntegra, como se ele fosse o amigão dos jovens, o cara bonzinho, o democrático. Engraçado que o áudio da Dilma e Lula sumiram a muitos anos dos telejornais golpistas, por que será? E mais, quando mostraram os estudantes, fizeram questão de realçar as meninas que estavam só de sutiã, cabeludos, barbudos fumando (olha ... tudo do mau, comunistas) e pichando paredes. Não vi nenhum canal golpista divulgar os trabalhos de pintura, corte de grama, manutenção e limpeza dos banheiros que os estudantes estão promovendo em todo estado, alguém sabia disso? Duvido.

  10. Robson Postado em 05/Dec/2015 às 12:31

    VITORIA DA DEMOCRACIA, CAI A MUMIA ALEMÃ HERMANN VOORWALD, PRIMEIRO COMANDANTE DO GOVERNO NAZISTA DE GERALDO ALCKMIN! PARABENS GAROTADA, VOCES FIZERAM HISTORIA NESSE PAIS!!! http://painelacademico.uol.com.br/painel-academico/5672-herman-voorwald-pede-demissao-da-secretaria-de-educacao-de-sp

  11. ALFREDO DE VITA Postado em 06/Dec/2015 às 16:15

    Como é mesmo? na época da eleição 'PRECISAMOS ABRIR MAIS ESCOLAS " depois de eleito " PRECISAMOS FECHAR ESCOLAS ", gozado não vi ninguém bater LATAS na Paulista.

  12. George Postado em 07/Dec/2015 às 11:03

    e ainda teve prisão ilegal.