Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 08/Nov/2015 às 20:11
33
Comentários

Vítima de racismo, Taís Araújo é ironizada por 'colega' da Globo

Luana Piovani, branca de olhos verdes, faz comparação infeliz para amenizar racismo sofrido por Taís Araújo – que foi chamada de “negra escrota”, “macaca” e questionada se já teria voltado “para a senzala”. Em desabafo, Taís falou sobre a importância de enfrentar os racistas e que já encaminhou denúncia à Polícia Federal

Luana Taís Araújo racismo

Taís Araújo foi vítima de racismo nas redes sociais no início do mês. “Quando vai voltar para a senzala?”, “negra escrota”, “cabelo de esfregão” e “pensava que o Facebook era para humanos e não para macacos” foram alguns dos comentários publicados para ofender a atriz global. Luana Piovani, que também atua na mesma emissora, tentou relativizar as agressões sofridas pela ‘colega’ de trabalho.

Irônica, Piovani relatou já ter passado por coisa pior na web. “O preconceito que a Taís Araújo sofreu foi o quê, exatamente? Alguém pode esclarecer? Sacanearam ela na internet? Foi isso? Porque eu sou blaster sacaneada e xingada na net e nunca saíram em defesa. Até porque nem ligo, né, gente… Será que foi isso? Agradeço a quem responder”, disse ela no Facebook.

Taís Araújo, por sua vez, usou o Facebook para fazer um desabafo e agradecer o apoio que recebeu. Sua publicação foi comentada mais de 40 mil vezes.

“Não vou me intimidar, tampouco abaixar a cabeça. Sigo o que sei fazer de melhor: trabalhar. Se a minha imagem ou a imagem da minha família te incomoda, o problema é exclusivamente seu!”, escreveu na mensagem.

Taís disse que todos os comentários foram registrados e que seriam enviados à Polícia Federal. Segundo a atriz, o ataque ocorreu no momento em que ela estava no palco do Teatro Faap, em São Paulo, encenando “O Topo da Montanha”, texto em que Martin Luther King fala sobre afeto, tolerância e igualdade.

A atriz finalizou o texto com uma mensagem de incentivo. “Não se cale, mostre que você não tem vergonha de ser o que é e continue incomodando os covardes. Só assim vamos construir um Brasil mais civilizado”.

Em entrevista ao programa “Altas Horas”, da Globo, exibido já na madrugada deste domingo (8), Taís ressaltou ser vítima de racismo constantemente e ressaltou que o negro brasileiro passa por isso todos os dias.

“[Já vivi] muitos [momentos de preconceito] durante a vida. Acho que o negro brasileiro passa por isso diariamente”, disse ela. “Eu passo por isso até hoje. Qualquer coisa que eu fizer e não gostarem, vão falar ‘olha aquela neguinha metida, aquela neguinha…’. É dessa maneira que vão abordar”, completou.

Investigação

A atriz foi até Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), no Rio de Janeiro, e prestou depoimento. De acordo com a Polícia Civil, um inquérito foi instaurado, as investigações estão em andamento e os autores estão sendo identificados e serão intimados para depor.

Crime

O racismo é crime no Brasil e, por lei, quem praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional pode ser condenado a reclusão de um a três anos e além de pagar multa.
Denúncias de racismo podem ser feitas pelo 156, opção 7, ou em telefones específicos definidos em cada localidade.

A presidente Dilma Rousseff anunciou em abril o lançamento de um site chamado “Humaniza Redes”. A ideia, segundo o governo, é que o portal seja um espaço para denúncias de violação de direitos humanos na internet (como racismo, pedofilia, intolerância religiosa, etc) e utilizar a página para a promoção de conteúdos para uso seguro da rede.

com agências

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Tags

Recomendados para você

Comentários

  1. Sam Borba Postado em 09/Nov/2015 às 20:20

    Gente.. eu vi posts dizendo que ela falou isso, mas fui checar no face dela e n encontrei nada... Será que ela disse mesmo?

    • SILVIO MIGUEL GOMES Postado em 10/Nov/2015 às 07:35

      Não escreveu nada e desmentiu. Mas,porque é permitido tantos fake (acho que é assim que são chamados os falsários) em redes sociais?.

    • Sara Rezende Postado em 10/Nov/2015 às 20:45

      Parece que foi no twitter, não no facebook...

  2. Anlub Postado em 09/Nov/2015 às 20:25

    Piovani e sua metralhadora de percevejo maria-fedida!

  3. evelin Postado em 09/Nov/2015 às 20:25

    se eu fosse a taís, processava também essa oportunista da luana..ela ñ está nem aí pra taís infelizmente a luana só quis se aparecer em cima de um a coisa tão triste..

  4. Miriam Postado em 09/Nov/2015 às 20:36

    Não me surpreende, essa Luana Piovani só fala besteira! É tremendamente superficial.

  5. Guilherme Postado em 09/Nov/2015 às 22:42

    Volto a dizer, não sou hipócrita: - NÃO gosto de negros!! ... Nem de brancos, nem de amarelos... na verdade não gosto de homem nenhum, eu gosto é de negras, loiras, ruivas, japonesas, eu gosto de qualquer mulher... sou racista mesmo, essa raça de homem deveria ser exterminada! O cara que fala mal da Taís Araujo só tem uma desculpa: não gosta de mulheres! e não gostar dessa criação maravilhosa que Deus fez é ser muito estúpido...

    • fernanda Postado em 10/Nov/2015 às 00:30

      cala a boca

      • eu daqui Postado em 10/Nov/2015 às 09:50

        Homem que gosta de mulher te incomoda? se mate !!!

    • fernanda Postado em 10/Nov/2015 às 00:30

      cala a boca

      • eu daqui Postado em 10/Nov/2015 às 09:49

        Cala a boca morreu com o regime militar - vai pra arabia saudita........

    • eu daqui Postado em 10/Nov/2015 às 09:51

      Fale mais, Guilherme.....mandou bem

    • Thiago Teixeira Postado em 12/Nov/2015 às 07:46

      Assino em baixo? Sai pra lá cuecas!!!!!!!!!! Vem ne mim calcinhas!!!!!!!!!!!!

      • eu daqui Postado em 12/Nov/2015 às 10:18

        Cuidado com esse critterio de calcinha que conheço muito homem que usa........

  6. enganado Postado em 09/Nov/2015 às 23:53

    Pelo visto as porradas do EX na Piovani foram poucas, pelo menos é o que parece. Qto a Taís Araújo, deve ser coisa dos coxinhas do PSDB/DEM, pois para os 7P´s com esta Justiça do Estado de Direit(A) em que vivemos; pode-se concluir porque quem escreveu já sabe que NÃO vai punido, MESMO, pelo vigor das Leis. Me desmintam!

    • eu daqui Postado em 10/Nov/2015 às 09:48

      Ou seja: violencia racial não pode mas de genero sim.

  7. Rogério Britto Postado em 09/Nov/2015 às 23:58

    Que me desculpem "os fãs", mas tanto a Tais, quanto a Luana, são extremamente prepotentes e chatas! Só querem ser Angelina Jolie.

  8. Trajano Postado em 10/Nov/2015 às 03:17

    Muito simples, Piovani. Racismo é crime, da mesma forma que violência doméstica como a que você sofreu também é. Isso não é um teste de popularidade: é uma questão jurídica. E se você está sendo alvo de calúnia, difamação, ofensas pessoais, enfim, procure orientação de um advogado. Ser condescendente ou indiferente ao abuso é perpetuar o próprio abuso... E de condescendente você não tem nada, convenhamos. Além disso, o fato de você não ligar não retira o direito de outro de se importar: o seu umbigo não é a régua que define o parâmetro de conduta para o mundo.

    • Leonardo Postado em 10/Nov/2015 às 07:11

      Disse tudo.

    • Denisbaldo Postado em 10/Nov/2015 às 09:21

      Muito bem lembrado, excelente comentário, na lata! Uma pessoa que está sempre defendendo seus direitos agora critica a outra por fazer o mesmo.

    • Lucia Postado em 13/Nov/2015 às 10:21

      GosteiTrajano!Voce é tão inteligente! rs É serio!

    • Marcio Dib Postado em 20/Nov/2015 às 11:20

      Muito Bom!! Parabéns.

  9. Ricardo Postado em 10/Nov/2015 às 06:28

    Eu adoro a Luana como profissional, gosto de algumas respostas que ela dá para internautas inconvenientes, mas nesse caso, não tem como defendê-la. Como posso questionar o fato de uma pessoa negra sofrer todo o azar de preconceitos, seja na internet ou fora dela? Não tem o que justificar ou questionar. Taís Araújo, Maju Coutinho e muitas outras pessoas, infelizmente são vítimas de gente sem o menor respeito por quem quer que seja. E sim, precisam ser defendidas. Luana Piovani deveria tomar como exemplo, o fato de ter sido agredida há alguns anos atrás e de ter sido defendida. Ou seja, ela já foi vítima uma vez (ainda que em outra circunstância) e não deveria julgar. Deveria era se unir a Taís para acabar com esse preconceito nojento que se salta à vista nessa terra de ninguém que é a internet. Por mais que os crimes cibernéticos já estejam previstos em lei, é preciso fazer muito ainda para erradicar de vez esse mar de ódio que costumamos ver por aqui.

    • Pedro Accioli Postado em 10/Nov/2015 às 10:59

      Concordo, a Luana sempre foi mestre em dar respostas para coisas imbecis e sem papas na lingua, mas desta vez ela falou uma m**** que não tem tamanho e que não tem nada a ver com que a Tais passou! Não tem como defendê-la desta vez!

  10. Ulisses Barbosa Postado em 10/Nov/2015 às 07:12

    Adoro esse blog. Alem de ficar bem informado, aprendo muito com o Sr. Trajano. Parabéns!

  11. Eduardo Ribeiro Postado em 10/Nov/2015 às 09:57

    Cade o Zé Ferreira? Quebrou a sirene da casa dele, que toca toda vez que temos uma matéria assim? Tem tópico de racismo aqui, Zé...cade sua minimização? Cade sua relativização? """"""ainnn...não houve racismo, houve apenas injuria racial...a franja de Tais não ajuda muito...e ela nem negra é, ela é da raça parda...Tais está se vitimizando...Luana está correta"""""".

  12. eu daqui Postado em 10/Nov/2015 às 11:10

    Sou a favor das pessoas correrem atras do que é delas. Mas que as duas são feias e canastronas, são sim.

  13. Wilson Postado em 10/Nov/2015 às 12:34

    Essa tal de Luana não passa de uma pessoa ignorante que, pela sua declaração, acha que um negro ao ser chamado de macaco é a mesma coisa que chamar um cara alto de girafa. Na sua cabecinha não cabe qualquer contexto histórico e social, ela acha que qualquer droga de ofensa que ela faz ou recebe é a mesma coisa que aconteceu com a Tais. Aliás, a Taís não pode se esquecer que não é só essa estúpida da Piovani que pensa assim, pois o chefe de jornalismo da Globo até acha que no Brasil não há racismo.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 10/Nov/2015 às 17:40

      Exato. Perfeito. Chamar Luana de "galega burra" ou algo que o valha não tem o mesmo peso, não possui a mesma carga de ódio e preconceito, de um "macaco". É isso que não entra na cabeça dessa geração de debilóides, nem martelando. Uma geração que bate palminha quando um Danilo Gentili manda um "se eu era chamado de palmito na escola por ser branco, por que eles não podem ser chamados de macacos?". É por conta desse pensamento descontextualizante que temos esses doidinhos de internet falando de heterofobia, de dia do orgulho branco, e outras estultices...é apenas prova da burrice generalizada que assola nosso povo.

  14. Wanderson Postado em 10/Nov/2015 às 15:02

    É.A Piovani realmente é achincalhada toda hora nas redes sociais por que ela sempre foi escrota e não nega.Prolixa até os ossos,parece que ela dá uma pausa no cérebro para dar qualquer opinião.Aliás,se você quer se divertir e tirar sarro de alguma celebridade,é só ir em alguma fã page dela. Quem fala o que quer ouve o que não quer.

  15. Denisbaldo Postado em 10/Nov/2015 às 18:05

    Tem importância sim Naro. A opinião dela fortalece ainda mais a certeza daqueles que pensam como ela. Tenho lido os comentários sobre racismo ultimamente e é de ficar muito preocupado com a mentalidade de muitos por aí. A Luana só coloca mais razão no discurso dessa gentalha.

    • enganado Postado em 10/Nov/2015 às 19:47

      Caro Denisbaldo, acho que o padrinho/mentor/guia da Piovani deve ser o portento da rede gRoubo, Alexandre Garcia, filósofo de botequim.

  16. Preto Velho Postado em 21/Nov/2015 às 10:10

    Luana Piovani, por fora, é bela viola; por dentro é pão do mais bolorento.