Redação Pragmatismo
Compartilhar
Rede Globo 17/Nov/2015 às 17:26
108
Comentários

The New York Times detona a Globo: "TV que ilude o Brasil"

The New York Times faz crítica-denúncia à Rede Globo: "TV irrealidade que ilude o Brasil"

Globo New York Times

A jornalista Vanessa Barbara apresentou uma dura crítica à Rede Globo em sua coluna no The New York Times na última semana.

No artigo traduzido e veiculado no Brasil pelo UOL, a também colunista do Estadão e editora do site literário “A Hortaliça”, analisou um dia de programações da emissora e descreveu o ato de assistir ao canal como “se acostumar a chavões e fórmulas cansadas”.

As críticas vão dos telejornais aos talk shows e novelas.

Veja o texto na íntegra:

No ano passado, a revista “The Economist” publicou um artigo sobre a Rede Globo, a maior emissora do Brasil. Ela relatou que “91 milhões de pessoas, pouco menos da metade da população, a assistem todo dia: o tipo de audiência que, nos Estados Unidos, só se tem uma vez por ano, e apenas para a emissora detentora dos direitos naquele ano de transmitir a partida do Super Bowl, a final do futebol americano”.

Esse número pode parecer exagerado, mas basta andar por uma quadra para que pareça conservador. Em todo lugar aonde vou há um televisor ligado, geralmente na Globo, e todo mundo a está assistindo hipnoticamente.

Sem causar surpresa, um estudo de 2011 apoiado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que o percentual de lares com um aparelho de televisão em 2011 (96,9) era maior do que o percentual de lares com um refrigerador (95,8) e que 64% tinham mais de um televisor. Outros pesquisadores relataram que os brasileiros assistem em média quatro horas e 31 minutos de TV por dia útil, e quatro horas e 14 minutos nos fins de semana; 73% assistem TV todo dia e apenas 4% nunca assistem televisão regularmente (eu sou uma destes últimos).

Entre eles, a Globo é ubíqua. Apesar de sua audiência estar em declínio há décadas, sua fatia ainda é de cerca de 34%. Sua concorrente mais próxima, a Record, tem 15%.

Assim, o que essa presença onipenetrante significa? Em um país onde a educação deixa a desejar (a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico classificou o Brasil recentemente em 60º lugar entre 76 países em desempenho médio nos testes internacionais de avaliação de estudantes), implica que um conjunto de valores e pontos de vista sociais é amplamente compartilhado. Além disso, por ser a maior empresa de mídia da América Latina, a Globo pode exercer influência considerável sobre nossa política.

Um exemplo: há dois anos, em um leve pedido de desculpas, o grupo Globo confessou ter apoiado a ditadura militar do Brasil entre 1964 e 1985. “À luz da História, contudo”, o grupo disse, “não há por que não reconhecer, hoje, explicitamente, que o apoio foi um erro, assim como equivocadas foram outras decisões editoriais do período que decorreram desse desacerto original”.

Com esses riscos em mente, e em nome do bom jornalismo, eu assisti a um dia inteiro de programação da Globo em uma terça-feira recente, para ver o que podia aprender sobre os valores e ideias que ela promove.

A primeira coisa que a maioria das pessoas assiste toda manhã é o noticiário local, depois o noticiário nacional. A partir desses, é possível inferir que não há nada mais importante na vida do que o clima e o trânsito. O fato de nossa presidente, Dilma Rousseff, enfrentar um sério risco de impeachment e que seu principal oponente político, Eduardo Cunha, o presidente da Câmara, está sendo investigado por receber propina, recebe menos tempo no ar do que os detalhes dos congestionamentos. Esses boletins são atualizados pelo menos seis vezes por dia, com os âncoras conversando amigavelmente, como tias velhas na hora do chá, sobre o calor ou a chuva.

A partir dos talk shows matinais e outros programas, eu aprendi que o segredo da vida é ser famoso, rico, vagamente religioso e “do bem”. Todo mundo no ar ama todo mundo e sorri o tempo todo. Histórias maravilhosas foram contadas de pessoas com deficiência que tiveram a força de vontade para serem bem-sucedidas em seus empregos. Especialistas e celebridades discutiam isso e outros assuntos com notável superficialidade.

Eu decidi pular os programas da tarde –a maioria reprises de novelas e filmes de Hollywood– e ir direto ao noticiário do horário nobre.

Há dez anos, um âncora da Globo, William Bonner, comparou o telespectador médio do noticiário “Jornal Nacional” a Homer Simpson –incapaz de entender notícias complexas. Pelo que vi, esse padrão ainda se aplica. Um segmento sobre a escassez de água em São Paulo, por exemplo, foi destacado por um repórter, presente no jardim zoológico local, que disse ironicamente “É possível ver a expressão preocupada do leão com a crise da água”.

Assistir à Globo significa se acostumar a chavões e fórmulas cansadas: muitos textos de notícias incluem pequenos trocadilhos no final ou uma futilidade dita por um transeunte. “Dunga disse que gosta de sorrir”, disse um repórter sobre o técnico da seleção brasileira. Com frequência, alguns poucos segundos são dedicados a notícias perturbadoras, como a revelação de que São Paulo manteria dados operacionais sobre a gestão de águas do Estado em segredo por 25 anos, enquanto minutos inteiros são gastos em assuntos como “o resgate de um homem que se afogava causa espanto e surpresa em uma pequena cidade”.

O restante da noite foi preenchido com novelas, a partir das quais se pode aprender que as mulheres sempre usam maquiagem pesada, brincos enormes, unhas esmaltadas, saias justas, salto alto e cabelo liso. (Com base nisso, acho que não sou uma mulher.) As personagens femininas são boas ou ruins, mas unanimemente magras. Elas lutam umas com as outras pelos homens. Seu propósito supremo na vida é vestir um vestido de noiva, dar à luz a um bebê loiro ou aparecer na televisão, ou todas as opções anteriores. Pessoas normais têm mordomos em suas casas, que são visitadas por encanadores atraentes que seduzem donas de casa entediadas.

Duas das três atuais novelas falam sobre favelas, mas há pouca semelhança com a realidade. Politicamente, elas têm uma inclinação conservadora. “A Regra do Jogo”, por exemplo, tem um personagem que, em um episódio, alega ser um advogado de direitos humanos que trabalha para a Anistia Internacional visando contrabandear para dentro dos presídios materiais para fabricação de bombas para os presos. A organização de defesa se queixou publicamente disso, acusando a Globo de tentar difamar os trabalhadores de direitos humanos por todo o Brasil.

Apesar do nível técnico elevado da produção, as novelas foram dolorosas de assistir, com suas altas doses de preconceito, melodrama, diálogo ruim e clichês.

Mas elas tiveram seu efeito. Ao final do dia, eu me senti menos preocupada com a crise da água ou com a possibilidade de outro golpe militar –assim como o leão apático e as mulheres vazias das novelas.

Recomendados para você

Comentários

  1. Leonardo Postado em 17/Nov/2015 às 17:37

    Há anos eu sei que a Globo é um lixo bem produzido.

    • judson silva Postado em 17/Nov/2015 às 19:59

      O pior disso eh q mesmo nos EUA, as pessoas q vivem aqui, em sua maioria, assistem a grobo via satelite, nao mudando em nada suas manias e se alienando da cultura ao redor, como se fossem uma ilha grotesca num paraiso tropical. Eh assustador ver fotos de criancinhas(meninas) de 5 ou menos posando de forma sexy no FB dos amigos.

    • clever Postado em 18/Nov/2015 às 09:24

      Concordo plenamente, disse tudo um lixo

    • ilza Postado em 15/Dec/2015 às 11:20

      tenho uma filha q mora em danbury,usa,ela nao tem globo,mas como vai no brasilian day,todo ano, promovido pela globo,q so manda artistas cabeça de vento,como fabio junior e cia,tenho q postar videos mostrando a realidade do q acontece aki,manipulaçao,,midia golpista,judiciario corronpido e seletivo e por ai vai,senao ja teriam feito a cabeça dela como fazem com os menos informados no brasil e no mundo

  2. Lopes Postado em 17/Nov/2015 às 17:55

    Quando é que vão virar o disco? É incrível como esses ditos analistas não se cansam de escrever bobagens.

    • Pichilau Postado em 17/Nov/2015 às 22:02

      Comentário extraordinário sobre a televisão global de hoje. Análise perfeita. Você é que está por fora.

    • marta lima Postado em 17/Nov/2015 às 22:40

      Bobagens ??? Só falou a realidade! Como é difícil para muitos brasileiros fazer uma alto avaliação de admitir isso.

    • lucas Postado em 17/Nov/2015 às 23:04

      Meu Deus.. VOCE é uma bobagem, por fechar seu olhos e fingir que tudo isso que esta ai escrito não é verdade! Vai se tratar.. Ou melhor, você e todo o restante dos "34%" da "fatia".

    • Thomaz Silva Postado em 18/Nov/2015 às 09:40

      Quando a Globo vai virar o disco, a anos ela diz bobagens?

      • rose Postado em 11/Mar/2016 às 07:37

        A Globo não vai virar o disco.Ela é isso propositalmente, serve como braço direito da classe dominante para "emburrecer" cada vez mais a população e mantê-los no cárcere da ignorância que sustenta esse país ha séculos.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 18/Nov/2015 às 11:31

      Lopes é a nova maria-cesar-souza. Aproveitamento de 0%. Nada do que escreve se salva.

    • Vinicius Matos Postado em 18/Nov/2015 às 16:09

      Verdade, certo vc Lopes... Esse povo acha que só pq é formado, estuda, pesquisa e tem credibilidade, pode sair falando verdades por aí?... Coisa feia! Kkkkkkkkkkkkk cada uma...

      • Maria Célia Postado em 20/Nov/2015 às 12:05

        Concordo com você, Vinícius Matos. Esses estudiosos ficam falando essas bobagens, vai que o Lopez acredita???

    • Ricardo Postado em 19/Nov/2015 às 08:11

      Quando é que VOCÊ vai virar o disco? Teu argumento é típico dos alienados que não têm argumento nenhum para defender esta emissora escrota! Ah! Desculpe! Você É um alienado que não tem argumento nenhum.

    • Felipe Brait Postado em 19/Nov/2015 às 20:19

      Me admira saber escrever corretamente. Pra ser escravo mental da Globo tem que ser bem burro.

    • Maria do Socorro Sobral Postado em 13/Feb/2016 às 22:40

      Bobagens? É a pura verdade... Verdades não são objetos de gavetas, entenda quem for capaz!!! Cérebro é pra ser usado e não residual de lixo!!! O que se aproveita da globo? Lixos como BBB, além das novelas expostas que nada constroem e histórico fora da realidade dos brasileiros, sem contar com um jornalismo desacreditado e seletivo... Há muito minha conta de de energia apresenta uma economia e resultado muito positivo, filhos maiores de 18 anos tem que se preocupar com a realidade: futuro, estudo e compromisso!!!

    • Silney Postado em 28/Feb/2016 às 15:39

      Gostei muito da sua opinião, principalmente daquele em que você aponta diversas pesquisas e gráficos para enriquecer seu argumento. Sua análise deveria ser publicada na primeira página deste jornal, para que todos tenham um bom exemplo do que é brilhantismo jornalístico, um artigo que deveria ser usado em vestibulares ou como fonte para teses de doutorado. Parabéns pela forma aguda e precisa de ir diretamente ao ponto, sem rodeios ou subterfúgios, estou estupeficado com sua crítica...

  3. Eduardo Postado em 17/Nov/2015 às 18:04

    será que vão noticiar este prêmio no JN???? quando ganham qualquer prêmio eles anunciam cheio de pompa, e agora uma critica de um senão o maior jornal do mundo..... e norte americano

  4. Thiago Teixeira Postado em 17/Nov/2015 às 18:06

    A voz do Bonner me irrita. É o som do Golpe Sínico.

  5. Alan Kevedo Postado em 17/Nov/2015 às 18:32

    Cruz-credo. Onde, ou será em que lugar foi parar o jornalismo brasileiro. O Bonner mesmo um dia passou meia-hora entrevistando um gajo e chegou todo alegrinho lá na Casa pra ouvir bronca de diretor que vociferava : --- Cara! Você entrevistou um repórter da Record !!! Mas tem uma coisa. Se a Record galgar a liderança, a gente pula do prédio mais alto de Brasília, sem bangee jamp. Cruz-credo.

    • Sérgio Postado em 18/Nov/2015 às 05:04

      hehehe. Do Capo Marini para o Bispo MOISÉS Macedo. Aí, amigo, fu...

  6. Lembrador Postado em 17/Nov/2015 às 18:40

    Alguém lembra de "além do cidadão kane"?

    • marta lima Postado em 17/Nov/2015 às 22:44

      Sim, e como lembro! para muitos brasileiro a verdade só é entendida quando vem importada porque se for dita pelos próprios brasileiros é considerados como intriga da oposição.

    • Cauby Frota Postado em 18/Nov/2015 às 09:07

      Boa, boa! Não é por não lembrar, é que a mediocridade que alimenta nosso intelecto é tão densa que causa, além de preguiça, uma aminésia sobre o pouco que conhecem.

  7. Gustavo Postado em 17/Nov/2015 às 18:46

    Título incorreto. Não foi o Times, foi colunista no Times. No mais, bom texto. Se cobramos a honestidade editorial temos de pratica-la. Se não, não sobra nada para ler ou assistir.

  8. Maria Helena Lima de Souz Postado em 17/Nov/2015 às 18:51

    Concordo com tudo! A TV Aberta brasileira é podre! Só modismo,putaria,violência. Nada se aproveita. Demagogia pura. William Bonner um ator! Chega a mudar de voz. As novelas só trapaça,ensinando a roubar,ser periquete,vagabunda. O canal Futura, TV Escola,as crianças não têm acesso,pois é paga. Tudo errado. Filmes,só matança! 99% programação própria. Cultura ZERO! Mas quem vai mudar isto? Ninguém, claro! Terra, Planeta Perdido. Deus! Nos Salve!

    • Breno Postado em 18/Nov/2015 às 01:44

      O Canal Futura e a TV Escola não são pagos! São gratuítos e inclusive assistia bastante quando era criança! O controle remote precisa ser usado e os pais precisam ensinar os filhos a usá-lo!

    • Rafael Postado em 18/Nov/2015 às 03:25

      Tenho que concordar com você que a TV aberta é bem podre mesmo, mas novelas não são feitas pra ensinar nada, novela assim como teatro ou um filme no cinema é ARTE pra ser apreciada, quem faz alguém ser algo são os métodos educacionais dos pais/responsáveis dentro de casa. O cidadão tem que se acostumar sim que existe piriguete, existe vagabunda e existe santas madres também e todas merecem o mesmo respeito. Deus, nos salves da hipocrisia dessa gente do "bem".

    • jucelia Postado em 18/Nov/2015 às 08:47

      Quem ira mudar ,somos nos sou ,voce ,todo cidadao brasileiro no dia em que nao dermos audieçia ,sabe como asistindo o que realmente nos edifica ,porque toda vez que ligamos nosso televisor para assitir uma novela por exemplo que nao edifica em nada estamos dando audiençia ,domingo ap ivez de passear com nossos filhos a tarde damos lugar ao fautao agora me diz o que se aprende com esse programa me diz tomei coragem nao ligo mais televisao ,prefiro uma boa musica ,nosso lar deve ser um pedaçinho do ceu aqui na terrra .

    • Maria Lucia Postado em 18/Nov/2015 às 08:56

      Gostei! Concordo com você!

      • Jose Maria Rodrigues Postado em 18/Nov/2015 às 22:28

        aSSINO EMBAIXO . Mas , eu tenho uma sugestão ; Vamos boicotar a tv globo e os produtos anunciados por ela ? Assim , faltará patrocinador e , ela desaparecerá para sempre da nossa vista ! A globo e outras como o Ratinho .....e cia limitada . Pensar no próximo e amá-lo como a si mesmo , ninguém se mostra disposto !

    • Marcos Vinicius Postado em 18/Nov/2015 às 10:26

      "As novelas só trapaça,ensinando a roubar,ser periquete,vagabunda". Bem aí você já viajou. A Globo mesmo não sendo flor que se cheire não obriga ninguém a assistir as suas novelas, tampouco alguém vai se tornar "piriguete" (defina) ou fazer "putaria" por aí, pois essas coisas existem desde bem antes da invenção da luz elétrica.

  9. Renan Postado em 17/Nov/2015 às 19:23

    Análise perfeita, sem palavras!

  10. Thiago Postado em 17/Nov/2015 às 19:30

    Cadê o óscar pra ela ? Meu Deus, tragam 2 para caso ela perca o primeiro !

  11. Vitor Luiz Postado em 17/Nov/2015 às 19:31

    A situação é pior do que é relatado no texto. Pq se mudar de canal as coisas não melhoram muito.

  12. Denisbaldo Postado em 17/Nov/2015 às 19:47

    New York Times é de esquerda meu brother, tamu junto! É a esquerda mundial derrubando os reacinhas chorões. Bye bye! See you later alligator!

    • Denisbaldo Postado em 18/Nov/2015 às 09:53

      Em termos de desinformação a Globo é a campeã universal. Só que ela é de direita, por mais que você recuse essa ideia. Ela é de direita sim senhor.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 18/Nov/2015 às 17:29

      """"...desde a queda dos militares só temos governo de esquerda. A esquerda(ou seus amigos) está no poder desde 1985, 30 anos !..."""" REIRA, Pe

    • Vitor Luiz Postado em 18/Nov/2015 às 18:25

      Esquerda no poder há 30 anos foi boa! Eles chegam ao poder e não seguem os princípios de esquerda. E outra, esquerda e direita só exploram o povo!.

  13. Ronaldo Postado em 17/Nov/2015 às 19:48

    Obrigado New York Times por deixar nosso povo mais feliz!

  14. simone Postado em 17/Nov/2015 às 19:51

    Falou tudo, agora imagina eu que faço parte do povão concordar com o seu texto e ousar criticar as maravilhas da tv globo.

    • Edson alves barboss Postado em 17/Nov/2015 às 22:41

      Hoje a ana maria ,qu esta em todo sala de espera onde pobre aguarda atendimento medico, disse que a ocorrencia emMG foi um " desastre natural"

    • Edson alves Postado em 17/Nov/2015 às 22:45

      Estao dificultando pra se fazer um comentario - cada vez mais.

  15. Flamarion Freitas Cabral Postado em 17/Nov/2015 às 20:14

    Concordo a anos que a Globo faz lavagem cerebral em quem a vê. As suas novelas ensinam os homens a serem bandidos e as mulheres a serem prostitutas. Negro sempre aparece como sendo de segunda classe, só se vê choradeira, gritaria e conteudo zero. Fora que jornalisticamente apóia todo tipo de golpe pra tirar um governo democraticamente eleito.

  16. Ana Julia da Silva Pereir Postado em 17/Nov/2015 às 20:44

    Então veja Friends, a série mais famosa do canal norte americano de amigos pobres que moravam em um apartamento mega caro, ou o canal E! A Globo é ruim em tudo aquilo que tem que fazer parecido com os canais norte americanos, inclusive o telejornalismo.

  17. Marcos Zanata Postado em 17/Nov/2015 às 20:51

    Não é novidade a Globo ter apoiado a ditadura. Como não é novidade de onde veio tal recomendação: Eua. Não pode se fazer uma análise crítica da situação do poder dos grandes meios d comunicação sem considerar a influência americana sobre os mesmos. Se estamos nesta situação é única e exclusivamente pela intromissão massiva da maior potência do mundo em nosso cotidiano. Tudo isso devido ao medo de perder terreno para uma extinta URSS em uma outrora guerra fria. Cuba fez um estardalhaço muito grande e continua sendo um eterna espinha na garganta dos "donos do mundo"

  18. Deise Postado em 17/Nov/2015 às 21:25

    Não sintonizo há anos. Só assisto se estiver em um local que não possa desligar.

  19. manoel leite Postado em 17/Nov/2015 às 21:27

    Só escreveu bobagens!! vamos a algumas perguntas: 1) qual TV que é bacana no Brasil? Record, Band, SBT, Rede TV? 2) no exterior qual TV que seria exemplo de canal? Isso é complexo de vira-latas dessa repórter!! Já vi vários canais de TV na Alemanha, EUA e demais países na europa e é sempre os MESMOS programas, tanto é que vários seriados e programas são reproduzidos aqui... a Globo tem altíssimo padrão de qualidade internacional, é super premiada por seu documentários, jornalismo, teledramaturgia... falam que não tem cultura na TV, mas vão lá na TV CULTURA pra ver qual é a audiência, é traço! o que tem que melhorar é a educação nas escolas... pro povo ser mais crítico e cobrar em todos os níveis, principalmente político... quem não gosta da Globo é uma esquerdasinha fuleira que está levando o país para o buraco... A tv no Brasil reflete a sociedade que é hipócrita e falsa em todos os níveis....SÓ CONVERSA FIADA!!

    • Eduardo Ribeiro Postado em 18/Nov/2015 às 11:34

      temos um fã defensor da Globo aqui....é ingenuidade demais, pai...

  20. Antônio Postado em 17/Nov/2015 às 21:34

    A jornalista diz que não assiste TV e chegou a essas conclusões em uma única terça-feira. Realmente muito profunda a análise!! Aliás, jornalista que não vê TV!?!

  21. Lucas Postado em 17/Nov/2015 às 21:48

    A vida nos dá a liberdade de fazer inúmeras escolhas, assim com programas de TV, desafio alguém a me provar que só há lixo em qualquer emissora. Vendem conteúdo mas é o povo que escolhe o que lhe interessa mas... as pessoas precisam de vilões porque não conseguem assumir responsabilidade por suas escolhas equivocadas, que tal permitir ao outro ser quem ele deseja ser ou produzir e aprender com a diversidade o ato de fazer as melhores escolhas! Bjo do gordo!

  22. Camila Postado em 17/Nov/2015 às 21:51

    Que feio! Análise tendenciosa, de alguém que já tinha a opinião formada antes de fazer o exercício proposto. O único intuito da jornalista é denegrir e não propor melhoras. Se a autora realmente tivesse interesse em escrever um texto imparcial ( regra básica pra quem defende o "bom jornalismo") , teria citado as matérias dos telejornais nacionais da Globo que tratam sim de Dilmas, Cunhas, desastres etc. Por que analisou apenas o jornal local quando se referiu aos noticiários da manhã? A jornalista não sabe que a proposta de qualquer jornal local é justamente informar o cidadão sobre a sua cidade (sim, trânsito, clima, buraco de rua)? O Bom Dia Brasil, logo na sequência, apresenta reportagens com assuntos de interesse nacional e conta com a participação de comentaristas (jornalistas de verdade, entende? ) que NÃO falam sobre trânsito e clima. Sobre o jornal Nacional, a nobre jornalista criticou o Bonner- apresentador.Nada disse sobre as reportagens, linha editorial etc. Cara colega, um texto pobre e tendencioso como este está muito longe de ser "bom jornalismo". A Globo tem erros no passado e muito a melhorar no presente mas proponha ideias, aponte erros E acertos. Analise as outras emissoras também! Contribua para a mudança, não perca tempo denegrindo o trabalho dos colegas. Pra mim, esse texto tá mais pra recalque do que qualquer outra coisa. Lamentável.

  23. Solange de almeida Postado em 17/Nov/2015 às 22:20

    Faltou dizer da expressão que é a mesma ao dar uma notícia de uma coisa boa ou de uma tragédia.Parece que não percebem que o texto mudou.Já vi o sorriso continuar quando a jornalista dava uma notícia de um acidente de trânsito

  24. victor Postado em 17/Nov/2015 às 22:27

    o triste é saber que as a maior parte da população Brasileira não pensa por si.... é deprimente

  25. Paulo Moreto Postado em 17/Nov/2015 às 22:39

    A Rede Globo é tendenciosa sem dúvida, é quase uma TV chapa branca, seus locutores são uns bonecos, não têm opinião própria, mas principalmente a Record é pior ainda pq além de ter vícios parecidos, ainda explora a boa fé dos "fiéis "de sua "igreja "que a sustenta financeiramente!

  26. Marcelo Postado em 17/Nov/2015 às 22:56

    A globo é um bálsamo para os miseráveis, com recursos ou sem recursos, e para os ignorantes de nossa patria educadora. Um simulacro de meias verdades e mentiras muito bem transmitidas. Este conglomerado de prestidigitadores midiaticos induz os telespectadores hipnotizados pela sua superficialidade banal e barata, a acreditarem em "corrida de galo e briga de cavalo". O típico entretenimento de cidadoes deprimentes, culturalmente anestesiados por doses diarias e sistemáticas de morfina moral.

  27. Henrique Postado em 17/Nov/2015 às 22:58

    Discordo em partes deste texto. Em primeiro lugar gostaria de destacar o jornalismo regional, no meu caso a RPC, que sim, possui profissionais comprometidos em trazer fatos inerentes aos problemas das cidades e com opiniões e críticas a gestões e ações governamentais! Os programas de domingo de manhã cedo são excelentes muito informativos, como globo rural, pequenas empresas grandes negócios entre outros. Com isto quero chegar ao pensamento: os programas se moldaram ao que o público queria, e aqui entra a falta de cultura e educação proporcionada por nosso país, ou os programas foram inseridos de tal maneira que a população se acostumou com a falta de qualidade? A generalização não deve ser feita, visto que na programação há programas bons, mas admito que a grande parte, principalmente suas novelas, estão decrépitos!

  28. CARLOS Postado em 17/Nov/2015 às 23:03

    COMO A DIZIA O BRIZOLA , FILHOS DA DITADURA, EMISSORA PODRE DEVERIA SER CASSADA, NADA QUE PRESTA , AUTENTICA MANIPULADORA DO POVINHO ASSISTENTE DAS NOVELAS DE MERDA, PUXADOR DE SACO DOS FLAMEGUISTA SÓ EM BUSCA DE AUDIENCIA.

  29. Erick Travassos Postado em 17/Nov/2015 às 23:05

    Boa noite! Li tudo o que vocês escreveram e tudo é bastante verdade. Ela vem prejudicando a democracia do país há anos! Ainda tem as GLOBOS REGIONAIS que pertencem a políticos, onde as mesmas também são concessão do governo, governo esse que até um dia desses era governado pela direita que por sua vez é composta pelos donos das globos regionais, ou seja, não existe democracia. Sem falar num corporativismo entre os ricos e em quem detém as maiores riquezas no Brasil, a rede globo mal fala do acidente de Minas Gerais, que é igual ou maior do que o acidente nuclear que já aconteceu na Ásia e poluiu o solo e acabando com a vida naquele local por anos. Mas ela não vai falar mal, na verdade, nem mesmo as outras emissoras, e por quê? Porque televisão no Brasil e concessão do governo que faz voltamos ao ciclo explicado lá em cima. Se não exigirmos dos políticos que elegemos o fim desse tipo de pratica, NUNCA vamos ter democracia no Brasil. No nosso país nada é separado, tudo está misturado, quem hoje representa o povo, nem precisa de representação, são pessoas ricas que extraem dinheiro de diversas formas do Brasil, e sua família e massa de dinheiro encontram-se fora do país, onde existe segurança e a democracia funciona até mesmo nos países onde o modelo não é democrático, mas existe o respeito, que esse vem de berço! Na verdade, o que temos que exigir dos futuros políticos do nosso país é uma grande reforma política e social, fazer valer as leis e a separação entre os poderes, pois não é só o poder político do executivo que está desacreditado, como também o judiciário e o legislativo. No país onde a instância máxima do judiciário é escolhida pelo chefe do executivo, não existe a separação dos três poderes, não existe e nunca vai existir DEMOCRACIA.

  30. Antonio Postado em 17/Nov/2015 às 23:15

    Isso é bom para que a dita ''elite '' se toque que sempre fez papel de idiota agindo como se fizesse parte do 1% do topo da pirâmide social. Com a maioria dos que observo ,pode-se ter essa impressão.

  31. Flora Postado em 18/Nov/2015 às 00:17

    A crítica sobre a Globo está correta. Mas na TV Aberta não se tem opções. Vc muda de canal e só troca o sujo pelo mal lavado.

  32. Giovani Postado em 18/Nov/2015 às 00:22

    Poderia ser pior Vanessa Barbara,se tu acompanhasses um dia da programação global,em tempos de Big Brother.

  33. Antonio Postado em 18/Nov/2015 às 00:30

    Tanto aqui como lá,são mãos que não condenam o mal,em troca de um vil metal.A.G.

  34. Thiago Santos Postado em 18/Nov/2015 às 00:53

    Criticou, criticou e criticou. Não deu uma dica sequer sobre o q seria melhor transmitir. Tá fácil assim escrever no TNYT? Que texto fraco.

  35. Helena Cardoso Postado em 18/Nov/2015 às 01:52

    Mais triste do q ver q a globo é um lixo, pq isso geral já sabe, é ver q ela ainda é a mais assistida no Brasil, p mim é o mesmo q saber de tudo q acontece em Brasilia e o que todos q estão lá fazem, e dizer q foi só a Dilma #nóstemosopoder #amudançaestáemnós

  36. josé luiz Postado em 18/Nov/2015 às 01:56

    mídia marrom, deseduca, desinforma, aliena, faz o jogo sujo do poder e depois vem com carta de pedido de desculpa por ter apoiado determinado regime.

  37. Josiene cavalcante Postado em 18/Nov/2015 às 02:01

    Sem se quer a globo mostra a realiadade, todos eles destroem sua nacao. Egocentricos a midia era pra ser nossa defesa e nao destruicao. Cade a democracia rede globo. Brasil Sede de copa, olimpiada e da 3 guerra mundial

  38. Yan Mello Postado em 18/Nov/2015 às 02:25

    Concordo plenamente. A própria grade de atrações é estruturada de modo que as notícias relevantes se tornem fracas: Existe uma novela, e depois desta vem o noticiário, que, como a escritora comentou, ''esconde'' os acontecimentos importantes, e para terminar esse ciclo vicioso, é apresentada outra novela. É como se a emissora quisesse afogar a realidade entre ficções.

  39. Selma Esteves Postado em 18/Nov/2015 às 03:41

    Sabemos que a Globo é tudo isso, porém não é a única. Todas as redes de TVs brasileiras em canais abertos, só apresentam futilidades e quando alguma tenta melhorar e apresentar atrativos culturais como a TV Cultura tem o boicote e quase foi tirado do ar programas como Café Filosófico e Viola Minha Viola, após a morte de seus apresentadores.

  40. NH23!!! Postado em 18/Nov/2015 às 05:50

    Foda-se. Nós temos 5 Copas do Mundo.

  41. kaylton Postado em 18/Nov/2015 às 06:50

    na boa vei sou brasileiro . Num vo puxar o saco por causa disso . Mais o the new work times tem toda razão. Si for parar para analizar n deixaria mwu filho ver

  42. Gustavo W Postado em 18/Nov/2015 às 07:26

    Não conheço o jornal New York Times para poder opinar sobre ele, mas em relação a critica eu achei sensacional, estamos tão acostumados com esse tipo de mídia, que qualquer "Homer Simpson" de outro pais enxerga a bobageira que é passada nas nossas TV todos os dias.

  43. The New York Times detona a Globo: “TV que ilude o Brasil” | Além da Mídia Postado em 18/Nov/2015 às 07:44

    […] post The New York Times detona a Globo: “TV que ilude o Brasil” apareceu primeiro em Pragmatismo […]

  44. Carla cruz Postado em 18/Nov/2015 às 07:48

    Será que esta pessoa não tem capacidade de se dedicar a um trabalho que realmente signifique alguma coisa?Em vez de se meter na programação que as pessoas gostam.Ela se esqueceu que vivemos em uma democracia e o que queremos assistir é problema nosso.Se ela não gosta da emissora não assista,mas daí dizer que ela é ruim é demais.Amadureça.

  45. tony Postado em 18/Nov/2015 às 08:26

    Ainda tem alienado que a defende.vai gostar de ser alienado na cortina que abriu.

  46. Ricardo Postado em 18/Nov/2015 às 08:29

    Realmente.Tudo isso é verdade.O que será dos futuros adultos.Só Jesus na causa.

  47. Socorro Postado em 18/Nov/2015 às 08:33

    É pura alienação!

  48. jefferson Postado em 18/Nov/2015 às 09:02

    Incrível o poder de analise e conclusão da repórter! Concordo sem tirar uma virgula.

  49. Carla Postado em 18/Nov/2015 às 09:03

    Sinceramente já faz algum tempo que não consigo assistir a Globo, e suas novelinhas cheias de gritaria, adultério, busca pelo poder, periguete, se diz que a novela é imitação da vida real, mas acho que com o poder q a emissora tem em mãos podia influenciar as pessoas as coisas corretas da vida, e não ensinar que a filha sair com namorado da mãe, e que bate boca, raiva e inveja seja normal.

    • Antonio Eduardo Monteiro Postado em 01/Dec/2015 às 13:21

      Você esqueceu da apologia da sodomia e do lesbianismo.

  50. Édipo Postado em 18/Nov/2015 às 09:18

    Engraçado, assisto TV por assinatura, prefiro esportes, pq canais de notícias são iguais aos noticiários globo, só q repetem mais o mesmo assunto, de resto é pesca, ovnis, e séries que mostram um EUA q não existem tbm, cheio de assassinos, traficantes e etc. E nm precisamos falar do preconceitos com latinos...

  51. Valdo Postado em 18/Nov/2015 às 09:25

    Por mais que eu concorde com o NYT, se eles se voltarem para a programação local, verão que a conclusão é a mesma!

  52. Amarilia Postado em 18/Nov/2015 às 09:53

    Excelente artigo,com o qual concordo plenamente.Só não consigo defender as outras emissoras,que também oferecem uma péssima programação,sempre com um viés religioso e manipulador. (com raras exceções como a TV Cultura)Em resumo:precisamos da regulação da mídia pra ontem.

  53. Cidinha Domingues Postado em 18/Nov/2015 às 09:57

    Boa reflexão. Eu faço parte desses 4% que nunca assistem televisão, por todos estes motivos acima mencionados.

  54. Ingrid Postado em 18/Nov/2015 às 10:33

    Pensei a mesma coisa, na verdade quando o assunto é manipulação é muita ilusão pensar que alguma mídia não é. Independente do lado que ela defende, sempre mostrará as coisas apenas por seu lado.

  55. Eduardo Ribeiro Postado em 18/Nov/2015 às 10:55

    Bom trabalho. Faltou abordar com mais profundidade o panorama político e o contexto golpista atuais. Faltou falar por exemplo de um Merval, de uma urubuzenta da laia de Miriam Leitão, um Noblat...faltou falar que qualquer jornalista que fugir do script vagabundo "o Brasil é terra arrasada" e "Lula é safado" está na rua, como aconteceu dia desses com o tal do Sidney Rezende...faltou falar que a Globo mente, faltou falar que a Globo não se arrepende de porra nenhuma no que tange 64 e que apoiaria outro golpe militar hoje se vislumbrasse com isso algum tipo de beneficio, faltou falar que jornalismo passa anos-luz dessa emissora, faltou falar que são alinhados com todo tipo de interesse que coloque o Brasil de 4 para o imperialismo...mas ainda assim, o mundo saber que "a Globo é a TV que ilude o Brasil" é algo sem preço.

    • Antonio Eduardo Monteiro Postado em 01/Dec/2015 às 13:20

      Não vejo nenhum contexto golpista. O que vejo é o clamor popular pelo impeachment de uma governante extremamente comprometida com a corrupção.

  56. Line Postado em 18/Nov/2015 às 13:37

    Pior é que tem petista que é tarado pela globo e defende essa emissora com sangue. Vai entender doido!

    • sidney Postado em 19/Nov/2015 às 16:59

      Lene você não está falando do PSDB não? Acho que você ta óculos trocadinho menina ou é burra por opção?

  57. Antonio Palhares Postado em 18/Nov/2015 às 14:51

    A globo sempre foi, é, e sempre será um lixo. E quem continuar a vê-la vai transformar-se em um fedorento lixão.

  58. Rosendo Postado em 18/Nov/2015 às 15:56

    O sujo falando do mal lavado

  59. Marcos Vinicius Postado em 18/Nov/2015 às 16:33

    Se deita na BR!

  60. joão Postado em 18/Nov/2015 às 17:00

    O reporte esqueceu de mencionar nesta matéria que nos telejornais da globo, a porcentagem de notícias dedicados aos Estados unidos e Grã bretanha é imensa (todos os dias) até parece que recebem uma boa quantia em dinheiro para noticiar, há anos conheço as maravilhas dos USA através desta emissora, tudo que acontece lá é perfeito, quando morrer ao invés de ir para o céu quero ir para os USA, aos olhos desta tv lá é o paraíso, é um "puxa saquismo" sem precedente.

  61. George Postado em 19/Nov/2015 às 08:34

    Ótima matéria, no ponto certo. TV globo é a irrealidade propagada como anestesia para o telespectador que muitas vezes só tem a tv para entretê-lo e não sabe discernir o que é notícia ou desinformação. A tv aberta no Brasil é, no geral, uma irrealidade pois todo mundo é branco, os deficientes físicos "com muita luta" conseguem superar as limitações. Eles jogam a ideia da meritocracia o tempo todo, ignoram a história do Brasil, das capitanias hereditárias, da escravidão, etc. Eu já percebi há tempos que essa mesma tv adora criminalizar movimentos sociais voltados para os direitos humanos e trabalhistas, ao mesmo tempo dá suporte pra movimentos neo-nazistas como esse tal de "revoltados online", "mbl" e "vem pra rua". Irrealidade e burrice cagada na cara de quem assiste e aceita-os como "verdade absoluta". A minha esperança é que o acesso à internet ultrapassou a metade da população, isso é muito importante pra quebrar esse monopólio da midiota oligárquica. Em um futuro bem próximo a tv será algo obsoleto.

  62. sidney Postado em 19/Nov/2015 às 16:56

    A Globo é uma diarréia ambulante despejada na boca (cabeça) do povo brasileiro.

  63. enganado Postado em 20/Nov/2015 às 13:03

    Tá difícil de acreditar no The New York Time, pois quem conhece esses judeuSS não pode crer nesta notícia. EX.: Três horas ANTES dos UScranianos derrubarem o jato de passageiros a mando da CIA, pensando que aquele jato fosse do sr. PUTIN que estava vindo da América do Sul (Fortaleza-Caracas), pois a manchete, já estava pronta: ___"""PUTIN DERRUBA na UScrânia jato de passageiros=O voo MH17 da Malaysia Airlines"""___. E aí!?!? Dá para acreditar? Tem algum caroço debaixo desta notícia, ou seja, será que a gRoubo não está contratando poucos judeuSS para darem expeidiente na "vênus platinada"? Não bastam os que lá tem em todos os setores? É só procurarem e constatar: Waack, Leifert, Valdvogel, Annenberg, Sardenberg, Grossman, Sterenberg, o decorador, ... etc, além dos já conhecidos filósofos de botequim=Garcia=Monfort=TUCANTANHEDE=Camarotti (é para rir) (esse puto deu até decisão na Presidenta DILMA. Só matando o pilantra)=Neubarth= ... (me desculpam se faltam "ALGUEN(S)". Enfim, não podemos esquecer do Papagaio-Mor=Garoto Propaganda=Boi de Piranha=Metido a Zé Bonitinho=Fantoche=Sem vergonha=... William Bonner. Agora cá pra nós! Os """Os três Irmãos Metralhas""" são muito fraquinhos; se fosse da AIPAC=HASBARA=NED=CIA cortavam a verba da gRoubo pela metade como castigo. Uma bosta de canal, além de APÁTRIDAS.

  64. Antonio Eduardo Monteiro Postado em 01/Dec/2015 às 13:19

    Excelente texto. A jornalista acertou em cheio na sua análise.

  65. Wanderson Postado em 04/Dec/2015 às 15:58

    É isso.A globo é nossa teletela de cada dia.Nem o George Orwell conseguiu imaginar tamanho controle e alienação.

  66. Rui Ricardo Soares Melo F Postado em 12/Jan/2016 às 10:26

    A Globo é um câncer que precisa ser extirpado. É um péssimo exemplo e presta um desserviço para a nação.

  67. Marco Pereira Postado em 29/Jan/2016 às 21:28

    O que penso da REDE GLOBO, é que alem de ter excelentes profissionais, ela nos trás o que gostamos de ver e fim de papo. Se não fosse assim, como seria A rede globo? os falsos intelectuais deste Brasil, metem o pau nessa emissora mas não desgrudam dela...É UM FATO.Os que odeiam a Globo, tem o direito de não assistir nada do que ela passa no dia a dia. Assistam outros canais pagos ou não, simples. Acredito que algumas mudanças mesmo com a alta tecnologia por ela conquistada, não está sendo feliz nas transmissões dos desfiles das escolas de samba e na década de 70 e 80, era espetacular inclusive o som da avenida. Parecia que a bateria estava dentro de nossas casas. Enfim, a REDE GLOBO é sim uma ótima emissora e aí, como gosto não se discute, fica a critério de cada um...

  68. Eugênio Postado em 27/Feb/2016 às 13:57

    Os ianques sempre chutando a cara de seus lacaios... Mas o niuiorquetaimes não é a escola onde a globo aprendeu a fazer as suas patifarias??? Não foi esse pasquim que sustentou até o fom as mentiras sobre "armas de destruição em massa" no Iraque para o bush destruir aquele país???

  69. Bruno Postado em 05/Mar/2016 às 14:26

    Ilusória é a chamada sensacionalista que vocês colocam HAHAHAHAHAHA a Globo é um lixo, não assisto TV aberta tem anos (só quando passa jogo do Timão, claro), mas atribuir essa matéria ao NY Times é um absurdo. A matéria foi escrita por uma COLUNISTA e, como TODA matéria escrita por colunistas e colaboradores NÃO REFLETE A OPINIÃO DO VEÍCULO. O The New York Times pode odiar a globo, como pode também SEQUER RECONHECER A SUA EXISTÊNCIA. Agora, façam o favor de não reproduzir notícias com chamadas sensacionalistas. Ficaria mais bonito colocar "Colunista do The New York Times detona rede globo". Usar chamadas sensacionalistas é o mesmo que a imprensa marrom faz em todos os lugares.

  70. Ruth Vieira Postado em 06/Mar/2016 às 07:49

    Esta rede globolixo não passa de uma conspiradora golpista no povo brasileiro. O texto está impecável. Pena que poucos terão acesso porque estão enquadrados em coisas menores, por exemplo, ver este lixo de programação da globo.

  71. Antonio Castro Postado em 09/Mar/2016 às 22:04

    O telejornalismo da Globo é uma dramaturgia de orgia grotesca de amor ao poder, seus telespectadores estão condenados a imbecilidade incondicional ou a repulsa definitiva. Eu repudio!!

  72. Gheysa Pires Postado em 31/Mar/2016 às 15:15

    O pior é que quem não tem dinheiro para assinar uma tv privada acaba tendo poucas opções. Infelizmente os canais religiosos tem tomado conta (em um estado que se diz laico). A MTV e a Mix desapareceram e o Canal 14 (TVCI) no Paraná teve que trocar sua programação musical (que diga-se de passagem era de excelente qualidade) pela programação evangélica. Pobre povo!

  73. Alexandre Labatut Postado em 22/Apr/2016 às 12:09

    O NYT não deixa de ser o jornal mais comunista dos EUA, portanto críticas à Rede Globo, que se alinha à direita, nunca poderia ser de maneira isolada. A torpeza da matéria é ridícula. Beira à idiotização política. Deste modo, cada um pode fazer a leitura que quiser.

  74. jorge Postado em 27/May/2016 às 14:50

    Podem se debater, espernear, chorar fazer o que quiser, mas o fato é que as telenovelas tem o poder de influenciar as GRANDES MASSAS. Ponto final, acabou, diante disso eles estao de frente para algo chamado RESPONSABILIDADE. Lavas as maos nao isenta ninguem.

  75. Max Müller Postado em 05/Oct/2016 às 15:42

    Rede Bobo