Redação Pragmatismo
Compartilhar
Europa 17/Nov/2015 às 16:17
24
Comentários

Paris: Charlie Hebdo satiriza atentados em nova capa

Charlie Hebdo ironiza atentados que assombraram Paris na última sexta-feira, 13. A capa da edição, que chega às bancas amanhã, foi antecipada nas redes sociais. Em janeiro, o jornal satírico foi alvo de um ataque que deixou 12 mortos

Charlie Hebdo atentados Paris França
Primeira capa do Charlie Hebdo após os atentados da última sexta-feira: “Eles têm armas. Que se danem, nós temos champanhe!”

O jornal satírico francês “Charlie Hebdo”, alvo de ataques extremistas que deixaram 12 mortos em janeiro deste ano, lançou sua primeira edição após os atentados da última sexta-feira, dia 13, em Paris.

Na capa da publicação aparece uma charge de um francês bebendo champanhe e o líquido escorrendo por furos de balas em seu corpo. Na legenda está escrito: “Eles têm armas. Que se danem, nós temos champanhe!” Apesar de antecipar a imagem nas redes sociais, a publicação chega às bancas apenas na quarta-feira, dia 18.

A revista já foi alvo de ataques e diversas ameaças por satirizar Maomé. Segundo a sharia, lei islâmica, o profeta não pode ser retratado, muito menos alvo de piadas.

Em janeiro, jihadistas não ligados ao Estado Islâmico (EI, ex-Isis) abriram fogo na redação da revista, deixando 12 mortos (relembre aqui)

Outros ataques coordenados na cidade, um em um mercado judaico, deixaram outras quatro vítimas na época.

Na última sexta-feira, ações reivindicadas pelo EI em seis pontos de Paris deixaram ao menos 129 mortos e dezenas de feridos.

ANSA

Recomendados para você

Comentários

  1. poliana Postado em 17/Nov/2015 às 17:32

    desnecessário isso! falta de bom senso....

  2. gustavo0 Postado em 17/Nov/2015 às 19:27

    Ao interpretar a capa, a mensagem que eu capto e de algo como: "NÃO NOS CALARÃO"/"NÃO REDEFINIRÃO NOSSOS VALORES"/"NÃO RETROCEDEREMOS"/"VOCÊS(TERRORISTAS) NÃO IRÃO VENCER". Se há algum órgão da imprensa francesa que possui licença para publicar uma capa como esta, este é o charlie hebdo. É uma capa polêmica e sofisticada, porém esta é a linha do charlie.

  3. Luís Guilherme Postado em 17/Nov/2015 às 22:33

    A capa é absolutamente genial. O Reinaldo Azevedo publicou um texto que diz tudo que há pra dizer sobre essa obra-prima. http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/charlie-hebdo-alvo-de-ataque-terrorista-em-janeiro-faz-uma-capa-genial-sobre-a-tragedia/

    • poliana Postado em 18/Nov/2015 às 15:47

      reinaldo azevedo??!!oi???? não, obrigada!

    • Eduardo Ribeiro Postado em 18/Nov/2015 às 17:20

      """""Reinaldo Azevedo disse tudo que há pra dizer"""" ... """""Reinaldo Azevedo disse tudo que há pra dizer"""" ... """""Reinaldo Azevedo disse tudo que há pra dizer"""" ... """""Reinaldo Azevedo disse tudo que há pra dizer"""" ... """""Reinaldo Azevedo disse tudo que há pra dizer"""" ... """""Reinaldo Azevedo disse tudo que há pra dizer"""" ... """""Reinaldo Azevedo disse tudo que há pra dizer"""" ...

    • Eduardo Ribeiro Postado em 18/Nov/2015 às 17:21

      """""""""""Eu não tenho o menor interesse na opinião do povo. Quase sempre ele está errado. Aliás, a opinião de muito pouca gente me interessa. A democracia sempre foi salva pelas elites e posta em risco justamente pelo “povo”, essa entidade. O “povo”, nos assuntos realmente importantes, não apita nada. É uma sorte! Os petralhas sabem: fico aqui queimando as pestanas, tentando achar um jeito de eliminar o povo da democracia. Ainda não consegui. Quando encontrar, darei sumiço no dito-cujo em silêncio. Ninguém nem vai perceber… Povo pra quê?""""""""""""....AZEVEDO, Reinaldo Pit Bull

    • ALFREDO DE VITA Postado em 19/Nov/2015 às 16:50

      Reinaldo Azevedo ? esse não passa de um ODIOSO.

  4. luis Postado em 17/Nov/2015 às 23:22

    "Charlie Hebdo" é "Danilo Gentili" em francês? Parabéns pela zoeira sem limites!

    • Pedro Postado em 18/Nov/2015 às 05:59

      Nao: ele fazem humor inteligente. O Danilo Gentili soh fala m....

      • eu daqui Postado em 19/Nov/2015 às 10:01

        O humor deles é tão inteligente que precisa ridicularizar o sagrado dos outros.........Será que frances suportaria uma charge mostrando Joana Darc como drogada, traficante, fedorenta e prostituta?

      • luis Postado em 19/Nov/2015 às 12:16

        Com certeza, sim. Ou pelo menos não sairia matando inocentes só por causa disso.

      • Pedro Postado em 20/Nov/2015 às 06:57

        Ha formas inteligentes de ridicularizar o sagrado dos outros. Alias, o sagrado, uma vez verificado, nunca ha razão de ser sagrado. No fim, tudo que é sagrado, é ridículo. Inclusive o monte Kailash.

  5. Silvio Miguel Gomes Postado em 18/Nov/2015 às 06:01

    Devia haver deboche com os mortos, como Hebdo fez em outros casos

  6. João Paulo Postado em 18/Nov/2015 às 09:02

    Se as charges do Charlie Hebdo são inteligentes, eu acho que sou muito burro. Nem mesmo com bastante humor negro é possível achar graça, tampouco inspiram reflexão. A não ser que se refira a algo peculiar dos franceses e que ignoramos. No mais, um mero exercício de empatia com as vítimas dos atentados permite concluir o quão são inoportunas.

    • Luís Guilherme Postado em 18/Nov/2015 às 10:27

      É, acho que o problema é você ser muito burro mesmo. Analise a charge. O que ela diz, basicamente? Champanhe é melhor do que armas. Alegria, simples felicidade de viver, comemoração, celebração, amizade,fraternidade, todos os valores da civilização ocidental, em suma, são melhores do que ódio fanático, ignorância, raiva, ressentimento. A capa é uma reafirmação dos valores que sustentam nossa civilização, um desafio contra aqueles que querem destruí-la, não importa o que façam.

      • Denisbaldo Postado em 18/Nov/2015 às 13:30

        Verdade, os ocidentais pregam a alegria, liberdade, fraternidade e os orientais pregam o ódio fanático, ignorância, raiva, ressentimento . E depois o outro é o burro da conversa. Só uma pergunta: O que foi a Guerra do Iraque? Qual o motivo? Quais as consequências? Quem atacou quem? Burro é quem lê Reinaldo Azevedo e ainda o acha genial.

      • Rafa Postado em 18/Nov/2015 às 15:31

        Que tirou a conclusão agora de que os orientais pregam o ódio fanático, ignorância, raiva, ressentimento foi vc cara, são palavras suas.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 18/Nov/2015 às 17:19

        Olha isso..."o alegre e fraterno ocidente e todos os seus valores superiores aos malditos orientais". Mas que bela bostejada...parabens..

      • Luís Guilherme Postado em 19/Nov/2015 às 08:11

        Onde eu disse que esses valores são exclusividade do Ocidente? O fato é que simplesmente eles são mais consagrados por aqui. E não estamos falando de uma briguinha "ocidente x oriente" aqui. Estamos falando de humanidade x barbárie. Por acaso não houve atentados terroristas no Paquistão? Na Índia?

      • Luís Guilherme Postado em 19/Nov/2015 às 09:06

        A liberdade de viver a vida longe de ideologias, fanatismos e totalitarismos é sim um valor ocidental Denisbaldo. Qual foi a civilização que criou a ideia de Estado laico? De democracia? De liberdade de expressão? E outra, eu nunca disse que os orientais pregam o ódio a todos esses valores que mencionei. Os TERRORISTAS fazem isso. Os bárbaros que não aceitam o diferente fazem isso. Leia com mais atenção, parceiro.

      • eu daqui Postado em 19/Nov/2015 às 10:03

        Mais genial do que Reinaldo Azevedo sou eu que leio ele, o PP e questiono a ambos...

      • Luis Postado em 19/Nov/2015 às 11:33

        Luis Guilherme ingênuo, tentando conversar sensatamente com o Denisbaldo e com o Eduardo Ribeiro. Os dois só sabem bostejar pelas mãos o pão com mortadela que o PT paga pra eles ficarem fazendo papel de trouxa na internet.

  7. Eduardo Ribeiro Postado em 18/Nov/2015 às 10:37

    Não achei bom. Desnecessário.

  8. sidney Postado em 19/Nov/2015 às 16:44

    Ainda reclama de atentado, merece mais... Ninguém na europa é inocente. Liberdade mentirosa, fraternidade unilateralista igualdade mediocre racista. Morte aos franceses assassinos! Aliás, a riqueza europeia é as custas do sangue da escravidão dos negros, da mortandeda dos nativos americanos (70 milhões de 1500 a 1700 d.C.) , do saque, morte e espólio na índia e agora do roubo no oriente próximo. Es as crianças, jovens, mulheres e adultoes e idosos que estão morrendo com as milhares de bombas despejadas dos céus que a imprensa desgraçada não mostra? Isso é guerra... Essa é a forma da guerra de quem não tem avião moderno pra estraçalhar o povo da europa como eles fazem no oriente. E tem um bocado de inteligente que fica com badeirinha francesa se solidarizando com esses assassinos disfarçados de democracia. Mas o povo brasileiro é burro mesmo, nem sabe sua própria história quanto mais a dos outros. Se houvesse conhecimento de história, a europa e os EUA seriam odiados por todos os povos do planeta. É GUERRA... iso é guerra, eles contam os mortas lá e eles aqui... Essa é minha gozação aos gozadores desse jornal de MRD.