Redação Pragmatismo
Compartilhar
Desigualdade Social 12/Nov/2015 às 13:01
15
Comentários

O que é ser rico e ser feliz? Em 5 minutos, dona Maria te dá uma lição de vida

O que é riqueza para você? O que é felicidade? Dona Maria, ex-sem terra, com tão pouco, vai te dar uma lição de vida em 5 minutos

dona Maria Human

O cineasta Yann Arthus-Bertrand passou três anos viajando o mundo e conversando com pessoas para entender qual é a essência e o significado da vida humana. Esses anos foram transformados em um documentário emocionante chamado “HUMAN”.

O filme é composto de 2000 depoimentos pessoais incríveis. São entrevistas com pessoas de todas as esferas da vida, e que expõe vários aspectos daquilo que nos torna humanos.

Uma das entrevistadas é dona Maria, que chegou a um acampamento, no nordeste do Brasil, sem nada. Foi lá que começou a plantar e, com o árduo trabalho, conseguiu comprar um pedacinho de terra – que havia prometido, com determinação, ao pai.

A vida difícil quase consegue ser camuflada pelo brilho nos olhos. Agora, a senhora está aprendendo a ler e escrever.

Mesmo relembrando os dias tão duros, é impossível não se encantar: com tão pouco, ela é simplesmente feliz.

Assista ao seu depoimento:

com informações de Human e Claudia

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Roque Amorim Postado em 12/Nov/2015 às 13:33

    Enquanto agente tem travado tantas batalhas por um país justo em tantas áreas acabamos esquecendo do povo sofrido que construiu e continua mantendo esse país de pé , o povo simples das caatingas , dos sertões e das favelas que são humilhados quando tem de ouvir que o bolsa familia é o bolsa vagabundo , que invadem terras improdutivas com o propósito de dar uma vida digna a seus filhos e produzirem na terra que antes estava abandonada. São por essas pessoas e todas as outras que de certa forma sofrem com o peso da mão do capitalismo que dilacera os brasileiros que não tem grana.

  2. Jane Postado em 12/Nov/2015 às 13:52

    Que linda e que exemplo de vida!!! Emocionada!!!

  3. EDUARDO Postado em 12/Nov/2015 às 15:01

    Depoimento muito bonito. Pena que existem pessoas sem coração e essas, meu amigo, não há emoção que as comova. São elas: fascistas, elitistas, capitalistas selvagens, coxinhas, homofóbicos, racistas, extremistas religiosos. Todas vivem em prol do dinheiro e do poder, exemplos negativos, que só vão se lembrar da história de Dona Maria quando estiverem a beira da morte. Aí é perdão pra lá, perdão pra cá. Desculpa Deus por isso, desculpa Deus por aquilo... Uma pena. Quantas donas Marias não exitem no Brasil!? O Brasil é isso: feito de Marias e Joãos... pessoas de coração bom. Meu Deus, o que aconteceu com a classe média?

    • Brunno Postado em 12/Nov/2015 às 15:54

      Exatamente Eduardo! Essas pessoas não tem a empatia necessária para tais atos que você citou! Mas Freud explica: Elas utilizam do mecanismo de defesa conhecido como projeção, no qual, sejam pensamentos inaceitáveis ou indesejados são atribuídos ao outro, numa tentativa falha de diminuição do mesmo. Resumindo, não saíram da socialização primária!

    • Denisbaldo Postado em 12/Nov/2015 às 17:43

      Houve um processo de "pereirização" da classe média, algo muito difícil de ser revertido. Talvez se a esquerda vencer as eleições pelos próximos 100 anos nós tenhamos alguma chance.

      • Brunno Postado em 13/Nov/2015 às 16:23

        adorei esse termo Denisbaldo! rs "pereirização'.

  4. Maria Felipe Postado em 12/Nov/2015 às 15:20

    Me parece q ela não comprou a terra e sim fez/faz oarte de um acampamento do MST! Justiça seja feita e q ela e outras tantas famílias consigam um terreno p plantar, colher e viver com dignidade. Ainda destruindo a falácia de que esse povo é arruaceiro e tem preguiça de trabalhar. Dona Maria um exemplo de superação q gostaria de n ver, por não aceitar q o sofrimento humano se transforme em exemplo.

  5. O que é ser rico e ser feliz? Em 5 minutos, dona Maria te dá uma lição de vida | Além da Mídia Postado em 12/Nov/2015 às 16:05

    […] post O que é ser rico e ser feliz? Em 5 minutos, dona Maria te dá uma lição de vida apareceu primeiro em Pragmatismo […]

  6. Leticia Postado em 12/Nov/2015 às 16:28

    Entre tantas Marias eu vejo neste depoimento o meu pai e minha mãe,duas pessoas humildes,analfabetas ,mas com um coração tão nobre e bondoso que se sacrificou uma vida inteira pelas filhas com uma honestidade impar....É nessa hora que vemos que princípios e educação não tem nada haver com a vida acadêmica e sim com caráter ,que é o que falta em nossa política !!!Tenho muito orgulho dos meus pais !!!

  7. Rodrigo Postado em 12/Nov/2015 às 17:23

    Kant dizia "quanto mais uma razão cultivada se consagra ao gozo da vida e da felicidade, tanto mais o homem se afasta do verdadeiro contentamento". O que ela menos tem é que a faz mais feliz, é uma questão de conhecimento. Quanto mais ela estudar, conhecer a vida e suas maldades, mais terá a possibilidade de se magoar com o mundo e se decepcionar, então a felicidade irá para além de obter um pedaço de terra... Que bom que é feliz assim, pena eu não consiga ser...

  8. Salomon Postado em 12/Nov/2015 às 17:53

    Em que pesse os milhões que saíram da pobreza nos últimos anos, essa "ainda" é a realidade de outros (e são tantos) milhões de brasileiros que querem estudar, trabalhar, morar e ter as mesma oportunidades que os coxinhas tiveram. Lula 2018!

  9. Rogério Britto Postado em 12/Nov/2015 às 19:04

    Parabéns Eduardo, você sintetizou tudo o que se poderia dizer! É , de fato é triste constatar a falta de empatia e amor aos nossos conterrâneos! Sim, porque somos todos conterrâneos, as vezes acho que estamos lidando com inimigos invasores , é lamentável!

  10. Regis Postado em 12/Nov/2015 às 20:22

    Mulher guerreira, apesar de ter pouca instrução, admiro seu otimismo diante das adversidades.

  11. Marcos Kim Postado em 14/Nov/2015 às 18:01

    Ainda há uma chance para humanidade. A verdadeira felicidade não está naquilo que a traça rói ou o que a ferrugem corrói.

  12. Adalberto Postado em 14/Nov/2015 às 19:03

    Dona Maria lembra minha vó que apesar do sofrimento e da pobreza material, ainda mantém o brilho nos olhos, o sorriso fácil e o exemplo de que ser é mais importante do que ter.