Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 12/Nov/2015 às 23:19
21
Comentários

"Lenda urbana", diz Joaquim Barbosa sobre fraude em urnas eletrônicas

"Não passa de lenda urbana. A mesma urna que elegeu a sra. Dilma Rousseff elege o sr. Aécio Neves e Geraldo Alckmin". Joaquim Barbosa disse ainda que, durante os três anos que participou da Justiça Eleitoral, nunca registrou um ato fraudulento em qualquer urna eletrônica

Joaquim Barbosa urnas eletrônicas
O ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa

As insinuações do PSDB de que as eleições presidenciais de 2014 podem ter sido fraudadas foi classificada de “lenda urbana” pelo ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa nesta quarta-feira, 11.

“Isso não passa de lenda urbana” disse Barbosa, ao participar do 10º Siac – Seminário Internacional da Acrefi.

“A mesma urna que elegeu a senhora Dilma Rousseff elege o senhor Aécio Neves, Geraldo Alckmin e os parlamentares por todo o País” afirmou o ex-ministro do STF, acrescentando que ele próprio serviu à Justiça Eleitoral por três anos e nunca presenciou um ato fraudulento em qualquer urna eletrônica.

De acordo com ele, os questionamentos feitos às urnas eletrônicas ocorrem mais na internet e são irresponsáveis. Na visão do ex-ministro, a urna eletrônica foi um grande avanço da Justiça Eleitoral e evita manipulação dos resultados.

Para ele, o que há no Brasil, no âmbito eleitoral, é uma preocupação generalizada com a forma de financiamento das campanhas eleitorais. Segundo Barbosa, nenhuma empresa contribui com campanhas eleitorais por altruísmo, “há sempre interesse por trás”. Ele elogiou a extinção do financiamento do privado de campanha, decisão tomada pelo STF em setembro.

Petrobras

Questionado sobre a corrupção na Petrobras, Barbosa lamentou o fato de o Brasil ser signatário da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) num acordo para evitar corrupção entre empresas e o governo brasileiro ainda titubear nestas práticas.

“A tolerância à corrupção pode causar danos aos investidores. A falta de ética pode ser deletéria na formação de preços, encarecendo-os, desde o mais simples aos supérfluos”, disse.

Recomendados para você

Comentários

  1. “Lenda urbana”, diz Joaquim Barbosa sobre fraude em urnas eletrônicas | Além da Mídia Postado em 13/Nov/2015 às 04:52

    […] post “Lenda urbana”, diz Joaquim Barbosa sobre fraude em urnas eletrônicas apareceu primeiro em Pragmatismo […]

  2. Carol Postado em 13/Nov/2015 às 08:06

    A maioria das pessoas que conheço que acreditam que é possível fraudar a urna eletrônica, votaram Dilma. Eu sei, estão falando das eleições presidenciais, mas é importante dizer que existem argumentos sérios e fortes contra esse equipamento. Muitos amigos meus também a área da computação se interessaram por esse tema e no fim das suas pesquisas e analises a reposta é quase sempre a mesma, "não é confiável". A verdade é que fraudar uma eleição presidencial é quase impossível. O risco dessas possíveis fraudes é mais verdadeiro em eleições para vereadores e prefeitos. Eu não acredito também que as eleições de 2014 tenham sofrido fraude, mas gostaria que o debate sobre as urnas fosse feito pela população de uma forma menos inflamada e mais responsável.

    • Renato z Postado em 13/Nov/2015 às 10:45

      Não existe um método altamente confiável e infalível, seja urna eletrônica ou cédula de papel, sempre ha a possibilidade de fraude, agora a urna é uma criação brasileira é rápida e eficiente, não tem o menor sentido a fraudar as eleições para Dilma ser eleita ao mesmo que elege estes deputados, é besteira, Dilma ganhou as eleições porque o Aécio era o outro candidato.

    • poliana Postado em 13/Nov/2015 às 16:50

      se as urnas eletrônicas são passíveis de serem fraudadas, imagine as cédulas de papel em q vc só marcava um "x" no quadradinho ao lado do seu candidato...qual dos dois métodos é o mais seguro? essa história de fraude nas urnas já deu. antigamente todo mundo babava o ovo pras urnas eletrônica e vivia batendo no peito com orgulho dizendo q o método de votação mais seguro do mundo era criação brasileira, e q vários países, inclusive os eua, estavam estudando-o para implantá-lo em seu sistema de votação. agora pq o pt ganhou mais uma vez e o psdb n se conforma, tão apelando pra essa história ridícula defraude nas urnas. absurdo!!!! uma vergonha a postura do psdb diante de mais uma derrota e inconformismo! ridículo!!!e ainda querem questionar o pq votamos no pt!!!!

      • Carol Postado em 13/Nov/2015 às 18:50

        Poliana, você nunca se da ao trabalho de ler antes de responder?

      • poliana Postado em 13/Nov/2015 às 19:05

        eu li o q vc disse, querida. apenas dei a minha opinião. eu falei q vc estava errada? lhe critiquei? sua educação me comove.

    • Stela Ferraz Postado em 14/Nov/2015 às 10:36

      Então mostre onde está o erro, só assim teremos desconfiança, queremos a verdade, por enquanto a verdade é que Aécio não se conforma com a DERROTA e os derrotados denegriram a imagem do Brasil, essa é a verdade!

  3. Eduardo Ribeiro Postado em 13/Nov/2015 às 10:40

    Mas por que que o "Batman da classe média" está se debruçando sobre lendas e contos da carochinha? Quem é o tonto que perguntou sobre isso pra ele? "Fraude em urnas eletrônicas" não é assunto. Nem pra "bravata entre bêbados de boteco" não serve. É mimimi de menino mijado de internet. É choro de perdedor. É nhenhenhem de "bolsonarete" buchudo sem referência paterna. Se vai ficar abordando lendas e mitos, aborde alguma que seja ao menos relevante. Fale de Papai Noel, já que estamos perto do Natal. É completamente inútil e perda de tempo, mas tem um resquicio de relevância.

  4. Pedro Accioli Postado em 13/Nov/2015 às 10:58

    Se os tucanos já viram que não houve fraude nas eleições, então deveriam ficar quieto e aceitarem a derrota nas urnas, se querem ganhar as eleições, que elaborem um plano de governo com propostas convincentes ora bolas!

  5. Fabricio Postado em 13/Nov/2015 às 11:22

    as urnas são inseguras sim, mas não quer dizer as eleições são todas fraudadas. primeiro que precisa de alterar muitas para fazer efeito num pais com grande população como é o nosso, e segundo que tem que ser hackeada uma a uma e a brecha de tempo que ela pode ser alterada é muito pequena. cuidado nunca é demais, mas o lado que perde sempre vai tentar se fazer de injustiçado.

  6. sergio ribeiro Postado em 13/Nov/2015 às 11:56

    Os tucanos são péssimos perdedores e atentam contra a democracia com estas iniciativas. Baseiam suas denúncias em boatos irresponsáveis de internet. Um dos que eu vi era uma clara montagem de um relatório de urna; um especialista mostrava que os dados informados não batiam com os números de uma urna eletrônica.

  7. Denisbaldo Postado em 13/Nov/2015 às 12:31

    Pobre oposição, se agarra a uma tese sem sentido para justificar seu fracasso. O PSDB venceu as últimas 6 eleições no estado de SP, com as mesmas urnas, sem que nunca o PT as contestassem. Mas aos poucos a verdade vem se tornando cada vez mais notória e a vergonha coxinha é crescente. Basta ver que muitos de seus representantes já abandonaram o hábito de comentarem aqui no PP, outros diminuíram muito a dose.

  8. vinicius Postado em 13/Nov/2015 às 12:44

    Em pernambuco foi onde Dilma teve mais votos, no entanto nenhum deputado do PT foi eleito. Isso não é no minimo estranho?

    • Eduardo Ribeiro Postado em 13/Nov/2015 às 14:13

      Não..

  9. Eduardo Ribeiro Postado em 13/Nov/2015 às 14:13

    "a eleição deveria ser impugnadda" porque...porque....bem...porque Dilma ganhou de novo e o PT é octa-vencedor em cima do PSDB, e por conta disso minhas lágrimas não querem secar...

  10. Denisbaldo Postado em 13/Nov/2015 às 14:14

    Então todas as eleições deveriam ser impugnadas, correto? Por que você usa o singular "eleição", e não o plural "eleições"? A resposta eu sei e você também, seu GOLPISTA.

    • Denisbaldo Postado em 13/Nov/2015 às 22:01

      É mesmo!?!?! E essa sua "teoria de democracia" que só é válida se houver recontagem dos votos você leu onde? Quando ha história deste país houve recontagem dos votos para presidente da república, governador ou prefeito!?!?! Para de inventar teoria para parecer intelectual, porque você NÃO É INTELECTUAL, É UM ANALFABETO,ou melhor, para de ler Veja. Quanta baboseira.

  11. Denisbaldo Postado em 13/Nov/2015 às 14:17

    Isso meninada, confiem no Poderoso Pereira, o dono da verdade, o oráculo político brasileiro. Aquele que nos levará ao sucesso!!! Você não tem a mínima ideia do que é política. Você é um analfabeto em todas as ciências.

  12. Mauricio de Souza Matos Postado em 16/Nov/2015 às 14:12

    O PSDB quer a volta do voto escrito , porque depois da implantação das urnas eletrônicas, eles não ganharam mais as eleições presidenciais. Quando do em cédulas escritas, era fácil para eles nas juntas de apuração, transformar votos nulos e brancos para seus candidatos. Agora eles não têm essa possibilidade, por isso questionam o voto eletrônico. Em 2018 LULA PIXULECO NELES.

  13. JOHN J. Postado em 16/Nov/2015 às 20:03

    Será que para ele "TUCANO CORRUPTO" também é lenda urbana? Porque até hoje o processo dos tucanos corruptos do MENSALÃO TUCANO DE MINAS GERAIS, que ele, o Batman da Globo, quando julgou o mensalão petista, deixou engavetado até vencer prazo e isentar os elementos da tucanlaha que estavam envolvidos?

  14. Maurício de Souza Matos Postado em 17/Nov/2015 às 10:04

    Isso sem falar no Arruda, no Agripino, no Ronaldo Cunha Lima que furtou a SUDENE que teve que ser extinta no governo FHC e muitos outros bandidos do PSDB que são protegidos pela Polícia Federal, Ministério Público e Justiça. Se fossem do PT estavam todos na cadeia.