Redação Pragmatismo
Compartilhar
Religião 27/Nov/2015 às 17:35
36
Comentários

Intolerância religiosa: Terreiro de Candomblé é incendiado no Distrito Federal

Terreiro de candomblé é incendiado no Paranoá, no Distrito Federal. Mais dois templos foram atacados, em setembro, um em Santo Antônio do Descoberto (GO), outro em Águas Lindas de Goiás

terreiro Candomblé incendiado Distrito Federal
Um templo de religião de matriz africana foi incendiado no DF

Um terreiro de candomblé foi incendiado na madrugada de hoje (27), no Núcleo Rural Córrego do Tamanduá, no Paranoá (DF). O fogo começou por volta das 5h30 e destruiu o barracão da casa. Cinco pessoas dormiam na casa, mas ninguém ficou ferido. O Corpo de Bombeiros foi acionado, apagou o fogo e está fazendo a perícia do local.

Mãe Baiana – coordenadora de Comunidades de Matriz Africana de Terreiros da Fundação Cultural Palmares – informou que levantou com os estralos e quando saiu o fogo já estava tomando todo o barracão.

“Eu levantei e o fogo já estava muito alto, tomando conta de tudo. Como estou arrumando tudo, lá dentro tinha muita louça, esteiras, as roupas dos santos, mas não tinha velas acesas porque eu coloquei em outro local”, disse ela.

Há suspeita de que o incêndio tenha sido motivado por intolerância religiosa. Segundo Mãe Baiana, nas últimas semanas foi visto um ômega azul rondando a casa, e na noite anterior o mesmo carro passou pelo local.

Este é o mais recente caso de ataque a terreiros na região do Distrito Federal e Entorno. Mais dois templos foram atacados, em setembro, um em Santo Antônio do Descoberto (GO), outro em Águas Lindas de Goiás. Ambos foram incendiados, sendo que o primeiro foi atacado duas vezes.

O presidente da Federação de Umbanda e Candomblé de Brasília e Entorno, Rafael Moreira, lembrou que este é o quinto ataque registrado nos últimos anos, o terceiro com uso de fogo. A federação está trabalhando para descobrir que tipo de ataque ocorreu. Acompanhada da Fundação Palmares, do Fórum de Defesa de Liberdade Religiosa e outras instituições, a federação promoverá campanha para mostrar à sociedade o que está acontecendo.

Agência Brasil

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 27/Nov/2015 às 18:25

    Depois muçulmano que é terrorista.

    • Jonas Schlesinger Postado em 27/Nov/2015 às 22:54

      E os jihadistas são o quê, católicos? Eles são terroristas sim e pronto. Mas na terra deles. Aqui existem outros terroristas. Em cada esfera das nossas vidas, sendo elas políticas, religiosa, sempre têm uns terroristas.

      • Wladimir Teixeira Postado em 28/Nov/2015 às 01:27

        jihadistas não são muçulmanos - na verdade a religião deles é DINHEIRO, pois são mercenários recrutados em todo o mundo (inclusive UE e EUA) criados e financiados pela CIA e MOSSAD (serviço secreto israelense)

      • Pedro Postado em 28/Nov/2015 às 11:22

        Qual a definiçao de jihad e qual a definição de terrorismo? Parece que você transformou dois conceitos separados em sinônimos. O IRA era terrorista?

      • Jonas Schlesinger Postado em 28/Nov/2015 às 17:18

        O Jihad praticante no Oriente Médio faz leis absurdas como a submissão radical da mulher para com o homem, trabalhos suicidas persuadidos por líderes muçulmanos radicais, invasão de territórios, belicismo... Ainda tem pessoas que defendem a religião muçulmana na sua corrente mais radical como por exemplo os Sunitas da Arábia Saudita, estes além de terem regras arcaicas encontradas no Alcorão, têm ainda a Sharia que é muito mais conservadora que o primeiro livro. Nem se fala dos Xiitas que, apesar de serem um pouco mais progressistas, concordam com a política belicista e sem-pacifismo como mesmo sugere o Aiatolá do Irã (por mais que o presidente de lá queira fazer algum esforço para progredir o seu país). Não estou dizendo que todos os muçulmanos são terroristas, mas que é a religião da parte oriental do planeta em que nasceram raízes radicais, doutrinas conservadoras, grupos terroristas e leis sufocantes e absurdas que retém direitos humanos, sim nasceram a partir do Islamismo. Acontece que está acontecendo a mesma coisa que aconteceu com o catolicismo na Idade Média, quando este perseguiu pessoas e matou em nome da igreja. Agora, têm pessoas que respondem à base do supetão. Não entenderam quando eu disse que terrorismo não é só praticado por grupos terroristas islâmico-radicais, e sim, também, por outros grupos sendo eles religiosos ou não. E se os Estados Unidos criaram algum grupo terrorista, seria injusto que os outros países não fizessem nada para detê-los. Muitas mortes se tornariam em vão com comentários iguais aos seus. E sobre o ataque no terreno do Candomblé, também foram terroristas, religiosos ou não, e precisam ser punidos definitivamente. Ou para você, Pedro, terrorista é só definição de homem bomba? Estranhíssima a sua concepção.

    • Rogerio Postado em 01/Dec/2015 às 11:31

      Duas mulheres muçulmanas, de aproximadamente 30 anos de idade, foram agredidas no Centro de Curitiba na semana passada. Uma delas foi atingida na perna por uma pedra, enquanto a outra levou um cuspe no rosto. Os agressores fugiram e não foram localizados. Matéria completa: http://www.bandab.com.br/jornalismo/muculmanas-levam-pedradas-e-cuspe-no-rosto-no-centro-de-curitiba/

    • Rogerio Postado em 01/Dec/2015 às 11:36

      Sugiro ao site pragmatismo político que façam uma matéria sobre islamofobia no Brasil.

  2. Vitor Luiz Postado em 27/Nov/2015 às 18:41

    Triste. Houve um período aqui no DF onde as estátuas da Praça dos Orixás, prainha, foram depredadas. Também houve um caso que a estátua de Santo Antônio que fica na entrada da cidade de Santo Antônio do Descoberto foi arrancada e atirada no córrefo.

  3. poliana Postado em 27/Nov/2015 às 18:49

    tá vendo, pereira. pra vc ver o quão comum é essa barbaridade! depois ainda tem coragem de dizer q são casos isolados, ou que alguém faz propositalmente pra depois botar a culpa na tua corja evangélica!

    • Denisbaldo Postado em 27/Nov/2015 às 20:50

      Pereira vai dizer que cristãos estão sendo mortos todos os dias no Turcomenistão e ninguém se incomoda...

      • Thiago Teixeira Postado em 28/Nov/2015 às 09:52

        E que os EUA são de esquerda ...

    • Felipe Postado em 27/Nov/2015 às 22:32

      Poxa Poliana que bom que VC sabe quem fez isso, ta mais esperta que todo mundo que não sabe quem são os suspeitos hein parabéns

      • poliana Postado em 28/Nov/2015 às 11:31

        tenho certeza, felipe! ninguém tem dúvidas disso! mas se vc quer se fazer de inocente, é um direito seu.

      • Felipe Postado em 28/Nov/2015 às 13:07

        Gente preconceituosa falando de gente preconceituosa que beleza hein

      • poliana Postado em 28/Nov/2015 às 16:13

        eu apenas enxergo o óbvio! se vc n consegue ver isso por razões óbvias, problema seu!

    • Guilhermo Postado em 27/Nov/2015 às 22:34

      Eu gostaria tanto de ver um debate ao vivo entre os principais comentaristas aqui do PP. Imagina só que legal: Pereira, André Maria César Sousa, Outro Rodrigo, José Ferreira, Naro Solbo, Edu das Aspas, Tiago Teixeira, Denisbaldo, Onda Vermelha, Trajano, e claro, você, Poliana! Se eu esqueci alguém ativo aqui nos coments, desculpa. '-'

      • poliana Postado em 28/Nov/2015 às 11:33

        "andré maria cesarsouza"..faltou acrescentar julio, xonga aí. kkkkkkkk...e"edu das aspas"! rsrsrs...cara, vcs são figuras!! kkkkkkkkkk..imagina nosso encontro ao vivo! e com o pereira se revelando!! gente, seria demais!!! quem sabe um dia, hein!!!rsrsrsrs

      • Denisbaldo Postado em 28/Nov/2015 às 17:47

        O Pereira com certeza seria a estrela do debate! Hahahahahaha!

      • Trajano Postado em 29/Nov/2015 às 09:47

        Olha, pessoalmente seria muito perigoso! Vai que o maria/andré/julio/cezar/sousa resolva explodir as suas bombas escondidas no casaco ou o Pereira resolva cantar o hino nacional, fazer uma prece e ficar dando tiro pro alto? Cruzes!

      • Thiago Teixeira Postado em 30/Nov/2015 às 09:18

        Eu levarei de presente a coleção dos Racionais MC´s pra EU DAQUI, todos os CD´s da Rose Nascimento pra Poli, Bonde do Tigrão pro José Ferreira, o manifesto Comunista pro César Sousa e DVD Azul, a cor mais quente pro Pereira!!!!!!!

      • poliana Postado em 30/Nov/2015 às 13:29

        kkkkkkkkkkkkkkk...thiago, desculpa minha ignorância, mas quem é rosi nascimento.? rsrs

    • Eduardo Ribeiro Postado em 28/Nov/2015 às 08:19

      ei....pare com isso, poli.....é um caso isolado....temos que nos preocupar é com a Cristofobia....você não sabe as agruras que pereira passa todo dia apenas por se declarar cristão...ele sofre demais...morro de dó....

      • poliana Postado em 28/Nov/2015 às 11:41

        hahahaha...não é eduardo?! pobre pereira. o cara sofre demais por ser cristão. rs

    • sidney Postado em 01/Dec/2015 às 18:33

      "Corja evangélica" poliana? Isso não é preconceito também? Vc deve ser ateia e daí, quem vai pro inferno é você por livre escolha? Mas adjetivar os evangélicos de corja foi ridículo. Procura um "moi" de roupa pra lavar menina. kkk

      • poliana Postado em 01/Dec/2015 às 19:51

        sidney, n sou atéia não..e problema seu achar q tenho preconceito com evangélicos. vcs fazem por merecer.

  4. BRUNNO MARX Postado em 27/Nov/2015 às 20:43

    SILAS MALAFAIA....O que mais incita a violencia religiosa em todos os sentidos...vive entoando frases de efeitos camufladas..contra: candomblé,,LGBT,,Fieis que não dão o dizimo,,violencia contra a mulher,, e sinto muito dizer não vai acontecer nada...Ministerio publico é partidario a tudo isso. Ministerio publico é a grande farsa do brasil...ou não tem força suficiente p/acabar com isso.

  5. Marlos Postado em 28/Nov/2015 às 10:32

    Roça de candomblé, terreiro é de umbanda.

  6. Alex Postado em 30/Nov/2015 às 00:41

    Essa onda da Direita no Brasil está mostrando o lado perverso da nossa sociedade, racismo, preconceito religioso, ódio aos pobres, nordestinos, petistas... Muito triste verificar como estamos atrasados...

  7. George Postado em 30/Nov/2015 às 08:27

    o Brasil é um país difícil por ser hipócrita. A tragédia ambiental causada pelas mineradoras em Mariana-MG é "acidente natural" para a mídia oligárquica, trocentas milhões de pessoas desinformadas vão acreditar nisso. O Brasil possui um índice alarmante de mortes de pessoas da periferia, negros, pobres, homossexuais, a mídia mostra que "só quem morre é bandido, se tivesse estudado, arrumado uma profissão, estaria vivo", excluindo todo o contexto histórico e social a respeito dessas mortes sumárias, o telespectador novamente desinformado vai acreditar nisso. Há muito preconceito religioso em relação as religiões afros, inclusive propagado por desinformação da tv, e novamente a mídia de massa vai falar que foi um ato de "vandalismo" sem mostrar que esse "vandalismo" é corriqueiro e é alimentado de preconceito e desinformação. E tá cheio de otário racista preconceituoso botando bandeira de país colonialista no profile. Vai vendo.

    • Cecimila Calc Postado em 30/Nov/2015 às 11:00

      Falou tudo. A desinformação misturada à hipocrisia...

    • Thiago Teixeira Postado em 30/Nov/2015 às 12:10

      Já pensou se fosse a Petrobras?

  8. Denisbaldo Postado em 30/Nov/2015 às 13:09

    "E mais... vou humilhá-los e torturá-los com a verdade e a realidade." - Hahahahahaha!!!

  9. BRUNNO MARXX Postado em 30/Nov/2015 às 15:14

    Montagem seu util..é por cidadão util igual a voce que acredita na midia aberta que a direita vai usufluindo

    • Filipe Postado em 01/Dec/2015 às 20:25

      Acho que esse perira é o próprio olavo de carvalho, postando como um pseudônimo....

  10. Juniperos Postado em 30/Nov/2015 às 20:56

    Sério mesmo Pereira? Nem você acredita no que está falando não é? O que houve cara, e a lição do Cunha não valeu nada?

  11. sidney Postado em 05/Dec/2015 às 22:23

    Quero fazer uma denúncia do crime. Foi o "exu pinga fogo". O`bixim miserável que nem respeita sua própria casa. rsrsrs Mas,também pode ter sido o Silas Malafaia. kkkkkkkkkk Esse é doido e vive possuído pelo capeta.