Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 20/Nov/2015 às 17:43
14
Comentários

Dono da Globo e FHC voaram em avião oficial 'emprestado' por Aécio

FHC e Roberto Irineu Marinho estão entre os passageiros para quem Aécio Neves cedeu aeronaves oficiais do governo de Minas Gerais. Lista completa dos passageiros de Aécio traz informações ignoradas pela reportagem da “Folha de São Paulo”, que denunciou inicialmente o caso

Aécio aeronave FHC Minas Gerais
Quando noticiou o episódio, Folha omitiu que FHC era um dos passageiros da aeronave oficial cedida por Aécio Neves

O escândalo do uso indevido de aeronaves do governo de Minas Gerais pelo então governador Aécio Neves (PSDB) ganhou novos capítulos.

Denúncia publicada nesta quinta-feira (19), pelo portal DCM mostra a lista completa dos vôos de Aécio durante os sete anos e três meses de seu governo, entre 2003 e 2010, ao ter acesso por meio da Lei de Acesso à Informação.

A lista completa, no entanto, traz informações ignoradas pelas reportagens do jornal “Folha de São Paulo”, que denunciou o caso na época. Entre as novidades está a presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC).

O tucano usou os aviões e o helicóptero do governo de Minas em pelo menos dez ocasiões, sem a presença do governador Aécio Neves. A maioria em 2006 (três, uma delas com uma “comitiva”) e 2008. Em quatro viagens o pacote foi completo: de Belo Horizonte direto para São Paulo.

Roberto Irineu Marinho, um dos donos da “Globo”, foi de Belo Horizonte a Brasília em 11 de setembro de 2007. No dia seguinte, da capital mineira a Diamantina. Esteve acompanhado do então senador Sérgio Guerra, do PSDB. Todos a bordo das aeronaves públicas.

Consta nos documentos Aécio 1430 viagens ao todo, 110 com pouso ou decolagem do famoso aeroporto de Cláudio, construído nas terras do tio Múcio Toletino. A maioria dos trajetos feita de dois jatos, um helicóptero Dauphin e um turboélice pertencentes ao estado de Minas.

Pelo menos 198 vezes ele não estava a bordo. No entanto, um decreto de 2005 estabeleceu que esse equipamento destinaria-se “ao transporte do governador, vice-governador, secretários de Estado, ao presidente da Assembleia Legislativa e outras autoridades públicas” e serve “para desempenho de atividades próprias dos serviços públicos”.

Ex-presidente do partido, Guerra foi citado pelo delator Paulo Roberto Costa, no âmbito da operação Lava Jato. O ex-diretor da Petrobras afirmou ao Ministério Público Federal ter dado propina ao tucano fruto de corrupção na estatal, em 2009.

VEJA TAMBÉM: As celebridades que viajaram em aeronaves públicas emprestadas por Aécio Neves

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 20/Nov/2015 às 18:20

    Mídia nojenta ... depois esses ancoras cretinos vem falar do PT.

    • Joana paula Postado em 21/Nov/2015 às 20:09

      Verdade!

  2. Thiago Teixeira Postado em 20/Nov/2015 às 18:48

    Tucano ... PÓDI.

  3. Denisbaldo Postado em 20/Nov/2015 às 20:00

    FHC morre de inveja de Lula. Lula é reverenciado mundo afora enquanto esse lixo é ignorado por todos e qualificado como o MAIOR TRAIDOR ENTREGUISTA DE SUA PÁTRIA. O PSDB quer destruir qualquer possibilidade de Lula ter sua parte na história política brasileira. FHC quer rescrevê-la e se colocar como o grande messias de nosso povo. Pobre coitado, coxinha imbecil, está arruinando o pouco respeito que alguns ainda tinham por ele.

  4. enganado Postado em 21/Nov/2015 às 01:15

    E resta mais alguma dúvida da putaria da Direita? Quem esconde essa putaria, leva GRANA para não falar e não é pouca. É muita! Perguntem ao juizeco MORO. Tá rico, como se não bastassem o encobrimento dos ""Facínoras do PSDB/DEM"", quando sumiram com ___"""132 BILHÕES de DÓLARES"""___ do BANESTADO. Alguém está preso? E aí MORO? Qta honestidade! Então o ___""" o menino de ouro do Bush (pai)=AERÓPIO"""___ predisse que este "viciado" seria o Presidente do BRASIL em futuro próximo. Até acredito que sim, basta a CIA-MOSSAD-AIPAC-HASBARA-NED- ... darem as ordens e as Forças Armadas do gen. Mourão farão o servicinho em 5 minutos e já no 6º minuto o """menino de ouro"" estará empossado como """salvador da Pátria""". Querem saber! O AERóPIO pode tudo e de tudo, garoto "baum' é aquele ali. Vai nos salvar dos comunistas/bolivarianos/sindicalistas/7 P´s/ ... etc. Ah sim! E o jatinho? “””””Não vai ao caso.”””””””

  5. Eduardo Ribeiro Postado em 21/Nov/2015 às 13:26

    Essa foto deveria ser opcional, vê quem quiser clicar em cima. Poécio e o maior canalha traidor da pátria brasileira em toda sua história, juntos na mesma foto? Dá não. É desgraça demais no mesmo quadro. É chorume político demais. Tal imagem exala um odor pútrido cavalar, nocivo ao sistema nervoso. É algo indescritível que sai da tela do meu computador e toma toda minha casa. Irresponsabilidade botar uma foto dessas sem avisar da toxicidade do seu teor.

    • enganado Postado em 24/Nov/2015 às 16:01

      Foto: Dinossauro-Corno e o Bi-viciado: cocaína e cachaça.

  6. Eduardo Postado em 21/Nov/2015 às 19:58

    vai ficar só no tititi de blog..... a justiça não apurará nada.... ou os bocoiós dos brasileiros vão ter que amargar mais este desmando....

  7. Eduardo Postado em 21/Nov/2015 às 20:00

    o PP deveria não colocar esta propaganda da imagem dessa turma, é uma forma de fazer o povo sempre lembrar da cara deles..... e tem muitos que votam pela cara....

  8. Maurício de Souza Matos Postado em 22/Nov/2015 às 10:03

    O PSDB pode fazer o que quiser, pois a imprensa nada fala sobre o partido e seus comandantes. Se fosse do PT estaria nas primeiras paginas dos principais jornais do País. A proteção é tanta que dá nojo. Veja o caso do mensalão do Azeredo, que é do ano de 1978 e até hoje sequer houve denúncia. O do PT é de 2005 e já foi julgado.

  9. roberto Postado em 22/Nov/2015 às 11:40

    Para O MP do Rio Grande do Sul, Grupo RBS usa Ônibus publico da empresa Carris de Porto Alegre, para fazer reportagens do GRENAL, com saída da Secretaria de Segurança Publica, para o Estádio Beira Rio, com um repórter da TV RBS, e sem passageiros. Povo Paga.

    • enganado Postado em 24/Nov/2015 às 15:57

      Só para esclarecer: RBS_Grupo SEMITA_SIONISTA que faz parte da AIPAC no BRASIL, mancomunado com a DIREITA do FHC e do resto Gangue. Aí entra a rede gRoubo=Matriz do AIPAC=HASBARA no BRASIL, ..., Moro, POÉCIO, çERRA ... . Fácil de entender! O BRASIL tem DONOS e moram nos EUA e/ou iSSraHell.

  10. George Postado em 23/Nov/2015 às 13:46

    mais um caso em que haverá panelaço. Só que não

  11. Eduardo Ribeiro Postado em 23/Nov/2015 às 14:59

    ""FHC o pai do Lula"".....o desespero é tanto, mas tanto, os caras estão tão desidratados de tanto derramar lágrimas, que agora querem vincular a imagem do traidor da pátria brasileira ao papai Lulão. Os caras agora querem se livrar de seu ídolo supremo e "muso inspirador". Não vão. FHC é o esqueleto no armário da direita. É o "Super Trunfo invertido", é a razão pela qual os tucanos estão mendigando impeachment, é o motivo de OITO DERROTAS SEGUIDAS pros tucanos miseráveis. Porque quem viveu o desgoverno desse canalha traidor da pátria não esquece. FHC é de vocês.