Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 19/Nov/2015 às 18:00
7
Comentários

Deputados protestam e Cunha suspende manobra que anula atos de Conselho

Após protestos, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) suspende manobra que anulou a reunião do Conselho de Ética marcada para a leitura do relatório a favor de sua cassação

Eduardo Cunha conselho de ética corrupção

Na manhã desta quinta-feira (19), Eduardo Cunha (PMDB-RJ) manobrou para anular a reunião do Conselho de Ética que seria destinada a votar parecer pela continuidade do processo em que é investigado por suposta quebra de decoro parlamentar.

A decisão gerou polêmica e, logo após, deputados contrários a Cunha deixaram o plenário gritando: “Vergonha!”. Após deputados se retirarem do plenário em protesto, Cunha voltou atrás e suspendeu a decisão de anular a reunião ocorrida mais cedo do Conselho de Ética.

Na reunião, seria apresentado pelo relator, deputado Fausto Pinato (PRB-SP) o parecer prévio sobre a continuidade do processo de cassação de Cunha.

O que aconteceu

Durante a sessão do plenário desta quinta, Felipe Bornier (PSD-RJ), aliado de Cunha, tinha ocupado momentaneamente a presidência da mesa diretora porque Cunha, como parte interessada, não queria decidir sobre questões de ordem relativas ao Conselho de Ética.

Bornier atendeu a um questionamento do líder do PSC, André Moura (SE), para que todos os atos da reunião do colegiado fossem anulados. Ele alegou que a reunião do Conselho de Ética não poderia sequer ter se iniciado, já que, segundo ele, o quórum mínimo só foi alcançado 50 minutos após o horário marcado para o começo da reunião.

O presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PSD-BA), fez vários apelos para que Cunha derrubasse a decisão de Bornier, mas o peemedebista se negou a fazer isso e chegou a interromper o microfone de Araújo.

A atitude gerou protestos e deputados da oposição deixaram o plenário aos gritos de “Fora, Cunha” e “Vergonha!”.

Suspensão

Cunha prosseguiu com a sessão da Câmara, aberta às 10h45, mas, até as 14h18, não havia quórum suficiente para a votação da medida provisória que se encontrava na pauta.

O peemedebista decidiu, então, suspender a decisão de Felipe Bornier relativa ao Conselho de Ética.

“Eu vou tomar uma decisão momentânea, para que não paire dúvida em relação à impessoalidade do presidente da Casa. Vou suspender a decisão do presidente em exercício. Posteriormente, a questão de ordem recolhida será decidida pelo vice-presidente. A gente suspendendo evita qualquer tipo de discussão”, disse Eduardo Cunha.

Pela decisão, os atos do Conselho de Ética não foram anulados, por enquanto, mas poderão ser se o vice-presidente da Casa assim decidir, após analisar a questão de ordem de André Moura.

Revolta

Vários deputados saíram do Plenário em direção à sala do Conselho de Ética para que seja retomada a reunião marcada para a leitura do relatório do deputado Fausto Pinato (PRB-SP) ao processo contra o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha. Em protesto, outros parlamentares ficaram de costas no Plenário.

A deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) criticou o presidente da Câmara, Eduardo Cunha. “Eu tento dar exemplo de superação, de ética, e o senhor também tem de dar o exemplo e está perdendo a cada dia a legitimidade de presidir. E o que o Bornier fez aqui não se faz”, protestou.

Recomendados para você

Comentários

  1. poliana Postado em 19/Nov/2015 às 19:08

    coitado!!! nem vale a pena chutar cachorro morto. vamos aguardar o final dessa novela.

    • Peterson Postado em 19/Nov/2015 às 23:01

      Só tá morto quando, NO MÍNIMO, sair da presidência da casa. Não subestime cobra criada.

      • poliana Postado em 20/Nov/2015 às 17:03

        tens razão, peterson.

  2. Alan Kevedo Postado em 19/Nov/2015 às 19:21

    OS chamados "TRÂMITES" lá nesse tal Congresso Nacional foi montado por políticos brasileiros mesmo. Alguém já sabia que mais dia menos dia, A CASA IA CAIR. Cruz-credo.

  3. sidney Postado em 20/Nov/2015 às 03:05

    Esse Cunha é danadinho....

  4. Marcio Dib Postado em 20/Nov/2015 às 11:27

    Será que nesse País não tem ninguém para retirar essa ameba do poder? Será que ninguém percebeu que esse Eduardo Cunha é corrupto comprovado e nada do que fizer pode ter legitimidade!!! Santo Deus, quando é que alguém vai extirpar esse câncer do Congresso???

  5. enganado Postado em 20/Nov/2015 às 11:51

    Não adianta falar muito sobre o CÚnha. Bastam ter visto/escutado o MERDAL da rede gRoubo (TV) ter vaticinado ((2 meses atrás)) que o CÚnha iria cair ((vai para vala política)), gostasse ele ou não! O BRASIL tem Donos, e as ordens emanam dos EUA/iSSraHell. Imaginem a Direita do Aerópio=FHC=çERRA= ... com mais esse vagabundo nas costas, pois para carregar suas roubalheiras/putaria/mentiras/ ... tá difícil, e ainda esse? O Kamel volta e meia compra um juizeco e ganha uns trocados a mais no salário, mas isso não significa que """AINDA SÓ TEM JUIZES DESONESTOS""" como JB=MORO=... . Então foda-se VC, ou seja, vão se os anéis e ficam os DEDOS=FHC=AERÓPIO=çERRA=Álvaro Dias="Trezentinha"-motorista Mateus=..... . Essa historinha de Congresso/Constituição/PT/DILMA/LULA/7 P´S/ ... pouco importa, o que interessa é a entrega da PETROBRAS/BBRASIL/Caixa Econômica/ ... enfim o que restar na PÁTRIA para ser entregue aos Anglo-Semitas, porque não pensam que os gens. Mourões vão defender o BRASIL; NUNCA irão. Ah sim, O LULADILMA/... são comunistas e vão comer as criancinhas, pois a Pátria pode como sempre ser entregue aos EUA/iSSraHell. Chega!