Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 19/Nov/2015 às 23:05
19
Comentários

Consciência Negra: as cidades que decretaram feriado nesta sexta-feira

20 de novembro, Dia da Consciência Negra, é considerado feriado oficial em mais de mil cidades do Brasil. Data da morte de Zumbi dos Palmares é comemorada há mais de 30 anos

Consciência Negra feriado

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares. Ele foi o último líder do maior dos quilombos do período colonial, o Quilombo dos Palmares.

Comemorado há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro, a data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional. Contudo, somente a Lei 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

A data é feriado em mais de mil cidades brasileiras. A lista completa de 1.044 cidades brasileiras onde dia 20 de novembro é feriado oficial, com a respectiva lei que regulamenta a data, pode ser conferida em levantamento realizado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) em 2014.

A lista abaixo poderá ser atualizada a partir da publicação ou revogação dos decretos que determinam o feriado.

Acre: no Acre, o 20 de novembro não é feriado oficial em nenhum município.

Alagoas: de acordo com a Lei Estadual n° 5.724 de 1995, todos os municípios do estado de Alagoas tem feriado no Dia da Consciência Negra.

Amazonas: desde 2010, por força de uma lei estadual, o dia 20 de novembro passou a ser considerado feriado em todos os municípios do Amazonas. A capital Manaus também tem uma lei municipal que decreta 20 de novembro feriado do Dia da Consciência Negra.

Amapá: a Lei Estadual Nº 1169, de 2007, garantiu feriado oficial em 20 de novembro em todas as cidades do estado do Amapá.

Bahia: apenas três municípios baianos têm o Dia da Consciência Negra no calendário oficial de comemorações: Alagoinhas, Camaçari e Serrinha. Em todos eles, o feriado foi determinado por lei municipal.

Ceará: no estado do Ceará, o Dia da Consciência Negra não é feriado em nenhum município.

Distrito Federal: Distrito Federal não tem feriado para comemorar o Dia da Consciência Negra.

Espírito Santo: as cidades de Cariacica e Guarapari têm feriado oficial no dia 20 de novembro, por determinação de leis municipais.

Goiás: quatro cidades goianas celebram oficialmente o Dia da Consciêcia Negra em 20 de novembro: a capital Goiânia, Aparecida de Goiânia, Flores de Goiás e Santa Rita do Araguaia.

Maranhão: apenas o município de Pedreiras terá feriado no dia 20 de novembro, garantido por uma lei municipal de 2008.

Minas Gerais: 11 cidades mineiras têm feriado do Dia da Consciência Negra em 20 de novembro: Além Paraiba, Betim, Guarani, Ibiá, Jacutinga, Juiz De Fora, Montes Claros, Santos Dumont, Sapucai-Mirim e Uberaba. Em Belo Horizonte não haverá o feriado.

Mato Grosso do Sul: só a cidade de Corumbá tem feriado oficial em 20 de novembro, por força de lei municipal de 2008.

Mato Grosso: uma lei de 2002 determina feriado do Dia da Consciência Negra em 20 de novembro em todos os municípios do estado.

Paraíba: o 20 de novembro é oficialmente feriado apenas na capital, João Pessoa.

Pará: não é feriado em 20 de novembro em nenhuma cidade do estado.

Paraná: só duas cidades paranenses, Guarapuava e Londrrina, tem feriado oficial no 20 de novembro. Nos dois casos, o feriado foi determinado por lei municipal de 2009.

Pernambuco: não é feriado em 20 de novembro em nenhuma cidade do estado.

Piauí: não é feriado em 20 de novembro em nenhuma cidade do estado.

Rio de Janeiro: lei estadual de 2002 garante o feriado do Dia da Consciência Negra em todos os municípios fluminenses.

Rio Grande do Norte: não é feriado em 20 de novembro em nenhuma cidade do estado.

Rio Grande do Sul: desde 1987, uma lei estadual determina que o 20 de novembro é feriado em todos os municípios gaúchos.

Rondônia: não é feriado em 20 de novembro em nenhuma cidade do estado.

Roraima: não é feriado em 20 de novembro em nenhuma cidade do estado.

Santa Catarina: Florianópolis

São Paulo: não há uma lei estadual que determine o feriado de 20 de novembro no estado. Entretato, a data está no calendário oficial de 101 cidades por leis municipais, incluindo a capital São Paulo. São eles: Aguai, Aguas Da Prata, Aguas De Sao Pedro, Altinópolis, Americana, Americo Brasiliense, Amparo, Aparecida, Araçatuba, Aracoiaba da Serra, Araraquara, Araras, Atibaia, Bananal, Barretos, Barueri, Bofete, Borborema, Buritama, Cabreuva, Cajeira, Cajobi, Campinas, Campos do Jordão, Canas, Capivari, Caraguatatuba, Carapicuíba, Charqueada, Chavantes, Cordeirópolis, Cruz das Almas, Diadema, Embu, Embu Das Artes,Estância De Atibaia, Florida Paulista, Franca, Franco Da Rocha, Francisco Morato, Franco da Rocha, Getulina, Guaira, Guarujá, Guarulhos, Hortolândia, Ilhabela, Itanhaem, Itapecerica da Serra, Itapeva, Itapevi, Itararé, Itatiba, Itu, Ituverava, Jaguariuna, Jambeiro, Jandira, Jarinu, Jaú, Jundiaí, Juquitiba, Lajes,Leme, Limeira, Mauá, Mococa, Olímpia, Paraiso, Paulo de Faria, Pedreira, Pedro de Toledo, Pereira Barreto, Peruíbe, Piracicaba, Pirapora do Bom Jesus, Porto Feliz, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Rincão, Rio Claro, Rio Grande Da Serra, Salesópolis, Salto, Santa Albertina, Santa Isabel, Santa Rosa de Viterbo, Santo André , Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São João Da Boa Vista, São Paulo, São Vicente, Sete Barras, Sorocaba, Sumaré e Suzano.

Sergipe: não é feriado em 20 de novembro em nenhuma cidade do estado.

Tocantins: só o município de Porto Nacional tem, por lei municipal, feriado no 20 de novembro.

Agência Brasil

Recomendados para você

Comentários

  1. Pedro Sicuro Scremin Postado em 19/Nov/2015 às 23:33

    Uma correção, em londrina o feriado foi derrubado com uma ação afirmando inconstitucionalidade.

  2. Paulo Postado em 20/Nov/2015 às 01:00

    Mais do que decretar feriados, o Poder Público deve promover o debate e a reflexão para o tema do racismo na esfera nacional, estadual e municipal para além da data fixa no calendário. Deve propor as políticas públicas que irão trabalhar a mitigação do racismo nos próximos anos. O dia 20/11 deve ser um dia para lembrarmos da contribuição negra na cultura do país e da pouquíssima ou quase nenhuma contrapartida do país para conosco. Dia de autoafirmação, autoconscientização. Dia de orgulho. Dia de luta.

  3. Eduardo Postado em 20/Nov/2015 às 01:51

    Sinto informar mas o PP está errado, Juiz de Fora aprovou hoje o feriado na câmara de vereadores e o feriado só valerá para o ano que vem, enquanto isto São João Nepomuceno, que será feriado não foi citada por vocês..... meia noticia ou noticia errada desinforma.

  4. Neuza Postado em 20/Nov/2015 às 02:38

    Percebe-se que ate o feriado nao e unanimidade no pais, que e a condicao do negro no Brasil.Muitos nem sabem o que e porque existe este feriado. Existe um pudor exagerado pelos detentores do poder ao tratar do assunto racismo contra o negro e entao nos presenteia com um feriado.Este dia deveria ser chamado Orgulho de ser Negro; ou Raizes com manifestacoes comparadas ao feriado de 7 de Setembro.Isso sim e Consciencia Negra

  5. Consciência Negra: as cidades que decretaram feriado nesta sexta-feira | Além da Mídia Postado em 20/Nov/2015 às 05:03

    […] post Consciência Negra: as cidades que decretaram feriado nesta sexta-feira apareceu primeiro em Pragmatismo […]

  6. mauro Postado em 20/Nov/2015 às 05:13

    Dia da consciência negra? A sociedade fica mais racista com isso.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 20/Nov/2015 às 11:13

      """""""""" aaiiiiinnnnn...cade o dia da consciencia branca? são essas coisas que deixam a sociedade racista.....dia da consciencia negra, cotas....isso é vitimismo.....o brasil nunca foi racista....mas o pt quer dividir o brasil em nós x eles....aí dá nisso """"""""""

      • Fabio Postado em 20/Nov/2015 às 13:41

        tem gente que não vai entender rsssss

    • Marcos Vinicius Postado em 20/Nov/2015 às 12:13

      Tá serto!

    • Igor Postado em 20/Nov/2015 às 13:46

      Discordo, nobre Mauro. "Comemorar" (lembrar juntos) é uma importante ferramenta para não deixar o passado cair no esquecimento. E esquecer o passado é o primeiro passo para que ele se repita. Esquecer Auschwitz, como disse Adorno, é a primeira etapa para que ele aconteça novamente (é por isso que, na Alemanha, por exemplo, alunos com tenra idade visitam campos de concentração e trabalho forçado. Essas visitas não os tornam nazistas, pelo contrário). Historiadores, sociólogos e filósofos concordam com isso. Como disse Hobsbawm, um dos maiores historiadores do século XX, "a destruição do passado — ou melhor, dos mecanismos sociais que vinculam nossa experiência à das gerações passadas — é um dos fenômenos mais lúgubres do final do século XX". E se essa rememoração vier acompanhada por amplo debate público e reflexão, como comentado acima, melhor ainda. Nosso país tem pouco mais de cinco séculos, e por quatro deles vivemos sob o regime de escravidão. Esquecer desse passado, Mauro, é um risco imenso que corremos. Não vincular nosso passado escravocrata à condição da maioria da população negra do nosso país é um grande equívoco. Esquecer as atrocidades que aconteceram nesses quatro séculos, e aquelas que continuam ocorrendo com afrodescendentes, só ajuda na manutenção de mecanismos de racismo, exclusão e violência.

  7. Luís Guilherme Postado em 20/Nov/2015 às 09:10

    São Paulo,o antro dos coxinhas reacionários coxinhas e fascistas, é justamente o estado que comemora mais ativamente esse feriado. Vai entender.

  8. camila Postado em 20/Nov/2015 às 09:16

    Correção, em ituverava não é feriado.

  9. Carlos Postado em 20/Nov/2015 às 10:23

    É preciso que se promovam discussões sobre o racismo e melhor informação ao invés desse feriado. Zumbi não deveria representar os negros, já que era um ditador escravocrata bem diferente do que está nos livros de ensino fundamental.

  10. Andréia Postado em 20/Nov/2015 às 13:22

    Concordo com o Eduardo, meia notícia ou notícia errada desinforma! Sinto informar também, mas a lista de cidades que decretaram o feriado está incorreta! A minha cidade, Poções no estado da Bahia, já adota este feriado há dois anos, e não está na lista, assim como muitas outras cidades baianas que também decretaram feriado.

  11. Karina Postado em 20/Nov/2015 às 13:53

    Me digam em qual cidade gaúcha é feriado hoje...desconheço e sou gaúcha! Infelizmente, mal se fala sobre a data por aqui...

  12. Guilhermo Postado em 20/Nov/2015 às 15:11

    Como assim é feriado em todos as cidades do RS? Aqui ta todo mundo trabalhando.

  13. Thiago Teixeira Postado em 21/Nov/2015 às 12:45

    E porque a brancas riquinhas só querem saber de negão no carnaval?

  14. a.ali Postado em 21/Nov/2015 às 13:28

    Dia 20 de novembro feriado no RS ? desconheço...

  15. Eduardo Ribeiro Postado em 21/Nov/2015 às 14:45

    e por que a ciencia não estuda essa ligação direta cérebro-intestino que existe no corpo do andre-maria-cesarsouza?????