Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 26/Nov/2015 às 11:28
28
Comentários

Autores de ofensas racistas na internet podem receber desagradável surpresa

Você costuma publicar comentários racistas nas redes sociais? Cuidado, a mensagem pode ser estampada em um outdoor perto da sua casa. Grupo utiliza ferramenta de rastreamento que permite a identificação dos locais onde comentários racistas foram postados na internet

racismo ong outdoor racistas

Depois de publicar ofensas racistas numa rede social, o autor da mensagem pode ter uma surpresa: ver o comentário estampado em um outdoor perto de sua casa. Os cartazes protegem a identidade dele, mas mostram mensagens reais escritas pelos autores. Algumas delas: “Nego sujo, eu tomo banho já não sei tu [sic]”, “se tomasse banho direito não ficaria encardida” e “cheguei em casa fedendo a preto”.

A campanha “Racismo virtual, as consequências são reais”, da ONG Criola, está em sua segunda etapa com outdoors instalados em Porto Alegre, Recife e Rio este mês. Nos outdoors, a entidade coloca o nome da campanha e a inscrição “em defesa das mulheres negras”. A localização dos autores das mensagens foi rastreada com a ferramenta GeoTag. “O racismo não desapareceu. Ele segue forte”, diz a médica Jurema Werneck, 53, integrante da ONG.

Segundo Jurema, a campanha atua em três frentes: falar às mulheres negras que não estão desamparadas, mostrar ao racista que a ação virtual é real e educar o entorno do agressor. “Se a gente localiza o agressor, a polícia também consegue. Mas não queremos gente na cadeia, queremos educar para que não chegue ao ponto de cometer um crime”, diz Jurema.

3

A ideia foi motivada por ataques racistas à apresentadora do “Jornal Nacional” Maria Júlia Coutinho, a Maju. Mensagens discriminatórias contra a jornalista negra foram publicadas na página do programa, em 3 de julho, Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial.

1

Nesse intervalo, outro ato racista atingiu a atriz Taís Araújo, também vítima na internet. Meses depois do caso envolvendo as duas famosas globais, a campanha mostra agora ofensas a mulheres negras comuns.

Folhapress

Tags

Recomendados para você

Comentários

  1. eu daqui Postado em 26/Nov/2015 às 11:30

    Pomba. Falaram aí que só tomo banho no inverno..........

  2. Carlos Magno Pereira Postado em 26/Nov/2015 às 11:39

    Na real, deixar o agressor no anonimato não resolve muito. Tem que dar nomes aos bois, ou melhor, a estes filhas das putas.

    • Carlos Postado em 26/Nov/2015 às 20:55

      Além disso, com todo respeito, não querer a prisão de racistas é inconsequente.

    • marcio ramos Postado em 27/Nov/2015 às 18:23

      ... pode crê...

  3. Guilhermo Postado em 26/Nov/2015 às 11:43

    Ideia genial! kkkk

  4. nadja Postado em 26/Nov/2015 às 11:49

    Muito bom, com certeza vai dá certo

  5. Bruna Postado em 26/Nov/2015 às 12:02

    Devia por a foto desses infelizes racistas junto no outdoor!!!

  6. André Ribeiro Postado em 26/Nov/2015 às 12:10

    Sinceramente , gostaria de entender a ''surpresa'' que os racistas terão. ter ser nome e rosto protegidos e mostrar claramente a injuria, resolve que? sinceramente.No Facebook a foto da pessoa, não está bem clara e pública? por que esconder nos autdoor's?

    • Guilhermo Postado em 26/Nov/2015 às 12:38

      Porque pra corrigir um problema da sociedade não se pode quebrar a lei referente ao direito de imagem das pessoas, por mais preconceituosas que sejam.

      • Sophia Postado em 26/Nov/2015 às 20:56

        Direito de imagem? Então, que se ponha o NOME.

  7. Peterson Postado em 26/Nov/2015 às 12:29

    As consequências não são tão reais se não mostrar a foto e o nome do idiota que escreveu...

    • poliana Postado em 26/Nov/2015 às 14:05

      exatamente. tirou as palavras da minha boca. do q adianta mostrar as ofensas se n mostra quem as proferiu!?n trará nenhum resultado essa medida.

  8. Thiago Teixeira Postado em 26/Nov/2015 às 13:18

    Lá vem os reacionários (as) de plantão criticar a ação com dizeres de afronazismo, vingancistas, racista contra brancos (pqp)...

    • eu daqui Postado em 26/Nov/2015 às 14:18

      Esqueceu muita coisa mino: nazinegrista, nazivitimistas, oportunocoitadistas, etc. O repertório é grande !! Tão grande quanto os seus "reaça", "coxinha", etc. Quuem aplica rótulos, desqualitativos e mordacismos em geral tem que aguentar a recíproca.

      • Jonas Schlesinger Postado em 27/Nov/2015 às 02:11

        Eu daqui, desde 2014 antes das eleições pra cá ainda continua com essas expressões: Nazinegristas, nazivingancistas, nazivitimistas kkkk muda o disco aí fia. Talvez eu seja um nazionomatopeista kkkkk

      • Thiago Teixeira Postado em 27/Nov/2015 às 11:40

        Nazinegrista e oportunocoitadistas foi fóda!!!!!!!! kkkkk Não esquecerei.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 26/Nov/2015 às 14:56

      """""...porque tem que ver que isso aí é apenas injuria racial...eles ficam se vitimizando com pouca coisa, com brincadeira...e é caso isolado, não representa o que a população brasileira pensa, portanto não passa de estratégia do PT esquerdista para nos dividir, com essa ditadura bolivariana que tira nossa liberdade e decide o que pode ser dito e o que não pode...e com essas ongs que vendem a idéia mentirosa de racismo...não existe racismo no Brasil.....e quando for ofensa contra branco, vai ter outdoor tambem?"""""

      • Ana Maria Postado em 26/Nov/2015 às 18:11

        Será que você poderia me explicar o que significa mesmo, sem enrolação, uma ditadura bolivariana???

      • poliana Postado em 26/Nov/2015 às 20:04

        ana maria, foi uma ironia por parte do eduardo...olha as aspas!

      • Eduardo Ribeiro Postado em 26/Nov/2015 às 21:38

        Ninguem entende minhas ironias...

  9. Eduardo Ribeiro Postado em 26/Nov/2015 às 14:44

    Tudo que cause constrangimento - no mínimo, e apenas pra começar, constrangimento - para racistas vagabundos é muitissimo bem vindo. Quero mais do que apenas constrangimento, quero consequencias reais e desagradaveis aos envolvidos. Mas já temos um bom começo.

  10. Julio Postado em 26/Nov/2015 às 17:29

    Identificou nome e local prende ué. Vai colocar outdoor com ofensa anonima é quase como uma pixação com xingamento, só isso.

  11. Denisbaldo Postado em 26/Nov/2015 às 18:07

    Você já ouviu falar de algum cristão branco que perdeu uma vaga de emprego para um negro no Brasil por ele ser cristão e/ou branco??? E o oposto? Pereira, será que é tão difícil para você se colocar na pele de outras pessoas e conseguir entender que elas sofrem um preconceito maior do que o seu? Ou será que o seu egoísmo capitalista neoliberal não lhe permite tal façanha? Você realmente acredita que todo mundo está sob igualdade de condições no Brasil? Por favor, não me responda com exemplos no Oriente Médio, África, etc. Estamos discutindo o Brasil, obrigado.

    • Denisbaldo Postado em 27/Nov/2015 às 18:49

      Pereira, cristão branco não sofre mais preconceito do que negros de qualquer religião no Brasil, admita. É disso que estamos conversando.

  12. BRUNNO MARX Postado em 26/Nov/2015 às 21:07

    Isso perfeito pau que da em chico da em francisco...a pior coisa de um reacinha de merd# é uma reação a altura uns chegam ate borrar nas calças...são tão covardes que não servem pra nada.

  13. Eduardo Ribeiro Postado em 26/Nov/2015 às 21:18

    Essa Cristofobia vai acabar com o Brasil....é riste demais o que estão fazendo...nada é mais perigoso no Brasil do PT do que se declarar cristão....realmente algo deveria ser feito, alguma atitude devia ser tomada pelas autoridades que só enxergam problemas assim com negros e que não enxergam a violenta perseguição aos cristãos brasileiros....estão sendo caçados, queimados vivos, suas esposas e filhos escravizados...aliás, nem é só a Cristofobia....é tão dificil ser um cara branco, hetero e cristão nesse mundo de hoje em dia....são tantas dificuldades, tanta perseguição, tanta violência...morro de pena, de verdade..

  14. George Postado em 27/Nov/2015 às 08:15

    deveria divulgar a foto e o nome do profile.

  15. Eduardo Postado em 29/Nov/2015 às 00:56

    o caminho é a justiça, e esta tem que ser límpida e aplicar o que diz a CF.... agora outdor é mais lixo visual nas cidades, não dá em nada, aliás dá sim fama pra quem não tem escrupulos e nem respeito ao próximo.