Redação Pragmatismo
Corrupção 25/Nov/2015 às 19:15

A nota oficial do PT sobre a prisão de Delcídio Amaral

Partido dos Trabalhadores nega solidariedade ao senador Delcídio Amaral em nota oficial assinada pelo presidente da sigla, Rui Falcão. Confira a íntegra

Delcídio Amaral senador PT
O senador Delcídio Amaral (divulgação)

Em nota divulgada na tarde desta quarta-feira (25), o presidente nacional do PT, Rui Falcão, nega solidariedade ao senador Delcídio do Amaral (MS), preso na manhã de hoje.

O petista foi preso sob a acusação de tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato. Confira aqui o áudio que o ministro do STF Teori Zavascki usou para justificar a prisão de Delcídio.

Delcídio Amaral foi filiado ao PSDB entre 1998 e 2001. Durante o segundo governo de Fernando Henrique Cardoso, dirigiu o setor de Gás e Energia da Petrobrás, quando trabalhou com Nestor Cerveró e Paulo Roberto Costa, dois dos delatores da Operação Lava Jato. Cerveró era o segundo homem na hierarquia da direção de Gás e Energia, atrás apenas de Delcídio.

Em 2001 migra do PSDB para o PT e é eleito senador pelo partido em 2002.

Veja a íntegra da nota lançada pelo PT nesta quarta-feira sobre a prisão de Delcídio:

NOTA OFICIAL DO PT

O presidente Nacional do PT, perplexo com os fatos que ensejaram a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de ordenar a prisão do Senador Delcídio do Amaral, tem a dizer o seguinte:

1- Nenhuma das tratativas atribuídas ao senador tem qualquer relação com sua atividade partidária, seja como parlamentar ou como simples filiado;

2- Por isso mesmo, o PT não se julga obrigado a qualquer gesto de solidariedade;

3- A presidência do PT convocará, em curto espaço de tempo, reunião da Comissão Executiva Nacional para adotar medidas que a direção partidária julgar cabíveis.

Brasília, 25 de novembro de 2015.

Rui Falcão

Presidente Nacional do PT

O PSOL também publicou uma nota para tratar do episódio. Leia abaixo:

NOTA OFICIAL DO PSOL

As prisões do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), líder do governo no Senado, e do banqueiro André Esteves, do banco BTG Pactual, baseiam-se na gravíssima acusação de que agiram para interferir nas investigações da Lava Jato. Trata-se de um escândalo nacional que deve ser apurado e investigado até as últimas consequências, respeitadas as garantias constitucionais.

A denúncia, lastreada em gravações apresentadas pelo relator dos processos da Lava Jato no STF, Teori Zvascki, revelou que o senador Delcídio, em conluio com o banqueiro Esteves, teria oferecido o pagamento de uma mesada de R$ 50 mil e um plano de fuga do país para o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró; tudo para que este não fechasse acordo de delação premiada. O fato é tão grave que, pela primeira vez na história do país, resultou na prisão de um senador em pleno exercício do mandato.

Apoiamos o aprofundamento das investigações, na expectativa de que sejam levadas até o fim, sem qualquer diferenciação entre os acusados, tendo prerrogativa de foro ou não.

Bancada do PSOL na Câmara dos Deputados

Chico Alencar (Líder)
Jean Wyllys (Vice-Líder)
Edmilson Rodrigues
Glauber Braga
Ivan Valente

Brasília, 25 de novembro de 2015.

Recomendados para você

1. Guilhermo Postado em 25/Nov/2015 às 19:24

Que rosto esquisito tem esse cara.

2. Alan Kevedo Postado em 25/Nov/2015 às 20:00

SEI NÃO. MAS VI NO JORNAL NACIONAL ALGUMA GRAVAÇÃO, NUMA ÉPOCA QUE TODO MUNDO SABE E NINGUÉM É BESTA DE FALAR ASSIM EM CELULARES, TUDO NOS PARECEU COISA DE "ATORES" CHARLATÃES . SEI, NÃO. FOI TUDO PLANTADO ? FOI?

• Jose Postado em 25/Nov/2015 às 22:16

Olá a gravação foi feita pessoalmente não por celulares, acho que você não ouviu o áudio. Eles saíram para conversar e um deles levou um gravador.

3. Fernando Rezende Postado em 25/Nov/2015 às 20:39

O PT não defende seus militantes das investidas golpistas. Dessa forma, faz o jogo da direita golpista que quer derrubar o governo. Mais uma capitulação vergonhosa.

• Thiago Teixeira Postado em 25/Nov/2015 às 22:22

Assim fizeram com Dirceu, Genoíno e Delúbio. Deixaram os políticos que levaram o PT nas costas durante anos a todo dispor do STF, Tucanos, PF e Mídia Golpista. Ajudou o partido em alguma coisa essa posição covarde e irritante dos dirigentes do PT?

• Alfa Postado em 26/Nov/2015 às 00:08

Lei que se f*** em nome da construção da Nova Jerusalém do PT, é isso? O cara fez, no mínimo, uma "traquinagem", certo? Mas nem assim vcs arredam o pé dessa moral por nota promissória, né?

• Fernando Rezende Postado em 26/Nov/2015 às 10:40

Thiago, é bem isso. Essa política "anti-corrupção" do PT só vai levá-los mais cedo ao chão. Eles fazem quietinhos o jogo da direita. Não percebem, mas essa condescendência com a "justiça" da direita vai enfraquecê-los ao invés de deixar o partido mais forte, como parece ser o pensamento dos dirigentes capituladores.

4. Jonas Schlesinger Postado em 25/Nov/2015 às 21:33

E por acaso o Rui Falcão vai ser solidário com o colega corrupto? Ladrões agem pela lei da selva: os melhores sobrevivem. No caso aí os mais fracos são os que foram presos e os mais fortes são os que estão livres, como o barbudo por exemplo. Mesmo assim foi mais um do Partido das Trevas pro xilindró.

5. Thiago Teixeira Postado em 25/Nov/2015 às 22:18

Abaixa a sua bola coxinha, vai com seu discurso fácil para as páginas do G1.

• José Postado em 26/Nov/2015 às 03:58

Thiago me desculpe mas chamar alguém de coxinha não é uma desqualificação ao argumento. Você não concorda que a fuga o plano era um tanto "mafioso" ?

• Eduardo Postado em 26/Nov/2015 às 07:58

O PT pode fazer o que quiser, que falar mal agora virou "ser coxinha".

• Thiago Teixeira Postado em 26/Nov/2015 às 11:19

Você concorda com a Privataria Tucana José? Concorda com o superfaturamento de Ambulâncias na gestão Serra? Concorda com o dinheiro ilícito do Cunha? Concorda com a Aeroporto no sítio do Titio? Concorda com Mensalão Mineiro? Concorda com a Lista de Furnas? Concorda com o Trensalão Tucano? Alguém foi pra cadeia ou sequer julgado?Responde essa depois eu falo de um Senador que "pensou" em fugir com um meliante. Planejou, Comentou, Cogitou, não consumou o ato, enquanto seus políticos consumaram o ato e estão ai pagando de paladinos da ética com a proteção incondicional de coxinhas.

6. Thiago Teixeira Postado em 25/Nov/2015 às 22:19

Fica na sua PSOL, esquerda pequeno burguesa a serviço gratuito da Direita, assim como o PSTU.

7. gustavo0 Postado em 25/Nov/2015 às 22:29

Nossa! Liberem já o Rivotril a esta gente que ainda insiste em indignar-se com a prisão da vovó Mafalda! Não é possível, me revira o estômago saber que há quem pense que a prisão de Delcídio se trata de golpismo. Pai quanta cegueira! Sejamos mais coerentes por favor, freai vosso ímpeto ideológico para a construção de boas argumentações. Lembre-se de que ninguém nasceu militante, portanto não há vergonha em abandonar causas perdidas.

• Eduardo Postado em 26/Nov/2015 às 08:01

Gustavo, tem que pegar seu comentário e colocar num banner na entrada do site. Todo mundo precisa ler isso, é cegueira demais. Eu já fiz campanha de graça para o PT, porque acreditava na causa do partido em 2002. Mas você acorda, evolui. O PT é causa perdida, e quem insiste em defender está perdendo seu tempo e sanidade.

• felipe Postado em 26/Nov/2015 às 09:33

Não acho o PT causa perdida, ainda tem gente boa nesse partido, não podemos generalizar as coisas, mas o Gustavo foi perfeito no que disse, não existe vergonha nenhuma em mudar de opinião, de posição política etc, parabéns Gustavo!!

• poliana Postado em 26/Nov/2015 às 13:55

felipe, tu é muito hipócrita! n sei serio ou se choro de sua falsidade! kkkkkkkkk

• Felipe Postado em 26/Nov/2015 às 23:34

Com certeza Poliana já VC nem sei o q dizer..... Afinal quem lacrou o 13 foi VC quem defende essa corja bandida é VC, pode aparecer um vídeo em altíssima definição com um petista cometendo crimes e lá estará Poliana defendendo seus amigos petistas boa sorte colega.

8. Phelipe Postado em 25/Nov/2015 às 23:16

O PT, assim como no PSDB, tem gente suja e não é pouca. Agora, desafio vc, Rodrigo, a indicar alguém no PSDB que tenha seriedade e honradez de Dilma Rousseff....

9. Rafael Postado em 26/Nov/2015 às 07:59

PSOL, tão sujo quanto o PT... Ao invés de levantar a bandeira vermelha levanta a colorida....VERGONHA !!!!

10. Antonio Palhares Postado em 26/Nov/2015 às 11:06

Este Delcidio não presta e nunca prestou. É um vagabundo vendilhão que segue a cartilha do partido dele, PSDB, de onde saiu para ser um cavalo de tróia no PT. Este vagabundo, junto com o Serra esta trabalhando para tirar o pré-sal da Petrobrás. Se tivesse ficado no PSDB não teria sido preso. Afirmo: Hoje vejo o PT descaracterizado e sem a mínima condição para o exercicio do poder.O governo não tem ministro da justiça, do contrário não estaria apanhando tanto.Onde estão os ladrões dos outros partidos? Os partidos de esquerda mais atrapalharam do que ajudaram. Com amigos assim não precisa inimigos. Estamos correndo o risco de ver todas as conquistas sociais que tivemos nos ultimos anos perdida. Era para o Lula ter arrebentado o PSDB com uma CPI da privataria e ter feito enquanto podia, uma lei de imprensa e acabado com a globo. É so lamentar.

11. Arnaldo Ribeiro ou Israel Postado em 26/Nov/2015 às 14:59

OS SEMELHANTES SE ATRAEM, SEPARANDO O JOIO DO TRIGO: São orlas do caminho Daquele que nos disse: (MT.13.30) DEIXAI-OS CRESC ER JUNTOS ATÉ A COLHEITA, E, NO TEMPO DA COLHEITA, DIREI AOS CEIFADORES: AJUNTAI PRIMEIRO O JOIO, ATAI-O EM FEIXES PARA SER QUEIMADO; MAS O TRIGO, RECOLHEI-O NO MEU CELEIRO: