Redação Pragmatismo
Compartilhar
Justiça 25/Nov/2015 às 12:32
47
Comentários

2ª Turma do STF referenda prisão de Delcídio Amaral em sessão histórica

Por unanimidade, ministros do STF aprovaram a decisão do relator da Lava Jato, Teori Zavascki, de decretar a prisão do senador Delcídio Amaral. Esta é a primeira vez que um senador com mandato em exercício é preso

Zavascki STF Delcídio Amaral
O ministro Teori Zavascki (esq) é o relator da Lava Jato no STF

Em uma sessão histórica, os ministros integrantes da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) referendaram a decisão do relator da Lava Jato, Teori Zavascki, de decretar a prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS).

O líder do governo no Senado foi preso esta manhã em Brasília, acusado de tentar obstruir as investigações sobre seu envolvimento em esquema de corrupção da Petrobras.

Em seu voto, Teori destacou que a tentativa de atrapalhar as investigações caracteriza crime inafiançável e que a prática de crime de organização criminosa permite flagrante a qualquer momento. Pela Constituição, parlamentares só podem ser presos em flagrante delito, por crimes inafiançáveis ou após decisão em que não caiba mais recurso (transitada em julgado).

O STF tem 24 horas, a contar do horário da prisão do senador, no início da manhã, para encaminhar ao Senado os autos que embasaram a ação. A partir daí, os senadores terão até 48 horas para decidir sobre a manutenção da prisão ou não. O petista só será solto se receber o apoio de ao menos 41 dos 81 senadores em votação secreta.

Além de Teori, participaram da sessão os ministros Dias Toffoli, que preside a 2ª Turma, Celso de Mello, o decano, Cármen Lúcia, próxima presidente do Supremo, e Gilmar Mendes.

Também foram confirmadas as prisões preventivas do advogado Edson Ribeiro, que defendia o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, bem como as prisões temporárias do banqueiro André Esteves, do Banco BTG Pactual, e do chefe do gabinete do senador, Diogo Ferreira.

Todas as prisões foram autorizadas, na terça-feira (24) à noite, pelo ministro Teori Zavascki. Segundo ele, não havia outra forma de se preservar as investigações porque, conforme revelou o Ministério Público Federal, os envolvidos estavam pressionando Cerveró a desistir de firmar acordo de delação premiada no âmbito da Lava Jato.

Precedente para a prisão de Eduardo Cunha

De acordo com o senador Roberto Requião (PMDB-PR), a prisão de Delcídio Amaral (PT-MS) abre precedente para a prisão de Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

“A prisão de líder do governo no Senado abre precedente para a prisão de Eduardo Cunha, presidente da Câmara”, avaliou Requião. Segundo o senador, o correligionário também tem utilizado o cargo para dificultar as investigações de contas secretas na Suíça.

Congresso em Foco e Agências

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Postado em 25/Nov/2015 às 12:44

    Mais um da quadrilha preso....Esse vai jogar xadrez com Dirceu.

  2. isaac Postado em 25/Nov/2015 às 13:38

    Assisti o voto que determinou a prisão desse senhor, o qual foi ratificado pelo STF por unanimidade. Fiquei estarrecido com o teor. São atitudes inerentes a criminosos da pior espécie.

  3. Eduardo Postado em 25/Nov/2015 às 13:45

    Aguardando os petistas ferrenhos virem aqui cobrar prisao dos outros ao inves de finalmente fazerem uma crítica ao PT

    • Carlos Insua Postado em 25/Nov/2015 às 15:53

      Esse Delcídio do Amaral não nega suas origens... tinha que ter vindo do PSDB...

      • mansilvas Postado em 26/Nov/2015 às 16:24

        Lá ele não era tão bandido assim, quando foi para o pt, fez mestrado e se formou com honras!

    • sidney Postado em 26/Nov/2015 às 01:24

      Mas é isso que dá receber a casca podre do PSDB. Quando o PT revebe bosta a coisa acaba fedendo mesmo. Enaquanto o PT não se purificar dessa corja PSDBIsta do inferno vai acontecendo isso mesmo.

      • poliana Postado em 26/Nov/2015 às 13:46

        o pt procurou isso, sidney. agora aguente as consequências...

  4. Mario Postado em 25/Nov/2015 às 14:53

    Vejam de onde saiu esse crápula! Foi deputado do PFL e PSDB, precisa falar mais!!! Lobo na pele de cordeiro.

    • das Dores Postado em 25/Nov/2015 às 20:12

      Esse senador! veio formado só deu o golpe de muda de partido mais não mudou o caráter

  5. Thiago Postado em 25/Nov/2015 às 14:54

    Isso infelizmente jamais vai acontecer. Petista bom é petista cego.

    • Josi Postado em 25/Nov/2015 às 19:05

      Considere-se cego, pois não há no Brasil, como também em muitos países, nenhum partido que não seja corrupto. o PT faz a diferença quando não interfere nos trabalhos da Polícia Federa, MP e Judiciário, mesmo que seja para punir membros de seu partido. Ou você é tão cego e ingênuo assim, para achar que corrupção é somente na era PT. Não falo isso querendo defender o partido, mas sim com tristeza de pensar que se as investigações fossem sérias desde o tempo em que esse país foi invadido pelos portugueses, sérias, nosso país, um lugar de primeiro mundo e que, com certeza, não teria pessoas tão ignorantes a tal ponto de achar que corrupção só existe neste governo...Vamos abrir o olho minha gente e pedir para que não só o governo Federal continue sendo investigado com rigor mas também todos os governantes de todos os estados brasileiro, independente de qual partido faça parte sejam investigado e punido como determina as leis...

    • sidney Postado em 26/Nov/2015 às 01:27

      Quer dizer Tiago que o cara não veio do PSDB e do DEM? O PT tem culpa no cartório por receber toda porcaria em sua fileiras. Mas a política brasileira é assim: inimigos de ontem amigos de hoje. Isso acontece em todos os partidos sabia inocente?

  6. Arnaldo Costa Postado em 25/Nov/2015 às 14:59

    Delcídio é mais um tucano que veio para o PT para ser preso. Como Paulo Costa, ex-diretor da Petrobras indicado por FHC e depois pelo primo de Aético, precisou se aproximar do PT para ser investigado. É impressionante como em uma operação com tantos tucanos e amigos de tucanos envolvidos nomes de gangsters corruptos como Aético, Álvaro Dias, FHC, Richa, Serra e outros ainda não tenham aparecido. Alias, há uma explicação clara para isso: O juiz Moro opera para a máfia demotucana, já se mostrou sua ligação com essa corja, e varre para debaixo do tapete tudo que se refere aos seus aliados políticos e, por outro lado, com sua PF gestapo, persegue seus desafetos petistas.

  7. Arnaldo Costa Postado em 25/Nov/2015 às 15:02

    É impressionante como Aético tem o dom de atrair gangsters malfeitores para seu lado: Perrelas, Esteves, Danilo de Castro, Clésio Andrade, juízes ligados ao tráfico, Marin, Ricardo Teixeira,... Ou melhor, não me estranha, Aético é um deles, o pior.

  8. Isabela Postado em 25/Nov/2015 às 15:18

    Esse ai vai ser difícil de defender.

  9. Eduardo Ribeiro Postado em 25/Nov/2015 às 15:38

    Fui enganado. Meus amiguxos coxinhas me disseram que o STF era "aparelhado" pelo PT - eles amam essa palavra, "aparelhado" - , e agora isso aí...poxa...o que que houve? Sério que prenderam o "tucaninho do PT"? Hora dos envolvidos refletirem sobre algumas coisas. A simples presença de um tucano nos quadros do PT mostra o quanto O PT É FROUXO, e mais do que frouxo, TRAIDOR de seus eleitores e fiéis militantes. Delcidio - um direitista clássico, um entreguista de fazer inveja a FHC, e um parasita do governo por mais de 20 anos, desde Itamar passando por FHC - fazer parte do PT mostra o quanto o partido virou as costas para suas próprias ideologias, largando-as assim que assumiu o poder. Agora que lidem com isso, esse "pelicano" que alem de tudo é burro que dói...Cerveró descabelando nas delações pra ficar menos tempo preso e o cara quer transforma-lo em foragido...ah, tem dó tambem....

  10. Cypher Postado em 25/Nov/2015 às 16:00

    Prenderam, agora, vai ficar preso até quando??? E outra pergunta, onde estão as noticias do envolvimento do André Esteves que foi preso "junto", o defensor da meritocracia, o empresário de sucesso, o visionário, o modelo de empreendedor??? Envolvido com toda a corrupção possivel e imaginavel da política, com contatos e contratos que vão do PT ao PSDB passando é claro pelo PMBD??? E que levantou fortuna também com contratos fraudulentos e licitações duvidosas??? Esse banqueiro, um dos mais influentes investidores do mercado financeiro, um dos mais ricos do país, esse aí vai ficar quanto tempo preso e o quanto dele será investigado??? 24horas no máximo eu diria, contando com esse supremo tribunal fajuto de juizes ganhando salários estratosféricos e que se corrompem como qualquer outro político, 24 horas!

  11. Jose Antonio Postado em 25/Nov/2015 às 16:02

    Esses burros coxinhas da oposição nem sabem que Delcidio estava no PSDB quando começaram as irregularidades na Petrobrás no governo FHC. Basta digitar Delcidio, PSDB, Petrobras para descobrir mas estas antas nem sabem pesquisar no Google.

    • felipe Postado em 25/Nov/2015 às 16:52

      Acho que vc não entendeu ou não sabe o motivo da prisão do líder do PT no senado, o crime pelo qual esta sendo preso é recente, alias muito recente.

  12. Luciana Coelho Postado em 25/Nov/2015 às 17:08

    Os coxinhas exultam de felicidade! A alegria dos meios de comunicação, então, é hilariante. Hoje tem festa em todas as camadas mais abastadas da sociedade: prenderam mais um petista! E é bem feito! A corrente interna do PT chamada Unidade na Luta Democrática, que faz parte do grupo majoritário nacional CNB - Construindo um Novo Brasil (!!!), aquela que fez vaquinha para o Zé Dirceu ao invés de expulsá-lo, assiste a sigla PT ser dizimada por sua ganância criminosa desenfreada. Por outro lado, se prender o Dulcídio, o primeiro senador da história detido em pleno mandato, abrir caminho para a prisão de Eduardo Cunha, já valeu a pena. Ademais, segue a luta dos que, pela primeira vez na história do país, trouxe um mínimo de dignidade para mais de 50 milhões de brasileiros. Vida que segue. O povo que faça o seu juízo em 2018. No meu caso, sempre torço pelos injustiçados. Tratamento jurídico seletivo é proibido pela Constituição. Um dia os criminosos dos outros partidos também vão em cana.

  13. Thiago Teixeira Postado em 25/Nov/2015 às 18:16

    O Dias Toffoli não é o advogado do PT? Ele não fraudou as eleições e colocou 10 milhões de votos pra Dilma? Ninguém fala nada agora.

  14. João Paulo Postado em 25/Nov/2015 às 18:26

    Um vagabundo a menos.

  15. Paulo Figueira Postado em 25/Nov/2015 às 18:28

    FHC foi quem o colocou na Petrobras, diretoria de Petróleo e gás, certamente ele era honesto na época, não? O outro preso André Esteves é o padrinho de casamento de Aécio e patrocinador da lua de mel do playboy

  16. Paulo Figueira Postado em 25/Nov/2015 às 18:32

    Qual a relação do PT com o caso? O senador petista/tucano ou tucano/petista foi posto na Petrobras por FHC. O banqueiro André Esteves foi padrinho de casamento do Playboy Aécio e patrocinador de sua lua de mel. O PT merece ser espinafrado por admitir no partido gente como Delcídeo, tucano de carteirinha e que em nada se identifica com o PT.

  17. Denisbaldo Postado em 25/Nov/2015 às 18:33

    Apareceu a Margarida?!?!?!Sumido tava você e agora apareceu cheio de vingança, cheio de razão. Verdade, afinal a Justiça Brasileira está funcionando e prendendo os bandidos. Afinal petista bom é petista preso ou morto. Vai sonhando menino. O ano todo foi essa ladainha, o PT já está acostumado. Toda semana é um novo episódio da mesma novela que já acontece faz uns 13 anos mais ou menos, só você não percebeu ainda. E aí, pra quando sai o seu impeachment heim? LACRO 13 SIM SENHOR, O PT FOI O ÚNICO PARTIDO QUE RETIROU 4O MILHÕES DA MISÉRIA. E TENHO MÁS NOTÍCIAS PRA VOCÊ, AINDA SOMOS GOVERNO E VENCEREMOS 2018. NÃO SOMOS COVARDES COMO VOCÊS. Uma pergunta: E o Cunha heim, por que não foi preso IMEDIATAMENTE pelo STF? Aliás, e o STF, não era aparelhado pelo PT??? Você deveria se ajoelhar e agradecer ao PT por isso, quando na época de outros governos você veria algo assim acontecer??? Um senador líder do governo ser preso pelo STF? O FHC deixaria??? Hahahahahaha! Mas o LULA VOLTAM EM 2018!!! CHORA COXINHA HUMILHADO!!!

    • poliana Postado em 25/Nov/2015 às 19:24

      ele tb lacra com o pt, denisbaldo. n esqueça q ele votou em dilma...ele é cara de pau mesmo. é o naro solbo...

    • poliana Postado em 25/Nov/2015 às 22:01

      então n venha ironizar o meu voto e o dos demais no pt. tenho certeza q vc votou nele por pura falta de opção. sabia e sabe q era o menos pior. agora em 2018 poderemos conversar melhor sobre isso com as opções q nos forem dadas..agora diante de uma mesma polarização pt x psdb, vc ainda se acha no direito de questionar o meu voto??!!!.

    • Denisbaldo Postado em 25/Nov/2015 às 23:06

      Você só aparece aqui quando prendem alguém do PT, caso contrário não sabe o que falar. Não passa de um anti-PT, não tem opinião própria e ainda diz que votou em Dilma ano passado. Igual ao Pereira que também diz que era de esquerda e se decepcionou. Não existe este tipo de decepção para aqueles que defendem o mais injustiçados de um país. Não defendo o PT, defendo os valores da esquerda. Se o PT os defender, estarei ao eu lado. Deleite-se com mais este momento de caça às bruxas caro humilhado. Já foram tantos que pra mim é tudo a mesma coisa. Vocês sonham com a prisão do Lula, um dos maiores líderes políticos que a humanidade já viu. Pois é, mas o Sérgio Moro não tem coragem, é mais um coxinha covarde que só prende aqueles que não possam lhe trazer problemas maiores. Se prenderem Lula, a imprensa internacional vai querer saber o porquê. E Lula tem muito a dizer, muito mesmo. Lula 2018, estamos muito perto. Podem prender até a Dilma, mas o Lula meu amigo, não é para o bico de covardes como vocês.

  18. poliana Postado em 25/Nov/2015 às 18:44

    agora é conveniente pra vc falar de mim? eu estou aqui, querido..firme e forte...e vc, ainda sonha com o impeachment, senhor eleitor de dilma?

  19. poliana Postado em 25/Nov/2015 às 18:45

    o q esperar de um político q era do psdb e foi proi pt?! taí..só assim pra um tucano (enrustido, claro) sem preso...

  20. Josi Postado em 25/Nov/2015 às 19:18

    Sou Petista e se o próximo candidato me convencer irei votar novamente no partido. Fico muito feliz de ver que o partido não interfere no Poder judiciário mesmo que seja pra julgar e prender integrantes de seu partido. Bom seria se todos os partido (nos estados em que administram) dessem autonomia para a polícia ou o judiciário atuarem com autonomia. Um dia a casa da minha prima foi assaltada e ela se dirigiu a delegacia de policia levando junto as imagens dos atos dos criminosos em um pen driver, mas os computadores da delegacia eram tão antigos que não tinha entrada USB...Cadê o investimento dos estados na Policia, MP e Judiciário para que esses consigam trabalhar...Vamos cobrar de nossos governantes da mesma forma que cobramos da nossa Presidenta pessoal.

    • poliana Postado em 25/Nov/2015 às 21:58

      "Josi, se o judiciário realmente tivesse autonomia, já teria encarcerado Lula"............kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...acho q vc quis dizer "se o judiciário realmente tivesse PROVAS, já teria encarcerado lula". continua tentando narinho..até 2018, vai q vc consegue.

    • Thiago Teixeira Postado em 25/Nov/2015 às 22:54

      Tá pra nascer alguém aqui para colocar o Ex-Presidente Lula na cadeia. Experimentem.

    • Marcos Vinicius Postado em 26/Nov/2015 às 13:09

      Você é um típico coxinha travestido de eleitor do PT decepcionado.

  21. poliana Postado em 25/Nov/2015 às 19:23

    e não se esqueça q vc tb LACROU com o pt nas urnas, querido.n seja cínico. tava sumido, com o rabinho entre as pernas depois q cunha "morreu"...tinha nem mais o q falar aki. agora q um político do pt foi preso, vc voltou com o último suspiro de esperança pró impeachment...vcs coxinhas são uma piada pronta naro! impossível n rir das birras de vcs...

    • poliana Postado em 25/Nov/2015 às 21:56

      ei narinho, e como anda o paranazão de richa? o sul maravilha!e o impeachment de dilma, rola?!

    • felipe Postado em 26/Nov/2015 às 09:07

      O pessoal não tem vergonha nenhuma de justificar prisão de senador com Cunha, Aécio....que vergonha, por isso falam que petista é fanático, nem com uma prova concreta, real, indiscutível dessa o pessoal não faz um crítica a esse bandido, se tivessem o mínimo de honra e vergonha na cara deveriam ser os primeiros a fazer crítica a esse bandido sem vergonha, o pior é que os senadores petista ainda votaram NÃO pela prisão desse sujeito QUE VERGONHA!!!! realmente este tipo de político merece os eleitores que o colocaram lá.

    • poliana Postado em 26/Nov/2015 às 13:53

      e quem é vc pra questionar minha honra seu idiota!!!???quem n tem honra e vergonha na cara é vc seu hipócrita mal caráter, q finge ser neutro,odiar o pt e o psdb, e se achar acima do bem e do mal por ter votado na digníssima marina silva!!! se eu votei no pt, votei segura e repetiria meu voto em 18, caso ele vá de novo pro 2º turno com o psdb!! a questão n é justificar um com o outro, e sim pq foram as opções "dadas" no 2º turno! tenho q votar em alguém. sei muito bem q o pt cavou a própria cova e o maior responsável por todo o declínio q está vivendo.o pt cavou a própria cova e todos sabemos disso! agora é aguentar as consequências do q estar por vir! vc n é ninguém pra vir aki questionar minha honra...enqto eu tiver q escolher entre pt e psdb, vou morrer votando no pt, meu caro. e n se julgue acima do bem e do mal ou neutro pq vc votou em marina! essa senhora n é melhor do q ninguém. muito menos vc! vergonha na cara quem n tem é vc de se considerar neutro e vim aki questionar a honra das pessoas...volta pro g1 qlá é o seu lugar. vc n engana ninguém seu coxinha enrustido! se assuma!

    • poliana Postado em 26/Nov/2015 às 22:29

      "enqto eu tiver q escolher entre pt e psdb, vou morrer votando no pt, meu caro".............................mau caratismo típico dos coxinhas. adoram deturpar os discursos e citá-los fora do contexto pra manipular a massa. taí a frase em seu sentido completo, seu mau caráter! kd sua honestidade intelectual!?

    • Felipe Postado em 26/Nov/2015 às 23:43

      Poliana sem ataque de pelanca oks menos mimimi e mais honestidade com os fatos, se VC vai morrer lacrando 13 bom pra vc, a opinião é minha e eu falo o que quiser, olhe tudo o q escrevo e vera que minha linha jamais muda ao contrário de VC que desejou a morte de outra pessoa, e tenra dar uma de boa moça, sim votei na Marina com muito orgulho e se um dia ela me decepcionar estarei aqui criticando TB, não sou hipócrita não tenho vergonha de dizer que erro, ninguém é dono da vdd quanto vc continua com essa linha de q só existe dois partidos lacre o 13 quando quiser fique a vontade, eu estou procurando novas opções, assista aí de camarote mais um companheiro preso mais um bandido preso, daqui a pouco vai faltar cadeia pra colocar tanta gente sem vergonha atrás das gradea., lacra 13 boa sorte!!!

    • poliana Postado em 27/Nov/2015 às 13:51

      felipe, vc é tão mau caráter qdo o naro solbo. pegar uma colocação minha e citá-la fora do contexto, ou é má fé, ou é burrice mesmo!!! mais uma vez, a minha colocação em seu sentido completo: ""enqto eu tiver q escolher entre pt e psdb, vou morrer votando no pt, meu caro".......fé tão difícil interpretar o q vc lê!! e mais uma vez, vc seletivamente (claro) esquece o q a pessoa me falou pra eu ter respondido desse jeito né?! agora eu tenho certeza, vc é realmente hipócrita e mau caráter. só vê akilo q lhe convém!

    • felipe Postado em 27/Nov/2015 às 16:00

      Mau caráter é vc que q toda vez que existe um comentário de política vem falar de impeachment que queremos o golpe etc sem nunca eu ter falado isso aqui NUNCA..... vc se amarra muito a uma legenda vive falando com toda a alegria que o Lula vai ganhar em 2018 e depois vem falar de polarização????? Já esta lacrando o 13 três anos antes em saber e o cara vai ser candidato e não petista.... sei sei to vendo sua coerência ai viu kkkk.

  22. Thiago Teixeira Postado em 25/Nov/2015 às 22:52

    Ahhhhhh ... ficou nervosinho? Lá nos blogs da Veja, iG e UOL jamais publicam meus comentários, há mais de 10 anos nem passo por lá. Sentiu na pele agora? Derrotado de 2002, 2006, 2010 e 2014.

  23. sidney Postado em 26/Nov/2015 às 01:30

    Político do PSDB,nesse país, só será preso se for pro PT porque assim não existe parcialidade. Seja dito a verdade né coxinhas?

  24. Eduardo Ribeiro Postado em 26/Nov/2015 às 10:22

    Narinho Anagrama sumido, voltou na pegada "agora eu si consagro" e finalizou passando vergonha pra variar...

    • poliana Postado em 26/Nov/2015 às 19:13

      "enqto eu tiver q escolher entre pt e psdb, vou morrer votando no pt, meu caro".............................mau caratismo típico dos coxinhas. adoram deturpar os discursos e citá-los fora do contexto pra manipular a massa. taí a frase em seu sentido completo, seu mau caráter! kd sua honestidade intelectual!?

    • poliana Postado em 27/Nov/2015 às 13:52

      desculpe, é q eu detesto desonestidade e mau caratismo! bom deixar tudo esclarecido!