Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 07/Oct/2015 às 10:29
15
Comentários

PSDB tenta conseguir desfecho de herói para Eduardo Cunha

PSDB negocia com Eduardo Cunha 'papel de herói'. Oposicionistas tentam convencê-lo de que viraria uma espécie de 'salvador da pátria', livrando-se da pressão do Ministério Público, se desse o pontapé inicial no processo de impeachment

Eduardo Cunha herói Carlos Sampaio
Carlos Sampaio, líder do PSDB na Câmara, e Eduardo Cunha, presidente da Casa (reprodução)

O líder do PSDB na Câmara Federal, Carlos Sampaio (SP), afirmou esta semana que o partido vai aguardar mais informações quanto à possível existência de contas bancárias na Suíça em nome do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), além do suposto envolvimento do peemedebista em esquemas de corrupção. “Seria leviano da minha parte afirmar que ele está envolvido. O Ministério Público ainda aguarda informações da Suíça e ele tem, por ora, o benefício da dúvida.”

De acordo com Sampaio, o PSDB não deve fazer nenhum movimento que pressione Eduardo Cunha a abandonar o cargo. “Enquanto não houver informações adequadas que comprovem o envolvimento de Cunha, o PSDB vai manter sua posição de apoio ao presidente da Casa”, disse. O deputado relembrou que Cunha não era o candidato do PSDB à presidência da Câmara, mas que o peemedebista construiu uma relação positiva com a oposição. “Temos um comportamento de confiança mútua construída em razão da postura de correção que ele vem adotando com as oposições.”

Herói

De acordo com o colunista Ilimar Franco, do jornal O Globo, existe um acordo de bastidores entre Eduardo Cunha e os tucanos. Isto é, o PSDB considera que, mesmo com milhões em contas na Suíça supostamente oriundos da corrupção na Petrobras, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), pode conquistar um “papel de herói” no Brasil.

“Ontem os lideres Carlos Sampaio (PSDB), Mendonça Filho (DEM) e oposicionistas se reuniram com Cunha. Tentaram convencê-lo de que viraria uma espécie de herói nacional, livrando-se da pressão do MP, se desse o pontapé inicial no processo do impeachment”, afirmou.

A Procuradoria Geral da República (PGR) confirmou na última quarta-feira, 30, que o Ministério Público da Suíça enviou ao Brasil os autos de uma investigação sobre Cunha por suspeita de lavagem de dinheiro e corrupção passiva. A apuração aponta a existência de contas bancárias em nome de Cunha e de parentes dele no país europeu. As informações iniciais indicam valores na casa dos R$ 20 milhões.

Recomendados para você

Comentários

  1. Leonardo Postado em 07/Oct/2015 às 11:04

    Percebam a força simbólica dessa atitude. Não importam os indícios fortíssimos da prática de ilícitos penais que pesam sobre o aliado de ocasião, o que importa é a briga pelo poder. A defesa da ética e da probidade administrativa nunca fez parte do ideário dessa oposição. O PT cometeu muitos crimes, assim como todos os partidos que passaram pelo poder, e deve ser punido em razão disso. Agora, olhem para os caciques da oposição e reflitam: eles têm moral para apontar os erros dos outros?

    • Dri Castro Postado em 07/Oct/2015 às 12:09

      Moral nenhuma.

    • junior maia Postado em 07/Oct/2015 às 12:13

      Muito boa a sua observação, leonardo.

  2. Thiago Teixeira Postado em 07/Oct/2015 às 11:35

    Ele odeia o PT? Então pode ser nosso amigo, logo, nosso herói (mentalidade coxinha).

    • Pedro Accioli Postado em 07/Oct/2015 às 16:06

      Ridiculo esses coxinhas, se isso acontecer, vou deletar todos os coxinhas que estão o meu facebook! Não merecem respeito nenhum! Se tiver golpe vai ter guerra civil! Recado dado!

  3. Eduardo Ribeiro Postado em 07/Oct/2015 às 11:41

    O Brasil chegou num ponto em que a direita canalha está perdendo completamente o medo e a vergonha de ser cinica, nojenta, desprezível. Antigamente tentava-se, ao menos, disfarçar a canalhice. Hoje é isso aí, abertamente safada, apoiando corrupto pego com a boca na butija, estendendo sua mão - e quiçá sua proteção, sua blindagem - , está aí pra quem tiver olhos ver, e quem não gostou dane-se. Tudo em nome de uma intenção desavergonhadamente GOLPISTA, a ânsia de jogar no lixo o resultado das urnas brasileiras. Como eu disse, eu não consigo sequer imaginar que tipo de ser humano vai atrás disso aí.

  4. poliana Postado em 07/Oct/2015 às 12:17

    O único objetivo eh derrubar a presidente dilma e tirar o pt do poder a qq custo! Nada + importa! Essa situação está insuportável!

  5. André Postado em 07/Oct/2015 às 12:43

    Na cabeça dessa bandidagem deve ter esse lema: "Dane-se o Brasil, nossos nomes estão sujos, mas, nosso curral eleitoral é grande. Derrubamos esse governo, f...se a democracia, o nosso tá garantido". Devemos lembrar que o Judiciário também está mais podre do que nunca. Estamos sem chance.

  6. gustavo0 Postado em 07/Oct/2015 às 13:00

    Não aguento mais ver essa cara de papagaio do Cunha.

  7. Rodrigo Postado em 07/Oct/2015 às 15:08

    (Outro Rodrigo) Alguém aqui pode confirmar se a seguinte notícia é séria, verdadeira? "PT não defende o afastamento de Eduardo Cunha, diz líder da bancada na Câmara": Para ele, Cunha fica no cargo enquanto "se sentir à vontade", pois essa decisão é uma "questão de foro íntimo". Sibá alertou ainda que "não tem fundamentação nenhuma" para que Cunha enfrente um processo de afastamento do cargo. - http://jornalggn.com.br/noticia/pt-nao-defende-o-afastamento-de-eduardo-cunha-diz-lider-da-bancada-na-camara

    • poliana Postado em 07/Oct/2015 às 15:14

      tudo isso pra evitar a abertura de um processo de impeachment, (outro) rodrigo. dilma está nas mãos do pmdb, e pelo visto, a "reforma" ministerial n foi suficiente pra q ela pudesse continuar o seu mandato sem esse lenga lenga de impeachment. sem o pmdb, n se governa nesse país. trágico!!!!

    • Trajano Postado em 07/Oct/2015 às 15:51

      Rodrigo, sinceramente... Vindo de Sibá Machado, olha, não me surpreenderia. Alguém precisa pegar esse homem pelo braço, dar uma sacudida e dizer: “acorda, caralho!”

    • Rodrigo Postado em 08/Oct/2015 às 14:36

      (Outro Rodrigo) Eu digo a vocês que fiquei muito surpreso, sem nenhuma ironia. Sei que "pra afogado, jacaré é tronco", mas realmente ainda aguardo um desmentido do partido, uma desautorização a Sibá...

  8. Trajano Postado em 07/Oct/2015 às 15:58

    Ué? Vocês achavam que o PSDB constrói seus heróis a partir do quê? Dos valores morais e éticos? O termo “quanto pior melhor” parece se estender não somente ao agouro contra a economia brasileira, como também para referenciar suas figuras de expressão política.

  9. JOHN J. Postado em 07/Oct/2015 às 22:22

    https://www.youtube.com/watch?v=tW74UbQ4jN0