Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direita 30/Oct/2015 às 17:21
42
Comentários

Os bastidores do tumulto envolvendo Suplicy e Haddad na Livraria Cultura

"Minha vontade era defender Suplicy, mas tive receio". Estudante de jornalismo que estava na sabatina de Fernando Haddad na Livraria Cultura conta o que aconteceu

Suplicy Haddad Livraria Cultura

Carolina Castro, DCM

No último sábado estive em um evento promovido pela rádio CBN, que tinha como objetivo sabatinar o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

Na plateia, eram 150 lugares destinados ao público em geral. Foram distribuídas senhas uma hora antes do evento começar. Ou seja, um evento aberto a participação de qualquer pessoa.

O bate boca na plateia não demorou a começar. Pixulecos surgiram. Coxinhas x petralhas. A mesma conversa de sempre. Debate raso. A gritaria imperava.

A jornalista e mediadora do evento não demorou a se vender ao público e logo dar o microfone para quem berrava mais. Era uma maneira de conseguir tocar o programa que estava sendo transmitido ao vivo. A promessa das melhores perguntas, aquelas feitas por escrito e entregues à equipe da CBN, logo caiu por terra. Ou seja, ela criticou as alianças políticas do prefeito, mas fez o mesmo – ou pior.

Quando outras pessoas que estavam na plateia pediam silêncio, os exaltados diziam que aquilo era democracia.

Na saída do teatro Eva Herz as pessoas que tumultuaram o evento, que estavam ali não para debater mas apenas gritar, pronunciavam frases como: “Vai para Cuba, Vai para Cuba” e “Comunista, vai estudar”.

Suplicy, que estava presente ao debate, tentou dialogar com eles, em vão. Foi agredido verbalmente diversas vezes, com os gritos de “Suplicy, vergonha nacional”, e acabou se exaltando também. Desistiu de conversar quando dedos apontavam seu rosto, já muito próximo de uma agressão física.

Minha vontade era defender Suplicy, mas tive receio. Celene Carvalho, a manda chuva do grupo,chegou a agredir um jovem que também participava do evento.

Os demais participantes, que estavam ali para debater e não apenas tumultuar, culparam a Livraria Cultura por não tomar nenhuma atitude mais contundente Afinal, agressões ocorreram lá dentro. Mas logo Suplicy se pronunciou e isentou a livraria de culpa.

Mais uma vez: eram pessoas orquestradas para ofender e acabar com o debate. Não queriam debater propostas e ideias. Fernando Haddad se mostrou completamente intocado pelo ocorrido e saiu com escolta.

Sem dúvida é mais preparado a esse tipo de incidente que Suplicy.

A sabatina não foi proveitosa para ninguém. Tive dó de nós. De todos nós. Dos jornalistas, da plateia, da população que pensa que ganhar no grito é democrático. Pobres de nós.

(Vídeo)

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Denisbaldo Postado em 30/Oct/2015 às 20:46

    Viúvas do impeachment.

  2. Stella Postado em 30/Oct/2015 às 22:39

    Minha nossa, a mulher agrediu o cara gratuitamente. Meteu a filmadora no jovem. Que horror!!!

    • S Rod Postado em 31/Oct/2015 às 23:28

      Meu maior medo seria esta gente voltar a governar o Brasil, pobre iria de volta para chibata.

  3. C.Paoliello Postado em 30/Oct/2015 às 23:13

    Depois dessa, eliminei esta livrariazinha dos portais de compra de livros e DVD's que fazia antes. Acho até que os donos da livraria avisaram com antecedência os agressores, gentinha da pior qualidade por sinal.

    • Fabio Hideki Postado em 31/Oct/2015 às 16:30

      Eu não entro mais nessa livraria.

    • Thiago Lopes Postado em 04/Nov/2015 às 23:38

      No dia em que vi que nessa merda de livraria os caras escondiam bem no fundo Adorno, Benjamin, Deleuze, etc e colocavam um Olavo de Cravalho bem em destaque, nunca mais pus os pés lá.

  4. Vitor Postado em 31/Oct/2015 às 13:00

    O mais engraçado é que a mais exaltada, a mocinha da foto, não trabalha, vive da renda de um hotel vagabundo em Vitória, mal administrado e em péssimas condições. O Trip Advisor entrega as péssimas críticas do seu hotel e essa criatura tem a empáfia de se dizer trabalhadora. República de hipócritas.

    • Eliana Postado em 31/Oct/2015 às 20:57

      Esse tipo sempre chama os outros do que eles são: verdadeiros vagabundos, discípulos de Cunha e Aécio.

  5. Davi T. Postado em 31/Oct/2015 às 14:27

    Zumbis políticos! Pessoas completamente ignorantes, que não entendem absolutamente nada de política, repetindo propaganda e partindo para a selvageria que é o que supre a frutração de não ser intelectualmente capaz de debater.

  6. irineu Postado em 31/Oct/2015 às 15:10

    fla flu político, pobres retardados... aqui na minha cidade seria linchados por trabalhadores de verdade q respeitam a democracia

  7. Eduardo Ribeiro Postado em 31/Oct/2015 às 15:45

    """"""Minha vontade era defender Suplicy, mas tive receio."""""" Assim vive todo paulistano simpatizante de Suplicy, de Haddad, do PT em geral. Falar que votou em Haddad no boteco ou na faculdade, é pedir pra ser escurraçado. Botar um adesivo em apoio ao PT no carro é pedir que o carro seja vandalizado. Dizer que votou em Dilma e que votará, mesmo que somente num eventual segundo turno, em Lula (caso se candidate), é garantia de olhares desconfiados, e dependendo da amizade que se possui com os envolvidos, ninguem vai ter receio de te mandar um "então vai pra Cuba, seu bolivariano comunista". E isso é no cotidiano, com amigos, colegas. Num contexto mais extremo, com os ânimos mais exaltados, colocar-se contra o fascismo desgraçado daqueles que são golpistas, como esses animais raivosos e babantes da livraria, é temeroso. A agressão física é muitissimo provável, quase certa, como aconteceu com o garoto que levou pelas costas um porradão dessa velha psicopata (e que depois ainda se fez de vítima). Os selvagens, hoje, são maioria esmagadora, e cada dia mais perdem a vergonha de expor sua selvageria e seu atraso moral e intelectual.

    • Marco Postado em 31/Oct/2015 às 18:28

      Isso é normal na terra dos paulixos. Mas eles que se preparem se pensam que vão espalhar para o Brasil as suas patologias. Os gaúchos como em 32 chegam aí e descem a lenha nesses bundões.

    • Ana Paula Postado em 01/Nov/2015 às 04:52

      E o Suplicy " se pronunciou e isentou a livraria de culpa".... Sinceramente, já estou, quase, torcendo para que ele e todos os covardes do PT e do governo continuem cada vez mais sendo esculachados hostilizados e agredidos pelos fascistas. Tá demais essa inércia!

      • Eduardo Ribeiro Postado em 01/Nov/2015 às 11:14

        Esta correta. Suplicy erra demais em isentar a livraria. Essa passividade, essa falta de sangue, me incomoda profundamente.

    • Pereira Postado em 03/Nov/2015 às 11:08

      ó coitadinho !!! é perseguido na faculdae pobizinho ! Esses conservadores retrógrados que se apoderaram do sistema educacional brasileiro. hehehehehehehhe faz me rir !

      • Eduardo Ribeiro Postado em 03/Nov/2015 às 16:51

        Sou perseguido não. Onde eu disse isso? Disse que há um mimimi e uma hostilidade generalizada no ambiente paulistano, mas não contra mim. Sabe por que? Porque eu sei muito bem que todo fascistinha é FROUXO. Um olharzinho mais torto e uma cara minimamente fechada já são suficientes pra fazer essa laia ficar com a cueca pesando uns 3kg. São FROUXOS ideologicamente, moralmente, argumentativamente e fisicamente. Especialmente fisicamente. E no dia que todo cidadão de bem tomar consciencia que essa laia de vagabundos direitosos é um bando de covarde tanga frouxa "aaiiinnnnn sem violência e sem vandalização...aaiiinnn", esse tipo de palhaçada que aconteceu na livraria acaba. Já que a livraria é omissa e conivente com agressão desde que seja contra o PT, ali era mãozada pra deitar uns 2 ou 3 e a palhaçadinha acabava.

      • Pereira Postado em 05/Nov/2015 às 10:42

        É, a gente viu o MBL arregando em menor número lá no gramado do congresso ! Cagão é esses esquerdistas que quando levam um xingamento ficam de mi mi mi. Eu já xinguei mais de 2 dúzias desses parasitas estatais, muitos, muito maiores do que eu fisicamente. O "Amor" da esquerda me comove ! FAz me rir... O Valentão vitimizado !

      • Pereira Postado em 05/Nov/2015 às 10:44

        Você conseguiria a boquinha estatal tão desejada se fosse das brigadas milicianas do Maduro na Venezuela. NO MST e no MTST talvez não role já tem gente muito mais picareta mamando lá.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 05/Nov/2015 às 15:00

        Arregando o que? Está superestimando a importãncia dos coitados do MBL, uma vez que o MTST não foi para lá para confronta-los. A manifestação repudiava o projeto de tipificação do crime de terrorismo. Se o MBL podia ficar, o MTST podia também. A coxinhada, contrariando ORDEM da Policia Legislativa, achou que o gramado era deles (novidade), o tempo fechou, dividiram o terreno, rolou uns xingamentos e ficou por isso mesmo. Não houve luta pelo mesmo espaço, nem tentativa de calar/expulsar o MBL. Porque se houvesse, não sobraria um coxinha de pé. Os bundas de talco da direita nunca foram numa manifestação de rua real, não sabem como funciona, pensam que o militante de esquerda é aquele esteriótipo "barbudo estudante de humanas". Se teve choradeira, mimimi, lágrimas, "conta pro meu pai, chama minha mãe, e liga pro meu adEvogado", porque um cidadão anti-PT de camisa social bem alinhada, bem passada, eleganterrimo, foi supostamente agredido, perfurado, pela ação de uma senhora com um palito de dentes (!!!!!!!!!!!!!) ... imagino o que seria se houvesse real intenção belicosa...estou falando dos cachorros-loucos de rua, MILITANTES, estou falando de peão de sindicato pelego, maluco que recebeu treinamento de guerrilha rural, antifas...o que aquele "quim cataguri" menino virgem e recem saido da fralda faria? Nem atravessar uma rua ele não sabe...o que aquele bando de funcionário de escritório, engravatados, perfumados, brancos de mãos macias, poderiam fazer? Vocês são muito ingênuos.

  8. Luiz C. Cardoso Postado em 31/Oct/2015 às 19:18

    Será que essa mulher é casada? Se for, coitado do marido.

  9. Eliana Postado em 31/Oct/2015 às 20:53

    A louca!!! Que bruxa! Coitado do menino! Uma ridícula dessas eles defendem, mas na prova do Enem ficam revoltados com as mulheres. Vai entender. E minha irmã e todas as pessoas que eu conheço do PT( diga-se de passagem, eu não sou filiada a nenhum) são pessoas trabalhadoras. Desafio a qualquer coxinha idiota a provar que são vagabundos.

    • Pereira Postado em 03/Nov/2015 às 11:06

      Muitos filiados do PT são apenas enganados, enquanto pagam o dízimo obrigatório do partido, a casta de governantes iluminados moram em triplex(lulas e lulinhas da vida). Eles esperam que detentores do futuro igualitário do socialismo enxerguem eles quando esse futuro utópico chegar. Inocentes úteis como Lênin costumava dizer.

  10. Sergio Carneiro Postado em 01/Nov/2015 às 07:27

    Mas impedir o debate com Yoani Sánchez foi muito democrático. Os fascista do PT são minhas antas favoritas.

  11. Pereira Postado em 03/Nov/2015 às 10:55

    Pô o Reinaldo azevedo não pode nem entrar num bar na av paulista que as feminazis vaõ encher o saco do cara. Tentaram até agredir o colunista da veja.... aí pode Arnaldo ?

  12. Rodrigo Postado em 04/Nov/2015 às 02:16

    A esquerda é exemplo de amor, veja só as invasões a salas, as perseguições a Joaquim Barbosa na época do mensalão, até ameaças de morte, veja o debate que teve em uma faculdade em SP que um grupo de esquerda invadiu e expulsou todo mundo de dentro e não deixou ninguém debater. Esquerda é amor.

    • Denisbaldo Postado em 04/Nov/2015 às 13:29

      Compare os crimes cometidos pela direita brasileira e pela esquerda. Sim, a esquerda brasileira comparada à direita é um amor.

    • Pereira Postado em 04/Nov/2015 às 15:34

      O Denisbaldo é um piadista Rodrigo. Eu nem falo mais o objeto da discussão com eles, só fico no campo da ironia e do sarcasmo. Discutir o objeto com esse pessoal daqui é perda de tempo, é a mesma coisa que jogar xadrez com um pombo. Só o esquerdismo soviético e chinês mataram juntos mais de 100 milhões no século XX, os EUA em todas as guerras que se meteram mataram não mais que 8 milhões.

      • Denisbaldo Postado em 04/Nov/2015 às 18:43

        Você é um analfabeto. Estou comparando a esquerda BRASILEIRA com a direita BRASILEIRA. E aí vem você com seus dados estatísticos tirados do rabo nada a ver com o que eu comentei. Você não tem capacidade para ser sarcástico, fica sempre no patético.

      • Pereira Postado em 05/Nov/2015 às 10:38

        O Comunismo soviétivco e Chinês é a base de argumentação da esquerda brasileira atual. Analfabeto é você que sequer sabe de onde vem as ideias que defende.

      • Denisbaldo Postado em 11/Nov/2015 às 00:52

        Analfabeto.

  13. Paulo Postado em 04/Nov/2015 às 11:41

    Movimento orquestrado, se tivessem um mínimo de inteligência iriam debater com argumentos, foram com a única intenção de avacalhar com o evento e conseguiram, aqui em Porto Alegre ocorreu um fato semelhante. Sugiro ao jovem da filmagem processar aquela senhora descontrolada.

  14. Rodrigo Postado em 04/Nov/2015 às 13:37

    Denisbaldo posso comparar então a esquerda pelo mundo? Ai veremos o amor que é, por exemplo Che Guevara fuzilando mais pessoas em 1 dia, do que todas as morte da ditadura em mais de 20 anos. PS: Não estou defendendo a ditadura, diferente de vocês, eu não admiro homicidas.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 04/Nov/2015 às 16:42

      Che Guevara - um dos homens mais DIGNOS e DECENTES da HISTÓRIA - possui, na mente doentia dos fascistinhas, uma característica que podemos chamar de "retro-assassinatos". Faz quase 50 anos que morreu, porem, a cada dia a meninada bostejante incrementa umas 40.000 mortes no seu "curriculo". Se perguntarmos para 5 reacinhas incultos fugitivos da escola "quantos morreram nas mãos de Che?", a resposta vai variar entre 2 milhões e 700 milhões hoje, mas a partir de 2016 vai variar entre 5 milhões e 1,1 bilhão. Estes numeros certamente são fruto de seu incrivel poder mediúnico-espiritual-sobrenatural de ceifar vidas humanas mesmo estando morto durante o último meio século. Seria Che um mutante, assim como Stalin, que continua matando geral 62 anos após a sua própria morte? Aliás, qual é a contagem oficial dessa semana? Quantos coitados meu PAPAI Che matou, inclusive de dentro da própria cova, até o dia de hoje, 4/11/15?

    • Denisbaldo Postado em 04/Nov/2015 às 18:58

      "PS: Não estou defendendo a ditadura, diferente de vocês, eu não admiro homicidas." - Somente porque refutei com sucesso o seu argumento já me julga e afirma que admiro homicidas. Não tenho nenhuma admiração por nenhum regime autoritário, seja de direita ou de esquerda. Simplesmente acredito que os ideiais da esquerda (coletivismo) são muito mais humanos do que os de direita (individualismo). Mas aí dizer que a esquerda conseguiu concretizar suas ideias com sucesso é um passo que você está tomando em meu nome e não te dou este direito. Quem começou com essa dicotomia de direita e esquerda foi você, e logo depois de defender a direita tirou o seu o time e se colocou no centro. Ou seja, você nem sabe para que lado ir, mas adora ficar do lado direito quando lhe convém. Mas assim que toma um esculhacho vai para o seu centro confortável e seguro (na sua cabeça). Sei muito bem o que defendo, diferentemente de você que só vem aqui para atacar quem não concorda com suas "ideias" confusas. Consigo defender os valores da Igreja e de Jesus Cristo sem precisar recorrer a este fundamentalismo "família" barato de Pereiras, Cunhas e afins. Acredito sim na solidariedade, fraternidade, liberdade e justiça. É por isso que luto, e se a esquerda de hoje está ainda distante de concretizar o que quero, a direita então está na direção completamente oposta. Se para você isso é defender homicidas, é melhor pararmos por aqui. .

      • Pereira Postado em 05/Nov/2015 às 10:57

        O coletivismo de mao tsé tung , fidel castro e Stalin eram e são muito humanos. Hahahahahaha ! Faz me rir ! Nehum sistema de economia democratiza e coletiviza mais os meios de produção do que a economia de mercado. E depois querem que eu leve esses tipos a sério.

      • Pereira Postado em 05/Nov/2015 às 11:00

        Para você Denisbaldo deve ser um esforço monstruoso reconhecer quando eu falo com ironia, sarcasmo ou com figuras de linguagem. É melhor interpretar tudo no literal mesmo e fingir que o que eu falo não é verdade. A verdade dó mesmo... entendo.

      • Pereira Postado em 05/Nov/2015 às 12:38

        Não falei Rodrigo. Eles derrubam o tabuleiro e saem cantando vitória. Por isso eu não jogo xadrez com pombos e não discuto objeto com esquerdista. As duas coisas estão no mesmo nível intelectual.

      • Denisbaldo Postado em 11/Nov/2015 às 00:54

        O cara não sai daqui e ainda diz não ter paciência para discutir com a gente. Metade dos comentários escrotos do site pertencem a ele. Imagina se ele tivesse paciência então. Novamente: ANALFABETO.

  15. Walter Postado em 04/Nov/2015 às 15:02

    A Moça se não me falha a memória é filiada ao PSOL SP foi até candidata que tal isso.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 04/Nov/2015 às 16:27

      Foi candidata pelo PSOL a prefeitura de São Lourenço/MG, em 2012. Diz ela que era o único partido disponível na cidade na época. Não conseguiu 400 votos e ficou em último. Sobre a pergunta """"que tal isso"""", que tal isso o que?

  16. Fabio Postado em 08/Nov/2015 às 19:57

    Tenho 42 anos, e se me recordo bem existiram grupos de esquerda que, em outros tempos, faziam algo muito parecido. Se por um lado tenho um certo sentimento de prazer em ver o pessoal de esquerda estar provando do próprio veneno, por outro sinto-me penalizado por ver quem deveria se opor ao modelo comunista utilizar-se do mesmo modus operandi. Sinceramente esperava algo melhor.

  17. Dora Postado em 17/Nov/2015 às 08:46

    Precisamos parar com esta palhaçada de direita ou de esquerda. A única divisão que nos cabe agora, que o nosso país está sangrando, repleto de golpistas corruptores e corruptos, de mentirosos dissimulados, de traidores da nação brasileira , de ladrões dos cofres públicos, de lesa pátria no poder, é a de: Criminosos e apoiadores de criminosos x Não criminosos e nem apoiadores de criminosos. O resto é fazer o jogo dos inimigos do Brasil, estejam eles em qualquer partido político, de direita (se é que isto ainda existe) ou de esquerda. Precisamos salvar o nosso país e o futuro das nossas crianças minha gente, estamos sendo enganados e massacrados por muitos e o tempo da gente acordar e se unir já está acabando ... Por favor, acorde povo brasileiro, pesquisem tudo o que aconteceu e ainda está acontecendo na Venezuela, pesquisem sobre o Acordo Interamericano, Pacto de Princeton (FHC e Lula) , Foro de São Paulo (Fidel Castro, Lula e FARC), Espiral do Silêncio e sobre o Decálogo de Lenin , seria tudo isto apenas uma mera coincidência ?? Todos precisamos fazer com que todas as verdades possam vir a tona, antes que nos seja tarde de mais ...