Redação Pragmatismo
Compartilhar
Política 21/Oct/2015 às 16:48
12
Comentários

Oposição entrega a Eduardo Cunha novo pedido de impeachment contra Dilma

PSDB, DEM, PPS e Solidariedade entregam a Eduardo Cunha novo pedido de impeachment contra Dilma Rousseff. Oposicionistas esperam que o presidente da Câmara, denunciado na Operação Lava Jato pela Procuradoria-Geral da República e alvo de representação no Conselho de Ética, se manifeste sobre o pedido até novembro

oposicao-cunha

Parlamentares de partidos da oposição (DEM, PSDB, PPS e Solidariedade) entregaram na manhã desta quarta-feira (21) ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), um novo pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

Assinado pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaína da Conceição Paschoal, o documento incorporou a denúncia de que as chamadas pedaladas fiscais continuaram a ser praticadas este ano para enfrentar o argumento de que a presidente só poderia ser afastada do cargo em razão de irregularidades cometidas no exercício do atual mandato.

Os oposicionistas esperam que Eduardo Cunha, denunciado na Operação Lava Jato pela Procuradoria-Geral da República e alvo de representação no Conselho de Ética, se manifeste sobre o pedido até novembro.

“Muito embora a grande maioria dos atos criminosos tenha ocorrido no primeiro mandato, já no curso do segundo mandato, houve desrespeito para com a Lei de Responsabilidade Fiscal, mediante a prática das chamadas pedaladas fiscais”, diz o documento. Além disso, o novo pedido aponta que a presidente editou decretos de abertura de créditos suplementares sem a autorização do Congresso Nacional, conforme determina a Constituição Federal.

oposicao-cunha2

“Os crimes de responsabilidade de Dilma Vana Rousseff exigem uma resposta firme do Congresso Nacional, em uma única direção, a do impedimento”, avaliam os juristas no pedido.

Os pedidos anteriores se referiam, principalmente, às pedaladas fiscais que o governo federal teria cometido em 2014 para maquiar as contas públicas. Porém, apoiadores de Dilma argumentavam que a chefe do Executivo só poderia ser declarada impedida por fatos relativos à gestão atual.

O documento protocolado nesta quarta busca suprimir essa brecha ao alegar que os crimes de responsabilidade fiscal continuaram em 2015. “Os crimes se estenderam a 2015, ou seja, invadiram o segundo mandato”, afirmam os juristas.

Presentes no momento de entrega do novo pedido do impeachment, representantes do Movimento Brasil Livre disseram que vão acampar em frente ao Congresso Nacional para pressionar os parlamentares a aprovar o novo pedido de impeachment.

Este é o 28º pedido de impeachment contra a presidente protocolado na Câmara. Desde o início do ano, 27 pedidos foram apresentados. Desses, 20 foram arquivados e sete estão em análise.

oposicao-cunha1

Agência Câmara

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. ODECIO Postado em 21/Oct/2015 às 17:23

    ESSA BANDIDAGEM PERDEU NAS URNAS E AGORA QUEREM DAR O GOLPE EM NÓS ELEITORES.O TRAFICANTE AÉCIO NEVES PERDEU A ELEIÇÃO EM MINAS E NÃO ELEGEU O SEU GOVERNADOR. OS VOTOS QUE TEVE FOI GRAÇAS A MARINA ALVES.ESSA CAMBADA DO PSDB, DEM, PPS E OUTROS SÃO TODOS CORRUPTOS E NUNCA FIZERAM NADA PELO PAÍS,SÓ EM BENEFÍCIO PRÓPRIO.

  2. José Henrique Postado em 21/Oct/2015 às 18:12

    Reunião de bandidos.

  3. Morgana Postado em 21/Oct/2015 às 18:33

    Patéticos!

  4. Antonio Postado em 21/Oct/2015 às 21:24

    Pra entregar pedido de golpe, esse bando de vagabundo eh rapido. Pra vir com alguma proposta de lei ou emenda que seja util pro pais esses lixos nao se mexem.

    • junior maia Postado em 22/Oct/2015 às 10:30

      procede

  5. George Postado em 22/Oct/2015 às 08:56

    olha o naipe dos "ilibados": PSDB, DEM, PPS e Solidariedade. Piada pronta

  6. Tchekowski Postado em 22/Oct/2015 às 13:45

    Representantes do movimento brasil livre vão acampar em frente ao Congresso. Para tanto, já solicitaram aos seus mentores do PSDB, DEM e PPS, barracas com ar condicionado, 2 piscinas (adulto e hidromassagem), sauna a vapor, salão de café, salão de tv de Led com SKY, serviço de fax, lavanderia, room service, Wi-fi, atendimento na piscina, estacionamento para motos no local e a 200 metros para veículos, além de pet-shop para os seus bichinhos. O recolhimento dos bombons (cachorro de madame caga bombom) será por conta de empresa terceirizada do Congresso.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 22/Oct/2015 às 15:05

      Sugiro que gastem com pelo menos uma babá - 2 seria ideal - , porque o ídolo da direitalha Kim Kataguiri nunca saiu do roteiro infantil medio-classista "condominio/escola particular/condominio", seus pés nunca pisaram em solo fora desse roteiro, de modo que ele não sabe atravessar a rua sozinho sem dar a mão pra um adulto, então se de repente ele precisar se ausentar do local, seja pra trocar uma fralda, trocar a pilha do controle do videogame, ou terminar a lição de casa pra ver se passa pro terceiro ano, periga de ser atropelado de novo e vão falar que a culpa é da Dilma. E não queremos ver a direitalha perdendo sua referência e ídolo.

  7. Thiago Teixeira Postado em 22/Oct/2015 às 16:43

    Taradinhos do Golpe, isso sim.

  8. sidney Postado em 24/Oct/2015 às 01:02

    se isso for adiante lhes garanto que não ficará pedra sobre pedra... Vamos no mobilizar nas redes sociais e nas ruas e cair de pau neles... Se a justiça não tem moral é porque o Estado não está fazendo mais seu papel, então a justiça vai pras ruas e se torna "própria", Vcs viram um golpe militar, mas nunca viram uma guerra civil, experiemntem e vejam o que vai dar. Aviso...

  9. Marcelo Postado em 28/Oct/2015 às 22:00

    Golpe é mentir para ganhar as eleições, golpe é após ganhar as eleições aumentar a eletricidade em mais de 100%, cortar financiamento estudantil, aumentar os combustíveis, comida, água. Submergir o país na pior crise da sua história, com uma retração de 7% do pib em 2 anos. Com centenas de milhares de famílias perdendo sua fonte de sustento. Qualquer oposição inteligente já teria derrubado esse governo medíocre, mas a oposição é fraca, fraquíssima...

  10. Richa é um dos 17 governadores que pedalaram sem punição - Zé Otávio Postado em 31/Aug/2016 às 02:01

    […] aponta que a adoção de malabarismos contábeis em que se baseou o pedido de impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff, não é exclusividade do Governo federal. A Agência […]