Redação Pragmatismo
Compartilhar
Aborto 29/Oct/2015 às 13:00
16
Comentários

Mulheres pedem 'Fora Cunha!' nas ruas do Rio de Janeiro

Mulheres marcham pela saída de Cunha da presidência da Câmara. Manifestantes pararam em frente ao escritório político do deputado em resposta ao Projeto de Lei 5.069, que dificulta a atenção a vítimas de estupro

mulheres Eduardo Cunha

Uma manifestação que reuniu principalmente mulheres pediu ontem (28) a saída do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara.

O ato ocorreu na Cinelândia, tradicional local de manifestações políticas no centro do Rio. As posições do parlamentar a favor de uma legislação mais restritiva ao aborto e o envolvimento dele no recebimento de recursos desviados da Petrobras, segundo investigações da Operação Lava Jato, foram alvos de críticas das participantes.

As ativistas saíram em passeata da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), onde acompanharam, durante a tarde, a votação do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o aborto no estado, classificado pelas feministas como um retrocesso.

Na caminhada até a Cinelândia, as manifestantes pararam em frente ao escritório político de Eduardo Cunha, no Largo da Carioca, e, com faixas e cartazes, protestaram contra o Projeto de Lei (PL) 5.069, que dificulta a realização de abortos por mulheres vítimas de estupro, pois ficam obrigadas a fazer boletim de ocorrência em delegacia policial para comprovar a violência sexual.

“Este ato é contra o PL 5.069, que burocratiza o processo, pois, em vez da pessoa ir receber tratamento médico, ela primeiro tem que fazer um boletim de ocorrência. Isso é uma crueldade com a vítima, que está fragilizada e precisa de amparo. A maioria das pessoas não concorda com o tipo de postura que ele [Cunha] tem, não só em relação aos desvios [de dinheiro] e à conta na Suíça, mas quanto à atitude dele, que é muito retrógrada”, disse a estudante de história Luisa Lima de Moraes.

“O Cunha tem uma série de projetos de lei bastante complicada e com grande chance de aprovação, como o que proíbe a pílula do dia seguinte, que é um direito das mulheres, principalmente as que foram estupradas ou sofreram algum tipo de abuso sexual”, afirmou a universitária Gisele Tanaka, que faz doutorado em planejamento urbano.

Segundo a estudante, as denúncias de desvio de dinheiro também pesam contra o deputado. “É o motivo mais óbvio, mais escancarado, que devia levar à imediata saída do cargo de liderança no Congresso e também fazer ele sofrer um processo judicial”.

A organização do ato contabilizou 5 mil mulheres; a PM, mil.

Agência Brasil

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 29/Oct/2015 às 14:43

    Teve chamada ao vivo na globo para esta manifestação? Duvido.

    • Márcio Ferreira Postado em 29/Oct/2015 às 19:36

      Ao vivo na globo? http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/10/grupo-protesta-em-favor-dos-direitos-da-mulher-e-contra-eduardo-cunha.html. Menos chororô e menos indignação seletiva, por favor. O presidente do senado consegue ser ainda mais bandido que esse Cunha, mas só se vê um silêncio abissal, tanto no PIG quanto no PP. Pelo menos os comentários no PIG, de vez em quando, lembram dele. Aqui, nem isso...

      • Denisbaldo Postado em 29/Oct/2015 às 20:50

        Verdade Márcio, a imprensa é toda pró PT...o resto é chororô...Ler um coxinha pedindo menos indignação seletiva é algo surreal! Hahahaha!

      • Márcio Ferreira Postado em 29/Oct/2015 às 23:17

        Denisbaldo, você... Onde você leu que eu disse que a imprensa é pró PT, ANIMAL??? Se você não sabe, aquele aborto parido que preside o senado é do PMDB, é um dos maiores bandidos do país, envolvido em toda e qualquer maracutaia que existe e ainda vai existir, estou criticando a falta de notícias contra ele, inclusive uma recente ação de improbidade contra ele que não divulgaram aqui e você vem se auto humilhar assim de graça? Vocês é que são surreais. Você e sua estupidez, que faz sombra quando um resquício de razoabilidade reflete em sua direção.

      • Thiago Teixeira Postado em 30/Oct/2015 às 06:55

        "GRUPO PROTESTA" .....Porque não generalizaram como nas passeatas com frases "O POVO BRASILEIRO VAI AS RUAS" "A POPULAÇÃO ESTÁ CANSADA ..." SENTIMENTO GENERALIZADO" ... Conta outra cara, colocar uma notinha no canto do site do G1 é noticiar por noticiar, é diferente de repercutir com chamadas ao vivo e se possível, 12 horas no dia. Foi assim? Não, então volte para o G1.

      • Márcio Ferreira Postado em 30/Oct/2015 às 10:38

        Aconteceu exatamente o que você disse que duvidava. Agora você vai ficar inventando condições do tipo "tinha que ser apresentado pelo Roberto Marinho vestindo uma camiseta do PT por 36 horas seguidas"? Vá se fazer de bobo pra cima de outro, mané!

      • Carlos Prado Postado em 30/Oct/2015 às 21:50

        Realmente, Denisbaldo. Mas o incrível mesmo é que a coxinhada toda é pró-PT, e dos seus apartamentos acham que representam algum pobre asjuashuahsua

  2. sidney Postado em 29/Oct/2015 às 14:58

    FORA CUNHA POR TODO O PAÍS E COM PRISÃO DESSE LADRÃO SAFADO.

  3. Eduardo Ribeiro Postado em 29/Oct/2015 às 15:26

    "ai ai ai se empurrar o Cunha cai"....parabéns. Chega de retrocesso, de andar pra trás, de obscurantismo, de falso moralismo, de fundamentalismo. Sejam fortes. Que a causa una as brasileiras e que elas tomem as ruas aos milhões.

  4. Mary Postado em 29/Oct/2015 às 15:55

    Fora cunha, ladrão, safado.

    • sidney Postado em 08/Nov/2015 às 21:58

      Valeu Mary... concordo com vc.

  5. Ana Postado em 30/Oct/2015 às 02:05

    Sou contra o aborto, mas fico me perguntando se não teria sido melhor a mãe dele ter feito um.

  6. Sérgio Postado em 30/Oct/2015 às 02:52

    O País pegando fogo. Uma crise de todo tamanho e vão fazer um shopping? É brincadeira, só pode ser. Tudo pode no País dos bananas!

  7. Stella Postado em 30/Oct/2015 às 07:30

    Esse homem é uma vergonha. Já era pra ele ter sido afastado há muito tempo.

  8. Carlos Prado Postado em 30/Oct/2015 às 21:49

    Gospistas, fasxxistas! Um representante eleito democraticamente não pode ser criticado !!!!11!!onze!!

    • Geraldo Postado em 02/Nov/2015 às 21:26

      Carlos Prado, em que planeta você vive? Todos foram eleitos democraticamente, mas quando se descobre que trata-se de um ladrão, esse deve ser colocado para fora. Esse Eduardo Cunha pilantra, vem a décadas envolvido em falcatruas, desde o governo Collor. Concordo com o que disse um sociólogo espanhol, o congresso deve ser dissolvido e convocado nova constituinte. Qualquer reforma que venha tirar algum privilegio dessa cambada, logo é colocado de lado e tudo continua da mesma forma. Em um pais descente o próprio deputado já teria saído pela porta dos fundos, aqui fica esse pilantra tentando continuar no poder.