Redação Pragmatismo
Compartilhar
Esquerda 30/Oct/2015 às 17:03
39
Comentários

Líder feminista e comunista é eleita 1ª mulher presidente do Nepal

Nepal: líder feminista e comunista é eleita primeira mulher presidente. Bidhya Devi Bhandari é uma das líderes do PC nepalense e lutou pela inclusão dos direitos das mulheres na recém-adotada Constituição

Bidhya Devi Bhandari comunista feminista
Bidhya Devi Bhandari

Bidhya Devi Bhandari, do Partido Comunista do Nepal, foi eleita pelo Parlamento nepalense para ser presidente do país nesta quarta-feira (28/10). Ela será a primeira mulher a ocupar o cargo.

Bidhya era deputada e foi ministra da Defesa do país. Ela venceu a eleição com 327 votos, derrotando Kul Bahadur Gurung, ex-ministro da educação do partido Congresso Nepalês. O Congresso do país possui 601 cadeiras.

O Nepal se tornou uma República em 2008 e em 2013 criou sua segunda Constituição. Bidhya lutou para incluir os direitos das mulheres no novo documento, adotado no mês passado. A Constituição nepalense estipula que um terço de todas as cadeiras do Parlamento devem ser ocupadas por mulheres e que o presidente ou o vice-presidente deve ser uma mulher.

Após ser designada, ela afirmou a jornalistas que iniciará conversas com os partidos do sul do país contrários à nova Constituição, que protestam e mantêm um bloqueio da fronteira com a Índia. “Considerarei o Himalaia, as montanhas e a região Tarai como um todo”, declarou.

Além de ser a primeira presidente mulher, ela é a segunda pessoa a ocupar o cargo depois que a democracia foi instaurada. O primeiro presidente foi Ram Baran Yadav, eleito em 2008 e com um mandato estipulado em dois anos, que acabou se estendendo devido à demora na elaboração e adoção da Constituição.

Opera Mundi

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Nelo de Carvalho Postado em 30/Oct/2015 às 18:06

    Parabéns Nepal, estão mais avançados e desenvolvidos que nós.

  2. Grace Diniz Postado em 30/Oct/2015 às 19:25

    Viva Simone de Beauvoir!!!

    • Guilhermo Postado em 30/Oct/2015 às 23:12

      Viva Cleopatra. Viva Nefertiti. Viva Imperatriz Messalina de Roma. Viva Joana D'Ark, Viva Ana Bolena. Viva Elizabeth Tudor. Viva Maria Antonieta. Viva Madre Tereza. Viva Frida Kahlo. Viva Madame Mao. Viva Eva Perón. Só NÃO digo VIVA à Elizabeth Bathory. Essa não merece.

      • poliana Postado em 31/Oct/2015 às 19:26

        ana bolena?

      • Guilhermo Postado em 01/Nov/2015 às 22:29

        Poliana, por que não? Digamos que eu tenho uma visão "hollywoodiwna" da Ana Bolena. Assisti a série The Tudors e gostei da personagem. Até hoje me lembro do último ep da segunda temporada quando uma espada é passada através do lindo pescoço da atriz. Rolou uma lágrima de um dos meus olhos. haha

      • poliana Postado em 02/Nov/2015 às 16:05

        hahahaha...sim, tb amo a série the tudors, mas a ana bolena era uma louca. inclusive o q vimos na série sobre o aborto do segundo filho dela, em q na série eles disseram q ela era uma bruxa e havia feito bruxaria pro henrique VIII se apaixonar por ela e por isso o feto saiu deformado, nos livros de história consta q a obsessão dela por dar um filho homem ao marido era tanta, q ela foi pra cama com o irmão dela pra engravidar, por isso o aborto e o feto deformado. a filha dela, a grande elizabeth, é um MITO. uma GRANDE MULHER. mas a ana bolena, embora eu ache a natalie dormer uma grande atriz e apaixonante (acho q daí vem a sua paixão), era uma psicopata mal caráter! rsrs

      • Guilhermo Postado em 02/Nov/2015 às 17:01

        Pois é. Também li sobre esse incesto. Se é verdade eu não sei. Mas imagina o terror que estava passando na cabeça dela naquele momento. Ela fez de tudo para ser a rainha, inclusive prometendo que daria o filho homem a Henrique VIII. Depois, percebeu que não conseguiria (até porque ela e o rei quase nunca dormiam juntos). Acho que nessas alturas ela já tinha atinado que o rei era louco e poderia mandar matá-la. Quem sabe todo esse medo motivou o incesto. Quanto à série. É muito boa mesmo. Lembro que após a cena da morte da Ana, mostra o rei em um banquete com sua nova esposa festejando alegremente. Poliana, aquela cena me deu muita, mas muita raiva. Queria ver Henrique VIII sofrer depois daquilo. hahah. Abraço

      • eu daqui Postado em 06/Nov/2015 às 16:01

        Faltou Ada Lovelace. E Maria Quitéria e Maria Felipa.

  3. Eduardo Ribeiro Postado em 31/Oct/2015 às 16:01

    Coxinhas nepalenses se rasgando..

  4. Filipe Postado em 01/Nov/2015 às 00:02

    que lugares você conhece ficaram pior depois de um governo de esquerda??

    • Sergio Carneiro Postado em 01/Nov/2015 às 07:13

      Filipe, vou dar uma de idiota e responder sua pergunta com outra pergunta. Você já soube de algum alemão ocidental tentar entrar na Alemanha oriental? Já soube de algum cidadão estadunidense navegar em boias para entrar em Cuba? Já soube alguma noticia que a Coreia do Sul tenha colocado barreira para que seus cidadães não fugissem para a Coreia do Norte?

    • Filipe Postado em 01/Nov/2015 às 18:13

      Andre, pesquise idh, jaxa juros, emprego, inflação, mortalidade infantil etc no Brasil pré fhc ou lula, e me diga os resultados. O governo de esquerda da Grécia só foi eleito depois da crise atingir níveis insustentaveis. Venezuela teve grande redução na miséria após chavez. Cuba era uma ditadura, onde a maior parte da população vivia na miséria. Russia também. Dificilmente se tem a entrada de um regime mais à esquerda em um país onde tudo vai bem.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 02/Nov/2015 às 10:34

      FHC - traidor supremo da patria brasileira - entregou terra arrasada para Lula. Pare de tentar reescrever a história.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 02/Nov/2015 às 10:41

      Governo militar? DITADURA MILITAR você quis dizer? Viúva da ditadura é um negócio impensável, inconcebivel. Estamos em 2015, quase 2016, era pra todas as viúvas da ditadura estarem mortas de velhice. Não que me espante ver moleque com saudade de uma era trevosa, maldita e desgraçada que ele sequer vivenciou, pois foi exatamente a DITAURA MILITAR que sucateou o ensino brasileiro. Mas vivemos numa era que a informação está a um clique. Ser um completo analfabeto, ignorante na história do próprio país, nessa época atual em que pra se informar basta querer, e louvar FHC e louvar ainda mais a maldita ditadura militar, é motivo de vergonha. É renegar a própria condição de ser humano pensante e assumir que é um cavalo desdentado.

    • Filipe Postado em 02/Nov/2015 às 12:10

      Em primeiro lugar, você usa o termo socialista de forma errada. Aparentemente você não sabe o que a palavra significa. Pela sua definição o governo militar foi socialista, já que foi totalitário e corrupto. E sim, foi um grande periodo de crescimento, assim como o periodo de stalin na russia. E a hiperinflação não foi herança apenas do color, foi também da ditadura, assim como a questão da dívida, pois o crescimento do pib veio financiado por capital extrangeiro. E volto a perguntar, como o Brasil após fhc ou lula é pior do que antes?

    • Filipe Postado em 02/Nov/2015 às 15:01

      E qual era a proporção na epoca da ditadura? E esse é o unico indicador??? E nisso que voce se baseia?? E é o maior do mundo em numeros absolutos, em relação à população, não é!! Quer falar de violencia, quando foi que a miseria mais se desenvolveu no pais? e o crime organizado, pcc, comando vermelho? violencia, descaso e coronelismo no nordesde, vem desde quando? Agora, quanto ao plano real, voce acha que veio de graça? Que foi apenas mudar o nome da moeda? De uma olhada no que aconteceu com cambio, reservas, carga tributaria, divida publica. andre, você fala com muita convicção sobre assuntos que você desconhece. Ou você é simplesmente um troll, ou precisa aprofundar mais suas reflexões. E só mais um adendo sobre a violencia. Se você é branco, classe media, não envolvido com drogas, suas chances de ser morto caem drasticamente.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 02/Nov/2015 às 16:14

      Não te consta nada, menino. Viuva da ditadura militar precisa virar gente pra ter direito de "lhe constar" alguma coisa.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 02/Nov/2015 às 16:19

      "mimimi 500 guerrilheiros com arma na mão"...Quem morreu enfrentando a ditadura militar, o periodo mais trevoso e desgraçado da historia do povo brasileiro, morreu para que hoje você, um menino de condominio bem nascido e com um mundo de informações ao alcance do dedo indicador, tivesse a liberdade e o direito de vir bostejar sobre eles e bostejar sobre a ditadura sem que ninguem batesse na porta da sua casa e te pendurasse no pau-de-arara por conta disso. Menino saudoso da ditadura militar é a escória do Brasil.

    • Filipe Postado em 02/Nov/2015 às 19:37

      rs....Se decide, os militares foram bons ou não?? Agora, o lula é a verdadeira elite? Seria de se estranhar se o lula continuasse pobre....ele foi presidente por 8 anos, deu palestras pelo mundo. Até acredito que tenha ganhado algo ilicitamente. Agora dizer que ele é a verdadeira elite do país acho muito exageiro. E se os milicos não enriqueceram (o que duvido), uma galera que os apoiou enriqueceu. Enfim, acho que o máximo que algumas pessoas conseguem chegar é achar algum inimigo facil, e ficar confortavel.... Tipo as ovelhas do livro "a revolução dos bichos"...."capitalismo bom, comunismo ruim" rs.....

    • Filipe Postado em 03/Nov/2015 às 09:54

      andre, o feriado acabou, entãoi vai minha ultima resposta. Acho que sua interpretação esta influenciada por preconceitos. Até onde eu sei lula não tem jato particular, nem sua familia e milionaria. Até agora, só houveram especulações e boatos. E eu não comparei lula com fhc, se vc acha isso dê uma relida nos comentarios. Lula era metalurgico, e trabalha até hoje com projetos na africa. Alias, ser presidente e um trabalho, portanto é besteira dizer que ele nunca trabalhou. Não defendo o lula, nem acho que ele seja completamente honesto, agora, temos que manter o bom senso. Quanto as palestras, voce pode odiar o cara o quanto quiser, mas ele é reconhecido no mundo como um dos grandes lideres na america latina. E se você fizer uma rápida pesquisa, vai ver que é comum ex presidentes darem palestras para empresas. Você vai achar inumeros motivos para criticar o lula, mas é preciso sair do lugar comum para ter alguma consistencia. Quanto ao que eu considero elite, são as familias tradicionalmente ricas, herança do processo colonial, que sempre mandaram e desmandaram no pais. Na minha opinião lula é hoje uma pessoa abastada, mas não acho que seja elite.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 03/Nov/2015 às 10:21

      É sim, guri de condominio. É tão guri de condominio que acha que "tá todo mundo trancado em casa". Na visão do guri de condominio, ninguem trabalha, ninguem estuda, ninguem se diverte, ninguem vive. Só se fica "trancado em casa" vendo a vida passar "enquanto a bandidagem está solta na rua"...sai de dentro de casa, guri...alfabetizado por fascistas e preso dentro de um quadrilatero murado, obviamente nunca viu movimento além do próprio apartamento e acha que a vida se limita àquilo...tua cidade é maior que isso....o Brasil é maior que seu condominio...sai pra rua um pouco, vai ver pessoas, pessoas de verdade, não os zumbis com os quais você convive....vai tomar um sol, vai aprender a atravessar uma rua, vai aprender a comprar um pãozinho na padaria, vai trombar na rua com a molecada distraida saindo da escola, vai sentir um pouco o que é a liberdade antes de falar que ela não existe...liberdade pela qual pessoas deram a vida, até pra você bostejar internet afora 50 anos depois...quem sabe assim você deixe de ser uma patética viuva da ditadura, viuva chorosa de uma época nefasta e trevosa que você sequer vivenciou.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 03/Nov/2015 às 10:27

      O cara acha que somente doutorzinho da Sorbonne pode dar palestra...que dureza...ser vocês deve ser a coisa mais triste do mundo....é lindo ver como vocês ficam putos, sangrando com o fato de Papai Lulão, o analfabeto, 4 dedos, peão, cachaceiro e sei lá o que mais vocês bostejam, ter sido o maior e melhor presidente da história deste país, ter MUITO mais relevância enquanto ex-presidente do que o Dr Sorbonne, ter pessoas do planeta inteiro o elogiando e pagando para ouvir o que ele tem a ensinar - ENSINAR - enquanto o sociólogo da elite cai no ostracismo, e ainda estar a 3 anos de subir de novo a rampa do Planalto...tudo na vida de vocês deve ser ódio, deve ser tristeza...Lulão, melhor presidente da história do Brasil, ter se tornado palestrante e ganhar dinheiro ENSINANDO o mundo, é veneno nas veias de vocês, fascistinhas...

    • Filipe Postado em 03/Nov/2015 às 15:05

      prometi que era última, mas não aguentei: Primeiro eu nunca disse que odeio ninguem. Por favor, não projete o SEU odio e o SEU preconceito em mim. Agora, de onde veio o dinheiro? Suor você diz??? Ja ouviu falar na colonização do pais? De onde que você acha que vieram as grandes propriedades privadas do pais??? Ja ouviu falar no regime escravocata?? Na exploração de mão de obra de imigrantes pobres europeus?? O que você acha que aconteceu com o dinheiro dos velhos barões do café, senhores de engenho e latifundios do periodo colonial?? Você por acaso acha que eles ganharam suas propriedades como? catando latinha?? O que você acha que aconteceu com a herança dos velhos coronéis?? Você acha que os comunistas saquearam tudo??

    • Filipe Postado em 03/Nov/2015 às 15:05

      prometi que era última, mas não aguentei: Primeiro eu nunca disse que odeio ninguem. Por favor, não projete o SEU odio e o SEU preconceito em mim. Agora, de onde veio o dinheiro? Suor você diz??? Ja ouviu falar na colonização do pais? De onde que você acha que vieram as grandes propriedades privadas do pais??? Ja ouviu falar no regime escravocata?? Na exploração de mão de obra de imigrantes pobres europeus?? O que você acha que aconteceu com o dinheiro dos velhos barões do café, senhores de engenho e latifundios do periodo colonial?? Você por acaso acha que eles ganharam suas propriedades como? catando latinha?? O que você acha que aconteceu com a herança dos velhos coronéis?? Você acha que os comunistas saquearam tudo??

    • Filipe Postado em 03/Nov/2015 às 15:07

      E quanto a ter inveja, isso é obvio. Quem não gostaria de ser um Brás Cubas da vida.

    • Filipe Postado em 03/Nov/2015 às 21:02

      É impossível chegar a essa conclusão pelo que eu disse. De onde você tirou a ideia de pedir desculpas a Cabral?!?!?!? O que a era digital tem a ver com o que eu disse?? Aliás falei sobre senhores de engenho, escravidão e coronelismo, menos de 200 anos atrás. O descobrimento foi a 500 anos, a colonização foi um processo! A última parte do que você escreveu é ininteligivel. E de onde você tirou "esquerda"???

    • Eduardo Ribeiro Postado em 04/Nov/2015 às 10:24

      """Porque so pobres é que tem que serem exaltados ???""" """Porque so pobres é que tem que serem exaltados ???""" """Porque so pobres é que tem que serem exaltados ???""" """Porque so pobres é que tem que serem exaltados ???""" """Porque so pobres é que tem que serem exaltados ???""" """Porque so pobres é que tem que serem exaltados ???""" """Porque so pobres é que tem que serem exaltados ???"""

    • eu daqui Postado em 06/Nov/2015 às 16:03

      Muitos lugares ficaran um m depois de um governo de esuqerda e muitos outros ficaram uma b depois de um governo de direita. Ideologia é pouco pra governar. Há que se ter idealismo.

  5. Sergio Carneiro Postado em 01/Nov/2015 às 07:17

    Ser atingido por um terremoto é uma catástrofe natural, mas eleger um governo comunista é gostar de ser sodomizado.

    • Filipe Postado em 01/Nov/2015 às 17:36

      Ok, vamos lá, tentar explicar: Não conheço caso de país comunista que ficou pior, porque a revolução só aconteceu em lugares onde a situação era péssima. Nenhum deles ficou bom, porém todos que conheço eram países pobres, monarquias ou ditaduras com uma população oprimida. Quanto a cuba, não seja ridículo. O problema não é sair de cuba, é entrar nos usa. Assim como imigrantes da américa latina inteira se arriscam na travessia do rio bravo.

      • Sergio Carneiro Postado em 02/Nov/2015 às 07:28

        Prezado Felipe, todos somos sabedores que não é só os cubanos querem entrar ilegalmente nos EUA, mas vende-se que Cuba é um paraíso por ser um país comunista. A fuga de cubanos para os EUA deve-se primeiro a proximidade e por este, os EUA, ser um país com mais oportunidades. Suponhamos que Cuba estivesse geograficamente próximo do Brasil? Isso evitaria a imigração? Lembram-se da deportação dos lutadores cubanos? O que dizer então sobre a desistência, cada vez maior, do cubanos do programa mais médicos. Brasileiros, , portugueses, espanhóis, mexicanos, e outras nacionalidade migram, é um fenômeno natural, mas só porque Cuba e alguns países países comunistas mantem regras rígidas sobre a migração em seus países.

      • Sergio Carneiro Postado em 02/Nov/2015 às 08:04

        Felipe, o comunismo só entrou em países por um modo: Pela força (ou revolução, ou golpe, ou libertação: como você queira chamar). Vamos falar de Cuba antes do comunismo, já que a ilha esta em evidência: Fulgêncio Batista era um ditador e Cuba não era um país pobre e tinha um economia prospera, mais a riqueza distribuída desigualmente. Favor não confundir crescimento econômico com desenvolvimento econômico.

      • Filipe Postado em 02/Nov/2015 às 12:18

        Sergio, quem vende que cuba é um paraiso?? De onde você tirou isso?? As pessoas exaltam a revolução, como um simbolo de resistencia, não o regime. E cuba é um caso extremamente complicado. Se por um lado você tem um regime totalitario e uma população pobre, por outro você tem um idh relativamente alto, pouca miséria, e uma população com alta escolaridade (em relação a america latina) A questão principal é que vocês ficam falando em socialismo e comunismo sem saber exatamente o que isso significa. E ironicamente parecem com os livros de Orwell, vocês usam esses termos com uma abrangência ampla, que pode enquadrar qualquer coisa, e depositam neles a culpa por toda a desgraça do mundo, assim como os vilões "Goldstain" em 1984 ou "bola de neve" na revolução dos bixos.

      • Filipe Postado em 02/Nov/2015 às 12:19

        E é obvio que o comunismo só acontece pela força. Agora, não conheço caso onde o comunismo trouxe os problemas, sempre foram os problemas que trouxeram o comunismo.

  6. Gilgamesh Postado em 01/Nov/2015 às 10:51

    Vivi oito meses no Nepal e humildemente conheco um pouco aquela realidade. Dificilmente o governo dessa digna dama ira produzir grandes transformacoes. Os poucos meios de producao estao na mao de familias pra la de seculares, e sinceramente nao vejo a minima vontade deles mudarem seu status quo pela populacao miseravel que os mantem ricos. Nepal eh um pais muito muito pobre, com uma qualidade de vida bastante sofrida e uma populacao fantasticamente humana e simpatica. Tenho amigos la, e desejo tudo de bom para eles e seu pais, oprimidos e espremidos entre a India possessiva e a China violenta.

  7. Eduardo Ribeiro Postado em 01/Nov/2015 às 11:16

    Se os fascistinhas daqui estão sangrando, se rasgando, arrancando a calcinha pela cabeça de tanto ódio, imagino os de lá...

  8. Walter Postado em 04/Nov/2015 às 15:04

    Uma coisa é certa os coxinhas não visitam mais o NEPAL.

    • eu daqui Postado em 06/Nov/2015 às 16:05

      Coxinha não vista o Nepal em hipotese alguma. Já não vistavam. Eles ficam por ali pela america do norte, europa ocidental e Australia..........Não que não tenha coisa interessante por ali, mas coxinha viaja atras memso é de capitalismo e não de cultura....

  9. Carlos Augusto Normann Postado em 10/Nov/2015 às 11:27

    E o Nepal mostra ser um país evoluído, apostando em uma presidenta ideologicamente bem definida, que certamente saberá conduzir bem aquele lindo lugar. Espero que desenvolva políticas de valorização do patrimônio cultural e ambiental deles, que é impagável!