Redação Pragmatismo
Compartilhar
Justiça 07/Oct/2015 às 19:39
23
Comentários

Joaquim Barbosa diz que TCU é um "playground de políticos fracassados"

Joaquim Barbosa diz que TCU não tem “estatura” para originar processo de impeachment no Brasil. De acordo com o ex-presidente do STF, o Tribunal de Contas é um "playground de políticos fracassados"

Joaquim Barbosa TCU Dilma impeachment

Considerado pela oposição um dos possíveis caminhos para o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, o julgamento das “pedaladas fiscais” no Tribunal de Contas da União (TCU) não deveria estar recebendo tanta atenção ou crédito assim. Pelo menos na opinião do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa.

Em palestra no 7º Congresso Internacional de Mercados Financeiros e de Capital, organizado pela BM&FBovespa em Campos do Jordão (SP), Barbosa disse que não acredita no TCU “como um órgão sério, desencadeador de um processo de tal gravidade”, Para ele, aliás, o Tribunal de Contas não passa de um “playground de políticos fracassados” e não teria “estatura institucional” para originar um impeachment presidencial.

Alçado à fama nacional graças ao seu protagonismo enquanto relator do processo do mensalão no STF, o ex-ministro do Supremo tem feito poucas aparições públicas após a aposentadoria, em 2014, e se acostumou a guardar suas opiniões sobre os rumos do Brasil a seu perfil no Twitter. Durante a palestra, contudo, Barbosa soltou o verbo na hora de criticar o TCU.

Segundo ele, o tribunal “não tem estrutura suficiente para conduzir algo de tamanha gravidade”. “Impeachment é coisa muito séria. É um processo que sabemos como começa, mas não como termina. Precisa ser algo muito bem baseado, com provas chocantes envolvendo diretamente o presidente. Sem isso, nós sairemos perdendo”, disse, como registra a edição online do jornal Valor Econômico.

VEJA TAMBÉM: TCU rejeita contas de Dilma Rousseff

A considerar as opiniões de Barbosa sobre o TCU, o caminho mais razoável para um possível impeachment seria a rejeição das contas da campanha de reeleição da presidenta Dilma pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas o ex-presidente do STF também não poupou o TSE em suas críticas. Para o ministro aposentado, o fato de o tribunal contar com representantes da advocacia eleitos para mandatos de apenas dois anos seria um “elemento fragilizador” — já que esses advogados não costumam se desvincular de suas atividades cotidianas enquanto membros do TSE.

El País e Valor Econômico

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Denisbaldo Postado em 07/Oct/2015 às 20:47

    Não foi você que votou na Dilma ano passado e agora fica desfilando esse avatar ridículo aqui no PP? Quer dizer que você pode mudar de ideia, os outros não? É isso aí, você está do lado certo, o lado dos hipócritas. Continue por aí mesmo.

    • Denisbaldo Postado em 07/Oct/2015 às 21:56

      Coxinha bunda mole hipócrita. Critica os outros pelos menos atos que você comete.

    • juliano Postado em 08/Oct/2015 às 08:28

      Naro Solbo é o típico bolsonarete... clássico "te pego lá fora" com as provocaçõezinhas de 5ª série http://ambrosia.virgula.uol.com.br/wp-content/uploads/2013/08/tepego-730x394.jpg

    • juliano Postado em 08/Oct/2015 às 10:06

      hahahhahahahaha

  2. Trajano Postado em 07/Oct/2015 às 21:09

    Olha, estamos vivendo um momento histórico. A presidente teve a recomendação do TCU para reprovar as contas da Dilma, coisa que o TCU jamais determinou desde o tempo do FHC que fazia a mesma coisa. O mesmo TCU de Augusto Nardes, que a operação Zelotes suspeita ter recebido R$ 1,8 milhão fraudulentos. O Aécio construiu aeroporto em terreno da família e com isso o tio-avô receberá indenização do estado pelo uso das terras, consequentemente o livrando da multa por ter sido condenado por ter iniciado a construção desse aeroporto durante o governo do irmão Neves em sua própria propriedade e com dinheiro público; uma multa cobrindo a outra, um lucro de centenas de milhares de reais com dinheiro do contribuinte, dinheiro público que pagou viagens do Aécio para visitar a namorada com jato oficial. O mesmo Aécio, líder da oposição juntamente com certos políticos investigados por corrupção, se encontrou às vésperas do julgamento das contas da presidente com Aroldo Cedraz, presidente do TCU, cujo filho, Tiago Cedraz Leite Oliveira, advogado com ascensão milagrosa desde que o pai assumiu o cargo de ministro (que tem entre seus clientes o Paulinho da Força), foi alvo de mandado de busca e apreensão em julho de 2015 cumprido pela Polícia Federal. Então, com base nisso, o processo de impeachment vai para uma Câmara liderada por Eduardo Cunha, recordista absoluto de escândalos e acusações gravíssimas de corrupção. Sim, é histórico: baixaria histórica. Acompanhem. Nunca se esqueçam.

    • Trajano Postado em 07/Oct/2015 às 22:05

      Estamos falando em instabilidade política, econômica e democrática provocada por agentes poderosos e corruptos. As investigações se estendem por quem julga, recaem por quem é da oposição e cairá nas mãos de quem detém um dos maiores escândalos políticos que se tem notícia. Cadê a indignação popular a esses tantos que devassam a vida política nacional? É essa seletividade oportunistas de discursos o certo a que se refere? A validação de quem arruma um cristo político para que os seus pecados fiquem relegados à sombra? Ou ao ultrassecreto de 25 anos? Naro, filho, sei que talvez muitas pessoas que cruzaram na sua frente não acreditam muito em você, mas eu sinceramente não acredito que você está de acordo com os festejos dos coxinhas em comemorar algo amplamente patrocinado por uma multiplicidade de operadores imorais do sistema político brasileiro.

    • Trajano Postado em 07/Oct/2015 às 22:47

      Então, Naro, por que você não começa o seu comentário já descrevendo suas impressões de forma detalhada ao invés de soltar frases soltas e desconexas ao estilo maria pereira julio zeze cesar souza? Por que você não valoriza mais aquilo que tem para compartilhar? Valoriza-se, homem! No mais, já que você agora possibilitou o debate, por que o TCU fez o certo em sua opinião? Qual a justificativa? Pedalada fiscal é manobra utilizada desde o período FHC para aumentar o superávit primário quando se atrasa de forma proposital o repasse aos bancos financiadores. E olha, nem deu certo em 2014, o que levou o governo a apresentar uma mudança de meta que foi aceita pelo Congresso no final do ano passado, de acordo com o previsto na lei. No máximo, executivos estaduais e municipais pagaram multa em casos específicos. Só que isso está em meio a uma tentativa de golpe em 2015 patrocinado por uma oposição mais suja que pau em galinheiro. Naro, quem reprova as contas não é o TCU, mas, sim, o congresso nacional, cujo líder da câmara dos deputados é o Eduardo Cunha, investigado por suspeitas de desvios de milhões de reais e por mentir em abrigar dinheiro volumoso em contas frias em paraíso fiscal e PRECISA DESESPERADAMENTE desse clima de randevu político para cogitar uma saída que ele mesmo se colocou. A oposição conta com figuras das mais execráveis possíveis, com inúmeras suspeitas graves de corrupção, e o clima de desestabilidade democrática só favorece esses que detém o poder de apontar os outros com indicador, enquanto os outros dedos ficam apontados para eles mesmos. Estão acusando ferozmente por atitudes que os próprios oposicionistas cometem e a população está comprando isso, ainda que sequer saiba o que é uma pedalada fiscal e ignorando com cinismo assustador as ações corruptas de quem supostamente combate a corrupção, mas que até o momento não apresentou nenhuma solução que justifique tamanha bagunça – a não ser para os seus próprios interesses -, nem o que fariam caso estivessem no governo. Novamente, o TCU não reprova contas, quem reprova é o congresso. Jogada ensaiada para que a torcida grite “olé” enquanto o país todo caminha ao fundo do poço. Ou você acha que realmente estamos construindo algo realmente positivo ao país com isso tudo? Como isso seria possível se quem caga para o país e retira dos cofres públicos sempre que podem estão hoje protegidos pela indignação seletiva e pela moral dupla de parte da população?

    • Trajano Postado em 07/Oct/2015 às 23:01

      Não, Naro. É porque seus discursos não servem pra porra nenhuma e você sabe disso. Realmente não vale a pena te dar qualquer tipo de atenção, uma vez que ao ser chamado na chincha se acovarda com a mesma rapidez que chama os outros de covardes. Moleque pipoqueiro. Quando você sair de cima do muro e adotar uma postura de homem, alguém, um dia quem sabe, dará algum tipo de valor ao que você diz. Covarde.

  3. André Postado em 07/Oct/2015 às 21:10

    O JB fala isso porque sabe que nunca foram atrás dessas bagaças nos governos anteriores. Mas, vamos manda bala, vamos apurar tudo, quem tiver mais bala, fica de pé.

  4. Trajano Postado em 07/Oct/2015 às 21:11

    Olha, estamos vivendo um momento histórico. As contas da Dilma receberam recomendação de reprovação, coisa que o TCU jamais determinou desde o tempo do FHC que fazia a mesma coisa. O mesmo TCU de Augusto Nardes, que a operação Zelotes suspeita ter recebido R$ 1,8 milhão fraudulentos. O Aécio construiu aeroporto em terreno da família e com isso o tio-avô receberá indenização do estado pelo uso das terras, consequentemente o livrando da multa por ter sido condenado por ter iniciado a construção desse aeroporto durante o governo do irmão Neves em sua própria propriedade e com dinheiro público; uma multa cobrindo a outra, um lucro de centenas de milhares de reais com dinheiro do contribuinte, dinheiro público que pagou viagens do Aécio para visitar a namorada com jato oficial. O mesmo Aécio, líder da oposição juntamente com certos políticos investigados por corrupção, se encontrou às vésperas do julgamento das contas da presidente com Aroldo Cedraz, presidente do TCU, cujo filho, Tiago Cedraz Leite Oliveira, advogado com ascensão milagrosa desde que o pai assumiu o cargo de ministro (que tem entre seus clientes o Paulinho da Força), foi alvo de mandado de busca e apreensão em julho de 2015 cumprido pela Polícia Federal. Então, com base nisso, o processo de impeachment vai para uma Câmara liderada por Eduardo Cunha, recordista absoluto de escândalos e acusações gravíssimas de corrupção. Sim, é histórico: baixaria histórica. Acompanhem. Nunca se esqueçam.

    • luis Postado em 07/Oct/2015 às 22:48

      É mesmo uma pena que o PT seja ainda mais desonesto que essa corja que vai julgá-lo. Lutemos para que caiam todos.

      • Trajano Postado em 07/Oct/2015 às 22:52

        Luis, por que o PT é mais desonesto do que a tal corja? Corja é corja, não sabia que existia diferença. Lutemos? Então me diga: qual a luta da sociedade para que todos caiam? O que está sendo feito pelos cidadãos para coibir a corrupção capilarizada de forma ampla, de políticos a empresários?

      • luis Postado em 07/Oct/2015 às 23:02

        É mais desonesto que a tal corja porque está financiando o comunismo mundo afora ao invés de investir no seu país de origem (que o digam todos os prêmios e reconhecimentos que Lulla coleciona na Venezuela, Cuba, Bolívia, etc). A luta que devemos travar é mostrar que a sociedade não se sente mais representada por bandidos de lado nenhum da moeda. O que os cidadãos estão fazendo eu não sei. Quanta pergunta! Não acho que adianta muito lutar contra a "corrupção", mas sim contra os corruptos (Lulla, Sarney, Cunha, DIlma, Alckmin...). E você? O que acha de uma eventual punição aos corruptos do PT? O que acha do PT investir fora do país? O que acha das mentiras deslavadas que a Dilma soltou durante a campanha? E as pedaladas fiscais? Deveriam passar impunes só por quê a Dilma "não inventou as pedaladas fiscais"? Você está contente com os rumos que nossa economia está tomando? Com a dívida interna? Com as ameaças de líderes do MST em pegar em armas?

      • Trajano Postado em 07/Oct/2015 às 23:30

        “É mais desonesto que a tal corja porque está financiando o comunismo mundo afora”... Olha, Luis, vou fingir que nem li isso porque você e eu sabemos que a guerra fria já acabou há muito tempo. Não sou engenheiro de obra pronta. Não tenho mais 15 anos. Sobre as parcerias com países latino-americanos, eu não sei se você sabe, mas o Artigo 4º da Constituição, em parágrafo único, estipula que A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações. E se a sociedade não se sente mais representada por “bandidos”, é curioso que a mesma sociedade tenha eleito “bandidos” tradicionais e não assuma a sua culpa. Eu acho MARAVILHOSO que toda a corja corrupta do PT vá para trás das grades, ao passo que jamais irei concordar com as acusações infundadas por oportunismo político que vai desde o tríplex do Lula, um tal filho dono da Friboi e a falta total e irrestrita de respeito com a chefe do executivo federal; jamais concordarei que um único partido receba a conta histórica de corrupção política nacional enquanto partidos mais corruptos ainda se esbaldam em cinismo e mafiocracia frente à indiferença, seletividade e moral dupla de parte da população. Claro que não estou contente com a economia, mas claro que a instabilidade política patrocinada pelos oposicionistas também precisa entrar na conta, vide as “pautas-bombas” que só explodem o povo. Sobre a ameaça do MST, o cidadão que falou isso se retratou publicamente. O mesmo não aconteceu com o rapaz ex-candidato tucano que falou publicamente em assassinato à presidente. E querido, ser apolítico é o que eles querem. O desinteresse político e democrático da sociedade é salutar somente para os interessados em dinheiro público.

      • luis Postado em 07/Oct/2015 às 23:42

        Concordo que os resultados das últimas eleições foram decepcionantes, parece que só os mais corruptos e/ou idiotas ganharam votos.

      • SALOMON Postado em 08/Oct/2015 às 09:10

        Caro Luis! não adianta discutir com militante, note que os mesmos não respondem as suas perguntas ou questionamentos. Os militantes do PT respondem cada crime dos seus com uma outro da oposição como justificativa, ora dizer que o partido esta sendo crucificado não e nada original, e claro que a cobrança e maior, ate mesmo pelo fato do partido que esta no poder e sempre mais cobrado e o PT sempre fez esse tipo de oposição de cobrança de ética, honestidade e vários pedidos de impeachment quando não estava no poder, agora estranhamente parece que quer governar sem oposição ou criticas. Concordo que muitas das vezes se comete alguma injustiça quando se fala do governo, ha muito boato, filho do lula, friboi, comunismo e outras balelas mais, porem não podemos esvaziar o debate por conta disso e nem desqualificar as opiniões contrarias as nossas. NOTA: A recomendação pela rejeição das contas do governo pelo TCU foi unânime .

      • Trajano Postado em 08/Oct/2015 às 13:34

        Salomon deve estar se referindo a outra pessoa então. Não sou militante, balela sua. Aliás, só tive contato com um ou dois militantes petistas na vida. Coisa rara. E menos eufemismo, faz favor. O PT não está sendo mais “cobrado”, antes fosse apenas isso. E se você não inclui as ações e interesses de certos grupos políticos corruptos de oposição na discussão, quem está esvaziando o debate é você. Eleitores não fazem isso, torcedores sim. Respondi as perguntas, da mesma forma que o Luis respondeu as minhas. Não o vi reclamando de nada disso, só você. NOTA: estamos falando da decisão do TCU desde ontem aqui. Não seja retardatário no assunto. Tanto a pólvora quanto a divulgação da notícia já foram descobertas.

  5. John J. Postado em 07/Oct/2015 às 22:20

    https://www.youtube.com/watch?v=tW74UbQ4jN0

  6. Márcio Ferreira Postado em 07/Oct/2015 às 22:41

    O "relógio quebrado" está bem pontual hoje...

  7. João Paulo Postado em 08/Oct/2015 às 01:02

    A Firjan deu um "toque" na Rede Bobo, mas parece que não adiantou muito. Por quanto tempo sustentarão o terrorismo midiático? Agora, essa besteira de reprovação das contas vinda do playground de empregos. E o gado, ops, a população continua aplaudindo de quatro!

  8. Sergio Carneiro Postado em 08/Oct/2015 às 05:37

    A reportagem faz supor que o TCU, via Joaquim Barbosa, é o desencadeador e responsável pelo processo de impeachment. O TCU apenas informa ao Congresso Nacional sobre a aprovação ou não das contas, ou seja, se as contas apresentadas estão de acordo com a LRF. Cabe ao Congresso abrir ou não o processo de impeachment. Já dizia um velho e sábio político: Metade do nosso congresso são uns incapazes e a outra metade são capazes de tudo, portando basta oferecer alguns ministérios importantes, aprovar algumas emenda parlamentares no orçamento que ganhasse um apoio da casa legislativa.

  9. Thiago Teixeira Postado em 08/Oct/2015 às 11:29

    Como assim "...nós sairemos perdendo"???????????? É tão explicito assim? "nós"? Esse "nós" certamente é a direita.

  10. Junio Postado em 08/Oct/2015 às 13:15

    Infelizmente tenho que concordar que nisso vc tem razão!!!!! Incontáveis publicações do PP criticando o Barbosa, agora do nada ele teve uma epifania! Caraca!!!! Eu tb votei em Dilma e não me arrependo! votaria mil vezes nela a ter que votar no Aécio ou anular - literalmente - meu voto!