Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2018 26/Oct/2015 às 18:17
65
Comentários

Ibope divulga novo levantamento sobre eleição presidencial

Lula lidera quando o Ibope questiona em quem os eleitores votariam com certeza, mas também aparece à frente no índice de rejeição. Outros nomes lembrados foram os de Aécio Neves, José Serra, Geraldo Alckmin, Marina Silva e Ciro Gomes

eleições 2018 Lula Aécio Marina
(Pragmatismo Político)

O ex-presidente Lula ainda é um dos nomes mais fortes para a disputa presidencial de 2018, aponta pesquisa Ibope realizada entre 17 e 21 de outubro e divulgada nesta segunda-feira, 26, pelo jornalista José Roberto de Toledo, no Estadão. Lula, por outro lado, amarga um elevado índice de rejeição — fato que também se repete com os outros pré-candidatos.

Uma das conclusões da pesquisa de potencial de voto, que considera alguns possíveis candidatos para a próxima disputa, é a de que ninguém sai vencedor. Outra é a de que a taxa de eleitores que dizem que votariam com certeza em Lula ainda é maior do que a de todos os seus rivais: 23%.

Em segundo lugar aparece o senador Aécio Neves (PSDB), com 15%, seguido de perto por Marina Silva (Rede), com 11%. O também tucano José Serra tem 8%, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) tem 7% e Ciro Gomes (PDT), 4%.

De acordo com a sondagem, uma fatia crescente do eleitorado demonstra desprezo por todos os políticos. Confira, abaixo, os números do levantamento.

Certeza de voto

(Em quem os eleitores votariam com certeza)

– Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 23%
– Senador Aécio Neves (PSDB-MG): 15%
– Ex-ministra e ex-senadora Marina Silva (Rede): 11%
– Senador José Serra (PSDB-SP): 8%;
– Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB): 7%
– Ex-ministro Ciro Gomes (PDT-CE): 4%

Rejeição

(Não votaria de jeito nenhum)

– Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 55%
– Senador José Serra (PSDB-SP): 54%;
– Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB): 52%
– Ex-ministro Ciro Gomes (PDT-CE): 52%;
– Ex-ministra e ex-senadora Marina Silva (Rede): 50%;
– Senador Aécio Neves (PSDB-MG): 47%.

Possibilidade de voto

(Poderia votar)

– Ex-ministra e ex-senadora Marina Silva: 28%;
– Senador Aécio Neves: 27%;
– Senador José Serra: 24%;
– Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin: 23%;
– Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: 18%;
– Ex-ministro Ciro Gomes: 16%.

Recomendados para você

Comentários

  1. sidney Postado em 26/Oct/2015 às 18:38

    É LULA na cabeça desses PSDBostas...

  2. Carlos Postado em 26/Oct/2015 às 18:44

    Venezuela o povo está protestando por comida e papel higiênico, continuem votando em esquerda, Brasil vai virar uma grande Bolívia, ou melhor já é.

    • Denisbaldo Postado em 26/Oct/2015 às 20:30

      Velho, vira o disco. Essa babaquice não cola mais, já era. Venezuela de cu é rola. Vai procurar o que fazer.

      • Cássia Souza Postado em 27/Oct/2015 às 01:20

        Ótimo comentário! kkkkk

      • Trajano Postado em 27/Oct/2015 às 09:24

        É impossível o Brasil virar Venezuela, Cuba ou Bolívia (Bolívia?): cultura, história, economia, multiplicidade política, quantidade de habitantes, tamanho do território nacional, enfim, isso nunca vai acontecer, não sei nem qual o sentido de se discutir isso: parece uma espécie de epígrafe dos tempos da ditatura militar e suas lorotas publicitárias de guerra como a ameaça de que o Brasil viraria um país comunista, coisa impossível de acontecer. As pessoas não sabem do que estão falando ou então se agarram aos jargões enlatados e replicam por aí apenas para terem o que gritar, o que só contribui para a propaganda cínica das viúvas da ditadura: a “ameaça comunista” que não cola mais transformou-se em “ameaça bolivariana”, em que Cuba e Venezuela surgem como entidades maléficas ao invés de países vizinhos. Até quando iremos combater inimigos inexistentes ao invés de canalizarmos nossas energias na busca de soluções para problemas reais? Menos foro de São Paulo e mais críticas ao foro privilegiado dos políticos, por favor.

      • Denisbaldo Postado em 27/Oct/2015 às 12:25

        Pois é Trajano, é tão difícil explicar o óbvio...

    • elvis Postado em 26/Oct/2015 às 20:50

      Aqui sobra né? Enquanto jogam milhares de toneladas de tomate ni lixi, para aumentar o preço, pessoas passam fome. Viva Lo Capitalusmo.

    • elvis Postado em 26/Oct/2015 às 20:50

      Aqui sobra né? Enquanto jogam milhares de toneladas de tomate ni lixi, para aumentar o preço, pessoas passam fome. Viva Lo Capitalusmo.

    • Marc Postado em 26/Oct/2015 às 21:04

      Antes era Belgica pra alguns poucos e Índia pra maioria se virar bolivia pra todos tá de boa !

    • Felipe Postado em 26/Oct/2015 às 22:02

      Amigo, aconselho ler sobre a Bolívia de hoje e a do passado.

    • Mr8cba Postado em 26/Oct/2015 às 22:03

      vc sabe o que é ser de esquerda ou de direita?

    • Antônio Postado em 26/Oct/2015 às 22:21

      Onde é uma Venezuela? E se fosse infoado, saberia o quanto a Bolívia cresceu nos últimos anos. Não passas de um ignorante machão escroto.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 26/Oct/2015 às 22:31

      Carlos mal sabe do que está falando. Ouviu dizer que é bacana falar que "o Brasil vai virar uma Venezuela/Bolivia"...sabe nem diferenciar a mão esquerda da direita, e quer "falar mal da esquerda"...

    • Thiago Teixeira Postado em 27/Oct/2015 às 06:47

      Quem disse que na Venezuela está ruim? Se for a Rede Globo...

      • Nanda Flores Postado em 27/Oct/2015 às 08:47

        Cara, vcs são tão ignorantes quanto as pessoas de direita que vcs tanto criticam. Dizer que a Venezuela está bacana é algo surreal. Eu mesma durante uma viagem minha fora do Brasil vi um protesto de Venezuelanos pedindo que a comunidade internacional acordasse pois seus parentes - que ainda moravam na Venezuela - não tinham o direito de ir e vir. Toque de recolher, etc. Prostesto e passeata feito pelo próprio povo. Eu parei para conversar com eles. Não foi nenhuma "rede globo" que fez minha cabeça. Tirem a cabeça de dentro da terra e pensem. Façam as contas. Sem empregos não há impostos. Sem impostos não há dinheiro. Sem dinheiro não há programas sociais. No final das contas, os programas sociais - vocês querendo ou não, aceitando ou não! - são bancados também pelos "coxinhas" que vocês tanto criticam.

      • Thiago Teixeira Postado em 27/Oct/2015 às 22:41

        Se vier um estrangeiro aqui no Brasil nas passeatas de março e conversar com uma madame junto com seu marido branco com camisa da seleção e perguntar a eles como está o Brasil, o gringo vai correndo ao aeroporto fugir. E mais, para o coxinha pagar imposto, certamente foi nas costas do suor de um assalariado que acredite, proporcionalmente paga mais percentual de imposto do que o cabidão de emprego. Sem contar que a maioria esmagadora dos impostos estão investidos em infraestrutura na qual o coxinha usufrui diariamente ... ou coxinha utiliza rodoviária para percorrer longas distâncias?

  3. Leonardo Postado em 26/Oct/2015 às 19:11

    Independentemente da prática política (que não mudará, qualquer que seja o presidente, enquanto não acontecer uma verdadeira reforma política), Lula foi DEFINITIVAMENTE o melhor presidente do Brasil. Esse reconhecimento é mundial. E essa é uma verdade que fomenta o ódio das elites e a inveja e o ressentimento em figuras como FHC. Mas, segundo Paulo Henrique Amorim, FHC, entre outros, é a prova viva de que ressentimento não mata. Eu alargaria essa percepção dizendo que FHC é a prova VIVA de que ressentimento e inveja não matam.

  4. Daniel Bento Postado em 26/Oct/2015 às 20:16

    PSDB é o partido que aparece com 3 candidatos. kkk

    • Denisbaldo Postado em 26/Oct/2015 às 20:29

      Ou seja, não tem nenhum como sempre.

      • Filipe Postado em 26/Oct/2015 às 22:29

        Junta os 3 não da 1....

    • poliana Postado em 26/Oct/2015 às 22:42

      ô denisbaldo, tb, com esses 3 candidatos do psdb + marina silva, n precisa ser nenhum expert em política pra saber q lula leva em 2018, né???? agora a gente já sabe o pq do desespero desde já com as eleições em 18...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Denisbaldo Postado em 27/Oct/2015 às 12:22

        O Reinaldo Azevedo já perdeu o rumo, e toda a sua "polidez" foi pro ralo. "Elas estão descontroladas" - Hahahaha!

  5. Guilhermo Postado em 26/Oct/2015 às 20:21

    Desses aí eu só voto na Marina.

    • Leonardo Postado em 26/Oct/2015 às 23:12

      Marina perdeu o pouco de crédito que tinha quando apoiou Aécio. Queimou o filme.

      • felipe Postado em 27/Oct/2015 às 10:32

        Ela ia apoiar quem, quem, o PT? Ela disse que apoiaria Aécio pois era oposição não tinha lógica apoiar o PT, na minha opinião devia permanecer neutra mas ai iriam reclamar que ela ficou encima do muro, eu ainda votarei nela ela é a única candidata que não ví envolvida com essa podridão dos últimos anos.

      • Denisbaldo Postado em 27/Oct/2015 às 12:24

        Eu ia votar nela ano passado, mas depois de algumas declarações percebi claramente que ela é uma vendida, um lixo reciclado de quinta categoria. LULA LÁ 2018! JÁ PODEM COMEÇAR A CHORAR POR ANTECIPAÇÃO CABEÇAS DE FRANGO!!! HAHAHAHAHA!

      • Eduardo Postado em 27/Oct/2015 às 14:59

        Lula la e o PMDB no comando ? Ate quando?

      • Denisbaldo Postado em 27/Oct/2015 às 19:29

        Ué Eduardo, então você prefere qual partido + PMDB??? Porque se você acha que existe alguma possibilidade do PMDB sair do protagonismo político está muito enganado.

  6. gustavo0 Postado em 26/Oct/2015 às 20:26

    Bastante curiosos esses dados, o mesmo possível candidato possui concomitantemente a maior certeza de voto e a maior rejeição. Mas isso tem uma explicação relativamente simples, essa pesquisa explicita a relação atual de amor e ódio do eleitorado brasileiro com Lula, e também deixa bem claro que há ainda uma relevante parcela da população que se mantem imune aos constantes porém inconsistentes levantes contra o PT. Lula com certeza é o único possível pré-candidato que possui um bloco fiel de eleitores. Apesar de serem encarados de forma positiva pelos simpatizantes de Lula, esses dados demonstram que Lula seria derrotado pelo tucanato caso o pleito se desse hoje.

    • poliana Postado em 26/Oct/2015 às 22:44

      hoje, provavelmetne. pq vc acha q o sonho do aécio e do psdb é anular as eleições para q tenhamos outra antes de 18????

  7. Eduardo Ribeiro Postado em 26/Oct/2015 às 20:37

    Curioso que os indices de rejeição são todos bem altos. Mesmo Aécio, que inacreditavelmente é o menos rejeitado, está bem perto do mais rejeitado. Até a fadinha neutra da floresta, a "não sou direita nem esquerda", a "engabeladora de trouxas" tem rejeição altissima. O cenário aparenta ser de desmoralização generalizada da classe política. Resultado da despolitização a qual a população é submetida. Nesse contexto, a rejeição de Lula nem é uma tragédia. Estão todos muito próximos, o cenário é de descrença e despolitização, e sendo chamado de ladrão todo santo dia pelos safados da mídia e com os zumbis de redes sociais empilhando merda inventada em cima de merda inventada e espalhando por aí, era pra ser bem pior. 55% nesse contexto de trevas é pouco. A verdade é que, infelizmente pros fascistinhas e pros nobres homens brancos marchadeiros, a imagem de Lula é forte demais. Melhor presidente da história deste país. Um pai. Não a toa lidera a pesquisa de intenção "certa" de voto. Não é que o trabalho de difamação não seja bom. É bom, é diuturno, é bem financiado, tem toda a mídia, tem mentira suficiente pra umas 3 gerações....enfim...se fosse outra pessoa já estaria no chão. Mas difamar o maior presidente da história do país é tarefa hercúlea demais.

  8. gustavo0 Postado em 26/Oct/2015 às 20:43

    Mesmo sem uma articulação minimamente estratégica, mesmo sem projetar nenhuma ofensiva significativa, mesmo basicamente "se escondendo do jogo" os tucanos contam atualmente com o forte apoio daqueles que desaprovam o governo, inclusive entre as classes mais baixas é notória a ascensão tucana. O PSDB parece atrair, mesmo sem legítimo esforço, os eleitores desajustados, sendo assim vai compondo seu eleitorado os descontentes de hoje, os de sempre, os mais ricos e os mais podres. Todo o tipo de insatisfação encontra conforto no colo tucano. PSDB se fosse linha de ônibus, seria um "cata-loucos".

  9. Gloria Postado em 26/Oct/2015 às 21:07

    Vamos de Ciro Gomes por favor! É o mais sóbrio de todos. Parece que ainda não tem rabo preso.

    • poliana Postado em 26/Oct/2015 às 22:48

      depende do seu projeto de governo e de quem ele terá o apoio nos bastidores. lembra de marina silva? travestida de 3º via, mas apenas uma segunda via do psdb??? lobo em pele de cordeiro...vamos aguardar as ideias do ciro gomes e quem irá apoiá-lo.

  10. julia Postado em 26/Oct/2015 às 21:30

    Choro é livre para os coxinhas que monitoram o portal!

  11. Salomon Postado em 26/Oct/2015 às 21:41

    Impressionante. O que tentam acabar com esse homem e ele resiste. Pudera, cada qual sabe sua parcela de gratidão a Lula. Para que discutir com a madame?

  12. mr8cba Postado em 26/Oct/2015 às 22:04

    De quem vc esta falando? Não é do LUla, é?

  13. poliana Postado em 26/Oct/2015 às 22:38

    oi??????? q parte do: "Lula lidera quando o Ibope questiona em quem os eleitores votariam com certeza", vc n entendeu?

  14. Eduardo Ribeiro Postado em 26/Oct/2015 às 22:39

    É fácil demais falar que "tudo não passou de bravatas que aniquilaram a esperança do povo" quando a geladeira de casa sempre esteve cheia.

    • nada Postado em 27/Oct/2015 às 03:56

      Hoje segundas andando pela cidade e pasmem pizzaria cheia...aff esqueci e a crise

  15. wandeson Postado em 26/Oct/2015 às 22:58

    em 2018 vou com Ciro Gomes para acabar com essa polarização que empobrece o debate político nacional

  16. Diego Postado em 26/Oct/2015 às 23:22

    Estou pensando seriamente no Ciro como opção, sou eleitor do PT a vida toda e não acho que valha a pena o Lula se desgastar numa eleição que acredito certamente que o PT não pode ganhar, acho que o partido se afastou da esquerda que o elegeu e tem feito um governo com o plataforma do derrotado e acho que talvez seja a hora de uma outra aposta. O Ciro tem uma língua enorme, fala o que não deve e por isso só tem chance com um coordenador de campanha que consigo segura-lo, mas não tem praticamente nenhum escândalo de monta no currículo (tem uns 20 milhões de reais de um açude, foi o que pude achar, mas no contexto isso é fichinha) e tem uma lábia do diabo, da show e em debate e consegue consegue atrair uma parte de ambos os lados do binarismo.

  17. Maria Candinha Postado em 26/Oct/2015 às 23:25

    Cadê o Bolsonaro pra presidente nessa lista??? hahahahaahahahahaahahahahahahahaahahahaha (respirando) hahahahaahahahahaahahahahahahahaahahahaha

  18. luis Postado em 26/Oct/2015 às 23:29

    Eu sou a favor do "voto contra", inventado pelo Millôr Fernandes.

  19. Guilherme Postado em 27/Oct/2015 às 02:42

    as pessoas não aprendem né? cadê o Eduardo jorge nesse índice? só ele pra nos salvar dessa lama política

  20. SCAFI Postado em 27/Oct/2015 às 03:22

    Votei nulo porque achava que o "Gigante" havia acordado e que todos iriam brigar para limpar as vias políticas (Federal & Municipal) desses ratos velha guarda descendentes da Arena e MDB. Mas aí bang ! O povão escolheu esquerda novamente ! Então descubro que um monstro que estava adormecido, reacionário, revoltado seletivo, golpista, paga pau de militar, .... Acordou e veio as ruas com suas panelas na mão ! Movidos a revista inVeja, Plim Plim, e afins. Com interesses nebulosos e suas contas na Suíça !!! Essa galera sequer unidas são, é cada um pra si. Pois se fossem, pela quantidade estariam melhor que a esquerda que sequer conseguiu apoio do PSOL ! Então foda-se, na próxima eleição será esquerda novamente ! Ciro Gomes ou Lula na cabeça !!! Pois o PT pode não ser santo, mas está apanhando da imprensa e da elite ! E eu sempre torci para o time que está apanhando ! E tenham certeza que como eu existem muitos outros que votaram nulo e se arrependeram ! Vocês estão merecendo isto ! Um país mais comunista, para aprenderem a compartilhar mais as coisas boas e ruins da vida, e não não só a desgraça e o descaso !!

  21. Nanda Flores Postado em 27/Oct/2015 às 05:53

    Fico impressionada em quanta gente cega politicamente falando existe por aí. Negar que existe uma crise econômica instalada só para não perder a banca é triste demais... É triste ver que as pessoas estão dispostas a sacrificar o futuro do seu país em nome da teimosia e estupidez. Eu entendo a pessoa que vota no partido de situação porque recebe auxílios governamentais (sejam de que partido for). O que me deixa intrigada são pessoas supostamente educadas não entenderem que o governo não gera renda sozinho. Como o governo vai se sustentar quando não houver mais pagadores de impostos pois não há mais trabalho ? É uma matemática tão elementar que me surpreende que os esquerdopatas não consigam fazer essa conta. O pior de tudo é que eu sei que o nível de argumento ao meu comentário vai ser simplesmente: "o choro é livre" ou "essa é coxinha" ou "reacinha". Talvez seja por isso que ainda leio as publicações da esquerda. Na esperança de vou encontrar argumentos sólidos. De que nem tudo está perdido. De que as pessoas conseguem pensar um pouquinho além da doutrinação. Sou formada em Geografia na melhor universidade do país . E fico feliz demais por não ter sucumbido à lavagem cerebral a que são submetidos os estudantes das "ciências humanas" no nosso país. Vamos discutir com embasamento, pessoal. E não com achismos...

    • Eduardo Ribeiro Postado em 27/Oct/2015 às 14:26

      De que doutrinação estamos falando? Conte-nos mais a respeito. No mais: essa é coxinha-reacinha. O choro é livre.

  22. Epox Postado em 27/Oct/2015 às 06:00

    Por mim pode ser qualquer um, afinal, a ordem dos fatores não altera o resultado.... O Brasil não vai mudar... Enquanto a grande maioria dos brasileiros, não se aguenta em levar vantagem em alguma coisa mesmo sabendo que é errado... O Brasil não vai mudar... A mudança começa na gente primeiro... Honestidade gera honestidade.... Simples assim... Não discuto qual é melhor ou qual é pior... Qualquer um vai roubar se tiver a oportunidade, se oferecerem um dinheiro por fora... Isso é Brasil... É a grande maioria... Claro que existe as excessões... Mas são poucas....

  23. Sergio Carneiro Postado em 27/Oct/2015 às 06:42

    Para mim não importa se essa pesquisa seja mais um erro dentre os vários que o IBOPE já cometeu, mas com esses dados ela esta fazendo o papel de qualquer religião, ou seja, dando falsas esperanças. Tudo é gestão de fé, de acreditar.

  24. Thiago Teixeira Postado em 27/Oct/2015 às 07:08

    Gente, estamos em 2015. Até 2018 tem chão ainda. Este tipo de especulação serve para denegrir o mandato a presidenta do tipo: "esse governo não vale nada, vamos pensar em golpe ou próximas eleições".

  25. TÚLIO Postado em 27/Oct/2015 às 09:11

    Penso que caberia ao PT buscar quadros antigos e voltar ao diálogo com os mesmos (como Cristovão Buarque e Luciana Genro). Pessoas integras, como essas, que de alguma forma foram desprestigiadas dentro do partido, que acreditaram e construíram, devem ser também escutas. De qualquer forma: LULA ESTAMOS CONTIGO EM 2018!

  26. Trajano Postado em 27/Oct/2015 às 09:55

    Pessoal, vamos fazer uma campanha a favor da candidatura do Bolsonaro? Espera, calma, antes de me darem voadora argumentativa, pensem nos seguintes benefícios: 1 – Revelações do abismo - Quem é do legislativo dificilmente consegue atenção midiática durante sua campanha política e se não existir pressão de joguete político/interesses empresariais, deputados, senadores e vereadores não estamparão capas de sites, jornais ou revistas durante o seu mandato, todos confortáveis no fundo do poço do sistema político nacional. Porém, qualquer concorrente ao executivo, principalmente do federal, será alvo da mídia e dos seus concorrentes: imaginem quanta coisa poderá surgir sobre Bolsonaro quando não somente seu blábláblá como suas ações pregressas se tornarão alvo durante uma disputa eleitoral? Quanta informação escondida ou ignorada sobre suas ações políticas no legislativo serão mostradas sem pudores à sociedade? 2 - Superexposição do discurso da direita: Qual discurso da direita nervosa brasileira que se sustenta? Bolsonaro seria um Trump sem glamour; suas dificuldades articulatórias, sua fala violenta e seu descontrole emocional seriam mais nocivos aos próprios grupos reacionários do que qualquer discurso externo. 3 - Perda da reeleição ao legislativo - Bolsonaro concorrendo à presidência automaticamente livraria o legislativo dele mesmo, ou seja, a ala fluminense dos apolíticos, pensionistas militares, militares da reserva, viúvas da ditadura e dos despolitizados perderiam o seu homem-cristão-de-olho-azul como representante na Câmara. 4 - Partido Progressista em foco - Bolsonaro faria do Partido Progressista, o partido com mais políticos na lista da Lava Jato, um partido em evidência novamente e, enfim, ter sua conta exposta à população ao invés de se beneficiar com o ostracismo midiático. Assim, considero muito benéfico para o Brasil que ele se candidate ao executivo federal, já que sua possível vitória eleitoral é tão improvável quanto a vitória de Luciana Genro: discursos extremados não se criam em disputas presidenciais, somente se a síndrome Collor ainda não tiver sido adequadamente exorcizada do imaginário popular.

    • Trajano Postado em 27/Oct/2015 às 12:39

      Lula é meu "ídolo"? É você quem está falando dele - em nenhum momento disse o nome desse político e não vejo equivalência entre os dois. Em tempo: na minha opinião, marqueteiro transformar Bolsonaro em Lula seria tão improvável quanto você deixar de ser troll de internet. Quem sabe, não é? Um abraço!

    • Denisbaldo Postado em 28/Oct/2015 às 10:15

      NARO CABEÇA DE FRANGO NÃO SE SATISFAZ COM POUCA HUMILHAÇÃO. PAGAR MICO GERAL É A SUA PRINCIPAL OCUPAÇÃO PROFISSIONAL. E O MAIS HILÁRIO É QUE ELE AINDA TENTA PAGAR DE INTELECTUAL PRA VER SE ARRASTA MAIS ALGUNS BABACAS PARA SUA SEITA DE IMBECIS. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  27. Adriana Postado em 27/Oct/2015 às 10:15

    A verdade é uma só, os bonitões com as contas bancárias gordas nem aí para seus eleitores, quer saber não vale a pena nem discutir por isso, enquanto a maioria passando fome, desempregados, sem nenhuma perspectiva para o futuro.

  28. adonias joão da silva dou Postado em 27/Oct/2015 às 10:27

    Sres. o Brasil precisa mesmo de uma reciclagem na classe politica, pois estão sem credito junto a sociedade. tenho vergonha de dizer que quero ser politico.

  29. irienu Postado em 27/Oct/2015 às 10:40

    desculpa gente, que ainda acredita no Ibope, quem acredita em uma empresa que faz pesquisa 3 anos antes da eleição e a pedido de quem?

  30. valmir Postado em 27/Oct/2015 às 11:03

    com os mesmos votos de 2014 lula na cabeça e não tem p ninguém viva o brasil

  31. Henrique Postado em 27/Oct/2015 às 11:57

    Tá, mas agora a pesquisa é válida? As referentes à rejeição da Dilma não são, que estranho....

  32. Sueldo Vita Postado em 27/Oct/2015 às 12:18

    Se a rejeição é praticamente a mesma para todos os possíveis candidatos, para o bom entendedor, LuLA, será mais uma vez, para orgulho do BRASIL o nosso Presidente.

  33. Gustavo Postado em 27/Oct/2015 às 12:26

    O PT e o PSDB são de centro. Esquerda com pé no chão só PSOL, os outros são viúvos do socialismo soviético.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 27/Oct/2015 às 14:27

      """""""""""""""PSDB centro""""""""""""""""""

  34. C.Paoliello Postado em 27/Oct/2015 às 15:50

    As datas para atingir o PT ou petistas de peso, são escolhidas meticulosamente pelas instituições "republicanas", com destaque para a milícia tucana (na verdade uma réplica da Gestapo nazista): http://www.redebrasilatual.com.br/politica/2015/10/congresso-ferve-com-busca-em-empresas-de-lulinha-e-acusa-acao-de-oportunismo-politico-9206.html

  35. Roberto Pedroso Postado em 28/Oct/2015 às 10:47

    Meu medo é o Brasil seguir o exemplo da Guatemala(Jimmy Morales) lideres de perfil conservador que representam a anti politica é o que não falta no Brasil....então o que já esta ruim pode piorar......