Redação Pragmatismo
Esporte 30/Out/2015 às 16:19 COMENTÁRIOS
Esporte

Final da Copa do Mundo de Rugby terá árbitro assumidamente gay

Publicado em 30 Out, 2015 às 16h19

Nigel Owens, único árbitro abertamente gay do Rugby e que esteve perto do suicídio apitará a final da Copa do Mundo. Apesar de parecer um esporte machista, dois jogadores da Inglaterra já se revelaram gays. No futebol, nenhum jogador das principais ligas do mundo em atividade assumiu, até hoje, a homossexualidade

rugby gay nigel owens final
Nigel Owens é considerado o melhor árbitro do mundo (divulgação)

O grande duelo decisivo da Rugby World Cup 2015, entre Nova Zelândia e Austrália, que acontece neste sábado, às 13h, acaba de ganhar mais um fator de grandeza: o galês Nigel Owens, o único árbitro abertamente gay no rugby, irá apitar a final.

A escolha de nomeá-lo para a tarefa de tamanha importância, porém, não pode ser considerada surpreendente. Em sua terceira Copa do Mundo, Owens é reconhecido como um dos melhores há muito tempo. Se sentindo “humilde e honrado”, agradeceu a escolha e o apoio que recebeu em seu Twitter.

Apontado como juiz internacional em 2005, ele, desde então, teve uma proeminente carreira. É um dos dois únicos árbitros a atuar em duas finais de Heineken Cup seguidas, em 2008 e 2009. A competição é uma espécie de Champions League do rugby e foi substituída pela European Rugby Champions Cup em 2014. Owens ainda esteve numa terceira decisão, em 2012.

Ele estreou em Mundiais em 2007, numa partida entre Argentina e Georgia. Meses antes, ele havia revelado sua orientação sexual e, como contou em entrevistas na época, esperava que sua carreira tivesse um fim ali, mas aconteceu o oposto. Apoiado de todos os lados dentro do rugby, ele reconhece que foi a melhor decisão que poderia tomar.

“Minha vida mudou, minha arbitragem mudou. Se tem uma coisa que apitar exige, é que você esteja completamente concentrado nos 80 minutos. Se algo está mexendo com a sua cabeça, atrapalha. Um árbitro feliz é um árbitro bom.”

Desde então, além da notoriedade dentro de campo, Nigel virou uma celebridade fora dele, se tornando também apresentador de programas de televisão no País de Gales e sendo nomeado, em 2007, “Personalidade Gay do ano nos esportes” pelo grupo Stonewall, que luta pelos direitos LGBT.

O QUASE SUICÍDIO

Hoje um exemplo a ser seguido, Owens já passou por momentos difíceis, dos quais ele próprio diz se arrepender, antes de sentir-se seguro o suficiente para conversar sobre sua sexualidade até com sua família.

Em 1997, aos 26 anos, o galês chegou perto suicídio. “Eu estava ‘definhando’ muito rápido, indo para um lugar de trevas e sem saída. Eu fiz algo uma noite do qual vou me arrepender pelo resto da vida: escrevi um bilhete de despedida para os meus pais, dizendo que não podia mais continuar vivendo, mas sem contar o porquê”, contou ele em entrevista recente a BBC.

“Deixei minha casa aquela noite com uma espingarda carregada, algumas caixas de paracetamol (remédio analgésico e antitérmico) e uma garrafa de whisky, e simplesmente dei uma volta na vila de Mynydd Cerrig uma última vez.”

Por sorte, Nigel acabou “apagando” com a combinação de remédio e bebida, e sendo hospitalizado. “Se eu não tivesse entrado em coma, eu teria apertado aquele gatilho.”

A experiência de quase morte, seja pelo suicídio, ou seja pelo coma, mexeu com o árbitro. Revelando primeiro à mãe e depois ao pai que era gay, ele comemora o fato de sempre ter recebido apoio, inclusive dos companheiros de profissão no esporte.

“Eu tinha uma escolha, poderia continuar vivendo uma mentira e continuar apitando, ou revelar tudo. Eu não estava feliz com a minha vida, e não estava arbitrando direito. Havia feito algumas partidas internacionais e não tinha ido bem. Tomei a decisão certa, pois sabia que do jeito que estava, não daria certo com juiz.”

ESPN

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS