Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 19/Oct/2015 às 17:55
30
Comentários

Filha de Eduardo Cunha já pediu, no passado, punição a corruptos. E agora?

Em janeiro, Danielle Dytz exigiu 'punição a criminosos' envolvidos com corrupção. Passados dez meses, seu pai já foi denunciado ao STF e está comprovado que mantinha contas secretas na Suíça. A jovem também é citada como 'parte a ser investigada', já que possuía cartão vinculado a uma das contas de Cunha na Suíça

Eduardo Cunha Danielle Dytz filha
Danielle Dytz, filha de Eduardo Cunha

Investigada pela Procuradoria Geral da República por por possuir cartão vinculado a uma das contas secretas do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), na Suíça, a publicitária Danielle Dytz da Cunha Doctorovich, filha de Cunha, defendeu em seu facebook a “punição aos criminosos”, em post de janeiro.

Passados 10 meses, Cunha já foi denunciado ao Supremo Tribunal Federal (STF) e se avolumam delações que implicam o deputado ao esquema de corrupção da Petrobras.

“Campanha suja dá nisso. Agora a vitória é no primeiro turno e punição para os criminosos”, escreveu Danielle Cunha ao compartilhar post do pai, que desmentia qualquer envolvimento com as investigações da Lava Jato.

Cunha estava na reta final da campanha pela presidência da Câmara. A publicitária integrou a equipe que deu suporte a Cunha em suas viagens pelo País, o que depois lhe rendeu a contratação de seus serviços por parte de aliados de Cunha no Congresso Nacional.

Na postagem compartilhada por ela, Eduardo Cunha desmentia qualquer envolvimento com as investigações da Lava Jato, citando uma informação que teria sido repassada pelo doleiro Alberto Youssef, o primeiro a apontar o peemedebista como destinatário final de propinas envolvendo contratos da Petrobras. Pela citação, o doleiro chegou a dizer ‘estar sendo ameaçado’ por ‘um pau mandado de Cunha’ – se referindo ao deputado Celso Pansera (PMDB-RJ), hoje ministro de Ciência e Tecnologia do governo da presidente Dilma Rousseff.

Nos bastidores, o peemedebista estaria preocupado com o envolvimento da filha e da esposa, a jornalista Cláudia Cordeiro Cruz, nas citações da PGR. Sem foro privilegiado como ele, ambas poderiam correr o risco de prisão por conta das investigações.

Danielle Dytz da Cunha é citada pela PGR como ‘parte a ser investigada’, uma vez que possuía um cartão vinculado a uma das contas do presidente da Câmara na Suíça. Sobre isso não há nenhuma postagem de Danielle Cunha por enquanto.

sacocheio@

Reportagem do jornal O Globo deste sábado (17) mostra que Eduardo Cunha usava o e-mail [email protected] para tratar de assuntos relativos à propinas.

informações de Agência Estado e Brasil Post (Thiago Araújo)

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Vicente Postado em 19/Oct/2015 às 20:00

    Essas investigações de corrupção são uma palhaçada. O Cunha só foi pego porque a Suíça entrou em cena. Senão, iria escapar. Delação premiada pra quê? Aécio Neves foi citado pelo delator como recebedor de propina e ninguém investigou para saber se era verdade. O senador Álvaro Dias do PSDB foi citado por Youssef e ninguém investigou. Andréia Neves, irmã do Aécio, foi citada, não tem foro privilegiado, mas o Moro não investigou. A família do Cunha não tem foro privilegiado. Mas não vem ao caso. Judiciário não quer saber de justiça, quer saber de prender aqueles que estão botando em risco os privilégios de meia dúzia que há quinhentos anos mamam nas tetas do governo e que agora, ameaçados, sem conseguir eleger presidente, estão agindo pelas mãos do judiciário, da polícia federal e do MPF. Contra petista não precisa prova, não precisa indício, não precisa conta, pode ser um "eu acho que talvez" de um delator e já se põe todo mundo na cadeia. A imprensa amiga ajuda a manter a palhaçada de pé. E tem muito troucha que pensa que o que sai na imprensa é verdade.

    • Leonardo Postado em 20/Oct/2015 às 18:58

      Vicente, melhor resumo da Lava Jato.

    • junior maia Postado em 21/Oct/2015 às 12:21

      Aplauso

  2. Felipe Postado em 19/Oct/2015 às 21:15

    PT e PSDB todos vendidos não tem coragem de fazer críticas ao Cunha com medo do que ele pode fazer (no caso do PT) ou do que ele pode deixar de fazer ( no caso o PSDB) agora um empurra pro outro a tarefa de tirar esse crápula do poder e o cheirinho de pizza começa a sair da cozinha da câmara.....

    • Paulo Figueira Postado em 20/Oct/2015 às 17:20

      O seu esforço em colocar no mesmo barco o PT e o PSDB, não corresponde aos fatos. Trinta deputados do PT assinaram o pedido de cassação de Eduardo Cunha, do PSDB um. Ontem Dilma chutou o balde, lamentando que seja um brasileiro envolvido no escândalo, referindo-se a Cunha, enfim quem se proclamou oposição e até tentou emplacar um rito sumário para votar o impeachment da Presidente foi Cunha com a cumplicidade da oposição que permanece muda em relação aos fatos que envolvem o presidente da câmara

      • felipe Postado em 20/Oct/2015 às 18:34

        Dilma falou o nome do Cunha ou deu uma indireta???? PSOL e REDE tiveram a coragem de peitar o Cunha e o restante assinou pra não ficar feio com o povo, mas somente PSOL e REDE tiveram coragem de peitar o Cunha, Dilma tem medo do Cunha o PSDB fica encima do muro pois sabe que precisa do Cunha. Quero ver a Dilma o Lula, o Aécio falar que o Cunha é bandido, que mentiu.

    • Thiago Teixeira Postado em 21/Oct/2015 às 16:50

      O que o PT tem a ver com isso? Meu Deus, pare de assistir Globo e termine o 1° grau pelo menos.

  3. Eduardo Ribeiro Postado em 19/Oct/2015 às 22:20

    Eu não entendo...por que ela não está mais indignada? O que será que houve nas redes sociais dela, em que ela manifestava empolgadamente tanta consciência e tanta moralidade? Será que deu defeito? Deve ser o mesmo defeito das panelas da elite branca, não as ouço...varandas-gourmet em silêncio sepulcral. Mas pensando bem, se até gente que nunca nem viu o cara diz que "somos todos, somos milhões de Cunha", gente de indignação seletiva que faz vista grossa apenas porque "é o cara que vai derrubar o pt", é de se esperar que a filha finja que nada aconteceu. A estratégia dela agora é se fingir de morta e não entrar mais em Facebook nem pra dar feliz aniversário pra mãe. Hipocrisia segue sendo mato na direitalha brasileira.

    • Fernando Postado em 20/Oct/2015 às 11:12

      Ela é crente, Eduardo, crente. Isso explica tudo. Essa gentalha é o que de mais nojento e hipócrita existe neste mundo.Como dizia minha avó: "matam e choram no velório".

    • Luiggi Postado em 20/Oct/2015 às 11:21

      A fruta nunca cai muito longe do pé, nesse caso, a família Cu-nha é uma verdadeira jabuticabeira pois a fruta, de tão parecida com o tronco lhe é siamesa, ou seja, ela é igualzinha aos pais. Não entendo o porquê de tanta admiração por parte de algumas pessoas ao vê-la envolvida na roubalheira. Queriam o quê? A mãe, uma pistoleira, escort de alto padrão e o pai um larápio contumaz, pastor, - portanto, enganador de pobres e idiotas - além de achacador, chantagista e sionista. Queriam que da mistura desse estrume saísse alguma Madre Teresa de Calcutá? Não, né!

  4. marcio ramos Postado em 19/Oct/2015 às 22:20

    Tem que ir pra cadeia.

  5. Irion Postado em 19/Oct/2015 às 22:42

    Eles só querem continuar "roubando em paz"... Essa é a ética da direita brasileira.

  6. enganado Postado em 20/Oct/2015 às 01:09

    Tá bom! E aí, onde estão as contas no exterior do LULA/DIRCEU/GENUÍNO? E dos filhos dos MESMO? Só falta Vc e a Direita dizerem que o PT é dono da fábrica de colchões onde escondem a grana roubada. Pergunto: Qual o valor da FORTUNA no Exterior da gangue do PSDB/DEM? Penso até que cobrem os déficit atual. Será? NaroX cresça e apareça!

  7. Maurício de Souza Matos Postado em 20/Oct/2015 às 08:31

    O incrível é que nada se prova contra o LULA e eles teimam e pegar ele. Ele realmente é muito perigoso. Perigoso para oposição que sabe que se ele voltar em 2018 adeus chance dos "coxinhas" voltarem ao poder. EM 2018 PIXULECO NELES LULA!

  8. George Postado em 20/Oct/2015 às 08:33

    vai ficar calada igual a raquel cherazade.

  9. Carol Postado em 20/Oct/2015 às 09:34

    Direito dela pedir antes punição a corruptos e se fosse no meu caso ainda esperaria o mesmo, porém agora com dor no coração por saber que meu pai estaria envolvido. Mas tenho visto que aqui no Brasil, negar a corrupção já faz as pessoas "virarem" inocentes.

  10. Denisbaldo Postado em 20/Oct/2015 às 11:35

    O melhor disso tudo é ler as "esplicassões" dos cabeças de frango que durante todo o ano afirmaram que a "corrupssão" foi institucionalizada pelo PT. Defendiam o impeachment como solução para a crise moral do país, mas agora tentam explicar para si próprios qual a parte da história do país que eles não entenderam ainda. Enquanto vocês ficam se preocupando com isso, nós da esquerda já estamos olhando para 2018. Até mais!

  11. Márcio Ferreira Postado em 20/Oct/2015 às 15:33

    Mas o que é isso? Agora querem crucificar a guria porque ela pediu punição a corruptos, mas o pai dela também é um deles? E agora ela deve estar com vergonha (ou não), mas isso não é o suficiente, é preciso humilhá-la e tripudiar em cima desse constrangimento? Há que se esclarecer algumas coisas por aqui. Primeiramente, é, no mínimo, desumano exigir que uma pessoa deseje punição a seu pai ou mãe, ainda que sejam criminosos. É uma questão indiscutível. Trata-se de uma estupidez sem tamanho. Assim como há pais que amam incondicionalmente os filhos, não importa o quão monstruosos eles sejam, o mesmo se aplica reciprocamente. E há os que denunciam e entregam seus familiares à justiça também, mas sem deixar de amá-los. Mas não se pode condenar quem assim não age. Impossível impor a alguém um julgamento isento, frio, quando se trata de um parente tão próximo. O próprio Direito impede um juiz de julgar causa em que se encontre seu ascendente ou descendente. O Código Penal isenta de pena o pai ou filho que ajuda seu ente próximo a fugir da ação punitiva do Estado. Isso é tão ridículo quanto exigir do Lula que ele critique o sobrinho Taiguara Rodrigues, que, de maneira muito esquisita, passou de um microempresário que reformava varandas para um parceiro da Odebrecht em obras em Cuba e na África. Também não se pode querer do Lula alguma censura ao seu caçula, que se formou em Educação Física, mas se tornou um empresário bem sucedido de marketing esportivo e que, supostamente, recebeu 2,4 milhões de reais de uma empresa de lobby da indústria automotiva. Da mesma forma, não dá para querer que o mesmo Lula solicite investigar como seu outro filho, Lulinha, passou de um monitor de zoológico para um empresário do ramo de jogos eletrônicos merecedor de investimentos de 15 milhões de reais pela Telemar. Esclarecido esse ponto, agora outra questão. Não é só a Madre Tereza de Calcutá que pode exigir honestidade das pessoas. Até o Fernandinho Beira Mar pode. Até o Renan (engoli um pouco de vômito) Calheiros pode! Desmoralizar o interlocutor não retira de nós a obrigatoriedade de seguir as regras, da mesma forma que não o isenta das penas previamente determinadas. Não se pode querer que a ética só deva ser seguida se os outros também a seguirem. A maioria sabe bem o que é certo, mas adora jogar na cara do outro que, se ele não a segue, eu também não vou. Pautar a própria conduta pelo outro, ou apenas pelos corruptos, é o pior que se pode fazer, é o mais danoso que se pode ser para a sociedade. É como a história do aluno que, ao ser repreendido, aponta outros coleguinhas que também estão conversando, ou o motorista que estaciona errado, leva multa e reclama que há outros carros também errados. Esses indivíduos sabem que estão errados, mas não estão preocupados com o correto, apenas em fugir da punição ou, no mínimo, que os outros se lasquem também.

    • Leonardo Postado em 20/Oct/2015 às 19:01

      Márcio, ela é da mesma laia. Simples assim. E tá envolvida até o pescoço igual o pai. E a mãe também.

    • Trajano Postado em 20/Oct/2015 às 20:48

      Gente, há que se esclarecer algumas coisas por aqui!!! Se as filhas e a esposa se beneficiaram com dinheiro público, elas não têm culpa: é apenas o varão que responde pela família!!! Ora essa! Tadinha da moça!!! Vocês ficam criticando a bebezinha por tabela, mas ela não fez nada... Espera... Err... Então... Ela já está pagando com constrangimento, não é justa a investigação da menina porque ela possuía cartão em uma das contas secretas na Suíça. Estão c-r-u-c-i-f-i-c-a-n-d-o a bichinha!! Isso é perseguição religiosa!!!! Além disso, “agora ela deve estar com vergonha (ou não)” (????), Aff!!! Família não é ente despersonalizado!!! É desumano querer que familiares denunciem os crimes um dos outros, onde já se viu isso??? DEIXEM A BRITNEY EM PAZ!!! Somos todos Danielle.

      • Márcio Ferreira Postado em 20/Oct/2015 às 23:14

        Está se fazendo de bobo como sempre, Trajano... Os orgasmos aqui descritos se dão única e exclusivamente porque a guria é filha do Sete Peles inimigo número zero do governo. Apenas isso. Ninguém se prendeu ao possível proveito do dinheiro desviado da parte dela ou ao fato de ela ter sido citada como parte a ser investigada. Agora você se preocupa com a corrupissaum??? Não vem com essa... Na notícia sobre o J. Hawilla, você quis, da mesma forma, que a nora criticasse publicamente o pai do próprio marido ou a taxaria de hipócrita ou sei lá o quê. Mas o motivo foi, de novo, única e exclusivamente porque ela, antes, havia criticado a Dilma. De novo, sua preocupação seletiva com a corrupissaum??? As notícias foram apenas para se deliciarem com as hipocrisias, com as contradições, com os atos falhos, o contrapé. Nada muito além de uma roda de fofoca. Apenas reforça tudo o que eu disse.

      • Trajano Postado em 21/Oct/2015 às 01:52

        Não, Márcio Ferreira! Nada disso! Eu achei excelente você ter reservado tempo para comentar aqui de forma tão articulada e bem escrita, se desvencilhando aos poucos do espírito Ragatanga-Hater de tempos atrás. E para além, acredito sinceramente que você seria uma pessoa muito interessante em diálogos se abandonasse definitivamente sua exagerada rigidez, frieza da princesa da Disney e argumentação tiro-porrada-e-bomba. Enfim, claro, não perdi a oportunidade de prestigiar o seu comentário acima, mas, em contrapartida, não concordei com seu discurso pelo simples fato de você pecar no ponto principal: simplesmente você negligenciou o fato de que a herdeira da família Cunha está sendo investigada porque seu nomezinho aparece em cartão de conta secreta na Suíça - ela é parte a ser investigada e é disso que está sendo falado na matéria. Seu argumento “agora ela deve estar com vergonha (ou não)” ou “Primeiramente, é, no mínimo, desumano exigir que uma pessoa deseje punição a seu pai ou mãe, ainda que sejam criminosos” não somente desmoronou – e você sabe disso, como também se tornou fora de contexto. E se quer ressuscitar o famigerado caso Hawilla, também não existe coerência em sua própria opinião por mais que você tente suscitar algum tipo de equivalência: Fiorentino declarou sua revolta contra a corrupissaum quando o seu sogro já era corrupto confesso e, quando indagada sobre o chefão-sogro Hawilla, “não falo sobre esse assunto”. Ora essa! Não foi o caso dela criticar a corrupção para ironicamente depois ser pega de surpresa por corrupção assumida por membro notório da própria família! E no caso da Dani Cunha, tanto ela, quanto a mãe ostentação e o pai Jesus.com estão na mira da justiça por suspeita de benefícios com dinheiro público por vias ilegais: se um denuncia, a casa pode acabar caindo para a família inteira. Tem nada disso de “pai amoroso-filha amorosa” que se protegem em dia de chuva forte. E outra: se você considera de bom tom fazer vista grossa para bandidagem de parente próximo ao passo que critica a bandidagem do vizinho, olha, isso é uma questão sua. Ninguém tem nada a ver com isso. Só que sua subjetividade não é motivo para atacar objetivamente os outros e, como tal, é altamente questionável. É isso. Espero que você se mantenha longe do ritmo Ragatanga e possa compartilhar suas opiniões com os demais. Será muito interessante.

      • Márcio Ferreira Postado em 21/Oct/2015 às 09:18

        Você continua com suas ofensas pessoais e homofóbicas, Trajano... "Espírito Ragatanga", "princesa da Disney"... Querendo arrancar alguma confissão, insegurança ou companhia. Já lhe disse: não vai ser comigo que você vai desencalhar. Não perca o sono por mim. Você está bem equivocado quanto a isso. E também quanto a eu ter supostamente negligenciado o fato da barbie ter sido citada como parte a ser investigada. Não fui eu quem se omitiu quanto a isso, foram os comentários acima, que se concentraram no Eduardo Cunha e na hipocrisia de ela clamar contra a corrupissaum sendo filha do "maior bandido do país". É isso. Querem arrancar uma censura de filha para pai, assim como quiseram fazer de nora para sogro, e é, sim, muito pertinente ressuscitar esse segundo caso para expor a parcialidade dos comentários. E a senha para isso foi "crítica ao governo". Não quero aqui defender de graça essa família que teria condições de me remunerar muito bem, e com meu próprio dinheiro, por sinal. Não considero de "bom tom fazer vista grossa para bandidagem de parente próximo", mas, como eu disse acima, não exijo de familiar que condene seus pais ou filhos (ou sobrinho). Você quer que uma família de bandidos se acuse mutuamente, mas não exige nada da autoproclamada pessoa mais honesta do país quando seus "princesos" enriquecem milagrosamente a partir de 2003, e são apenas classificados pelo patriarca como "Ronaldinhos", "Neymares" e "Pelés" do mundo dos negócios? A sua indignação é bem seletiva...

      • Trajano Postado em 21/Oct/2015 às 11:28

        Sério que você viu homofobia em Ragatanga e Frozen? Sério que você inseriu um discurso a respeito de sua sexualidade? Sério?? Fazer o que, né... Cada um com sua esquisitice e a gente tem que respeitar; eu retiro totalmente os termos que disse, então. Pior: é sério que você desconsiderou os elogios que fiz ao seu comentário?? Esquisitíssimo. Então tá. Retiro os elogios também. Eu hein. Agora querer justificar os equívocos grosseiros do seu argumento por causa dos “comentários acima” é dose! Não tenho nada a acrescentar sobre isso: se você quiser refutar o que eu disse no outro comentário, beleza. Se não, continue no mimimi. Não tenho a mesma paciência franciscana do Eduardo Ribeiro. Um abraço, filho.

  12. Lucas Oliveira Silva Postado em 20/Oct/2015 às 16:56

    Cadê o Pereira e a Maria nessas horas? Tomaram chá de sumiço?!

  13. Carlos Postado em 21/Oct/2015 às 03:24

    Maior roubo da história do planeta causado do PT, não postam nada sobre isso? O que é Cunha perto do PT?

    • Leonardo Postado em 21/Oct/2015 às 08:57

      Lá vem o coxinha com acusação frouxa.

    • junior maia Postado em 21/Oct/2015 às 12:26

      Daqui a pouco vem alguém dizendo: "maior roubo da historia do universo". enquanto isso esse 'povaço' esta muito ocupado assistindo a novela, o carnaval o futebol e o funk...

    • Thiago Teixeira Postado em 21/Oct/2015 às 16:51

      OK! Cite quais foram e provas concretas. Caso não tenha, vá difundir seu discurso fácil no G1.

  14. pedro Postado em 14/Jun/2016 às 19:56

    È isso aí, como fiel evangelica ela se alto fragelou.