Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 16/Oct/2015 às 16:32
26
Comentários

"Bunda de macaco". Jogadora de vôlei é vítima de racismo em jogo tumultuado

Jogadora é chamada de “bunda de macaco” em mais um caso de racismo no vôlei brasileiro. Durante a confusão, duas mulheres da comissão técnica foram agredidas. Uma delas desmaiou após receber um soco de um dirigente

vôlei racismo Fernanda Isis
A jogadora Fernanda Isis (reprodução)

Mariana Lajolo, Esporte Final

O vôlei brasileiro voltou a ser alvo de mais um caso de racismo. Os xingamentos à meio de rede Fernanda Isis foram a cereja do bolo na confusão da partida entre Concilig/Bauru e Uniara/Afav, em Araraquara, que terminou com violência, mulheres agredidas e ajuda da polícia para conter os ânimos.

Segundo nota do Bauru, Fernanda foi chamada de “bunda de macaco” por torcedores.

As cenas lamentáveis de violência que foram vistas em quadra não são constantes nas disputas de vôlei. Já o racismo não tem sido tão raro assim. Como bem lembrou Daniel Bortoletto, no “Lancenet!”, os casos de preconceito se acumulam sem que nenhuma providência enérgica seja tomada pelos dirigentes.

Ramirez, Wallace e Fabiana já foram ofendidos por serem negros. Michael sofreu agressões por ser homossexual. Mas nenhuma medida foi implantada. Nada que assuste racistas e preconceituosos e os faça pensar duas vezes antes de agredir os atletas.

O comportamento desse torcedores é um reflexo do que acontece na sociedade. E a postura dos dirigentes também. Quando o caso acontece, todos se mostram indignados, mas não é suficiente para agirem. “É um problema social”, “jogador exagerou”, “no estádio pode” são desculpas comuns para que aceitemos o inaceitável.

Coibir e punir atos de preconceito significa, em muitos casos, desagradar torcedores, clubes, dirigentes, atletas e até patrocinadores. E, para muitos que comandam o esporte, é mais fácil esconder a sujeira embaixo do tapete.

Ao “Lancenet!”, Ricardo Trade, CEO da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), afirmou que haverá ações para evitar novos atos racistas. O regulamento da próxima Superliga pode até incluir medidas punitivas, diz o cartola.

VEJA TAMBÉM: “Negras de merda. Voltem pra Cuba”. Jogadoras sofrem racismo em partida de Vôlei

Se a iniciativa sair do papel, será um grande passo. Como disse o CEO, esporte pode ser um “instrumento transformador da sociedade”, e racismo definitivamente não é uma ferramenta para isso.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Denisbaldo Postado em 16/Oct/2015 às 16:54

    https://www.facebook.com/763835357011606/videos/958528147542325/

  2. poliana Postado em 16/Oct/2015 às 17:39

    assim q vi a foto da moça, já sabia do q se tratava, e lembrei do pereira e do jose ferreira. pro primeiro, apenas mais um caso isolado e sensacionalismo da esquerda; pro segundo, a moça n é negra, mas mestiça!

    • Cris Postado em 16/Oct/2015 às 21:05

      Pode incluir o Eduardo aí embaixo?

      • poliana Postado em 16/Oct/2015 às 21:32

        moça, o eduardo foi irônico. note as aspas na "fala"dele. ele apenas "adiantou" o discurso de dois velhos conhecidos aki do fórum: o pereira e o josé ferreira, q tanto ele qto eu, citamos nos nossos posts.

    • José Ferreira Postado em 17/Oct/2015 às 23:39

      Ué? E eu sei lá quem são os pais dela?

    • eu daqui Postado em 20/Oct/2015 às 10:49

      Mas racismo contra mestiço também é racismo. E contra branco também..........

  3. Eduardo Ribeiro Postado em 16/Oct/2015 às 17:47

    """"""""""Isso não é racismo. É injuria. Prestem mais atenção aos termos que vcs usam, PP. E é apenas um caso isolado. Se ela usasse uma franja não seria perturbada pela torcida. Essas provocações são normais dentro de um jogo, a verdade é que ela está se vitimizando. É tudo que a esquerda quer, dividir a sociedade "eles x nós", "negros x brancos", é a mais perversa tática bolivariana comunista petista. Ela nem mesmo negra é, ela é parda.""""""""""" PEREIRA E ZÉ FERREIRA, NEM VENHAM. JÁ ESCREVI POR VOCÊS.

    • Yuri Postado em 16/Oct/2015 às 19:01

      apaga que da tempo...

      • Cris Postado em 16/Oct/2015 às 21:05

        A m... ja foi escrita e o estrago ja foi feito, agora sabem que é um imbecil

      • Luh Souza Postado em 18/Oct/2015 às 04:46

        Eduardo, quase tive um desmaio até entender que era ironia. Bem assim mesmo que os papagaios falam, melhor a gente já escrever antes pq já estamos pretinhos de saber a reza da cartilha toda.. heuehshs

    • Cris Postado em 16/Oct/2015 às 21:04

      A loucura e a esquizofrenia das pessoas levam tudo pro lado da esquerda, pobres manipulados ou negar o que acontece

      • poliana Postado em 16/Oct/2015 às 21:30

        moça, o eduardo foi irônico. note as aspas na "fala"dele. ele apenas "adiantou" o discurso de dois velhos conhecidos aki do fórum: o pereira e o josé ferreira, q tanto ele qto eu, citamos nos nossos posts.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 16/Oct/2015 às 22:20

      eita....fiquem bravos comigo não.....

      • Filipe Postado em 17/Oct/2015 às 00:27

        Em defesa da galera que ficou brava, você foi realista demais rs.....

      • Denisbaldo Postado em 17/Oct/2015 às 06:07

        é engraçado, já fiz a mesma coisa e fui reprimido. é um bom sinal, estamos atentos.

    • José Ferreira Postado em 17/Oct/2015 às 23:40

      ???????????????

    • Luh Souza Postado em 18/Oct/2015 às 04:44

      Eduardo Ribeiro - Que susto!! Quase tive um desmaio de ódio até entender que era ironia. Huahahauaa! Pior que eles arrotam feito papagaio só essas bobajadas ai mesmo. É bom escrever já antes. rs..

    • jorge damasceno lima Postado em 19/Oct/2015 às 11:00

      É normal conhecer pessoas inteligentes e cultas como o sr Eduardo Ribeiro. Se o caso é cor de pele o Connie Chiu, Edgar Winter, Gustavo Lacerda, Hermeto Pascoal, Johnny Winter, Shaun Ross, Sivuca, Ademir da Guia... Qual deste você chamaria negro, preto, pardo, mulato? O sr deve ser ilustrado pelos conhecimentos genéticos. Por ventura sabe como nos EUA uma pessoa é classificada como BRANCA?

      • Eduardo Ribeiro Postado em 19/Oct/2015 às 11:24

        Mas meu deus do céu....rapaziada continua brava comigo....relaxem, miguxos...fiquem bravos com as pessoas certas, eu não fiz nada :D

    • Francisco Sá Postado em 21/Oct/2015 às 13:55

      Antigamente os brancos pernósticos eram chamados de "branco azedo", "lombriga anêmica", "macarrão da santa casa". etc. Nenhum deles achava "normal", ninguém gostava. Acabava em porrada ou chororô, com reclamações a mãe "por não dar educação ao moleque". Quando o racismo é contra negros ou estrangeiros, passa a ser considerado mero excesso, ou até liberdade de expressão. Principalmente para figuras como Merval.

  4. enganado Postado em 17/Oct/2015 às 16:01

    Cara, lindíssima ((tem gente que não gosta)) Fernanda Isis, note bem: POBRES/PROSTITUTAS/PETISTAS/PROFESSORES/PERSEGUIDOS/PRETOS/((hors concours)) PAPA-COMUNISTA Francisco. Pergunto: Vc se encaixa em algum destes P´s? Se sim! Dê parabéns da rede gRoubo+GAFE+rede bunderantes por terem conseguido fomentar discórdias entre nós Brasileiros, para tomar o Poder e entrega-lo nas mãos dos ___"""ANGLO-SEMITAS"""___ DOS EUA/iSSraHell. Pois são estes os verdadeiros racistas! Nos Estados Unidos de São Paulo não se engane que vai rolar muito SANGUE na época das eleições ((qq eleição)), pois os riquinhos da Paulista não gostam dos 7P´s ((só gostam deles para explorá-los para roubar-lhes o salário)) e a sua PM-SP, também! Então esta é a balada do BRASIL, e vai piorar mais ainda, enquanto não rolar muito SANGUE/TORTURA/ASSASSINATOS? ... aos 6P´s. A coisa não vai parar, e para parar, só se matarem o LULA/DILMA/Zé Dirceu, aí fica minha sugestão. Dos Estados Unidos de São Paulo até o Rio Grande do Sul deverá ser um novo país, pois a Bandeira dos Estados Unidos de São Paulo é trocarem as faixas pretas por vermelho, e colocarem o mapa dos EUA e/ou iSSrahell. Num tá ótimo? Daí abrangendo parte do sudeste/nordeste/norte será SIM o Verdadeiro BRASIL, sem PSDB/DEM/FHC/çERRA/Aópio/... . Ti cuida moça, a coisa só está começando! Ainda vamos chorar muitas lágrimas de sangue! P a r a b é n s """rede Groubo""".

  5. Wanderley Medeiros Postado em 18/Oct/2015 às 20:27

    Além de racistas são invejosos. Simplesmente uma mulher linda, competente e que não precisa se rebaixar ao nível desses vermes.

  6. George Postado em 19/Oct/2015 às 08:34

    "não, no brasil não existe racismo". Já ouvi muito isso. Triste demais.

    • enganado Postado em 20/Oct/2015 às 00:39

      Meu caro o autor desta pérola de frase foi nada menos que o pilantra-diretor da rede gRoubo, """Ali Kamel""" em seu panfleto que o mesmo chama de livro. Chega ou quer mais?

  7. Lopes Postado em 19/Oct/2015 às 22:07

    Bunda de macaco é branca!

  8. sidney Postado em 20/Oct/2015 às 01:49

    Matem um branco idiota. Façam isso por favor... Matar um branco imbecil não é racismo não é?