Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 09/Oct/2015 às 09:11
12
Comentários

Banco suíço tem cópia de passaporte de Eduardo Cunha usado para abrir conta

Cópias de passaportes de Eduardo Cunha e seus familiares foram usadas para abrir conta, revela banco suíço. Mesmo diante de um cenário perturbador e sob fogo cruzado, o presidente da Câmara afirma que não vai renunciar: "Não vou renunciar. Não existe impeachment de presidente da Câmara. Aqui é só sob meu juízo próprio, e eu vou persistir"

Eduardo Cunha banco suíço contas
“Não vou renunciar”, afirma Eduardo Cunha (PMDB-RJ)

Cópias dos passaportes do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e de familiares dele foram anexadas nos formulários de abertura das contas do banco Julius Baer que deram a origem à investigação contra o peemedebista por suspeita de corrupção na Suíça.

Os formulários e os anexos fazem parte dos dossiês bancários entregues pelo Julius Baer ao Ministério Público suíço e remetidos à Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta semana.

O jornal “O Globo” informou ontem que duas das quatro contas bancárias atribuídas à família foram fechadas em abril de 2014, mês seguinte à deflagração da Operação Lava Jato. A informação foi confirmada por fontes com acesso à investigação.

Ainda segundo “O Globo”, uma das contas recebeu, entre abril e junho de 2011, 1,03 milhão de francos suíços (R$ 4 milhões).

Ontem, o banco Julius Baer informou às autoridades suíças a existência das contas atribuídas a Cunha onde foram bloqueados US$ 2,4 milhões.

SAIBA MAIS: Documentos comprovam que contas da Suíça são ligadas a Eduardo Cunha

“Não vou renunciar”

Mesmo diante de um cenário perturbador após a revelação de que mantém contas secretas na Suíça, Eduardo Cunha diz que não vai renunciar ao cargo de presidente da Câmara. “Esquece, eu não vou renunciar”, afirmou.

“O meu mandato só pode ser alterado se eu renunciar, e eu não vou renunciar. Não existe impeachment de presidente da Câmara. Aqui é só sob meu juízo próprio, e eu vou persistir”, disse em entrevista à Folha.

com EBC e Folhapress

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Leonardo Postado em 09/Oct/2015 às 09:15

    Mesmo assim, ele está sendo assediado pelo PT e pelo PSDB, por razões opostas, naturalmente. O PT não causou surpresa, mas, quanto ao PSDB, estou pasmo, pois eu o supunha um partido de anjos.

    • Ulisses Barbosa Postado em 09/Oct/2015 às 10:21

      O que será do Kim Kata-guri sem seu herói ?

    • Fernando Postado em 09/Oct/2015 às 11:31

      Você só pode estar sendo cinico ou se passando por bobo, cara. PSDB encabeça a lista de partidos corruptos por um estudo do MCCE e até por um ranking do ficha limpa feito pela Folha de São Paulo. No caso da FSP, teve uma leitora que se espantou igual a você. Chega de inocência...

    • Maria Postado em 09/Oct/2015 às 18:19

      Vc vive aonde? em Marte? Partido de anjos. Ou vc está de brincadeira, precisa estudar mais, viver a realidade ou , ou, ...acho que está brincando!

  2. EDUARDO Postado em 09/Oct/2015 às 09:42

    Cala a boca Leonardo. Não fale M#erda!! Esse calhorda ladrão é amicíssimo da cúpula do PSDB golpista.

    • Leonardo Postado em 09/Oct/2015 às 09:47

      Contenha sua ira, releia o texto e tente apreender o verdadeiro sentido. Por favor, trata-se de uma ironia.

  3. Márcio Ferreira Postado em 09/Oct/2015 às 09:49

    Declaração do banco suíço de que Eduardo Cunha tem conta lá e ninguém fez nada ainda? Só falta agora mandarem extrato das contas! Ah, já fizeram isso? Então só falta mandarem cópia dos documentos dele! Isso também já foi feito? Alô, Suíça? Manda o vídeo do circuito interno com nosso presidente dentro da agência apertando a mão do gerente porque tem gente que ainda não acredita!

  4. Rodrigo Postado em 09/Oct/2015 às 09:49

    (Outro Rodrigo) Só falta ele usar o mesmo argumento de defesa de Maluf: "a assinatura é falsa, não é minha".

  5. Galvão Postado em 09/Oct/2015 às 10:30

    Se o PT não estivesse no poder a 12 anos será que saberíamos de tudo isto? será que haveria uma operação LAVA JATO? Nunca vi em meus 55 anos um ministério público e uma Policia Federal tão desvinculado do governo, tão independente, apurando fatos "DOA A QUEM DOER". Eduardo Cunha, Agripino Maia, ISTO É SÓ A PONTA DO ICEBERG. Muita casa ainda vai cair.

    • Angela Postado em 09/Oct/2015 às 13:47

      Você falou tudo Galvão! Concordo plenamente!

    • Eduardo Postado em 09/Oct/2015 às 20:41

      Galvão amigo, existem cegos dos olhos, aqueles que andam amparados por bengalas e os cegos de discernimento que nada ampara, estes vão para onde os mais convincentes querem que se dirijam.... Vou mais longe nas datas, desde que o Brasil era chamada de Terra de Vera Cruz que não se via tanta transparência e tantos inatingíveis, atingidos.... pelo braço das leis, que só alcançava preto, pobre e miseráveis.... a coisa está mudando devagar, devagarzinho... mas uma hora pega no tranco e acelera...

  6. Eduardo Postado em 09/Oct/2015 às 20:35

    ah se aqui fosse a França, se a Câmara Federal fosse o Palácio de Maria Antonieta, e se estivéssemos em 1789..... essa pirraça já teria acabado a muito tempo. E o Brasil voltaria a ser governado e os políticos sérios estariam trabalhando em prol de seu crescimento.....