Redação Pragmatismo
Educação 02/Out/2015 às 11:08 COMENTÁRIOS
Educação

As 17 melhores universidades do Brasil

Publicado em 02 Out, 2015 às 11h08

Saiba quais são as 17 universidades brasileiras que integram o World University Rankings 2015-2016, divulgado na última quarta-feira pelo Times Higher Education (THE), instituto que avalia anualmente as melhores universidades do mundo

melhores universidades Brasil
(Imagem: Pragmatismo Político)

A Universidade de São Paulo (USP) é a melhor universidade do Brasil, de acordo com o World University Rankings 2015-2016, divulgado na tarde desta quarta-feira (30) pelo Times Higher Education (THE), instituto que avalia anualmente as melhores universidades do mundo.

Apesar de liderar entre as instituições do País, a USP piorou o desempenho em relação ao ranking de 2014. Ela ficou entre a 251-300 posições neste ano, enquanto no anterior, estava entre os 201-225 lugares. A partir do 200º lugar, as universidades são divididas por faixasem entre as posições, não mostrando a real colocação.

Além da USP, outras brasileiras aparecem no ranking, como a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica) e UnB (Universidade de Brasília).

No ranking mundial, a americana California Institute of Technology lidera entre as melhores em 2015. Ela é seguida pela britânica University of Oxford, Stanford University (EUA), University Of Cambridge (Reino Unido) e Massachusetts Institute of Technology (EUA).

A renomada Harvard University, que geralmente lidera os rankings universitários internacionais, aparece apenas na 6ª posição este ano.

Veja aqui a lista das 200 melhores universidades do mundo.

Entre os BRICs, a China lidera com 37 universidades no ranking deste ano. O Brasil aparece em segundo, com 17 instituições, enquanto Rússia e Índia têm 13 listadas cada.

Na América Latina, o Brasil é o país com maior número de universidades. Argentina, Colômbia e México têm duas instituições cada e o Chile tem seis.

Segundo o editor do Times Higher Education World University Rankings, Phil Baty, os gastos com pesquisas e desenvolvimento têm aumentado no Brasil desde 2004, mas ainda representam muito pouco do PIB (apenas 2%). Além disso, ele lembra que o financiamento para o incentivo às pesquisas caiu entre 2002 e 2015.

“Ele [o Brasil] deve investir mais na área de pesquisa se quiser se igualar aos seus companheiros do BRIC [China e Rússia]“, disse.

Para chegar às 800 melhores instituições do mundo, o Times Higher Education leva em consideração o número de pesquisas publicadas em revistas e jornais científicos, assim como citações em outras pesquisas, reputação de professores, nível educacional dos docentes e número de pesquisas publicadas por eles, entre outros indicadores.

1. Universidade de São Paulo (USP)
2. Universidade de Campinas (Unicamp)
3. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
4. PUC-RJ
5. Universidade de Brasília (UnB)
6. Universidade Federal da Bahia (UFBA)
7. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
8. Universidade Federal do Paraná (UFPR)
9. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
10. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
11. Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
12. Universidade Federal de Viçosa (UFV)
13. Universidade Federal de Lavras (UFLA)
14. PUC-PR
15. PUC-RS
16. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
17. UNESP

Luiza Belloni, BrasilPost

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS