Redação Pragmatismo
Compartilhar
Política 23/Oct/2015 às 12:52
26
Comentários

A reação apaixonada de um deputado em defesa de Eduardo Cunha

Deputado membro da bancada da bala arremessa copo d'água em advogado convidado de Comissão na Câmara. O parlamentar defendia Eduardo Cunha quando ouviu risos e contestação à sua fala. “Ele [Cunha] é ladrão, mas antes dele [sic] ser ladrão, tem muito ladrão por trás dele”, bradou

deputado copo água cunha advogado
O deputado Laerte Bessa (PR-DF) perdeu a cabeça quando tentava defender Eduardo Cunha (Pragmatismo Político)

O deputado Laerte Bessa (PR-DF) se irritou e jogou um copo d’água [vídeo abaixo] em um advogado que estava entre os convidados de audiência pública na CPI dos Crimes Cibernéticos, realizada na última terça-feira (20) na Câmara.

Membro da chamada “bancada da bala”, grupo de parlamentares que defendem a liberação do porte de arma no Brasil, Bessa defendia o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), quando ouviu risos e palavras de contestação à sua fala, reagindo em seguida com o arremesso do copo.

A audiência na CPI serviu para ouvir esclarecimentos do coordenador nacional do Movimento Brasil Livre (MBL), Rubens Alberto Gatti Nunes, sobre denúncias de ativismo digital pautado por ataques a adversários políticos e estímulo à guerra ideológica – como definiu o autor do requerimento para o debate, Jean Wyllys (Psol-RJ).

“Comparando a Dilma Bolada [avatar de apoio à presidenta Dilma Rousseff em redes sociais] ao MBL, vejo que o MBL tem uma linha de atuação pautada por injúria, difamação e calúnia. E estou falando de fatos”, justificou o parlamentar.

Bessa defendeu o MBL e disse esperar que Cunha desse início ao processo de impeachment contra Dilma, o que o movimento apoia. “As coisas não estão acontecendo. Espero que aconteça aqui na Casa, porque eu ainda acredito no presidente da Casa, que tome uma providências sérias [sic] aqui”, discursou o deputado, ridicularizado no auditório da CPI. Foi quando alguém chamou Cunha, de “ladrão”.

O peemedebista foi denunciado ao Supremo Tribunal Federal, em 20 de agosto, por corrupção e lavagem de dinheiro, sob acusação de envolvimento no esquema de corrupção descoberto na Petrobras pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal. Segundo os Ministérios Públicos da Suíça e do Brasil, Cunha movimentou milhões de dólares e francos suíços de maneira clandestina no país europeu, no que seria o resultado de propinas pagas por desvios em contratos na estatal.

“Ele é ladrão, mas antes dele [sic] ser ladrão, tem muito ladrão por trás dele”, bradou o parlamentar do Distrito Federal, em seguida levantando-se para atirar o copo d’água no advogado e deixar, enfurecido, a sala de audiências da CPI. Diversos deputados reprovaram a atitude do colega.

Vídeo:

Depois do incidente, deputados se revezaram em críticas a Bessa. Jean Wyllys anunciou representação por quebra de decoro parlamentar. Por sua vez, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), além de também pedir providências, demonstrou o tipo de bandeiras que Bessa defende na Câmara.

“Como é que um deputado joga um copo d’água no rosto de uma pessoa que está na audiência? Hoje é um copo d’água. Amanhã é, novamente, uma bala?”, provocou Alice.

Fábio Góis, Congresso em Foco

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Washington Fazolato Postado em 23/Oct/2015 às 13:16

    Quando vejo cenas como essas, ratifico minha concepção de que, tirando uma meia dúzia, o Congresso é um reduto de trogloditas, semi-analfabetos e rufiões. Um sujeito dessa estirpe não deveria passar nem na calçada do Congresso.

    • Eduardo Postado em 23/Oct/2015 às 23:54

      NÃO VEJO A HORA DE CUNHA IR E CUMPRIR A PROMESSA DELE DE LEVAR A METADE DO CONGRESSO COM ELE.... DETESTO FOGOS, MAS PROMETO SOLTAR ALGUNS SE ISTO ACONTECER.......

      • Salete Rossini Postado em 24/Oct/2015 às 11:49

        Também detesto fogos, mas compartilho da mesma ideia se isso acontecer.

  2. Macunaíma Postado em 23/Oct/2015 às 13:44

    Laerte Bessa, o eugenista, aquele que maravilha-se com as possibilidades da ciência num futuro não muito distante. Aquele que pretende reduzir a maioridade penal até que esta chegue à barriga das mulheres, de maneira tal que neste futuro por ele idealizado o nascimento de um bebê somente será permitido caso testes avançados demonstrem que o mesmo não há de se tornar um criminoso. Nem os nazistas ousaram navegar por delírios como estes de nosso representante parlamentar, defensor apaixonado do Eduardo Cunha.

    • Trajano Postado em 25/Oct/2015 às 00:33

      Laerte Bessa: Um dia, chegaremos a um estágio em que será possível determinar se um bebê, ainda no útero, tem tendências à criminalidade, e se sim, a mãe não terá permissão para dar à luz. Macunaíma, achei muito interessante o uso do termo “o eugenista” para classificar o discurso brutal desse deputado. Algumas questões: por que ainda votamos em tipos como Laerte Bessa? O que esperamos construir ao colocarmos por vias democráticas discursos simpáticos ou análogos ao discurso da eugenia negativa do século passado no Legislativo nacional de hoje? Se queremos ser constrangidos pelo Congresso, bom, então estamos muito coerentes em nosso voto. Mas não me parece que um político do naipe ideológico de Laerte Bessa irá se importar com dinheiro público sendo desviado por seus aliados políticos, convenhamos. Aliás, temo que o Ele é ladrão, mas antes dele ser ladrão, tem muito ladrão por trás dele seja o menor dos problemas desse sujeito. O copo d'água é só uma amostra do seu equilíbrio.

  3. Rogério Britto Postado em 23/Oct/2015 às 13:59

    Fico lisonjeado em saber que temos representantes dessa envergadura nos engrandecendo no cenário político nacional! Parabéns deputa do.

  4. Daniel Postado em 23/Oct/2015 às 14:04

    Realmente tem outros ladrões por traz dele, e que o defendem...

    • Salete Rossini Postado em 24/Oct/2015 às 11:42

      Como o próprio Laerte.

    • Salete Rossini Postado em 24/Oct/2015 às 11:47

      Certíssimo.

  5. Maurício Postado em 23/Oct/2015 às 14:31

    Imagine isso com uma arma na mão.

    • Salete Rossini Postado em 24/Oct/2015 às 11:46

      A casa vira uma piscina de sangue.

  6. Luiz Mourão Postado em 23/Oct/2015 às 15:11

    Cadê o Bolsonaro???? Só ele mesmo para apaziguar isso!!! [modo IRONIA off]

    • Salete Rossini Postado em 24/Oct/2015 às 11:50

      O doce sabor da ironia! Adoro!

  7. Maurício Postado em 23/Oct/2015 às 15:26

    Confirmar a ladroagem por um comparsa fiel é muito positivo e melhor ainda é denunciar que existem outros por de traz dele.Esse deputado deveria ser chamado para esclarecer quem são os outros ladrões, vocês não acham? mataria vários patos com uma bancada da bala só!!!

  8. Fernando Postado em 23/Oct/2015 às 15:48

    No mínimo um cristãozinho hipócrita e "corno" do ilibado Cunha... Eles odeiam quando as máscaras caem...

  9. Denisbaldo Postado em 23/Oct/2015 às 16:06

    E agora coxinhas? Ainda estão defendendo o impeachment da Dilma porque o PT institucionalizou a corrupção no Brasil??? Respondam cabeças de frango! Vocês de uma hora para outra se calaram. Qual foi, perderam a fala? Bando de idiotas! A palhaçada deste ano perdido se deve a vocês e suas manifestações hipócritas. Nojentos, mentirosos! Agora apoiam o Cunha mesmo assim. Endossam a mídia mais escrota do mundo em um golpe mortal a nossa democracia conquistada com tantas lutas.

    • poliana Postado em 23/Oct/2015 às 20:18

      sim, denisbaldo. os coxinhas estão obcecados com a ideia de derrubar dilma. vc acha q esses episódios vão fazê-los mudar de ideia?! se prepare pq 2016 será um ano tão "tumultuado", se é q posso usar esse termo, como o foi o de 2015...essa gritaria vai ficar até 2018...acredite....

      • Salete Rossini Postado em 24/Oct/2015 às 11:53

        Concordo. Afirmações desse tipo só expõem ainda mais o falante. Laerte se enroscou com essa. Mas ele mesmo é um dos deputados q ganharam com campanha patrocinada por empresas fabricantes de armamentos.

  10. Eduardo Ribeiro Postado em 23/Oct/2015 às 16:19

    “Ele [Cunha] é ladrão, mas antes dele [sic] ser ladrão, tem muito ladrão por trás dele”. Que é isso....os caras perderam completamente a noção...direitalha perdendo de vez o resquicio de vergonha na cara que talvez ainda tivessem....o pior é que esse discurso é mera reverberação do discurso burguês atual. Cunha era o cara mais amado pelos paneleiros, marchadeiros, medio-classistas e nobres homens da elite branca. GOLPISTAS davam a vida por Cunha. Agora, Cunha é aquele cara que eles odeiam ter que odiar, mas precisam, pra tentar transmitir um pinguinho de coerência. Mas ainda assim, passam a mão na cabeça dele, toleram-no em nome do combate ao PT. "aaiiiinnnnn eu sei que ele é corrupto, mas ele tem uma missão maior a cumprir, ele tem que acabar com o corrupto PT"......tudo um bando de defensor de ladrão, o que importa é não ser vermelhinho, não ser petista.

  11. gustavo0 Postado em 23/Oct/2015 às 16:27

    Nossa como ele é bravo! Só faltou baixar a calcinha e pisar em cima! Desse jeito não vão te dar o porte nem de pistola de cola quente deputado.

  12. Carlos Postado em 24/Oct/2015 às 00:38

    Quando o ex-ministro Cid Gomes chamou parlamentares de acachadores o deputado Raul Jungmann (PPS-PE), ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) uma interpelação criminal contra o ministro. Além do enquadramento no crime de injúria o deputado solicitou que Cid Gomes desse nomes aos “achacadores” ou que fizesse retratação pública. E agora senhor deputado! vai ter atitude semelhante? Que tal ajuizar no Supremo uma interpelação contra o Sr Laerte ou será que os rabos estão presos!

    • Salete Rossini Postado em 24/Oct/2015 às 11:55

      Rabo preso é uma epidemia geral no Congresso, com raras exceções. O problema é saber dessas exceções, pois aparentemente elas nunca se manifestam.

  13. Márcio Ferreira Postado em 24/Oct/2015 às 13:20

    "Ele é ladrão". Fim de papo.

  14. Jorge Pereira Postado em 24/Oct/2015 às 18:08

    Eleito pelos coxinhas do DF. Típico representante dessa elite estúpida, analfabeta e medíocre do DF.

  15. C.Paoliello Postado em 25/Oct/2015 às 13:28

    STF tem medo do juíz de Guantánamo? Por quê? http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/blog-na-rede/2015/10/golpe-judicial-avanca-lula-e-o-alvo-do-juiz-de-camisas-negras-8173.html

  16. sergio ribeiro Postado em 30/Oct/2015 às 15:57

    Perguntem ao Cunha o que ele acha de ser chamado de ladrão por um parceiro? Aliás, com um aliado desses, quem precisa de inimigos?