Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 25/Sep/2015 às 11:50
82
Comentários

Passageira chama cobradora de 'neguinha atirada' e depois chora ao ser presa

Mulher é presa por injúria racial após chamar cobradora de “neguinha atirada”. Ao ser detida, a agressora chorou e tentou se justificar afirmando que a expressão foi utilizada de “forma carinhosa”, sem intenção de ofender. Vítima desabafa: “Fui humilhada na frente de muita gente. O racismo acontece o tempo todo, toda hora e em qualquer lugar”

racismo neguinha atirada cobradora
Thaynara foi chamada de ‘neguinha atirada’ durante trabalho. Agressora acabou presa por injúria racial. (Foto: Mayra Bandeira/ A Gazeta)

Mayra Bandeira, Gazeta Online

“O racismo acontece o tempo todo, toda hora e em qualquer lugar”. O desabafo é da cobradora de ônibus Thaynara Braga da Conceição, 23 anos, que foi chamada de “neguinha atirada” e acusada de furto, por uma passageira, dentro de um ônibus do Transcol.

O fato aconteceu durante uma viagem da linha 503 (Terminal de Laranjeiras/Vila Velha) em que Thaynara trabalha. O crime foi cometido por uma passageira, 31 anos, acompanhada da filha de oito anos e de um vizinho.

A suspeita embarcou no coletivo por volta das 9 horas, na Avenida Reta da Penha, quando ele seguia para Vila Velha. Thaynara relatou que a passageira entregou a ela uma nota de R$ 5, dobrada, e disse para a vítima cobrar duas passagens – a da suspeita e a do vizinho. A cobradora disse que devolveu R$ 0,10 de troco.

“Depois ela quis passar junto com a filha, eu disse que não podia. Ela ficou com raiva, mandou a criança pular a roleta”, conta Thaynara.

Após pagar as passagens, a suspeita foi sentar-se nos fundos do coletivo. Segundos depois, o amigo dela foi até a cobradora cobrando o troco de R$ 10. Thaynara disse que só havia recebido R$ 5.

“Ela começou a gritar no ônibus que tinha me dado dinheiro a mais e que eu deveria prestar atenção. Depois, insinuou que eu estava querendo pegar o dinheiro dela”, falou.

Thaynara afirma que conferiu o caixa e viu que a mulher dizia a verdade. Ela, então, devolveu o dinheiro à passageira, que continuou com as ofensas. O motorista do coletivo parou o veículo próximo à uma viatura da Polícia Militar e contou o que estava acontecendo.

A ocorrência foi encaminhada para a 1ª Delegacia Regional de Vitória.

Injúria racial

Em depoimento, a suspeita afirmou que não teve a intenção de ofender a cobradora Thaynara Braga da Conceição. A mulher alega que a chamou de “neguinha”, de uma forma carinhosa.

Ela foi autuada por injúria racial, porém, não pagou a fiança de R$ 500 e foi encaminhada para o presídio. “Ela viu a polícia e começou a chorar. Eu fui humilhada na frente de muita gente. As pessoas não têm o direito de agirem assim”, ressalta Thaynara.

Segundo ela, a suspeita após ser detida pediu perdão. “Não perdoo. Ela quis sim me ofender. Existe uma mistura de tantas raças e cores no nosso país. Isso é no mínimo pobreza de espírito”, desabafou.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Cristina Costa Postado em 25/Sep/2015 às 12:11

    Virou moda agora? Que palhaçada. Não tem que perdoar racista mesmo. Eles merecem a cadeia!

    • eu daqui Postado em 25/Sep/2015 às 12:31

      Só não merecem cadeia os zilhoes de assassinos, traficantes, torturadores, estupradores e corruptos que andam soltos por aí né, nazivingancista? Vai se resolver, viralata, pra depois então saber o que é uma ofensa de verdade no país mais violento do mundo !!!!!!!!!!!!!!! Naziinsultados de nascença que vivam pra ver o que o bumerangue da História tem reservado pra vcs infernizadores da civilização.

      • Thiago Postado em 25/Sep/2015 às 12:50

        Sério? Acorda pra vida, racismo é crime e merece punição, como qualquer outro crime. Se fala isso é pq deve ser um racista de primeira!

      • Daiana Postado em 25/Sep/2015 às 12:50

        o pais mais violento do mundo kkkkk PAREI... OMG QUERIDO SER. ONDE VC MORA???? NO brasil que não é!

      • Em duvida Postado em 25/Sep/2015 às 12:51

        Porque existem outros tipos de crime, este deve ficar impune? Não entendo essa lógica.

      • Patricia Postado em 25/Sep/2015 às 12:57

        Merecem sim, obviamente, só que o fato de existirem não anula a existência de outros crimes e suas devidas punições.

      • Patricia Postado em 25/Sep/2015 às 12:58

        "bumerangue da História" KKKKKKKKKKK

      • Mandy Ferreira Postado em 25/Sep/2015 às 12:59

        racista de merda! vai ter racista preso sim, vai ter homofóbico e misógino preso tbm! o Bumerangue da história é agora, chega das minorias abaixarem a cabeça, chega! Vai ter movimento negro se levantando e impondo o respeito e humanidade que lhes foram roubados sim!

      • Alessandro Boldrini Postado em 25/Sep/2015 às 13:05

        Você, "eu daqui", é um completo idiota e não tem noções básicas de cidadania. Vá estudar pra parar de falar merda e aprender a escrever corretamente a língua vernácula.

      • Nathan Postado em 25/Sep/2015 às 13:10

        Bem e tb tem o caso de a existência de crimes "maiores" não faz com que crimes menores n tenham que ser penalizados

      • eu dali Postado em 25/Sep/2015 às 13:14

        Deixa eu ver se entendi: você chama a moça de nazivingancista, depois de vira-lata, depois de naziinsultado de nascença. Você é bem burro. Sério.

      • pedro Postado em 25/Sep/2015 às 13:15

        quer dizer então que só pq tem uma violência maior no Brasil devemos esquecer o racismo? Se fode ai, racistas não passarão, vamos mandar prender sim.

      • Larissa Postado em 25/Sep/2015 às 13:15

        Já pode morrer então amigo!

      • Breno Postado em 25/Sep/2015 às 13:15

        Leia seu comentário de novo e depois responda quem precisa se resolver. Cadeia pros racistas SIM! - e o bumerangue da história, querido, está começando a voltar.

      • andre brasil Postado em 25/Sep/2015 às 13:17

        todo tipo de injuria deve ser punido

      • eu dali Postado em 25/Sep/2015 às 13:40

        "nazivingancista" Você tem algum problema com história? Sabe que quem fez guerra usando como um dos argumentos a "higienização racial", que acreditava na "raça pura" e que praticava o racismo eram os nazistas? Eu acho que você não entende nada de história isso sim, muito menos do bumerangue dela...

      • Mister D Postado em 25/Sep/2015 às 13:40

        O seu ódio e preconceito é extremo, compreendi perfeitamente a sua colocação. Porém quero salientar que o seu ressentimento e ódio ainda irá confronta-se com a força dos Naziinsultados, mas que esses insultados de nascença não estará mais em posição de total desvantagem. Pense nisso!

      • Bruno Postado em 25/Sep/2015 às 13:48

        "vira lata"? Hahahaha e depois os outros é que precisam se resolver. Seu doente de merda.

      • Fernando Postado em 25/Sep/2015 às 13:51

        vc tá enganado, cara, os naziinsultados de nascença, os sem-culhões-para-aguentar-o-revide, os nazi babacas e neonazi babacas são vcs que esperneiam por terem perdido o direito de xingar, humilhar e segregar os que não lhes convém. Tá incomodado? Se muda prá Europa, Canadá ou Eua e sinta na pele o tratamento por não ser tão alvo, ter os olhos tão azuis e uma ancestralidade ariana pura para torná-lo socialmente aceitável.

      • Wesley Postado em 25/Sep/2015 às 13:53

        Parei de ler no "nazivingancista"

      • Dandara Postado em 25/Sep/2015 às 14:07

        Você calado é um poeta.

      • marcos Postado em 25/Sep/2015 às 14:43

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkk "C"enhor. ôôoo Paladino da Moral, uma coisa não exclui a outra, só pra constar.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 25/Sep/2015 às 15:10

        Eu senti um chorume subindo do meu computador. Acho que encontrei de onde vem....é daqui...

      • Thiago Teixeira Postado em 25/Sep/2015 às 16:34

        Calma gente, essa mina é velha conhecida nossa, ela não suporta, no conceito dela, o vitimismo, apenas isso. Ela não é racista!

      • Eduardo Postado em 25/Sep/2015 às 17:53

        De certa forma até entendo onde vc quer chegar, pois já comentei sobre isto em outra ocasião, nós brasileiros trabalhadores fomos historicamente explorados e humilhados, e mesmo neste momento que vivemos dentro do regime democrático de direito(que tem meia dúzia que torce para que acabe) temos leis que nos faculta exigir nossos direitos, tem cidadão como o senhor que acha que temos que abaixar a cabeça e levantar a camisa para sermos açoitados e humilhados, RACISMO É CRIME SIM E COMO TAL TEM QUE SER PUNIDO.... nisto concordo com todos que comentam o respeito de seu comentário. E que ela a agressora tenha um tempinho de reclusão para que como as freiras num convento, medite a respeito do que é ser igual ao outro e fazer com o outro o que queremos que façam com a gente....

      • jonathas Postado em 25/Sep/2015 às 18:45

        Então me diz o que é ofensa de verdade senhor(a) eu daqui

      • Fonseca Postado em 28/Sep/2015 às 15:57

        Que otário(a)! Você é um(a) piadista de mal gosto e esquizofrênico(a)!

      • eu daqui Postado em 29/Sep/2015 às 11:52

        kkkkkkkkk..........gosto de botar para f pra ver os revanchopatas se revelando kkkkkkkkk

      • eu daqui Postado em 29/Sep/2015 às 12:03

        E pra quem acha engraçado a expressão "bumerangue da história" : VAI ESTUDAR, COTISTA !!!!!!!!!!!!!!

      • eu daqui Postado em 29/Sep/2015 às 12:19

        A forma de "debater" de vcs esquerdopatas me lembra a maneira de "discordar" dos governos Medici E Geisel: agredir para calar. Continuem agredido que eu continuo debatendo !!!! Vingancista não serve nem pra ser ditador !!!

      • eu daqui Postado em 23/Oct/2015 às 09:50

        Thiago Teixeira: sou racista sim pq sou humana - o que não faço é deixar os estereótipos que a cultura enfiou em meu subconsciente se transformarem em cerceamento do direito do outro. Mas numa coisa sobre mim vc está certo: tenho desprezo e nojo de vitimismo. Mas ódio mesmo só tenho do sadismo e da inveja.

    • Giuliano Postado em 25/Sep/2015 às 13:33

      Desculpa Daiana, mas vc não deve morar no Brasil ou vive fora de órbita. Lógico q o Brasil é o país mais violento do mundo. Em nenhum país, nem os q vivem em guerras tem tantos homicídios como no Brasil.

      • Giuliano Postado em 25/Sep/2015 às 16:14

        Mesmo assim, não é pq existem outros crimes q este cometido contra essa moça tem q passar impune.

      • Maria Postado em 26/Sep/2015 às 04:51

        desculpa amigo, mas por muito que pareça Brasil realmente não é o país mais violento do mundo. Até fevereiro passado estava no terceiro lugar na América Latina. Isto é, só na América há 2 países na frente de Brasil, em violência. Pesquisas e rankings sérios o confirmam. "Mas o Brasil ganha destaque quando se considera o tamanho de nossa população: mais de 10% dos assassinatos do mundo foram registradas no Brasil, o que coloca o país como o 16º mais violento do planeta." http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/os-25-paises-mais-violentos-do-mundo-brasil-e-o-18o

      • Giuliano Postado em 28/Sep/2015 às 12:15

        Eu sei disso, Maria. Quando me refiro aos números, são aods números absolutos. Em números absolutos, o Brasil é o país mais violento do mundo. Em números relativos não.

  2. Walter Postado em 25/Sep/2015 às 12:42

    Ser latino americano e racista é terrível xadrez é pouco.

    • TALITA M Postado em 25/Sep/2015 às 13:19

      Faço do Walter minhas palavras . As pessoas principalmente em SP tem o custume de sempre querer se achar melhor em tudo , e eu acredito que essa atitude tem relação com um complexo de inferioridade que a pessoa tem por se achar pior que as outras pessoas mas querer se mostrar melhor. veja o exemplo de hoje - Malhado se acha melhor que o magro -O magro se acha melhor que o gordo -O gordo se acha melhor que uma pessoa que tem o tipo fisico normal. -O branco se acha melhor que o negro - O negro se acha melhor que o nordestino -O nordestino se acha melhor que o oriental -O oriental se acha melhor que o homossexual E eu poderia dar mais 1000 exemplos dessa diversidade que tanto encomoda o tal padrão que as novelas da globo te enfiam goela a baixo. NÃO SEREMOS NOS MESMOS NOSSOS PROPRIOS INIMIGOS, VAMOS AMAR AO PROXIMO E RESPEITAR SUAS ESCOLHAS E A ETNIA DE CADA UM, SE NÃO GOSTA DE ALGO, PELO MENOS RESPEITE........ É SIMPLES!

      • Eduardo Postado em 25/Sep/2015 às 17:55

        mas, o que mas se gosta é complicar o simples, então pague por isto.

    • eu daqui Postado em 29/Sep/2015 às 11:53

      Haj xadrez pra tantos cucarachas e nçao cucarachas no mundo kkkkkk

  3. Bruno Postado em 25/Sep/2015 às 12:58

    Uma dica para não ir para cadeia, chame as pessoas pelo nome. Sem trocadilhos, piadas e etc, se voce não o conhece, não force nenhuma intimidade. No caso acima ela poderia ter dito "cobradora safada", ainda seria errado, mas não lhe causaria tantos problemas. O racismo é um problema histórico e muito já se sabe e se divulga sobre a maneira certa de lhe dar com as diferenças. Foi correto sua prisão pelo mal exemplo que da a sociedade, incluindo sua filha, que precisa se livrar do ódio para crescer de verdade.

  4. Rodrigo Dú Marques Postado em 25/Sep/2015 às 13:00

    "Eu daqui" poderia assumir o que pensa e se identificar. Assim poderíamos vê-lo chorar arrependido também.

    • eu daqui Postado em 29/Sep/2015 às 11:56

      Mais do que me assumo por aqui? Há quanto tempo milito aqui neste pp contra qualquer forma de extremsimo? Vcs mordacistas é que deveriam assumir que o que querem é vingança e não justiça: prova é que vc se realiza ao "ver chorar" quem pensa diferente. VAI FAZER UMA REVOLUÇÃO DE VERDADE, FRACASSADO !!!!!!!!!!

  5. Izaias Mota Postado em 25/Sep/2015 às 13:17

    Chama de neguinha de uma forma carinhosa? Por favor senhorita mais respeito , somos todos iguais braços dados ou não.

  6. Fernanda Postado em 25/Sep/2015 às 13:32

    Só a lamentar. A contadora vingou-se, td bem, mas ela descarregou na passageira a raiva guardada de muitas outras outras agressões. A passageira, que soube muito bem onde errou e pediu perdão, teve que cair num presídio, onde vai passar por muitas provações e dificuldades. Merecendo ou não, acho que o ódio dela vai aumentar e muito. E a cobradora, de honra vingada, vai continuar sofrendo agressões. Hoje, amanhã, e infelizmente por toda a vida. A situação, as humilhações e todo o circo somente alimentarão o ciclo de ódio e preconceito, pois ngm aprendeu nada com a situação.

  7. poliana Postado em 25/Sep/2015 às 13:58

    e o pereira ainda insiste q são casos isolados e q é tudo invenção da esquerda pra fomentar o ódio entre as pessoas...

    • Pereira Postado em 25/Sep/2015 às 14:34

      Não só é isolado como vocês torcem para que casos assim aconteçam o tempo todo, para poderem pinçar e arrotar na internet. Racismo é um comportamento de exceção...é meia dúzia de babacas que possuem esse tipo de comportamento. Criminalizar a classe média inteira por causa dessa meia dúzia, é jogada política suja e baixa.

      • poliana Postado em 25/Sep/2015 às 14:43

        são tão isolados q os vemos diariamente.tá "sertinhu", pereira. a culpa é da esquerda!

      • Pereira Postado em 25/Sep/2015 às 15:00

        Então conte quantos assaltos ocorreram..quantos homicídios... quantos quilos de cocaína forma apreendidos...e depois conte os casos de injúria racial. período de um mês.

      • poliana Postado em 25/Sep/2015 às 15:03

        pereira, casos como esse acontecem diariamente em todo o país. a diferença é q n chegam aos holofotes da mídia como os casos q vc mencionou. mas por conta disso vc dizer q apenas 1% da população brasileira é racista e q esses casos são isolados, é no mínimo má fé de sua parte...afirmações desse tipo é a própria negação do racismo no brasil!

      • Pereira Postado em 25/Sep/2015 às 15:28

        Poliana... lembra do caso da moça que xingou o goleiro no jogo ? sabe quantas pessoas tinham naquele estádio ? cerca de 20 mil, apenas UMA ofendeu o goleiro. Isso bastou para a população hostilizar todo o resto da torcida do Grêmio. Nosso consulado no Rio de janeiro organiza caminhadas dos torcedores gremistas no Rio em dia de jogo. No jogo seguinte ao fato não podemos fazer a caminhada sem escolta da PM. Estavam xingando de racistas e fascistas, jogando latas, mostrando genitálias para mulheres, crianças idosos ...tudo por causa de um ato babaca de uma única torcedora. Pense nisso.

      • poliana Postado em 25/Sep/2015 às 15:54

        pereira, uma única torcedora? ela foi a única mostrada no telão xingando-o...o próprio aranha disse q durante o jogo, vários torcedores q estavam na arquibancada atrás dele, estavam lhe dirigindo palavras de cunho racista! como vc diz q num estádio com 20 mil pessoas SOMENTE UMA ÚNICA MOÇA proferiu palavras racistas? vc diz isso pq ela foi a única mostrada no telão naquele momento. e outra, n vou me estender sobre isso, mas vc é gaúcho e sabe MUITO BEM O QUÃO RACISTA É O TEU POVO..n seja tendencioso ao dizer q isso é um ato isolado, pq vc sabe muito bem q n é, sobretudo no sul do país. mas enfim...

      • Denisbaldo Postado em 25/Sep/2015 às 18:08

        Poliana, para o Pereira chamar negro de macaco não é ato racista. Então não adianta discutir porque o problema é conceitual, vem da definição do que é racismo pra você e para ele. Eu perguntei para ele se a mulher que chamou o cobrador de macaco na outra matéria era racista e ele respondeu: "Eu não sei se ela é racista, não a conheço, não vi o fato e confiar nesse portal não é uma boa." Ou seja, eu nem estava perguntando sobre a fidedignidade da matéria, mas sim se dentro do que foi abordado ela era racista ou não. Ele não assume, não tem coragem. Sempre foge do assunto para a tal "luta de classes", "esquerdismo". É inútil porque ele ainda procura desculpas nos cristãos e judeus que são discriminados mundo afora e ninguém diz nada. Eu sou cristão e nunca sofri preconceito por isso. Não sei do que ele está falando. Tenho familiares judeus (um primo meu casou com uma judia e teve 3 filhos), que nunca se queixaram disso no Brasil também. Estamos discutindo um caso específico e ele corre para dezenas de outras situações no mundo todo. Ou seja, para ele, xingar um negro não é um ato racista. Ponto.

    • Pereira Postado em 25/Sep/2015 às 14:36

      A violência étnica contra judeus e Cristãos é milhares de vezes maior que contra negros...e ninguém fala nada..... ao contrário... apoiam !

      • Fernando Canto Postado em 27/Sep/2015 às 13:21

        A violência étnica contra judeus e cristãos só não é maior do que a violência étnica DE judeus e cristãos contra outras etnias. Se é pra relativizar, relativize direito.

    • Pereira Postado em 25/Sep/2015 às 14:41

      Esta aí um claro exemplo de falta de intelectualidade esquerdista: Criminalizar a classe média por causa de 1% de racistas que existe. Uma das bandeiras do governo petista é de que muitos pobres ascenderam à classe média. A classe média é a maior que existe..e sempre decide a eleição... Os esquerdistas no auge da sua "intelijencia" ao invés de trazer a classe média para o seu lado, a empurra para a oposição.

      • poliana Postado em 25/Sep/2015 às 14:52

        ninguém mencionou a classe média aqui, pereira. vc q está viajando. a questão é o RACISMO, ainda velado, no país...e ele existe em todas as classes.falta de intelectualidade é n assumir q ele existe, q é escancarado e n aceitá-lo como tal, ou dizer q a esquerda usa desses episódios pra culpar a classe média. q absurdo!!!!!!!!!! e aguardemos...logo mais, veremos outros "casos isolados"como esse acontecendo de novo.

      • Fernando Rezende Postado em 25/Sep/2015 às 14:52

        Pereira, essa conversa de "ganhar a classe média" é falácia. A classe média é, em geral, pelo seu caráter de classe, um setor social de consciência fluída. Por oscilar economicamente entra a burguesia e o proletariado, tem posições de ambas as classes, dependendo do momento social. Nessa polarização que vivemos hoje, grande parte da classe média tende à direita, até em tons bastante fascistas, como pudemos observar nas "manifestações" que protagonizaram. Portanto, isso de "trazer pro lado" é pura bobagem e depende do momento histórico.

      • poliana Postado em 25/Sep/2015 às 14:54

        ah....e tá "sertinhu". apenas 1% da população brasileira é racista! maravilhosas as suas estatísticas.

      • Pereira Postado em 25/Sep/2015 às 15:05

        Poliana, por favor.... um dos expoentes da intelectualidade esquerdista(marilena chauí) disse que odiava a classe média justamente por ser racista e muitas outras coisas. É evidente que há a tentativa de criminalizar a classe média pelo racismo existente.

      • poliana Postado em 25/Sep/2015 às 15:10

        o fato de ela ter feito esse discurso não quer dizer q o racismo é exclusividade da classe média brasileira. mas se vc pensa isso por puro ódio à esquerda, o problema é seu, pereira.

      • Pereira Postado em 25/Sep/2015 às 15:11

        Fernando Rezende, sabe porque a classe média é odiada ? porque ela está imune à luta de classes. Como você disse bem: Tem tudo dentro da C.média. O cara que ascendeu à classe média não quer mudar o sistema econômico...ele quer o capitalismo... o cara que já é classe média, a mesma coisa... tem medo que mude e piore. ou seja, os movimentos que querem a mudança e o futuro promissor(esquerdas) enxergam traidores na classe média. Por isso que Marcuse teve que mudar, ele deixou de lado o proletariado, que subiu com o capitalismo, e foi buscar os descontentes para fazer a revolução. Descontentes a saber : Gays, prostitutas, feministas, negros militantes... ou se você preferir : "minorias" etc e etc.

      • Fernando Rezende Postado em 25/Sep/2015 às 15:20

        Entendi o seu raciocínio, mas não concordo. A luta de classes não é uma luta moral, mas econômica. O fato de um pobre que ascende a classe média tornar-se reacionário, pode até ser fato, como eu mesmo já comprovei em algumas experiências pessoais, contudo, o capitalismo em si, enquanto modo de produção continua a produzir os explorados, qual sejam, os trabalhadores, pois eles são a condição sine qua non da existência do capital. Portanto, a reação que se apossa das classes médias não muda o cenário em última instância. Outro engano na sua análise: "a classe média é imune à luta de classes". Não. Ela só, em tempos de crise, define um lado dessa mesma luta. Ou a luta no campo da reação não é a mesma guerra só que na trincheira dos exploradores? Sobre Marcuse, não discutirei pois não tenho nenhuma leitura nesse autor.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 25/Sep/2015 às 15:11

      Se fosse só o Pereira tava bom...daqui a pouco chega o outro... (poliana voltou \o/)

      • poliana Postado em 25/Sep/2015 às 15:16

        eu até olhei pra foto pra ver se ela usava uma franja, eduardo. assim poderia ter evitado o episódio...mas já viu o q vai acontecer, né? rsrsrsrs

    • eu daqui Postado em 29/Sep/2015 às 12:00

      poliana, há formas e formas de se combater qualquer coisa, inclusive racismo e classismo - alguns movimentos sociais ligados a este governo tem usado a insuflação do ódio como arma politica, sim - ninguém jamais combateu preconceito com ódio pq odio é justamente consequncia do preconceito e não se pode combater um problema com o fruto dele - colocar preconceito qualquer como crime penalmente mais grave do que homicidio é extremismo e vingancismo sim, jamais justiça.

  8. Dandara Postado em 25/Sep/2015 às 14:06

    Totalmente apoiada! Tem que fazer alguma coisa sim e tem que dar cadeia para os racistas sim!! Virou moda ofender cobradores por conta da sua cor agora? País absurdo.

  9. Fernando Schlindwein Postado em 25/Sep/2015 às 14:12

    "O motorista do coletivo parou o veículo próximo à uma viatura" -> "O motorista do coletivo parou o veículo próximo a uma viatura", sem crase.

  10. Pedro Anderson Postado em 25/Sep/2015 às 14:17

    Só acho q presídio é demais... Acho desprezível o racismo,mas vários preconceitos são cometidos todos os dias não só de cor,como também de gênero,econômico,regional e tantos outros e não vejo encaminhamento pra "presídio".

    • poliana Postado em 25/Sep/2015 às 15:55

      ela foi pro presídio pq n pagou a fiança...

    • Thiago Teixeira Postado em 25/Sep/2015 às 16:26

      Raramente racista vai pra cadeia, pode ficar tranquilo, são casos isolados. A maioria vão para as Universidades, ocupam os melhores cargos e salários nas grandes empresas, são líderes de partidos de direita, obtém posição de destaque nas igrejas ou programas de audiência na mídia burguesa.

  11. Marcelo Postado em 25/Sep/2015 às 14:24

    Esse ou essa com certeza é racista, e além disso é covarde já que não teve a coragem de publicar o nome. Aliás esse argumento não passa de hipócrita e ignorante já que um crime não legitima o outro, cosa sem pé nem cabeça

  12. Sergio Postado em 25/Sep/2015 às 14:41

    Ser branco e dizer que racismo é isolado é mole, filho.

    • eu daqui Postado em 29/Sep/2015 às 12:27

      Ser preto e alegar que tudo é racismo também é muito mais mole do que fazer uma revolução de verdade.

  13. thais Postado em 25/Sep/2015 às 17:21

    Nossa Pereira, como disse o Sergio ser branco e dizer que racismo é isolado é mole

  14. Priscila Postado em 25/Sep/2015 às 17:39

    Fiquei com pena da criança de 8 anos.

    • Thiago Teixeira Postado em 25/Sep/2015 às 18:23

      Imagina o que essa criança está aprendendo dentro de casa ...

  15. enganado Postado em 26/Sep/2015 às 22:12

    O Ali Kamel=rede gRoubo escreveu um panfleto afirmando que no BRASIL não tem RACISMO, então se não tem, como escreveu o urubulino, a tal passageira deve ter confundido a trocadora com algumas pessoas do "Comitê Afro do Aópio" que de pele negra, não tem NINGUÉM, só loiras. Cara Thaynara, te cuida porque se passageira for do PSDB/DEM não vai dar NADA! E você? Vai ser presa por injúria, falsidade ideológica e outros bichos mais, é assim que age a Direita no BRASIL. Quer ver, o MORO prendeu o sr. Carlos Charter sem acusação por seis meses e o mesmo foi absolvido! Sabe o que vai acontecer o juiz? NADA x NADA! É do PSDB, chega ou quer mais? No seu caso não vai ser diferente, pois Vc se encaixa como uma luva nos 7P´s= .../ ... / ... / ... /PRETA/POBRE/PERSEGUIDA. Este é o verdadeiro Estado de DireitO, ou melhor da DireitA! Se aparecer algum advogado corajoso que queira defende-la, nos avise!

  16. Roberto Pedroso Postado em 27/Sep/2015 às 09:20

    Minha nossa!!! penso em desistir com afirmações absurdas como:"A classe media esta imune a luta de classes","somente 1 por cento da população que é racista"...bem ,enfim depois de tais perolas eu penso seriamente em desistir...agora só para constar abra um livro de historia tente entender as origens históricas /sociais da formação de nosso pais e os tristes ecos do passado que ainda se fazem presentes na rotina das grandes cidades caminhe pelas ruas e entre em contato com o cotidiano triste onde pessoas são vitimas de injuria racial mas na maioria dos casos não denunciam,por uma serie de questões (lembrando que o crime de racismo requer provas para transformar o caso em processo judicial os custos de tais processos costumam ser elevados além da necessidade da apresentação de provas para a comprovação do fato,agora encontrar pessoas dispostas a fazerem parte de um processo criminal na condição de testemunha é algo difícil ademais segundo o professor de direito da Universidade Federal da Bahia Samuel Vida : "O racismo é um crime muito fácil de ser cometido sem deixar vestígios. Muitas vezes acontece sem a presença de testemunhas ou de pessoas que são facilmente neutralizadas"em tempo em qual instituto de pesquisa foi aferido que apenas 1 por cento da "é racista?estes achismos e opiniões obtusas são tão absurdas quanto infundadas,lamentável.....

  17. Douglas Postado em 28/Sep/2015 às 13:14

    Chamo meus sobrinhos de "negueba (jogador), pretitude, bombonzinho e pretinha". Estou sendo racista? Ou o fato de possuirmos uma relação de amor e carinho em um laço familiar o faz não caracterizar racismo. Em meu grupo de amigos, isso é bem comum também, um dos meus melhores amigos só é chamado de negão, até por seu nome incomum. Fora casos assim, é considerado racismo, ou estou errado?

    • Thiago Teixeira Postado em 28/Sep/2015 às 18:34

      Sim, é racismo sim e dos piores. Para quem não é negro nunca sentirá na pele o que é ser chamado de bombonzinho, pretinho e esses adjetivos escrotos que você usa. Na sua cabeça é tudo brincadeira, quem escuta finge que está tudo bem, pois a moda é aceitar a discriminação calado ainda com um sorriso pois pode perder a amizade, o emprego ou o afeto familiar.

      • eu daqui Postado em 29/Sep/2015 às 12:02

        E "turca terrorista" sendo que nem uma faca sei usar direito, é o que?Lisonja? Olhe minha cara de ofendida: fica vermelha cara sem vergonha !!!!

      • Douglas Postado em 29/Sep/2015 às 13:13

        Mostrei o seu comentário para o amigo que descrevi acima. Segundo ele: "esse cara deve ter algum tipo de problema, vitimismo tremendo. Racismo vai além desses adjetivos, seu sobrinhos estão crescendo em um lar onde esse termo não existe, pois seu significado também não. Oras Douglas, gosto de ser chamado de negão, e não vejo mal nenhum nisso, da mesma forma que os seus inocentes sobrinhos amam isso, é perceptível. kkkk fora que eu te chamo de largatixa kkkk". É vou desconsiderar a sua opinião.