Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 17/Sep/2015 às 18:02
79
Comentários

Odebrecht já recebia propina na década de 1980, revela documento

Documento entregue à CPI da Petrobras aponta que a Odebrecht fazia pagamento de propina para políticos no fim da década de 1980. Na lista, há políticos aposentados e outros que estão na ativa, como o deputado Antônio Imbassahy (PSDB), membro da CPI e identificado com o codinome de 'Almofadinha'; entre os mais conhecidos, estão o senador Jader Barbalho (PMDB), o ex-ministro Edison Lobão (PMDB), o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), o ex-deputado João Agripino Maia Neto, o empresário Fernando Sarney, o deputado José Sarney Filho e a ex-governadora Roseana Sarney

odebrecht cpi petrobras petrolão
(Imagem: CPI da Petrobras)

A CPI da Petrobras recebeu nesta quinta-feira (17) cópias de documentos da contabilidade extraoficial da Odebrecht do fim da década de 1980, que aponta pagamento de propina para políticos como percentual das obras executadas pela empreiteira naquele época. O material original foi entregue ao delegado Bráulio Cézar Galloni, coordenador-geral da Polícia Fazendária, na sede da Polícia Federal, em Brasília.

Na lista, há políticos aposentados e parlamentares que estão na ativa, como o também deputado federal baiano Antônio Imbassahy, do PSDB, que é membro da CPI e é identificado com o codinome de ‘Almofadinha’, listado como beneficiado da obra da barragem de Pedra do Cavalo, na Bahia.

Imbassahy foi diretor-presidente da Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba). Ele ficou no cargo entre 79 e 84, cinco dos seis anos de execução da obra. Neste mesmo período ele foi também membro e depois presidente do Conselho da Companhia do Vale do Paraguaçu, a DESENVALE, estatal que contratou a obra.

Entre os mais conhecidos, estão o senador Jader Barbalho (PMDB), o ex-ministro Edson Lobão (PMDB), o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), do ex-deputado João Agripino Maia Neto, do empresário Fernando Sarney, do deputado José Sarney Filho e da ex-governadora Roseana Sarney. Na lista, o PMDB de Recife aparece relacionado com a obra do metrô de Recife. Aparecem também os nomes de cinco ex-governadores e dois ex-senadores que já saíram da política.

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz, aparece na lista com codinome de ‘Toldo’, e está vinculado à Adutora do Sisal. Na época, ele ocupava o cargo de presidente da Companhia de Engenharia Rural da Bahia (CERB) e secretário de recursos hídricos e Irrigação da Bahia.

Um dos beneficiados no esquema, conforme consta nas ordens de pagamento da Odebrecht, é o tio do ex-presidente peruano Alan Garcia, que ocupou o cargo de presidente entre 1985 e 1990 e entre 2006 e 2011. Identificado nos documentos como Pescoção, Jorge Ramos Roncero aparece em ao menos duas notas de pagamento com valores de US$ 900 mil, que foram depositados em contas na Suíça e Bahamas. A obra referente a propina no Peru foi a da construção da usina de Charcani V.

No projeto do terminal de passageiros 2 do Aeroporto Galeão, no Rio, o major-brigador Lauro Ney Meneses, que foi comandante da Aeronáutica, é listado com o codinome ‘Positivo’. Segundo as anotações, ele teria recebido 2% sobre uma ordem de pagamento, o que somava 5,5 milhões de cruzados.

Na lista consta também obras como o metrô de Recife, a Ponte de Vitória, os Canais de Cuiabá, o Porto de Natal, o esgotamento de Rondonópólis, no Mato Grosso, a ponte Colatina, no Espírito Santo, BR-163, BR-101, Transmaranhão, e usina de Capanda, em Angola. Na década de 80, a estatal Furnas prestou assessoria técnica na obra da usina de Capanda, que foi construída pela Odebrecht. Na lista dos beneficiados com repasses que variam entre 10 e 33 mil dólares estão quatro funcionários de alto escalão de Furnas (veja aqui a lista completa).

Entre os políticos aposentados ou já falecidos, aparecem nomes como o de Cesar Cals, ex-ministro de Minas e Energia, Ary Valadão, ex-governador de Goias e Gerson Camata, ex-governador do Espírito Santo. O ex-senador Lazaro Barbosa (PMDB) aparece como Paris. Nas anotações há um pedido de entrega para ele em Brasília de 112 mil dólares. O ex-parlamentar era de Goias e a obra, a usina de Cachoeira Dourada.

informações de 247 e Agência Estado

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Paulo Postado em 17/Sep/2015 às 18:40

    Impossivel. Todos sabem que o PT inventou a propina.

    • Eduardo Postado em 17/Sep/2015 às 19:27

      MAS JÁ TINHA TUCANOS TRAVESTIDOS DE OUTRA SIGLA, POIS SÃO TÃO ORIGINAIS QUE SÃO UMA FACÇÃO DO PMDB....

    • enganado Postado em 17/Sep/2015 às 21:47

      Caro Paulo, concordo em gênero/número grau, pois o FHC tá cansado de declarar que no seu governo """NÃO HAVIA ROUBO""", acho de eram doações voluntárias. Essas invenções são coisas do LULA/DILMA/PT/5P´s/Bolivarianos/Comunistas/Putin...para desviar o foco da Lava Jato, assim falou Aloysio "Trezentinha". Este Zé Povinho que acompanha o LULA, são uns desgraçados, ainda bem que os ""Estados Unidos de São Paulo"" vão eleger ___João Dolária. Se fosse o PSDB/DEM mandava prender todos os PETISTAS do Mundo por falsidade ideológica, roubo, peculato!

    • sidney Postado em 18/Sep/2015 às 12:24

      Paulo, o cu de todo mundo ta melado veio... O PT ta limpando o país com papel higiênico ético. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Dale PT!!!!

      • Lucas Postado em 20/Sep/2015 às 21:36

        Ele foi irônico

  2. Eduardo Ribeiro Postado em 17/Sep/2015 às 18:55

    Mas não é possível....como pode isso? Na década de 80? Mas não foi o PT que inventou a corrupissaum? Se o PT assumiu em 2002...então pela lógica não pode haver isso aí, propina e tal, já nos anos 80.....é mentira...corrijam essa matéria aí...

    • Wylie Postado em 18/Sep/2015 às 13:10

      Esse eh um outro problema, tao grave quanto. A festa acontecia nos anos 80 e 90 ai o PT assume e em vez de acabar com a festa, ele já pega a bebida e corre para pista de dança e deixa a festa rolar. " Nossa que linda essa festaai hein? Nao eh pq trocou o governo que vamos acabar ne?" Nao tenho time! Nao sou torcedor... esquerda e direita? Eu simplesmente faco a minha parte.

      • Trajano Postado em 18/Sep/2015 às 13:26

        E qual é a sua parte? Ficar em cima do muro? Se não tem “time” por que então gosta tanto de ficar na "arquibancada"? Explica pra gente como se acaba com a festa sem que, com isso, aproxime o seu discurso com o discurso governista atual.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 18/Sep/2015 às 15:30

      Menino assumidamente apolítico e mureteiro....o PT merece MILHOES de criticas. Mas essas devem ser feitas de forma séria, abalizada, politizada. Todas as criticas à sua postura economica, às suas prioridades, ao abandono de suas próprias causas, às suas alianças espúrias, etc., são muitissimo bem-vindas. Já essa baboseira feita para apoliticos sem-partido bradarem que "o PT inventou a corrupissaum no Brasil", pra massa de manobra desmiolada "ainnnnn eu não sou nem esquerda nem direita", isso não mereceria sequer comentário. Só merece nossa esculhambação e/ou nossa lamentação. Talvez mais a nossa lamentação. Porque estar em um país onde as pessoas, longe de sentirem vergonha, elas se orgulham e se acham o ápice da sabedoria humana ao externar que são apolíticas e mureteiras, é simplesmente lamentável.

      • Wylie Postado em 18/Sep/2015 às 16:56

        Jovem, não disse em momento algum que sou apolítico ou estou em cima do muro . Por isso usei as palavras "Torcer" e "Time". Fiz uma simples critica a todos que transformaram a politica em disputa de times. Abs

      • Eduardo Ribeiro Postado em 18/Sep/2015 às 17:24

        Esses mureteiros não tomam jeito. Sempre ficam putos quando alguem identifica a "muretice" deles....

      • Wylie Postado em 18/Sep/2015 às 17:32

        Meu rapazinho, acho que na verdade o meu comentario que deixou você puto! rsrsrs

      • Eduardo Ribeiro Postado em 18/Sep/2015 às 17:39

        Perfeito. Essa é de fato a fase em que você escreve rsrs, kkkk e LOL pra emular tranquilidade enquanto cospe no monitor por ter sua muretice exposta a contragosto. Parabens pelo apurado senso de momento oportuno.

      • Wylie Postado em 18/Sep/2015 às 17:52

        Obrigado por provar o meu ponto! Eu realmente deixei você muito puto. Essa tentativa falha de virar o jogo é clássica de quem está na verdade se remoendo.

      • Trajano Postado em 20/Sep/2015 às 19:50

        Wylie, meu velho, olha, até onde se sabe, insistir em não responder nada e apenas ficar repetindo nhenhenhém, colocar a língua pra fora e ficar rindo alto realmente é uma coisa irritante. E constrangedora também. Se a intenção era essa, bom, você conseguiu. Parabéns.

      • Wylie Postado em 21/Sep/2015 às 15:52

        Olá Trajano. Esse rapaz é um jovem a flor da pele. Respondi ali em cima sobre estar em cima do muro, se você acha que estou em cima do muro ou na arquibancada você se engana! Mas tudo bem pois da maneira que eu escrevi pode ter dado margem para essa interpretação. Não sei como acabar com a festa! Só fico desapontado pelos donos do meu voto terem entrado nessa festa!

      • Eduardo Ribeiro Postado em 21/Sep/2015 às 16:25

        """""""pode ter dado margem para essa interpretação""""""""

    • Rodrigão Postado em 21/Sep/2015 às 00:54

      Corrupção irmãozinho ! Corrupção... a não ser quê ? Não pode ser ! Você não estava sendo... ? Putzzzz

  3. Eduardo Postado em 17/Sep/2015 às 19:26

    D E S C O B R I R A M A PÓLVORA..... QUEM NÃO SABE DISTO.... SE EXISTISSE DESDE 1500 JÁ TERIA ESTAS CONSTATAÇÕES, ASSISTAM AO FILMA "MAUÁ - IMPERADOR E REI" E VERÃO COMO SÃO HONESTAS AS NEGOCIAÇÕES DE CERTOS POLÍTICOS NO BRASIL.....

  4. Lopes Postado em 17/Sep/2015 às 20:16

    Vagabundos de sorte! Crimes prescritos.

    • Denisbaldo Postado em 17/Sep/2015 às 20:25

      As ações de ressarcimento ao erário são imprescritíveis.

    • Rodrigo Postado em 18/Sep/2015 às 10:33

      (Outro Rodrigo) Lopes, a questão havia sido decidida pela 2ª Turma do STJ, declarando a imprescritibilidade, mas por envolver matéria constitucional, foi levada ao STF e reconhecida a repercussão geral - ainda não julgado o caso, a tendência é de que prevaleça o entendimento do Relator, Min. Teori Zavascki: só não prescreveriam ilícitos mais graves decorrentes de improbidade administrativa e outros ilícitos penais. Assim, há uma "luz no fim do túnel", sendo possível a apuração em CPIs e sendo devido o encaminhamento de todo o material à PGR e Polícia Federal para as providências cabíveis.

      • Denisbaldo Postado em 18/Sep/2015 às 10:45

        Obrigado por esclarecer isso, sempre tive algumas dúvidas com relação ao texto constitucional. O texto da Constituição é muito vago e pouco esclarecedor.

  5. paulo menezes Postado em 17/Sep/2015 às 22:28

    Lembrai vos leitores que pouco antes de l980 boa parte dos CORTES PEREIRA, inclusive o Governador e Demais, do Rio Grande do Norte foram cassados por corrupção. Parece que foi no Governo Geisel. FICA MAL COM DEUS QUEM NÃO SABE DAR, FICA MAL CONOSCO QUEM NÃO SABE AMAR. .São 40.000.000 de brasileiros que saíram do nível absoluto de pobreza e ficamos satisfeitos e felizes, inclusive os COXINHAS que não recebem mais "pedintes de esmola": flanelinhas diminuíram e as visões de favelas perto de suas casas melhoraram seus aspectos.. Até Deus concorda com várias inciativa as ("...dai de comer a quem tem fome". Finalmente, sigam o Gougle e verão nas estatísticas o rank da corrução com o PT lá em baixo, no que se refere a inquéritos policiais e processos crimes, presentes e passados, acrescentando os que já faleceram.

  6. rose Postado em 17/Sep/2015 às 23:05

    Que "notícia" para os coxinhas que "pensavam" que a paternidade fosse do PT... que decepção!

  7. Vinicius Postado em 17/Sep/2015 às 23:18

    Só pode ser mentira da esquerda O PSDB é o partido mais honesto desse país, quem inventou a corrupção foi o PT. Inclusive o PSDB em suas propagandas chama as pessoas para as ruas para protestar contra a corrupção. Eu mesmo tenho adesivo "Brasil sem corrupção" do PSDB. O PSDB é a única salvação do Brasil. (Ironia)* Outro Vinicius

  8. Trajano Postado em 18/Sep/2015 às 00:03

    Almofadinha, Pescoção, Positivo, Paris, Toldo... Que porra é essa? Políticos corruptos disputam com os traficantes pra ver quem enriquece mais rápido na clandestinidade ou quem tem o apelido mais escroto? Ou quem é o criminoso mais Top? Ou qual bandido fica mais tempo impune? Pobre narcotráfico, perdendo até hoje de lavada para o crime do colarinho branco em todas as disputas.

    • Rodrigão Postado em 21/Sep/2015 às 01:00

      Que comentário mais sem noção... Se mata !

  9. John J. Postado em 18/Sep/2015 às 02:27

    BRASILEIROS E BRASILEIRAS, GENTE HONESTA DO BRASIL, AGORA É HORA DE FICARMOS DE OLHO BEM FIRME EM CIMA DOS DEEPUTADOS, SENADORES E MINISTROS DO STF, QUE VOTARAM PELA CONTINUIDADE DA DOAÇÕES DE EMPRESAS. ESSA GENTE NÃO É BEM INTENCIONADA. QUEM QUER EMPRESA MANDANDO NA POLÍTICA É PORQUE TÁ OLHO EM GRANA EXTRA QUE AS EMPRESAS SEMPRE PAGAM 'POR FORA' PARA TODOS SEUS CAPACHOS DA POLÍTICA. https://www.youtube.com/watch?t=45&v=5S_M8jsT2wI

  10. Bruno Postado em 18/Sep/2015 às 09:50

    A corrupção sempre existiu e vai continuar a existir mesmo depois da saída do PT, o problema é quando diversos canais claramente de esquerda ou petista tendem a minimizar o seu crime dizendo que o outro também faz, até porque os delitos são distintos. Existe sim um projeto de poder e de financiamento do partido através de propinas e espólio do dinheiro do contribuinte, tudo para girar uma máquina estatal gigantesca de propaganda e benesses.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 18/Sep/2015 às 15:38

      Eu tenho medo da resposta....mas....porque um canal claramente de esquerda defenderia o PT ou minimizaria seus erros? E outra: num contexto em que existe uma espécie de consciencia coletiva - sociedade, 99% da mídia, oposição e tudo mais - segundo a qual a corrupção foi inventada em 2002 pelo PT, será que esclarecer que em 1980 já havia casos de propina (e envolvendo a Odebrecht) pode ser chamado de "minimizar o crime do PT"? Há honestidade nisso?

      • Rodrigão Postado em 21/Sep/2015 às 01:06

        Honestidade não é o forte do PSDB tão pouco do PT. E agora ? A canoua vai virar olé, olé, olá, conhece essa marchinha ( não sou velho, penas gosto de marchinhas ) ?

      • Eduardo Ribeiro Postado em 21/Sep/2015 às 11:26

        Conheço. Obrigado. Bela participação. Sigo aguardando respostas.

  11. Leonardo Postado em 18/Sep/2015 às 10:21

    Tucano corrupto? Isso existe? Tão real quanto a ignorância dos coxinhas.

  12. André Nelson Postado em 18/Sep/2015 às 10:42

    Deixa eu por minha bicicletinha também: "Essa notícia é falsa. Impossível, corrupção e verba de empreiteira é coisa do PT, e o poder Judiciário sempre foi ilibado".

  13. Wladimir Teixeira Postado em 18/Sep/2015 às 11:22

    Os tucanos já estão arrancando as penas, rasgando a fantasia, saindo do armário ... dá dó (sqn)

  14. Trajano Postado em 18/Sep/2015 às 11:39

    Democracia é poder. Entretanto, diferente dos regimes de violência, os regimes democráticos não se perpetuam pela brutalidade das estratégias de guerra às nações vizinhas ou do assassinato de adversários políticos. E como aquele senhor bastante citado em diferentes disciplinas acadêmicas – um tal francês que confundimos até hoje com o Kojak -, somente em regimes democráticos a resistência ao poder existe (poder e resistência, violência e sobrevivência). Em contrapartida, a Dilma foi a primeira mulher líder do poder executivo federal no Brasil. Também entrou para a história como a primeira mulher reeleita para a presidência da República e que pode ser a única a realizar esse feito se a reeleição permanecer vetada em pleitos futuros. Ela assumiu após dois mandatos presidências do Lula, o que significa que o PT completou doze anos no poder e, sem impedimento para uns ou golpe para outros, o partido garante-se rumo aos dezesseis anos. Quem tem até seus vinte e poucos anos não vivenciou ou se recorda vagamente do Brasil com presidentes não petistas. Liderar por muito tempo gera desgastes inevitáveis e, em uma democracia, o desgaste se traduz em ampliação do alcance do discurso dos oposicionistas às camadas mais populares, o que gera força das instituições que representam a resistência ao poder. Tudo muito bonito no discurso, mas na prática, na contextualização à realidade nacional, a coisa está longe de funcionar de forma tão simples. No Brasil, a oposição acusa a situação de possuir um “projeto de poder” e com isso aponta o dedo para seus adversários ao passo que deixa três dedos apontados para si mesma. Oras, onde já se viu um partido político não ter um projeto de poder? Quando a tática se desgasta, a oposição acusa a situação de corrupção: só permanece no poder por atos ilegais. E novamente aponta um dedo e deixa outros dedos da própria mão apontados para o seu próprio corpo. Chovem investigações de crimes praticados por partidos de diferentes ideologias. Então a tática muda: a oposição resolve criticar as atuações na política e na economia do governo. Novamente aponta o dedo e novamente deixa os outros apontados para si. O que a oposição faria de diferente que resolveria os problemas dos brasileiros? Nem eles sabem dizer. Querem um Estado mínimo para as famílias de classes menos abastadas ao passo que querem um Estado máximo para suas famílias. Quanto ao PMDB, partido que ainda fungará por muito tempo no cangote de quem for eleito, a oposição o abraça na primeira oportunidade. Beijos e abraços. Que diabos! Com o PT há mais de uma década no executivo federal, o partido acaba se fundindo com o próprio conceito de poder democrático para os apolíticos ou despolitizados da república. E em uma democracia com tantos furos graças às fraquezas de suas instituições e o poder econômico cheio de tentáculos no pragmatismo político nacional, a própria democracia se fragiliza como um todo e com ela, o país. Surgem então as múmias que pedem a intervenção militar. Surge o ataque à democracia até por quem supostamente a defende em um clima de ano eleitoral que parece não ter fim. O PT passa a não somente ser o responsável pela corrupção, como se esta não existisse desde antes do Brasil virar República, como passa a ser a representação do próprio poder. E a oposição continua com seu dedo apontado, mas até agora não mostrou qual seu projeto político inovador, de vanguarda, solucionador, apaziguador, enfim, não se dignificou até o momento em ser uma força democrática de resistência, apenas uma força econômica de competitividade. Quando Nietzsche escreveu que “Aquele que luta com monstros deve ter cautela para não se tornar também um monstro. Quando se olha por muito tempo para o abismo, o abismo olha para dentro de você”, ele não estava de brincadeira. A oposição brasileira está há doze anos encarando o abismo e, que coisa, nem se deu conta que ela mesma já virou um abismo. E no abismo, cresce o que existe de pior: o desprezo à democracia. Não sei se a oposição conseguirá se livrar do limbo político que se transformou, mas enquanto ela não se prontificar a ser uma resistência genuína e consistente ao poder e insistir em ser igual ou pior ao governo atual, sequer merecerá o título de oposição. Enquanto acusar e, ao ser acusada da mesma coisa, fizer cara de paisagem ao melhor estilo “quem nunca?” Bom, “eu nunca”. Que virem realmente oposição política antes de se considerarem oposicionistas políticos. Já seria um começo.

    • Pereira Postado em 18/Sep/2015 às 14:38

      Escreveu essa novela toda para fazer propaganda para a Dilma e para o charlatão Fucô ???

    • Pereira Postado em 18/Sep/2015 às 14:40

      Democracia para você deve ser como para a Marilena Chauí: Uma incontável criação de direitos fictícios para o estado ter mais poder autoritário sobre a sociedade. E depois a direita é que é "opressiva".. Vai estudar meu filho !

      • Renan Postado em 20/Sep/2015 às 12:48

        Eles "ignoram" o fato é que todo direito, gera em contrapartida um dever, caso o contrário, se esse dever não é cumprido, o direito é só algo verbal, por exemplo, um recém-nascido tem o direito de ser amamentado, mas alguém tem o dever de amamentá-lo, toda criança tem direito a educação, mas alguém tem o dever de educá-la, isso são coisas tão óbvias que não necessita de lei pra isso, agora se você anarquiza a sociedade, tira seus valores, é claro que vai ter que surgir um estado pra regular isso. Pensar que é tudo por acaso é retardamento ou dissimulação, metade do PP é uma e uma outra parte é a outra. Só que quando um dever moral se torna lei, a coisa vira uma tragédia, pois para que esse dever agora se estabeleça no direito de outrem, e quem fará esse dever moral, que agora é um dever civil ser cumprido? o Estado. Ou seja, a inúmera "geração de direitos" (sejam deveres morais intrínsecos, ou pseudo-direitos que alguém pensa ter, sem respeitar o jusnaturalismo) só cria mais opressão.

      • Trajano Postado em 20/Sep/2015 às 20:51

        Um experimento: pensem no que aconteceria se o julio/maria/cesar/sousa fosse um pouco mais articulado em desenvolver suas ideias (?) antes de descrevê-las. Imaginem. Meditem sobre o assunto. É difícil pensar sobre coisa tão ambivalente? Eu entendo. Eu também não conseguiria imaginar um feito desses até que li o comentário do Renan. Convido quem tiver interesse em observar o comentário esquisitão dele e ter um lampejo de nosso querido maria cesar sousa com as mesmas ideias, a mesma coisa, mas os seus cabelos... “Eles "ignoram" o fato é que todo direito, gera em contrapartida um dever, caso o contrário, se esse dever não é cumprido, o direito é só algo verbal, por exemplo, um recém-nascido tem o direito de ser amamentado, mas alguém tem o dever de amamentá-lo, toda criança tem direito a educação, mas alguém tem o dever de educá-la, isso são coisas tão óbvias que não necessita de lei pra isso, agora se você anarquiza a sociedade, tira seus valores, é claro que vai ter que surgir um estado pra regular isso”. Quem são, afinal, “eles”? Quem anarquiza a sociedade e retira os seus valores? Qual sociedade não precisa de lei para fazer valer os direitos e deveres? De longe parece uma amostra de imperativo categórico kantiano, mas de perto é só cerveja Itaipava. Pensar que é tudo por acaso é retardamento ou dissimulação, metade do PP é uma e uma outra parte é a outra. Ué? E você faz parte de qual grupo? É a mesma lógica do brasileiro que diz que brasileiros não valem nada. O cara aparece no PP, escreve comentários, e diz que só existem retardados ou dissimulados aqui. E você é o que, coisa linda? Um retardado dissimulado então que se identifica com ambos os grupos que classificou? Ou a diva caolha em terra de cegos? Mas confuso do que o início do seu discurso foi o tiroteio de chumbinho de repente. CID-10 ou DSM-5 podem tentar explicar, ainda que a psicanálise tenha mais alcance para esse caso. “ Só que quando um dever moral se torna lei, a coisa vira uma tragédia, pois para que esse dever agora se estabeleça no direito de outrem, e quem fará esse dever moral, que agora é um dever civil ser cumprido? o Estado. Ou seja, a inúmera "geração de direitos" (sejam deveres morais intrínsecos, ou pseudo-direitos que alguém pensa ter, sem respeitar o jusnaturalismo) só cria mais opressão.” Hobbesiano e lockeano? Mistura de Brasil com Egito? Tem que ter charme pra dançar bonito? Então, Renan, se você não explicar o que o canalha e opressor Estado faz para desrespeitar o “jusnaturalismo” e, ainda que faça a proeza de explicar, como desfazer as amarras do Estado no Brasil, você vai acabar se passando como advogado querendo ser filósofo, mas que no final só consegue ser engenheiro de obra pronta. Ou você está em uma discussão de alguns séculos atrás ou está apenas querendo falar de uma coisa embolando com outra, coisa que nossa(o) queria(o) julio/maria/cesar/sousa fazia com a mesma propriedade, mas de forma mais objetiva. Seja mais pragmático, Renan. Está muito confuso. Afinal, você está em terra de retardados e dissimulados. Talvez as capacidades cognitivas das pessoas a quem você escreve não sejam suficientes para atingir o seu brilhantismo... Ou a sua aberração intelectual. Tanto faz.

    • Denisbaldo Postado em 18/Sep/2015 às 16:05

      Estranho mesmo é alguém se dizer cristão mas defender com unhas e dentes o individualismo e o egoísmo. Para estes Cristo só existe para proteger unicamente os seus. Eles só leem a parte da Bíblia que lhes interessam ou que eles concordam mesmo. Jesus era socialista, a Bíblia é a maior obra socialista já escrita. Mas isso ele não quer discutir, quer apostar?

      • Pereira Postado em 18/Sep/2015 às 16:18

        Ninguém é totalmente igual, mas socialistas querem ser mais igual que os outros. Temos que respeitar a individualidade de cada um.

      • Pereira Postado em 18/Sep/2015 às 16:20

        Que eu saiba Jesus não pregava um estado gigante dominador de tudo. Não pregava um estado babá que distribui tetas e cargos para os chegados. Me mostre isso na bíblia e eu volto a ser de esquerda.

      • Denisbaldo Postado em 18/Sep/2015 às 16:46

        Ele não pregava o individualismo, o egoísmo, o acúmulo de riquezas. Ele pregava o desprendimento dos bens materiais. É óbvio que o homem distorce todo ensinamento para seu próprio benefício. A própria Igreja Católica não vive os ensinamentos de Cristo, o que dirá então os pastores evangélicos. Mas se você comparar os ensinamentos do Novo Testamento com o capitalismo e com o socialismo é óbvia a semelhança com o último. Mas na prática a teoria é outra, mas a verdade e o objetivo são os mesmos. Fraternidade, solidariedade, direitos humanos. Você admira o Bolsonaro que manda matar a todos!?!?! Jesus dizia isso? Jesus dizia: "Ao que te bate numa face, oferece-lhe igualmente a outra; e, ao que tirar a tua capa, não o impeças de tirar-te também a túnica". Pare com isso Pereira, ser cristão e ser de direita é a coisa mais antagônica do mundo.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 18/Sep/2015 às 16:51

        Pereirinha é malandro. Hitler ele quer jogar pro lado esquerdo, sendo que é um ícone da extrema direita. Já Jesus, que é tudo menos um direitoso, ele quer puxar pro lado dele. Tipo, "filho forte, bonitão, é meu.....filho feio é teu".

      • Pereira Postado em 18/Sep/2015 às 17:15

        E vocês fazem o contrário.... empurram Hitler para o nosso lado, e isso é uma mentira. E tentam dar uma conotação política para Jesus, coisa que eles não tem. De tanto que levam teologia da libertação na cuca ficam achando que Jesus tem lado político. Teologia da libertação foi inventada pela KGB para desinformar.

      • Denisbaldo Postado em 18/Sep/2015 às 17:19

        O pior Eduardo Ribeiro, é que é impossível colocar Jesus Cristo em qualquer lugar na direita. Então ele foge da conversa, sempre! Hahahaha!

      • Eduardo Ribeiro Postado em 18/Sep/2015 às 17:29

        Pereirinha acha que só ele é malandro. "Substituição no time Direita Canalha: Sai Hitler Entra Jesus".

      • Renan Postado em 20/Sep/2015 às 13:02

        Antes de direitos meu Denisbusteiro Intelectual, Jesus deu deveres morais às pessoas, para que em contrapartida, outras pudessem ter direitos (principalmente o direito de lutar pelo reino dos céus, e essa é a maior coisa que Ele podia dar para as pessoas tomarem posse, mas é claro, para esse direito, elas tem em contrapartida deveres morais), então a questão aqui, e que sempre prevaleceu no Cristianismo é a luta interior, porque os deveres morais que nós assumimos cria os direitos as pessoas. A lógica estatal é contrária, cria-se inúmeros direitos para dar contrapartidas a deveres a outrem que a priori são deveres morais intrínsecos, ninguém precisaria forçar, e o pior direitos que criam contrapartidas de deveres não natos das pessoas, o coletivismo quer gerar direitos a todos. ele gera dever pra todo mundo, isso requer algo mais regulador que a própria sociedade reguladora de si em cada indivíduo e pior arbitrário. Jesus separou os casos, ou seja, deixem o Estado fora disso, meu reino não é deste mundo, mas ao mesmo tempo deu deveres morais para seus seguidores dar uma esperança (extra-mundana) e uma mudança de estilo de vida aos seus irmãos, sejam judeus, gentios, etc. na base da livre escolha ao Cristianismo. Bom, chegou um tempo que todo mundo escolhia e o Estado decretava a morte deles. E quando parou isso, as pessoas eram ainda livres para não o serem, e o Estado ainda era majoritariamente pagão, mas muitos agiam como se fossem e confundiam os outros. Não teve uma sociedade que cumpriu mais seus deveres morais que a sociedade medieval, Santos ricos doavam parte dos bens para criação de hospitais e leprosários, sem nenhuma intervenção do Estado, a população endossava isso, e quando vinha alguma crise isso voltava para o povo, quando passava o povo sabia que podia devolver a Igreja. O Estado não faz isso, ele pega uma boa parte pra se alimentar, e entrega migalhas dizendo que está devolvendo algo. Ora, foi isso que Hitler, Mussolini, Vargas, etc fizeram? isso é direita? Jesus apoia esses regimes mesmo? ou o contrário, a liberdade interior de cada um cumprir os deveres que ele deixou? Embusteiro, embusteiro.

      • Renan Postado em 20/Sep/2015 às 13:18

        em suma: Direita, sugere a dar liberdade de cada para cumprir seus deveres morais, e isso dá às pessoas direitos assim por diante. Aqui o individuo é que precisa cumprir coisas antes para sem intervenção garantir direitos, só que tem uma coisa, é necessário uma cultura, aí destroem a cultura cristã e querem que cada um faça deveres morais já não mais conhecem ou ignoram. Esquerda: cria direitos para oprimir a liberdade de cada um com inúmeros deveres morais, até inexistentes, compulsoriamente. Geralmente, usa um discurso pré-textual para justificar sua ação concreta, que claramente diferencia-se do seu discurso. Hitler por exemplo, dava camaçada de pau no grande Capital mas tinha que permitir um corporativismo para sua economia não quebrar, na U.R.S.S. mesma coisa (U.S.S.R.: The Corrupt Society: The Secret World of Soviet Capitalism), no Brasil (nos países que tem presidentes do foro), a mesma coisa, você bate no "imperialismo" mas aceita ele no seu quintal porque só assim é possível manter seu Estado Inchado. Jesus está mesmo do outro lado? E outra, Jesus não era um ideólogo socialista, a ação concreta era de pregar a CARIDADE (não "filo-antropos", Em português claro, amantes do homem, existe uma diferença enorme, quem delega sua missão caritativa ao estado é um filantropo fraco e o próprio que o Estado entupa de deveres aqueles aos quais por cumprimento de seus deveres morais intrínsecos e ele daria em tese direitos.), já um socialista, tem sempre uma ideologia e sua ação concreta, ou seja, o que se fala internamente é diferente, a ideologia, e socialista da qual falamos é sempre um discurso pretextual, ou seja, algo que eu quero que as pessoas pensem que estou fazendo, mas a ação concreta é diferente, eu digo que quero dar direitos às pessoas mas entupo elas de deveres para COMIGO, O TODO-PODEROSO ESTADO, NA REALIDADE. Jesus fazia, e disse aos seus discípulos FAZEREM o mesmo, não existe discurso pré-textual em Jesus, compará-lo ao lixo socialista é sinal que os sujeitos já perderam seu caráter, a inteligência, moral, já perderam tudo. Os senhores são estes sujeitos.

      • Trajano Postado em 20/Sep/2015 às 23:19

        Do nada Denisbaldo citou Cristo. E do nada cristianismo virou assunto fervoroso de uma discussão interessantíssima com direito à participação do corno ideológico mais querido do PP. Legal isso. Cristo foi de esquerda? De direita? De centro? De diagonal? Cristo foi político? Onde está Wally? O mesmo não se aplica ao cristianismo moderno, já que este pode se articular intimamente com o secular, tal como a representação da águia bicéfala vinculada ao princípio axial católico – domínio carneespírito, céu-terra, divino-secular. Seria interessantíssimo discutir Cristo x cristianismo, pena que a discussão não descambou para esse lado. Mas pensando bem, não deveria cair para esse lado, já que a ideia exposta é empurrar um cristo genérico para cada “sofisma” apresentado e um hitler pirata como substituto de um diabo que se absteve para equilibrar o ranço dicotômico e possibilitar a incorporação da publicidade dos estrategistas de guerra às discussões políticas: aos adversários, Hitler; aos aliados, Jesus. Entre as partes mais interessantes, aquela que colocaram o Estado como o todo poderoso. A velha história: O Estado como entidade diabólica e os socialistas como os operadores do inferno. Discurso de politicagem. Politiqueta. Politiquinho. Além disso, como não existe discurso pré-textual em Jesus? Não somente pré-textual, como testamentário! E desde quando o pré-textual virou um novo pecado capital? Segundo, que história é essa de que a direita dá deveres morais individuais enquanto a esquerda dá direitos para suprimir os deveres morais? Que ideia ridícula! Que superhipermega Estado é esse que tem recursos financeiros suficientes para patrulhar as condutas “morais” dos cidadãos? O Brasil?? Rá-Rá, é piada? No Brasil, O Estado está pouco se fodendo para a moralidade presente na imensidão de pobres imersos em ampla e rígida desigualdade social, cuja vigilância se faz presente e se traduz justamente na liberdade individual de vigiar a liberdade individual do outro! É dessa liberdade individual que se referem? A patrulha do outro? E toma-lhe porrada quando a hipervigilância social não dá conta de inibir as ações dos perturbadores sociais e políticos, coisa que o Estado sabe manipular muito bem, tanto aqui, quanto nos EUA, quando na China, quanto na putaquepariu. Terceiro: No Brasil, o Estado é MÍNIMO, do Império até a República. MÍNIMO! As pessoas não possuem acesso à saúde porque em pouquíssimos lugares aplicou-se o que está determinado no papel – o tal “jusnaturalismo”; a educação é um lixo e o Estado não paga para que melhore; O Estado se faz presente na pele dos policiais em um ciclo de brutalidade à população e aos próprios policiais. O ESTADO É MÍNIMO PARA OS MENOS ABASTADOS E MÁXIMO PARA QUEM NASCEU COM O RABO VIRADO PARA A LUA. Bem-vindo à direita brasileira! E estes “santos ricos” contemporâneos não fazem questão alguma de intervir consistentemente na transformação do país, já que eles estão na onda do “leprosário” da Europa de séculos passados, tal como você expôs, aqueles leprosários em que indivíduos eram orientados a ficarem perpetuamente asilados por uma decisão divina: suas “chagas” eram vendidas como dádiva e seu isolamento, um ato dos céus. O contrário, o inferno. A Igreja a favor do controle das epidemias. Oras! O que existe no Brasil é um sistema de castas poderoso, porque não precisa ser institucionalizado para estar presente. E os “santos ricos” não possuem deveres equivalentes aos “santos pobres”, mas são regados de múltiplos direitos, até os inexistentes, para além do tal “jusnaturalismo”. Por fim, a discussão de deveres não natos das pessoas fica uma confusão só: sob a luz da constituição? Sob a luz do cristianismo? Sob a luz de qual referencial teórico? Sob a luz de quem escreveu? Afinal, de qual dever nato está se referindo? Qual o dever nato legítimo? O moral? Baseado em quê? Por fim, JESUS NÃO APOIA A DIREITA E NEM A ESQUERDA, pois legitimar a sua palavra aos preceitos ideológicos modernos e utilizá-lo como moeda de troca publicitária para validar discursos somente confirma aquela história de O Evangelho morreu na cruz. Ele não veio para salvar a esquerda e a direita. Cristo isso, Cristo aquilo, mas paradoxalmente jamais falam de Cristo. Enfim, concluo que o problema de vocês não é ideológico: é semântico.

      • Renan Postado em 21/Sep/2015 às 01:22

        Você ironizou os "santos" e fez um falso paralelo com várias pessoas e grandes grupos ditos de direita no século XXI, meu caro, fica feio assim. No tempo medieval existia sim corrupção mas também havia muita concentração de virtudes, entre esses os santos citados e que auxiliavam os pobres, doentes e etc, sendo ricos e cristãos (embora nem todos os ricos fossem os mesmos), hoje você algo quase que pontual, um ou dois, quem ajudou? A revolução francesa que meio que gerou ideologicamente (claro que muitos outros fatores ajudaram, mas é um dos) os dois grupos "antagonistas" atualmente, onde que estão os cristão seguidores de cristo e do modelo dEle? tão no meio apanhando dos dois. Então quando você disse que não é um nem outro você está certo, agora é certo que um cristão até por seus valores defendidos serem principal alvo da esquerda ele entra sem querer nesse antagonismo, ou seja, valores de deveres morais que Cristo deixou, na sua Igreja, e que em tese devem lutar por certa liberdade de escolha, inerente a cada ser criado por Deus e seguidor de Cristo, coisa que a esquerda não suporta.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 21/Sep/2015 às 11:21

        Calma ai...vocês deixaram passar essa pérola? """""""no Brasil (nos países que tem presidentes do foro),""""""""". É o Foro de SP? Temos mais um olavete aqui? Por favor. Se não for olavetice, me avise, porque eu imaginei se tratar de olavetice, e como eu tenho carater, eu tratei olavetice do jeito que tem que ser tratada - esgoto pseudo-politico e merda intelectual - e parei de ler seu texto neste ponto.

      • Renan Postado em 21/Sep/2015 às 13:15

        Olavete hahaha. O próprio Lula admitiu que tomou decisões de governo com base nas reuniões particulares durante o foro (não nas atas, nas reuniõezinhas do povo aos quais tem oportunidade de se fazer e que o Lula disse ser mais importante). O lula é Olavete? Ele está de Olavetice? Quando a Folha de São Paulo assumiu a existência depois de 15 ANOS de silêncio, mas como se sempre noticiasse tal fato, estava de Olavetice? Quando Boris Casoy falou em um debate de uma aliança Lula-Fidel-Chavez e o Lula mandou ele calar a boca, estava de olavetice? sério que ainda tem gente que teima se tratar de um unicórnio, quando o normal agora seria apenas mostrar de se tratar de algo irrelevante? O cara tá atrasado 10 anos, essa época já passou boca de esgoto. Sua turma já está um estágio à frente.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 21/Sep/2015 às 14:08

        Ok cara. Muita prolixidade substituivel por um mero "sim". Bastava confirmar que é um olavete. Nós temos mais um inclusive, é o fã numero zero do astrólogo/cartomante. Ele nos entretem bastante. Você não está sozinho.

      • Renan Postado em 21/Sep/2015 às 18:20

        Ah sim, claro me convenceu que eu sou o que diz que eu sou. O senhor eduardo é um caricato comentarista, o senhor trajano é bem mais interessante. Não se conduz por chavões e argumenta sem preguiça, o senhor eduardo acha que chamar alguém de olavete, (assim como fascista, teórico da conspiração, homofóbico, coxinha, etc) o exime de provar que o outro comentarista disse só passam de besteirinhas. O senhor Trajano consegue ainda expor, mas com pouca objetividade e fazendo falsas analogias e ironias descabidas. Mas ainda está um patamar muito acima do senhor eduardo.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 22/Sep/2015 às 10:30

        Calma, Olavete. Nós concordamos em algumas coisas. Sim, identificado um Olavete, nada do que ele diga é mais levado a sério e isso exime seu interlocutor de provar qualquer coisa, pois trata-se de uma conversa com um Olavete. Sim, Trajano é pica dos comentários, fodão. Mas você viaja. Eu não quero te convencer de nada. Até mesmo porque eu não dei opinião sobre nada ainda, estou trabalhando com fatos.

      • Renan Postado em 24/Sep/2015 às 10:15

        O senhor Eduardo se guia por espírito de grupo, o que eu não faço, só que já quer me nomear em um grupo, do qual ele considera o grupo dos maus, e se nomeia do grupo dos bons. A sua aprovação no grupo, o elogio, "dos seus" é algo que o impede de pensar, mas que o faz guiar por chavões. Por isso os chavões já tornam mecanicamente utilizáveis na sua linguagem. O trajano é um debatente mais apto pois é uma raridade nesse meio. Já o senhor eduardo é um dos muitos espécimes que vivem em manada. por isso que qualquer um seja para ele um leão ameaçador do seu grupo, que faça parte de um grupo de leões. O senhor eduardo age por meio de sedução das palavras e chavões, linguagens metonímicas e pouca análise do sentido real, como quase todos do que ele considera "seu grupo" e do qual ele precisa dese tipo de linguagem para obter aprovação, negando a si mesmo qualquer necessidade de analisar a realidade tal como ela é. E o trajano não é "pica", pois possui alguns vícios também, mas consegue se utilizar um pouco do intelecto do que apenas jogá-lo no lixo como senhor eduardo o faz quando mais do que pensar é mais importante agir contra seu adversário com chavões (o que o senhor trajano também o faz, mas bem menos). Não se espantem senhores, não venho aqui pra debater, mas para um estudo apenas.

      • Renan Postado em 24/Sep/2015 às 16:57

        Embora seja intelectualmente lesado, o senhor eduardo tem uma gama de truques e rotinas para desestabilizar o adversário, sem sequer pensar, só indo ao lugar comum e buscando o que lhe é conveniente. Um exemplo é o "calma", ou "não fique nervoso", que sugere desestabilização emocional do adversário, mas que é o objetivo do usuário e que sugere que o próprio usuário da rotina foi quem conseguiu o feito, e que denota a própria vantagem no debate. Quase igual o "fulano está isolado" Que consiste em criar medo no adversário de não fazer parte de "um grupo" de "não ter a aprovação" (que é quase um instinto do brasileiro contemporâneo) enquanto o usuário possui e "está por cima". Não pense o senhor que eu levo a sério, porque é um espécime em estudo apenas, não pense que em algumas vezes que agiu desonestamente em comentários meus me faz despreparado para entrar em um debate com o senhor. De truques eu conheço, e não pretendo desmascarar todos pois o senhor é um exímio usuário, pois o que lhe falta de intelecto, de vontade de pensar, de argumentar, lhe sobra de rotinas e chavões para preencher esse espaço, e não tenho o dia todo. Passar bem senhor Eduardo.

    • Rodrigão Postado em 21/Sep/2015 às 01:16

      Citando Nietzche, aquele Anticristo, só podia ser petista ! Sendo sarcástico, ré ré ré..

      • Trajano Postado em 21/Sep/2015 às 12:42

        Eu hein.Comentário esquisitão. Rodrigão possuído pelo ritmo do ragatanga.

  15. Pereira Postado em 18/Sep/2015 às 16:52

    Como se socialistas fossem desprendidos dos bens materiais. Conta outra, a do português corno. A fortuna e riqueza que esses sindicatos e ongs tem, é de dar inveja a muito capitalista. Fidel castro anda de Adidas e rolex, Maduro a mesma coisa. Quem Bolsonaro manda matar ? quem eu saiba quem manda pegar em armas é o socialista MST e a CUT, tem vídeo provando isso. Ser de direita e cristão é antagônico ? Socialista sequer acredita na transcendência e no paraíso celeste. Não acredita na ética e na moralidade cristã, prefere relativizar tudo. Não acredita na família, na propriedade privada e no trabalho, só quer uma boquinha estatal. Esquerdista quer fazer paraíso na terra do futuro, e matou milhões por isso e ainda vai matar mais. Viva a economia de mercado !

    • Denisbaldo Postado em 18/Sep/2015 às 17:16

      Engraçado, os seus pastores também gostam de ostentar, ou não? Viva a economia de mercado...Pereira, os países que você idolatra são muito mais de esquerda do que o Brasil hoje em dia, posso te garantir. Você não sabe de nada, e o pior, nem sabe o que é melhor para o futuro do seu filho.

      • Pereira Postado em 18/Sep/2015 às 17:27

        Com certeza.... EUA é esquerda...e pior: uma esquerda que trabalha a favor do Islã(Obama). Toda a América latina está na mão dos bolivarianos broncos. Com a exceção do Peru, Chile e Paraguai(que mandou a esquerda se catar). Todo o mundo árabe está aliado com a esquerda, bem como a China. Na europa, temos o socialismo chique da escandinávia que virará pó quando os muçulmanos tomarem o poder.

      • Denisbaldo Postado em 18/Sep/2015 às 17:34

        Bom, então pra você o mundo todo está errado, mesmo aquele mundo que teoricamente está certo. O mundo todo está errado e o Pereira está certo!!! Puxa, que alívio!

      • Eduardo Ribeiro Postado em 18/Sep/2015 às 17:40

        EUA é esquerda.....EUA é esquerda.....EUA é esquerda.....EUA é esquerda.....EUA é esquerda.....EUA é esquerda.....EUA é esquerda.....EUA é esquerda.....EUA é esquerda.....EUA é esquerda.....EUA é esquerda.....EUA é esquerda.....EUA é esquerda.....EUA é esquerda.....EUA é esquerda.....EUA é esquerda.....EUA é esquerda.....EUA é esquerda.....EUA é esquerda.....EUA é esquerda.....EUA é esquerda.....EUA é esquerda.....EUA é esquerda.....EUA é esquerda.....

      • Denisbaldo Postado em 18/Sep/2015 às 17:48

        O pior é que comparado com o Brasil o EUA é de esquerda, a Alemanha é de esquerda e a França idem. A Austrália também, a Noruega, a Dinamarca, etc, etc, etc. Ainda bem que o Pereira sabe disso e não concorda com suas políticas, pelo menos ele não é um alienado. Ele simplesmente acredita piamente no neoliberalismo puro com um regime perfeito, aquele que nunca existiu e nunca vai existir.

    • Rodrigão Postado em 21/Sep/2015 às 01:28

      Economia de mercado é o que o PT faz, ou não ? Isso não é muito a esquerda. Por isso inventaram uma expressão, chamada, centro-esquerda, conhece ?

  16. Pereira Postado em 18/Sep/2015 às 16:59

    É evidente que capitalismo não é perfeito, sabemos disso. Gera efeitos colaterais como o consumismo, mas ainda o pior efeito colateral do capitalismo é a não onipresença. A miséria é gerada onde o capitalismo não entra plenamente: África, países muçulmanos que são aliados da esquerda mundial e outros. Países assolados pelo socialismo e a ganância pelo dinheiro de ditadores socialistas. Ponha capitalismo no sertão nordestino e acabe com a pobreza, mas isso acaba com os votos do PT também, esse é o problema. Libere o jogo e faça uma las vegas no meio do sertão, ou então pólos industriais ou qualquer coisa.

    • Denisbaldo Postado em 18/Sep/2015 às 17:13

      Eu estou discutindo a teoria e não a prática. Como já lhe disse, até a Igreja Católica e Evangélica não seguem os ensinamentos da Bíblia. Na prática a teoria é outra. Meu amigo, o capitalismo esteve no sertão nordestino por 500 anos, não te contaram não? Perguntem para eles o que eles preferem, o socialismo do PT ou o capitalismo anterior a este. Por que achas que o PT vence de lavada o PSDB por lá? Não queira dizer a eles o que é melhor para eles, pode ter certeza que sabem muito bem o que é fome. Não comece com a hipocrisia, não baixe o nível. O Nordeste ainda está crescendo meu amigo, quem está em crise mesmo é o Sul e Sudeste. Você sabe quem está realizando a transposição do São Francisco.

      • Pereira Postado em 18/Sep/2015 às 17:19

        Como ? Expulsaram todos os colonizadores de lá na porrada. Por que será que o sul é mais rico que o norte ? Porque aqui os colonizadores europeus tiveram lugar para TRABALHAR. tudo de bom que esse país tem foram os colonizadores que deixaram, coisa que não puderam fazer no nordeste. O PT ganha de "lavada"(hoje nem tanto) porque tem assistencialismo estatal(que está acabando por falta de verba). O FHC que inventou essas bolsas queria a mesma coisa: voto.

      • Denisbaldo Postado em 18/Sep/2015 às 17:21

        Bom Pereira, o que aconteceu no passado é coisa da sua direita, se entenda com ela. Hoje o Nordeste está crescendo mais do que o Sul e Sudeste. Coisa da nossa esquerda.

      • Pereira Postado em 18/Sep/2015 às 17:23

        Transposição do são francisco vai ajudar em quê ? vai por comida na mesa ou dinheiro desviado nas construtoras ? Sugiro que deixe o exército tocar a obra, porque se for os políticos, lá pelo ano de 2050 estará pronta.

      • Denisbaldo Postado em 18/Sep/2015 às 17:26

        O Sudeste só cresceu por conta da água. A terra é tão rica que qualquer coisa que se planta cresce. O que adianta dar terra seca pra pobre. Até a transposição do Rio São Francisco você desdenha, que nojo da sua conversa. Quando perde parte para o absurdo, o irracional.

      • Denisbaldo Postado em 18/Sep/2015 às 17:27

        O exército!?!?! Ai meu Deus, que conversinha triste...mais um e seu exército salvador. Que nhaca.

  17. Lopes Postado em 25/Sep/2015 às 17:30

    Errado! Por definição, quem criou a corrupção foi o PT em 2003. Corolário: na década de 80 não havia corrupção no mundo.

  18. Thiago Teixeira Postado em 25/Sep/2015 às 18:47

    Tem algum PETISTA envolvido da década de 80 até 2003? Não, então a notícia não será repercutida ou apreciada pelos coxinhas. A informação está lá só para constar. PF, MP, STF e PiG não darão a mínima para isso pois não dá IBOPE.

  19. velhos baianos Postado em 28/Sep/2015 às 17:19

    Por isso Imbassahy anda sumido ! Cadê sua valentia agora rapaz ? Ó paí almofadinha...