Redação Pragmatismo
Compartilhar
Educação 10/Sep/2015 às 10:32
107
Comentários

O desfile de 7 de setembro em que crianças carregaram suásticas

Desfile de 7 de setembro de Taboão da Serra não se limitou às reverências militares brasileiras e causou polêmica ao trazer crianças exibindo suásticas, símbolo clássico do regime nazista da Alemanha

suásticas 7 de setembro taboão da serra
No tradicional desfile de 7 de setembro da cidade da Grande São Paulo, as escolas resolveram inovar e prestar uma homenagem às Olimpíadas pelo mundo; na ala que representava os Jogos de Berlim, símbolos nazistas eram exibidos (reprodução)

Revista Fórum

Para alguns, a demonstração de força militar, bem como o orgulho patriótico que impera nos desfiles de 7 de setembro pelo país são tradições questionáveis.

Um desses desfiles, no entanto, não se limitou às reverências militares brasileiras e causou polêmica ao trazer crianças exibindo suásticas, símbolo mais clássico do regime nazista da Alemanha.

O caso aconteceu no desfile de Taboão da Serra (SP), no centro da cidade. De acordo com a secretaria de Educação do município, escolas municipais dos ensinos infantis e médios fizeram apresentações em homenagem aos Jogos Olímpicos, aproveitando o fato de que o Brasil sediará o evento no ano que vem.

Cada escola, então, compôs uma ala representando a história das Olimpíadas em cada país. Uma delas, no entanto, ao retratar os Jogos de Berlim (1936), exibiu a suástica, um símbolo político – e não esportivo.

“Fazemos um desfile com produção de conhecimento, com conteúdo cultural, quando começarem os Jogos no Rio, os alunos vão saber a origem das Olimpíadas, o símbolo, o Hino Nacional. E inclusivo, a nossa Monalisa era uma cadeirante. É sair do discurso pedagógico para uma aula pública”, afirmou o secretário de Educação João Medeiros ao site Verbo Online.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Aline Postado em 10/Sep/2015 às 10:39

    Utilização da suástica nazista não é apologia ao nazismo e isso não é crime aqui no Brasil?

    • Willian Postado em 10/Sep/2015 às 19:15

      É crime fazer apologia ao nazismo, mas no caso de um uso da suástica, deve ser analisada. Este símbolo é bem mais antigo do que as pessoas pensam, mas virou símbolo do massacre. A segunda suástica (com bolinhas) é clássica no budismo, por exemplo. Acho que neste caso a polêmica vem da má interpretação devido a deficiência das pessoas em ser capaz de analisar o caso com, porquês. Se a ala é sobre os jogos Olímpicos de Berlim em 1936 e este ficou marcado pelo nazismo mais do que por qualquer outra coisa, é claro que haveria um menção. A suástica é só o meio mais fácil de lembrar as pessoas disso. Não é, tenho certeza, necessariamente apologia só porque foi mostrada.

    • Furnandes Albaralhim Postado em 11/Sep/2015 às 11:12

      dos crimes raciais. art. 20, § 2. crime tipificado.

  2. Pereira Postado em 10/Sep/2015 às 10:47

    Suástica não é muito diferente de foice e martelo, quem estudou história sabe.

    • Lucas Oliveira Silva Postado em 10/Sep/2015 às 10:49

      É mesmo? Leu Mein Kampf?

      • Pereira Postado em 10/Sep/2015 às 11:10

        Li sim...uma porcaria ! quase a mesma coisa que Marcuse, Gramsci, Fucô e outros !

      • Pereira Postado em 10/Sep/2015 às 11:12

        Primeiro Hitler se vale do comunismo soviético para alavancar sua máquina de guerra, depois descumpre os acordos que Stalin também não estava muito afim de cumprir. Acordo de Fernandinho beira mar com pablo escobar.

      • Lucas Oliveira Silva Postado em 10/Sep/2015 às 11:19

        Sim, o nazismo é tão de esquerda que foi financiado por Hugo Boss, Wolksvagen, Adidas, Fiat, Fanta e tantas outras multinacionais, Hitler mandava perseguir sindicalistas. Sim, nazismo e comunismo é a mesma coisa. Parabéns, Pereira. Tome o seu diploma de otário!

      • Pereira Postado em 10/Sep/2015 às 11:29

        Quem treinou a gestapo foi a NKVD. Fanta ??? fiat ??? IBM ??? hehehe a URSS foi sustentada pelo capitalismo ocidental durante toda a sua existência.

      • Pereira Postado em 10/Sep/2015 às 11:31

        Socialismo/comunismo/progressismo/marxismo é uma mentira, não funciona sem capitalismo por debaixo dos panos. Até os gestos de Hitler foram copiados de Stalin.

      • Lucas Oliveira Silva Postado em 10/Sep/2015 às 11:31

        ERRADO! Foi a SS!

      • Eduardo Ribeiro Postado em 10/Sep/2015 às 11:33

        Nazismo é a extrema-direita. Ponto. Hitler foi posto no poder pela nobreza alemã e pela burguesia financista e industrial, e não foi por ser anti-semita ou alguma coisa do tipo, mas sim estritamente por ser anti-comunista. São critérios objetivos. Estamos falando de fatos. Não discuto isso, apenas informo aos ignorantes.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 10/Sep/2015 às 11:34

        """"""""""a URSS foi sustentada pelo capitalismo ocidental durante toda a sua existência."""""""""""""........auhauahuaha.....somente, eu disse, SOMENTE, ESTRITAMENTE, UNICAMENTE um olavete diria uma bosta tão monstruosa, tão cavalar, sem sentir vergonha.

      • Pereira Postado em 10/Sep/2015 às 11:35

        "Nazismo é a extrema-direita. Ponto". Ó coitado ! Apoia nazismo e não sabe. Idiota útil !

      • Eduardo Ribeiro Postado em 10/Sep/2015 às 11:37

        Nazismo é a ditadura do capital financeiro e monopolista. É o capitalismo em estado bruto. Sigo informando fatos sobre os quais não há discussão. O resto é delírio olaveteano. """"""""""a URSS foi sustentada pelo capitalismo ocidental durante toda a sua existência.""""""""""""".....puta que o pariu, meu irmão....és um piadista...um olavete-mestre, "olavete faixa preta"...não dá pra levar a sério não....

      • Pereira Postado em 10/Sep/2015 às 11:39

        A foice e o martelo mataram 7 milhões na ucrania entre 32/33 com a arma da fome; Hitler levou a guerra toda para matar 6 milhoes de Judeus.... Realmente a foice e o martelo e a suástica tem diferenças: a primeira é muito mais eficaz no quesito matar.

      • Pereira Postado em 10/Sep/2015 às 11:43

        MAS É A FANTA LARANJA , UVA OU MARACUJÁ QUE FINANCIOU O NAZISMO ??? ?NO PARAGUAI HÁ AINDA HÁ FANTA MACÃ.

      • Lucas Oliveira Silva Postado em 10/Sep/2015 às 11:44

        É claro que você não sabe, é burro pra caralho como todo olavete.

      • Lucas Oliveira Silva Postado em 10/Sep/2015 às 11:44

        Ainda por cima, escreve em caixa alta pra mostrar todo o seu histerismo

      • Pereira Postado em 10/Sep/2015 às 11:47

        É que eu quase morri de rir com "A FANTA é multinacional". Desculpa !

      • Lucas Oliveira Silva Postado em 10/Sep/2015 às 11:49

        É mesmo? Cuidado pra não ter um infarto fulminante, hein. Sinal de que a sua hora tá chegando.

      • Pereira Postado em 10/Sep/2015 às 11:50

        Sugestão de Leitura : Stalin's War de Ernst Topitsch. Esse cara fez doutorado explicando porque Stalin financiou o nazismo. Não tem tradução para português.

      • Lucas Oliveira Silva Postado em 10/Sep/2015 às 11:51

        Ahhh, e antes que você continue rindo até quase morrer, a Fanta é multinacional sim, pois está em vários países do mundo, mesmo sendo do Grupo Coca Cola, ok?

      • Pereira Postado em 10/Sep/2015 às 11:59

        Ta bom..então temos Sprit, Fanta, agua mineral, aquarius ...tudo multinacional. Filho ! Pela última vez: A URSS era sustentada pelos metacapitalistas ocidentais, o socialismo não se sutenta...mises já provou isso em 1921. Com a grana que vinha do ocidente por baixo dos panos...Stalin alavancou a máquina nazista...depois entraram em conflito como qualquer gangster que quebra acordos com a gangue rival.

      • Pereira Postado em 10/Sep/2015 às 12:06

        Eu vou te dar mais um argumento. Stalin pensava assim: "Esses nazistas são uns loucos, mas são bons de guerra. Eu vou financiar esses malucos para eles destruirem a europa.. e quando conseguirem eu vou lá e acabo com eles". Essa estratégia deu parcialmente certo.. Stalin conseguiu implantar a cortina de ferro e difundir o comunismo até a europa central. Por isso a URSS financiou o nazismo com grana vinda do ocidente.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 10/Sep/2015 às 14:27

        "Stalin financiou o Nazismo". Mas puta que o pariu...pare de semear a ignorancia, bicho. Vou repetir: Nazismo é a extrema direita. Ponto. Hitler foi posto no poder pela nobreza alemã e pela burguesia financista e industrial PARA ESPECIFICAMENTE combater o comunismo.

      • Furnandes Albaralhim Postado em 11/Sep/2015 às 11:16

        Pereira, por favor, indique-nos a enciclopédia de sua lavra, na qual vossa senhoria desmente Marcuse, Gramsci, Fucô (*quem é Fucô? Seria o Padre Charles de Foucault? Seria o intelectual Michel Foucault?) e outros. Quem são os outros? Quanta erudição. Certamente vossa senhoria tem grandes contribuições para dar à ciência. Tenha coragem. Escreva, de preferência em húngaro. E não se esqueça de todas as noites pedir ao Vater im Himmel dois filhos bem nazistas.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 10/Sep/2015 às 11:12

      Lá vamos nós bostejar mais uma discussão..."""""quem estudou história sabe""""".....se tem uma coisa que falta para coxinhas e olavetes é aula de história. Afirmo sem medo de errar: todo olavete é burro. Burro com força. E um completo ignorante analfabeto em história.

      • Lucas Oliveira Silva Postado em 10/Sep/2015 às 11:16

        Nem me fala, kkkkk. Eu nem me estendo muito pra falar com o Pereira, pois é igual falar com as paredes.

      • Carlos Henrique Postado em 10/Sep/2015 às 20:15

        São ridículos...pior , são acéfalos querendo falar coisas que não sabem, de modo a parecerem que sabem ou estudaram...

      • Furnandes Albaralhim Postado em 11/Sep/2015 às 11:18

        Olavete não é burro. É safado. Pode ser burro, caso esteja trabalhando para algum outro olavete lucrar, ou inteligente, caso lucre com a sub-olavetização das mentes. Mas é safado. Sempre. Astrólogo peidando filosofia. Amém, aleluia.

    • enganado Postado em 10/Sep/2015 às 11:30

      Qual é mesmo a diferença entre a suástica/foice e martelo e a bandeira dos EUA/iSSraHell? NENHUMA! Só o """Uncle SAM"""" assassinou 8,5 milhões de civis no século 20, com ""Intervenções Humanitárias"", e continuam assassinando! Vc por acaso já na sua vida estudou História? Pelo que sei, o pessoal que defende e milita na Direita, pra início de papo são aculturados, ignorantes e tapados: Boçalnaro/mariaX/naroX/Jereissate/álvaro dias/moro (o juiz que a "CAMÊRA" dos deputados), vc, ... (o espaço é pouco, pois não dá todo mundo)

      • Pereira Postado em 10/Sep/2015 às 11:33

        Filinho discursinho de faculdade iguais a : "Os EUA é o malvadão" , "o capitalismo é assassino", "Israel é racista" ... eu nem respondo mais, ache argumentação verdadeira.

      • Denisbaldo Postado em 10/Sep/2015 às 11:59

        Pereira, já que o nazismo é de esquerda, por que todos os movimentos neonazistas do mundo inteiro são de extrema direita? Outra pergunta pra você: Os 6 milhões de judeus assassinados na segunda guerra entram pra conta dos cristãos alemães? Ou assassinos são somente os outros grupos religiosos?

      • Pereira Postado em 10/Sep/2015 às 12:02

        Esses movimentos neonazistas são psicopatas...não conhecem a história do nazismo..assim como os esquerdistas de hoje. Além disso , eles estão mais para anarquistas do que para direitistas extremos, o que não existe no Brasil.

      • Denisbaldo Postado em 10/Sep/2015 às 12:06

        Mas por que então não existem movimentos neonazistas de esquerda que defendem a origem do nazismo que você tanto prega? Será que ninguém mais lembra que o nazismo é de esquerda??? Só você e o Olavo de Carvalho sabem disso? E com relação aos cristãos assassinos de 6 milhões de judeus? Como você explica isso? Afinal terroristas são os muçulmanos não é?

      • Denisbaldo Postado em 10/Sep/2015 às 12:13

        Em nenhum momento eu citei movimentos neonazistas do Brasil somente, e sim do mundo inteiro. TODOS OS MOVIMENTOS NEONAZISTAS DO MUNDO INTEIRO, INCLUSIVE DA ALEMANHA SÃO DE EXTREMA DIREITA. Mas pelo jeito o mundo inteiro é ignorante, só você e o Olavo de Carvalho são bem informados.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 10/Sep/2015 às 14:33

        Nazismo é tão de esquerda, mas tããão de esquerda, que a palavra "privatização" surgiu no meio acadêmico para explicar o sistema de privatizações da Alemanha NAZISTA, que, por sinal, pra quem não sabe, tinha como kaiser da economia um banqueiro. UM BANQUEIRO PORRA. Quem diz que um sistema que tem a sua frente um banqueiro é de esquerda é o mesmo imbecil que acha que no Brasil - onde bancos acumulam lucro recorde em cima de lucro recorde - temos uma "ditadura de esquerda". É muita burrice e muita má intencionalidade juntas na mesma pessoa. Aqui você não lida com qualquer terceiranista pra empurrar guela abaixo esse monte de bosta olaviana. Olavo Astrólogo e seus asseclas e seguidores só se crescem pra cima de analfabetos que nunca botaram a mão num livro de história.

      • Denisbaldo Postado em 10/Sep/2015 às 17:32

        Então Pereira, seguindo o seu "raciocínio" a Ku Klux Klan também era de esquerda, afinal eles flertaram com o nazismo na década de 30. E com certeza não eram cristãos, porque cristãos são pessoas "direitas" (nunca comunistas como os nazistas!?!?!) que jamais matam ou torturam outras pessoas correto??? Estou aguardando sua explicação sobre os 6 milhões de judeus que morreram na segunda guerra mundial. E aí, eles entram na conta de qual grupo religioso???

      • Denisbaldo Postado em 10/Sep/2015 às 17:34

        Se liga Pereira, até os Simpsons concordam com você!!! Commie-Nazis atacam Mc Bain, o super herói. Pena que isso é uma piada, mas você jura que é verdade! Se liga no logotipo do avião! É uma suástica com a foice e o martelo! Hahahahaha! A sua teoria já uma piada mundial!!! hahahahahahaha! https://www.youtube.com/watch?v=xpDh8sdbkUk

      • Guilhermo Postado em 10/Sep/2015 às 17:48

        Denisbaldo, desculpa me intrometer, mas na verdade Hitler almejava recriar a antiga religião "pagã" que vigorava na idade média nas terras onde hoje é a Alemanha. Tem um monte de links na net que explicam isso e até documentários no yt. Pesquisa "Igreja do Reich" que você vai achar. Não estou defendendo o cristianismo nem nada, até porque não sigo religião alguma.

      • Denisbaldo Postado em 10/Sep/2015 às 18:02

        Guilhermo, Hitler poderia ser até o anticristo, mas ele exterminou sozinho 6 milhões de judeus? O que eu disse é que mesmo os cristãos, naquele momento se voltaram contra seus próprios irmãos, os judeus, sob as ordens de um fanático. A religião de Hitler é o que menos importa. Ele comandou uma nação cristã em um dos maiores genocídios religiosos da história.

      • Denisbaldo Postado em 10/Sep/2015 às 18:11

        Eu sou católico praticante e nem por isso divido o mundo em grupos religiosos, raças, sexualidade e etc. Existem pessoas boas e más em todos os lugares, todas as religiões. Digo isso ao Pereira que insiste em qualificar os muçulmanos como terroristas e os cristãos como seres superiores e bons. Somos todos humanos, com virtudes e defeitos, e não é justo olhar para qualquer grupo religioso com desprezo como o Pereira sempre faz aqui.

      • Ricardo Postado em 10/Sep/2015 às 20:53

        Pereira pedindo argumentação... Chegou a hora de os postes mijarem nos cachorros...

    • Sidnei Postado em 10/Sep/2015 às 11:53

      deixe de idiotice camarada.

    • Tadeu Postado em 10/Sep/2015 às 20:18

      Depende. Se vc estudou história pela Veja, acha que sabe.

    • Marcos Postado em 10/Sep/2015 às 20:28

      E pelo jeito, você não estudou...

    • sidney Postado em 10/Sep/2015 às 20:31

      Com seu comentário vc demonstra que nunca pegou num livro de história...

    • sidney Postado em 10/Sep/2015 às 20:38

      O capitalsimo de "Pereira" só nas duas guerras matou 122 milhões de vidas... Não vou falar nem dos "colonialismos modernos" que escreviza e derruba países e assassina os civis. E ainda tem imbecil que defende esse sistema.

    • Ricardo Postado em 10/Sep/2015 às 20:52

      Pereira, trêsperguntas: 1) se nazismo é de esquerda, por que perseguiram socialistas, comunistas e sindicalistas oposicionistas (https://www.youtube.com/results?search_query=discurso+hitler+comunistas)? 2) se nazismo é de esquerda, então, Krupp, Bayer, BMW e tantas outras empresas/indústrias que financiaram o regime são de esquerda? 3) se nazismo é de esquerda, então Mises é de esquerda (para quem não sabe, Mises elogiou a experiência nazi-fascista como "salvação da civilização europeia")?

    • Juliana Postado em 11/Sep/2015 às 11:11

      Só para avisar, nunca houve nenhum regime político que representasse o comunismo. Comunismo significa organização socioeconômica baseada na propriedade coletiva dos meios de produção, na definição de Marx seria o estágio final do socialismo. E mal tivemos regimes socialistas de fato. Cuba mais se aproximou da definição de socialismo. Mas, o regimes ditatoriais e totalitários de Lenin, Stalin, Kim-II Sung nunca nem se aproximaram da ideia do socialismo em si. Estudar de vez em quando faz bem.

    • Furnandes Albaralhim Postado em 11/Sep/2015 às 11:13

      art. 20 § 2. Quem respeita as leis vigentes sabe. Quem relativiza espalha cocô. Parabéns. Deus lhe dê filhos nazistas de olhos azuis.

    • eu daqui Postado em 11/Sep/2015 às 12:14

      sUASTICA É DIFERENTE DE FOICE E MARTELO - SÓ SE TORNAM IGUAIS SE RESVALAREM PARA OS EXTREMOS - AÍ FICA TUDO A MESMA MERDA.

    • Marc Postado em 11/Sep/2015 às 12:52

      Por mais q vc tente explicar cara nada justifica por crianças, de um povo q os nazistas pregavam serem dizimados desfilando com seu símbolo, é um absurdo idiota, na própria alemanha a suástica ´´e banida e vc é prezo caso desenhe uma em algum lugar. Deveria ser responsabilizado criminalmente e administrativamente este secretário de educação, ou os responsáveis por este disparate.

    • GabrielG Postado em 11/Sep/2015 às 18:26

      Pereira leu Mein Kampf? Dou minha cara a tapas!!! Se tivesse lido, não faria esse comentário imbecil...

    • Roberto Pedroso Postado em 13/Sep/2015 às 11:31

      tipica comparação de quem nunca leu nenhum autor da esquerda mas mesmo assim se apressa em tecer comentários precipitados desprovidos de embasamento teórico cientifico é o tipo exemplo da escola Rachel Sherazade e Rodrigo Constantino de argumentação......no melhor estilo "não sei, não conheço, não tenho condições intelectuais para opinar sobre mas, mesmo assim sou contra.

    • jorge damasceno lima Postado em 16/Sep/2015 às 01:08

      Então volte para os livros de história. O Nazismo era inimigo do Comunismo. Pelo derivativo sanscrístico, suástica tem o significado clássico de "felicidade, prazer, boa sorte".

  3. Fabiano Postado em 10/Sep/2015 às 10:50

    O que não é o seu caso, Pereira.

  4. Estacio Postado em 10/Sep/2015 às 11:01

    Num país onde os pais fazem as crianças carregarem cartazes "fora Dilma" qual o problema com as suásticas????

  5. Rodrigo Postado em 10/Sep/2015 às 11:22

    (Outro Rodrigo) Lamentável mesmo a ala que representou a olimpíada alemã... E quanto ao desfile de Dilma pra si mesma, com plateia/claque selecionada e muros de metal a separando do restante das pessoas? Nada sobre o 7 de setembro em Brasília?

  6. Pedro Accioli Postado em 10/Sep/2015 às 11:39

    Tem clara apologia ao nazismo sim e as crianças exibindo as suásticas sem saber do que se trata pega mal pra caramba!

    • Pereira Postado em 10/Sep/2015 às 11:55

      A suástica poderia ser substiuída por dois símbolos de "mais" como no filme o grande ditador.

    • Juliana Postado em 11/Sep/2015 às 11:00

      É inacreditável que alguém acredite ser razoável colocar crianças para desfilar com a suástica nazistas em desfile de escola. Por favor, o que o nazifascismo trouxe de bom para o mundo? Foi uma ideia execrável e ponto, só faltou pintar nos meninos o bigodinho do Hitler.

  7. Pereira Postado em 10/Sep/2015 às 11:53

    Desnecessário mesmo essas crianças com símbolos esquerdistas como suástica e foice e martelo. Mas a intenção não era ruim como o Solbo frisou.

  8. luis Postado em 10/Sep/2015 às 13:35

    Pessoalmente, sou contra qualquer governo que mate pessoas deliberadamente. Incluo aí o nazismo e o comunismo no mesmo saco.

    • Guilhermo Postado em 10/Sep/2015 às 13:49

      Exatamente. É difícil entender como a sociedade condena o nazismo e glorifica o comunismo. Os dois são horríveis, mas o comunismo se utiliza de uma máscara de bom menino e sempre se torna uma ditadura. Capitalismo também não é perfeito, mas é o que tem pra hoje sem ser ditadura.

      • Ricardo Postado em 10/Sep/2015 às 21:01

        Como assim, a sociedade glorifica o comunismo?! Em que mundo vc vive?!

    • Eduardo Ribeiro Postado em 10/Sep/2015 às 14:45

      """""""""""""É difícil entender como a sociedade condena o nazismo e glorifica o comunismo. """"""""""""

      • Guilhermo Postado em 10/Sep/2015 às 14:49

        Edu das Aspas, já ouve algum Estado em que o comunismo, aquele regime bonitinho e igualitário, já foi implantado sem ter se tornado uma ditadura?

      • Eduardo Ribeiro Postado em 10/Sep/2015 às 14:53

        Não sei, acho que não, pois eles ouvem muito mal, se eles escutassem melhor talvez tivesse havido. Que porra de sociedade é essa que você vê que "glorifica" o Comunismo? Em que maldita bolha insana você vive? Eu vivo num país onde tudo de mal é "esquerdismo", é "bolivariano", é "morte aos comunistas"...

      • Eduardo Ribeiro Postado em 10/Sep/2015 às 15:00

        Eu vivo num país onde o ensino de história é chamado por muitos de "doutrinação marxista", onde jovens seguem um astrólogo que diz que o sol e demais planetas giram em torno da Terra mas como ele se diz filósofo anti-comunista virou herói. Brasileiros apanham na rua por usarem camiseta vermelha dos "comunas desgraçados". Pessoas hoje lotam as avenidas brasileiras aos domingos pedindo a volta de uma ditadura trevosa, assassina, a volta da era mais negra e maldita da nossa história recente, tudo em nome do suposto combate ao comunismo...e eu tenho que ler que a sociedade "glorifica" o comunismo. GLORIFICA O COMUNISMO!!! Desliga o computador, garoto. Vai ler um livro de história, vai.

      • Guilhermo Postado em 10/Sep/2015 às 15:07

        Eu reconheço me erro. A sociedade como um todo não glorifica o comunismo. Acontece que tenho passado bastante tempo nesse site, por exemplo, onde o comunismo é, de certa forma, ADMIRADO por algumas pessoas. Quando eu disse que era "idolatrado", foi um pouco de exagero, confesso. Quanto à Olavo de Carvalho, não sigo suas ideias. Aliás, nem sabia quem era senhor. Você acha que algum dia, o comunismo puro poderá ser implantado, sem ser distorcido a ponto de se tornar uma ditadura?

      • Eduardo Ribeiro Postado em 10/Sep/2015 às 15:37

        Mas eu nem falei o nome Olavo de Carvalho, foi tu que falou....a descrição bate com ele. Acho que tu conhece ele mais do que deseja transparecer. E eu fiquei confuso. Primeiro é a sociedade que glorifica o comunismo. Agora é apenas aqui no PP. Porra...reduziu a escala em 99,999%. E não é mais glorificar, é apenas admirar. Bem...de fato há muitos "admiradores comunistas" aqui. Mas não extrapole sua percepção. Acho que você não sabe, mas somos uma minoria pífia. Achar um de nós na rua é tarefa impossível. E é claro que eu acho. Acho não: eu SEI. É mera questão de tempo: a mão da Revolução é mais pesada e é mais afiada que a mais terrível das guilhotinas, e ela virá.

      • Guilhermo Postado em 10/Sep/2015 às 16:28

        Falou sobre o cara em um comentário ali em cima. "...onde jovens seguem um astrólogo que diz que o sol e demais planetas giram em torno da Terra mas como ele se diz filósofo anti-comunista virou herói.... ". Se é que este tal astrólogo é o tal Olavo de Carvalho. Mas enfim, como eu disse, me expressei mal no comentário anterior. Acontece que admirar o comunismo é aceito na sociedade, enquanto admirar o nazismo não o é. E felizmente não é aceitável admirar o nazismo, visto que é uma ideologia terrível. Concluindo: Agora eu entendi. Você admira o comunismo verdadeiro, aquele sem distorções, e não aquela ditadura implantada na URSS e etc. Menos mal.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 10/Sep/2015 às 16:45

        """Você admira o comunismo verdadeiro, aquele sem distorções, e não aquela ditadura implantada na URSS e etc. Menos mal.""". Eu não disse nada disso. Mas deixa quieto.

      • Guilhermo Postado em 10/Sep/2015 às 16:49

        kkkk... é.

      • luis Postado em 11/Sep/2015 às 00:43

        Guilhermo, não tente levar a sério o Eduardo Ribeiro, é perda de tempo total hauahauahuah

  9. Bom senso Postado em 10/Sep/2015 às 13:58

    Boa parte dessas suasticas não é Nazista, e sim Muita mais antigas como a Xintoista/hindu/jainismo, e outras que não lembro o nome, mas sei que não é Nazista, a do meio era o simbolo do 45th pelotão de infantaria do exercito NA.

    • Ricardo Postado em 10/Sep/2015 às 21:04

      Ah, tá, então tá liberado! Cara, olha o contexto: eles não estavam representando os jogos olímpicos na Índia, mas na ALEMANHA! É óbvio que o símbolo não fazia referência à cultura oriental, mas à experiência nazista! Só faria sentido essa tua argumentação se quisessem, sei lá, apresentar as religiões orientais e aparecesse esse símbolo numa réplica de estátua. Pelo amor de Deus!!!!!!!!!

      • Bom senso Postado em 11/Sep/2015 às 11:09

        Use google e veja que os simbolos são todos diferentes.

    • Vinicius Matos Postado em 11/Sep/2015 às 13:31

      Podem ter errado no símbolo, mas com certeza se faziam referência à olimpíada de Berlim, na Alemanha, eles estavam sim tentando usar a Suástica Nazista. O menos importante é ser ou não a suástica nazista, o mais importante é o contexto em que isso foi trazido para um desfile de independência Brasileira... Não existe qualquer motivo de se trazer uma suástica, fazendo referência ao nazismo, para um desfile da independência Brasileira, principalmente por se tratar o nazismo de um sistema político e ideológico, que nada tem relacionado às olimpíadas.

  10. Trajano Postado em 10/Sep/2015 às 16:04

    Imaginem o cenário: as mesmas crianças, só que ao invés de suásticas, elas estivessem segurando bandeiras de arco-íris. Nooossa! Seria as trombetas do apocalipse! O que ia ter gente por ai dizendo "gayzismo", apologia ao "homossexualismo" e todo aquele repertório clássico... Mas quando é símbolo nazista, tá tudo bem, né? É só uma aula...

    • Trajano Postado em 10/Sep/2015 às 18:19

      Sejamos honestos: essa pataquada como sendo algo feito propositalmente pela "direita que adora o nazismo" quem está falando é você, não eu. Nunca disse isso. Tenho nada a ver com essa história. Se quiser, leia novamente o meu comentário. Aliás, quem subverteu o assunto falando de nazismo e comunismo, direita e esquerda, foi o pereira. Se não gostou, você deve se queixar com ele, ou fazer uma autorreflexão, já que consegue a proeza de falar sozinho até quando está acompanhado, igual ao pereira... Faça o que quiser, só não me venha com suas conversinhas e falácias porque eu tô velho pra aturar essas frescuras. Fala com o Eduardo Ribeiro, ele está respondendo às idiotices hoje, mas já vou avisando que ele está com o mau humor de dois Aécios Neves juntos.

    • Trajano Postado em 11/Sep/2015 às 11:08

      Meu único equívoco foi postar um comentário no formulário de resposta a comentário. Ein? Então tá. Concordamos, enfim. Mas do alto da minha suposta "empáfia e arrogância" incorrigíveis e condicionadas, eu te perdoo pelo equívoco de comentar. Agora vê se me erra. Já deu.

  11. Pablo Postado em 10/Sep/2015 às 16:54

    Primeiramente, as suásticas mostradas não são a nazista. São os símbolos clássicos da cultura oriental, que, ainda, são encontradas em vários monumentos dos cristãos primitivos. Quanto ao quesito comunismo vs nazismo, o regime econômico da Alemanha nazista era de estrutura socialista, estrutura essa de outros vários países europeus à época, por exemplo, da Inglaterra. Ideologicamente, as razões nazistas eram diversas da socialistas e capitalistas, principalmente porque fundamentadas em uma supremacia racial., enquanto as ideologias capitalistas e socialistas o ponto central são as classes sociais.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 10/Sep/2015 às 17:13

      Mas de novo isso? Outro Pereira? """""Quanto ao quesito comunismo vs nazismo,""""""...já está errado aí. Já começa errado. Não existe essa dicotomia, não existe esse quesito, não existe sequer razão pra começar a pensar em comparar nem que seja numa conversa de bar entre meia duzia de bêbados, assim como não se compara uma cadeira com o sol ou um pedaço de papel com uma bananeira. Essa comparação só existe na cabeça da direita canalha, dado o FATO INCONTESTE de que Nazismo = Extrema Direita (isto não se discute...é fato). A direita HOJE fala mal e tenta se desvencilhar do Nazismo, tenta de toda forma embaralhar conceitos para poluir a discussão na intenção de jogar o Nazismo pra esquerda. Não admitem que o Nazismo é extrema direita porque queimou o filme, por conta da guerra e do Holocausto. Mas até os anos 30 admitiam e, mais que isso, admiravam. Eu me sinto ridiculo de discutir isso, sinceramente. Me sinto "debatendo 1+1". O resto é olavetismo de novo, porra de "estrutura socialista na Alemanha nazista"...

      • Denisbaldo Postado em 10/Sep/2015 às 17:36

        Se liga nesse episódio dos Simpsons, essa coisa de comunista-nazista já é uma piada mundial! Hahahaha! https://www.youtube.com/watch?v=xpDh8sdbkUk

      • Ricardo Postado em 10/Sep/2015 às 21:07

        Exatamente, querem se depurar dessa mancha para posarem de certinhos. Na verdade, partem de um truque intelectualmente desonesto: selecionam o que é "bom" e o que é "ruim"; depois, atribuem o que é "bom" à direita e o que é "ruim" à esquerda. Não fazem qualquer análise conceitual, que seria o processo mais coerente...

  12. Pablo Postado em 10/Sep/2015 às 17:40

    Rapaz, aclame-se. Se você ler com calma o texto, observará que eu não valorei nazismo ou socialismo, mas fiz pontuações "B-A-BÁ" dos tópicos econômicos e ideológicos, sem adentrar em melhor ou pior. Depois, a vida é feita de comparações, a menos, claro, que você seja praticante de alguma "doutrina zen", o que não seria problema algum. Por outro lado, uma igualação nazismo = direito, é tão descabida quanto stalinismo = esquerda.

    • Ricardo Postado em 10/Sep/2015 às 21:08

      Fora de contexto. Quando está na esfera política, a associação é com o nazismo. É uma questão de linguagem.

    • Ricardo Postado em 10/Sep/2015 às 21:09

      Em tempo: se vc apoia eu não sei, mas esse discurso apoia, sim, as posições nazis. Quase como o cara que diz: "eu não vou xingar vc de filho da puta".

      • Pablo Postado em 10/Sep/2015 às 22:11

        Informar os pontos principais de diferenças e semelhanças do nazismo é apoio ao nazismo? Não praticar um reducionismo pífio é apoiar o nazismo? Bom mesmo é eleger um inimigo e, independentemente dos esclarecimentos dos fatos, lutar contra, é isso mesmo? Rapaz, seu discurso apoia mil vezes mais o nazismo e você não se dá conta. E já que parece que interpretação de texto não é o forte da galera, digo claramente: eu não apoio o nazismo; não apoio a extrema-qualquer coisa; e, por fim, gosto do meu café puro, espero que não entendam isso como afronta racial dizendo que quem gosta de café "puro" é xenófobo.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 11/Sep/2015 às 11:01

      Primeiro, eu não disse que voce valorizou nada. Segundo, não se compara coisas tão díspares, a menos que se tenha alguma intenção nefasta por trás. Por fim, eu não disse que Nazismo = Direita. Essa igualação realmente é falsa, é uma meia verdade. Eu disse apenas um fato inconteste, sobre o qual não discuto porque não se discute quanto é 1+1. Apenas se sabe. Eu disse que Nazismo = EXTREMA Direita. Negar isso é brigar com fatos. Semear ignorância. Trabalhar pela desinformação e principalmente pela despolitização de quem lê, mesmo que não-intencionalmente.

      • Pablo Postado em 11/Sep/2015 às 14:27

        Perdão, não havia percebido a notoriedade da vosso sapiência, discordar de algo tão claro é ser muito ignorante mesmo. De uma próxima vez só irei me resignar diante de vossas palavras.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 11/Sep/2015 às 14:51

        Diante de mim? Desnecessário. Limite-se a se resignar apenas diante de fatos. O que é discutivel, sujeito a interpretação, a gente discute e interpreta até semana que vem. O que não é, não é.

  13. Eduardo Postado em 10/Sep/2015 às 19:55

    a suástica é uma cruz como a Santa Cruz de Caravaca., a Cruz de Malta... agora o regime que a utilizou como simbolo é que é para ser esquecido....pois pregou o que tantos aqui mesmo torcem para que ressuscite, que é a opressão, o preconceito, a luta racial etc.

  14. Jonas Schlesinger Postado em 10/Sep/2015 às 20:00

    A história é tão curiosa. Porque quando nos deparamos com uma situação assim não sabemos argumentar com inteligência. Vi muita discussão por parte dos demais e cheguei à conclusão que cada um se defende como pode mas esquece a podridão por trás das convicções. Não importa se o comunismo matou milhões ou o nazismo matou milhões; mataram milhões e pronto. Quer queiram ou não foram regimes genocidas. Hoje quem defende o capitalismo (modelo mais preparado) tem que ter consciência que o mercado dita as regras e consequentemente haverá distorções sociais por mais democratas que sejam. Quem defende o socialismo ( modelo que na PRÁTICA mostra-se frágil) sabe que há dificuldade nesse tipo de modelo que, por incrível que pareça, nunca foi totalmente implantada como se é na teoria transformando-se num toma-la-da-cá ditatorial (te dou as necessidades básicas, mas dançará conforme a minha música). Quanto ao post, não houve intenção de propagar o nazismo. Uma suástica não é o demônio, é um símbolo qualquer. Como a cruz alçada, a cruz de cabeça para baixo, foice e martelo e entre outras. O que importa é a intenção que dá para a cruz suástica, não ela por si mesma. Se a intenção for festejar o nazi, vá lá. Se for usar uma suástica só para servir de adorno, então não é crime.

    • Ricardo Postado em 10/Sep/2015 às 21:14

      Desculpa, mas discordo frontalmente. AQUI NO OCIDENTE, a suástica é francamente associada ao nazismo - ou vão me dizer que todo mundo a conhecia antes de adotada pelos nazis?! Assim, quando fora do contexto religioso, vai inevitavelmente fazer essa associação, "quer queiram ou não".

  15. Fran Oliveira Postado em 10/Sep/2015 às 21:27

    Blá, blá, blá... O que não pode é deixar que crianças pensem que este símbolo nada significa. Levantar uma bandeira, qualquer um pode levantar, mas saber o que está "escrito nela" é importante, pois cada um deve ter o direito de protestar se não deseja ofender milhões no mundo todo. Já vivemos um apartheid silencioso no Brasil. Querem mais?

  16. Tolerância Zero Postado em 11/Sep/2015 às 00:22

    Isso aí é um símbolo político, que significa ódio, racismo, matança e chacina de milhões de pessoas, uma página diabólica da história da humanidade que não deve se repetir. Pra completar vem o tar secretário com blablabá. Advogado do diabo. Com a palavra a justiça, a polícia, os direitos humanos, os conselhos tutelares (porque puseram crianças expondo o nefasto símbolo) ... !!!

  17. Graça Postado em 11/Sep/2015 às 05:48

    Ô Pereira! "Fucô"? Não seria Foucault?

    • Roberto Pedroso Postado em 13/Sep/2015 às 11:40

      Puxa senhora Graça se eu você nem perderia meu tempo pois ele nunca leu mesmo(comparar a obra de Foucault com Mein Kampf!?!?!??! dai já podemos depreender o nível intelectual da figura........)

  18. eu daqui Postado em 11/Sep/2015 às 12:32

    Tenho uma canga indiana com a figura daquele deus elefante lá deles. Tem uma pequena suastica em um dos cantos. Sou nazi também?

    • Rodrigo Postado em 13/Sep/2015 às 18:12

      (Outro Rodrigo) Se, porventura, criticar Dilma, prontamente dirão que você o é. Basta apenas isso. O ataque ao interlocutor, mas não ao argumento, é um dos estrategemas ensinados por Schopenhauer na obra: "Como vencer um debate sem precisar ter razão".

  19. Cléa maria Postado em 13/Sep/2015 às 22:29

    Acho que vou esquecer a história que aprendi e vou passar a estudar a história do PEREIRA kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  20. Franco Pontes Postado em 14/Sep/2015 às 15:15

    Se o Olavo de Carvalho já fala e escreve asneiras aos montes, imagine quem se debruça sobre o "grande" conhecimento difundido por este senil ?

  21. Márcio Postado em 27/Sep/2015 às 00:38

    Creio que a professora estava imbuída de boas intenções em trazer à reflexão, a apropriação, pelos nazistas alemães, de um milenar símbolo de paz das culturas orientais: a suástica. O problema é não somos orientais. Pertencemos à cultura ocidental e, para nós, este símbolo (transfigurado "recentemente" pelos nazistas) hoje representa ódio, genocídio, dor e estupidez a todo ocidental são de juízo. Ainda mais se é exposto em uma patriótica parada militar; e mais ainda, se vier carregado por crianças (que lembram a aberração da juventude nazista). Nos incomodamos tanto com a suástica que, aqui no Brasil, existe uma lei que pune quem a utiliza "para fins de divulgação do nazismo" (veja o § 1º do art. 20 da Lei 7716 de 05.01.1989). Enfim, este não me parece o caso; creio que este foi um episódio infeliz de uma boa professora - pois pedagogicamente é extremamente positivo comparar os significados de um mesmo símbolo em diferentes culturas - enfim, foi um episódio infeliz de uma boa professora cheia de boa vontade em fazer um lindo e significativo desfile de 7 de Setembro com seus alunos.