Redação Pragmatismo
Compartilhar
Preconceito social 29/Sep/2015 às 18:52
69
Comentários

O desabafo de um jovem negro sobre os arrastões no Rio de Janeiro

"Durante toda a vida, fui 'confundido' com bandido apenas por ser negro. Meu mundo é assim. A toda hora ter que provar que sou honesto (...)". Jovem negro publica desabafo nas redes sociais sobre arrastões no Rio de Janeiro

arrastões desabafo jovem negro face

Em tempos em que a Polícia Militar do Rio de Janeiro impede que adolescentes da periferia vão à praia para “prevenir” arrastões, um jovem negro fluminense faz um desabafo nas redes sociais.

“Durante toda a vida, fui ‘confundido’ com bandido apenas por ser negro. Meu mundo é assim. A toda hora ter que provar que sou honesto”, diz o editor Ernesto Xavier.

O depoimento de Ernesto Xavier carrega o debate sobre a violência no Rio de Janeiro, com os arrastões do último fim de semana, e também as políticas de segurança equivocadas das autoridades, em um verdadeiro Minority Report do crime.

O foco do “trabalho preventivo”do policiamento tem sido jovens negros e pobres.

Na última semana, reportagens noticiaram que ônibus com adolescentes da periferia carioca eram revistados pela PM simplesmente por ter adolescentes indo à praia.

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, justifica que esses menores não pagam passagem do ônibus e, por isso, vêm sendo monitorados pela polícia. Segundo ele, a intenção dos adolescentes é roubar na praia.

Ante as palavras do governador, Ernesto explica que uma simples corrida na orla do Rio é um risco à própria vida:

“Enquanto você tem medo de ir à praia e perder seu Iphone, eu tenho receio de morrer. Não é justo pra ninguém, correto?”

A íntegra do depoimento:

Sou negro. Neste momento estou trajando bermuda de praia e camiseta. Estou em Copacabana. Vou correr na areia da praia….

Posted by Ernesto Xavier on Quinta, 24 de setembro de 2015

Recomendados para você

Comentários

  1. João Paulo Postado em 29/Sep/2015 às 19:45

    Texto lixo. Nunca se soube de algum negro, branco, amarelo ou vermelho baleado por correr na orla do RJ. Babaquice. E ótimo trabalho da Polícia Militar, pena que não criminalizaram a paternidade/maternidade irresponsável.

    • Ironia Postado em 29/Sep/2015 às 19:52

      Ótimo trabalho. É só ver os dados de violencia que a gente percebe os bons resultados.....

    • Vinicius Postado em 01/Oct/2015 às 00:15

      Classe "Mérdia" detected

      • Carlos Postado em 01/Oct/2015 às 08:51

        Acho engraçado como a esquerda luta contra rótulos e esteriótipos e ao mesmo tempo são incansáveis em usa-los

      • eu daqui Postado em 01/Oct/2015 às 11:06

        E os usam como atestado de incompetencia e totalitarismo: para fugir do debate. LOSER DETECTED !!!!!!!

  2. Eduardo Ribeiro Postado em 29/Sep/2015 às 20:26

    É sério que nenhum dos 3 entendeu absolutamente porra nenhuma de nada mesmo?

    • Fabrício Abreu Postado em 29/Sep/2015 às 20:33

      Lógico que não entenderam. Esses três só entendem o que querem.

    • poliana Postado em 29/Sep/2015 às 22:59

      "E se há ações da polícia contra esses bandos, nada mais prudente que evitar (por hora) correr na praia, a fim de evitar confusão".......................................eduardo, depois dessa pérola eu até perdi a vontade de comentar. vou falar o q????

      • Guilherme Postado em 30/Sep/2015 às 09:10

        A cada dia que passa fico com mais medo desses homens de bem... lembro sempre da revolução dos bichos... todos os animais sao iguais, mas alguns sao mais iguais do que outros... :(

      • Eduardo Ribeiro Postado em 30/Sep/2015 às 10:18

        Não dá pra comentar mesmo, tu fica até meio tonto lendo essas coisas....achar que o problema se resume a "não corra na praia" ou a "leve seu RG", é o fim do mundo...eu não me conformo.....povo que tu vê que tem estudo, tem educação, escrevendo esse tipo de sandice...estou impressionado com a quantidade de gente que de repente se sentiu a vontade pra bostejar muito sobre o assunto, e sem medo de ser feliz. Perderam qualquer resquicio de vergonha. Antes pegavam leve, eram mais cautelosos.....aqui escangalharam tudo...e isso porque os mestres racistas nem chegaram aqui ainda.....

      • Eduardo Ribeiro Postado em 30/Sep/2015 às 10:53

        "Não corra na praia e está tudo resolvido"....ler esse lixo só não é pior que ser cego mesmo. A gente sabe que o Rio era a cidade com maior população escrava do mundo no final do século XIX, a gente sabe que boa parte da elite carioca fez fortuna negociando seres humanos, portanto a gente sabe que é difícil lutar contra o racismo ali uma vez que ele infelizmente está encrustado, "faz parte do DNA" da cidade, mas o cara na frente do computador, sentado com um toddynho do lado, com calma pra pensar, pra refletir antes de digitar, defecar que "basta levar RG" e "basta deixar de correr pra evitar confusão e o problema tá resolvido", é pra morrer de desgosto...ninguém é míope a esse ponto..

      • Guilhermo Postado em 30/Sep/2015 às 10:53

        Talvez deveria haver policiamento na própria orla da praia. Assim, caso a polícia veja alguém sendo assaltado, abordará o sujeito. E os maloqueiros que vão lá para fazer arrastão, talvez se conteriam ao ver a polícia lá. Não é a ideia perfeita mas acho que funcionaria melhor do que o jeito que tá.,

  3. Denisbaldo Postado em 29/Sep/2015 às 20:50

    Ninguém entendeu nada mesmo porque para muitos neste país os direitos de uns sempre terão prioridade aos direitos de outros. Não interessa se para garantir a segurança de um grupo eu tenha que acabar com a segurança do outro grupo, aliás como já disse um "çábio" acima "não se pode negar que a maioria deles é negro". Portanto meu amigo negro, o seu direito de ir à praia normalmente foi suspenso para que os outros possam ir à praia normalmente.

    • Denisbaldo Postado em 29/Sep/2015 às 21:37

      Não é porque a maioria é negra que isso te dá o direito de retirar os direitos de todos os negros. Antes de ser negro ele é um ser humano, um cidadão com direitos e deveres. Pior ainda é achar normal que um negro não possa mais correr na praia para evitar confusão. É dever do Estado lidar com essa situação punindo os culpados e não punindo todos aqueles que se parecem com os culpados. Não se faz justiça por amostragem, a justiça deve ser feita analisando cada caso isoladamente. De qualquer maneira, como diz o "enganado", aqui só vai pra cadeia os 5P´s, não interessa se é culpado ou não. Mais do mesmo.

      • Denisbaldo Postado em 30/Sep/2015 às 09:28

        Não existe sugestão, não vivemos de "achismos", existem leis que defendem os direitos de todos e elas DEVEM ser respeitadas em um Estado de Direito. O Estado deve reforçar a segurança no lugar dos ataques e prender os criminosos que cometerem crimes. É pra isso que existe segurança pública. Na verdade só estão apagando o incêndio causado pela ineficiência do próprio Estado.

      • Denisbaldo Postado em 30/Sep/2015 às 10:00

        Já que não tem resposta utiliza-se de provocação barata. Parabéns Naro, continue aceitando "gambearras" e "sugestões" para lidar com situações extremamente sérias. Desta maneira logo estaremos na barbárie completa. Se diz todo defensor das leis e contra a corrupção, mas defende ações completamente inconstitucionais da polícia.

      • Denisbaldo Postado em 30/Sep/2015 às 11:02

        Eu sempre esqueço que coxinhas são burrinhos. Tá, vou traduzir pra você! A minha "sugestão" é que SIGAM A LEI, ou seja, intensifiquem o policiamento nos locais onde os crimes têm ocorrido e que apliquem as punições aos devidos infratores, Entendeu coxinha???

      • Denisbaldo Postado em 30/Sep/2015 às 14:48

        Ué, cadê o NARO??? E não é que aquele coxinha bundão apagou todos seus comentários de novo!

      • Denisbaldo Postado em 30/Sep/2015 às 19:01

        Só acontece com os seus comentários...muuuuuito estranho...rsss

      • Denisbaldo Postado em 30/Sep/2015 às 19:12

        Fala a verdade amiguinho, tu manja dos paranauê das computação toda aí. Tem avatar, negrito e o escambau. Com certeza deve haver uma maneira de apagar seu próprio comentário.

      • felipe Postado em 30/Sep/2015 às 20:39

        Os meus tb ja sumiram algumas vezes, fazer o q ne....

    • Vitor Luiz Postado em 29/Sep/2015 às 21:42

      Ou seja, não há como negar que o problema tem uma raiz social e racial. Agora, evitar de correr (por hora)... é piada, né?!

    • Paulo Postado em 30/Sep/2015 às 01:55

      Naro Solbo, ninguém pode negar isso. Mas, e vc!? Pode negar o que bem destacou o Vitor Luiz? Ou será que vc apenas ignora o fato de que a maior parte das piores mazelas sociais do nosso país são produtos intimamente ligados ao modelo de colônia de exploração escravocrata que aqui vigorou??? Vc está sempre comentando por aqui. Parece dispor de meios de acesso à informação e capital cultural suficiente pra entender esse tipo de relação sócio-histórica.

    • eu daqui Postado em 01/Oct/2015 às 11:09

      A maioria é de negros sim mas nem por isso os pm devem deixar de pedir documentos aos brancos TAMBÉM.

  4. clara Postado em 29/Sep/2015 às 21:34

    os comentários aqui só comprovam mesmo o depoimento do menino. Vai demorar muito tempo pras coisas mudarem...

  5. Felipe Postado em 29/Sep/2015 às 22:21

    O grande número de comentários na postagem do facebook mostra exatamente o mesmo pensamento que o seu e que alias é o meu, sair sem documento e de propósito já fala que o cara ta afim de provocar, de arrumar confusão, eu me considero negro venho de família de negros e brancos, eu, minha família que é pobre e humilde já fomos parados por diversas vezes e sempre fui tratado de forma cordial sem excessos e com dignidade assim como existem muitos bandidos existem maus policiais ninguém nunca aqui fala do sofrimento do policial, da família, da humilhação que passam do medo pq hoje o bandido está bem mais armado que a polícia.

    • Jonathas Postado em 03/Oct/2015 às 14:47

      Existe alguma lei que te obriga de levar documentação? e outra, caso Você se esqueça de levar algum documento, naquele contexto, acha mesmo que um cara branco, de classe média alta do Leblon vai levar cacetada ou ser simplesmente apreendido? Quem será o alvo serão as pessoas que vem dá periferia, ou seja, em sua maioria negros e pardos., não vai existir igualdade na abordagem porque na imagem da sociedade possivelmente serão bandidos.

      • salomon Postado em 15/Oct/2015 às 18:14

        Existe sim a lei do bom senso! E a mesma que você utiliza quando não entra com seu carro na favela ou não usa roupas de determinada cor por causa do tráfico, aposto como você cumpre a lei dos traficantes quando vai na comunidade.

  6. sidney Postado em 29/Sep/2015 às 23:25

    acho que que a negritude é super discriminada e vive a flor da pele sofrendo os preconceitos mais absurdos que se possa imaginar. Esses (nós) brancos são uma merda mesmo...

    • Pedro Accioli Postado em 30/Sep/2015 às 10:13

      Alguem duvida que a policia é racista, mesmo se o policial é negro, ele faz questão de tratar com racismo um negro e de verificar se ele é bandido ou não, a chance de um negro ser abordado pela polícia nas ruas é muuiitooo maior do que um branco! Reconheçam!

      • eu daqui Postado em 01/Oct/2015 às 11:10

        Policial também é racista pq também é humano. O que nem todo humano é é vitimopata.

  7. paulo Postado em 30/Sep/2015 às 03:17

    Ele nao pode ir correr na praia? Eh isso que você disse? Se ele quiser praticas o esporte "corrida", é mais prudente que ele não o faça pois ha rapazes negros que participam de arrastões? Você realmente deu essa sugestão como algo razoável?

  8. Thiago Teixeira Postado em 30/Sep/2015 às 06:43

    Esse site virou disseminação de comentários e ideias de Direita. Leio comentários mais absurdos aqui do que nos blogs dos jornalistas da Veja.

    • eu daqui Postado em 01/Oct/2015 às 11:10

      Se os blogs de veja estão menso ruins então vai pra lá.........

  9. Juniperos Postado em 30/Sep/2015 às 08:07

    Os problemas que esse menino tem ao ir a praia, nós temos em SP, ao ir trabalhar. Isso sendo "branco". Isso com, documento, dinheiro no bolso e mesmo acompanhado. Nos pontos de ônibus, temos medo de quem vem lá, não importa se fardado ou maltrapilho. Estamos entrando em pânico com a paranoia do crime e tráfico generalizado e livre. Não sabemos em quem confiar. Pela fisionomia, ele parece bem jovem, e acho que ele está começando a descobrir a sociedade em que vive, e em geral é comum o choque, para quando se sai da visão mais inocente das coisas e começa-se a entender a sociedade em que vive. A taxação e os rótulos são a praxe da vez, nesse país. Meu celular foi destruído na ultima tentativa de furto, mas carrego outro na mochila, para usa-lo em assaltos posteriores. Minha fisionomia não é das mais lindas, o que acarreta olhares bem desagradáveis diariamente. Sim, isso implica batidas policiais. Embora estejamos caminhando a passos de tartaruga para uma igualdade civil, a qualidade do sistema de segurança decai em passos largos, e àqueles que despertam para uma vida adulta, o que infelizmente posso lhe dizer é o que me disseram quando passei para a maioridade: “Seja bem vindo ao mundo adulto, agora você já pode ser preso”.

  10. Leonardo Postado em 30/Sep/2015 às 08:25

    Você consegue perceber o quão idiota você é? Evitar correr na praia, para evitar confusão?? WTF??? A internet está se tornando um lixo, por causa de pessoas como você, que se encondem atrás de uma mascara para comentar.

  11. marc Postado em 30/Sep/2015 às 08:33

    Se matarem a maioria provavelmente cairá a violência logo após tb, a policia é racista sim. se vc me disser q ela assim por questões sociais de ordem históricas e por estatisticamente o crime está mais presente nestas populações de maioria "negra", eu ainda concordo mas dizer q não é racista é quase uma piléria !

  12. salomon Postado em 30/Sep/2015 às 08:42

    Não! Todo mundo apenas crítica sem apresentar uma solução, aliás nesse quesito direita e esquerda são bem parecidas, em qualquer país de primeiro mundo esse tipo de abordagem e normal , isso é ensinado nas escolas, como se portar ao ser abordado por forças de segurança. Porém nos vivemos na ilha da fantasia, todos preferem fingir que não existe problemas, vendo um programa na GNT outro dia em que as apresentadoras faziam uma comparação entre o Brasil e a Suécia, deu para ver a total falta de noção de realidade.

  13. juliano Postado em 30/Sep/2015 às 08:57

    podiam bloquear os comentários do PP, pra evitar da gente ter de ler esse tipo de ideia.

    • Denisbaldo Postado em 30/Sep/2015 às 20:53

      O Naro quando toma "vareio de bola" no PP apaga os comentários dele.

  14. Juliana Postado em 30/Sep/2015 às 08:58

    Ernesto, tirar uma fotocópia de seu RG, autenticá-lo e plastificá-lo, não custa mais que 10 reais. Portar identificação evita muita coisa. Ah, mas eu vou correr na praia, posso perdê-la, não tenho onde prendê-la... Isso é desculpa! A melhor arma que um cidadão pode ter contra o Estado, é não temê-lo. Identifique-se e siga sua rotina. Sou negra, acostumada com racismo velado, mas não me intimido e não me vitimizo. Passo por blitz, imigração, alfândega e nunca tive problemas. Penso que se eu estou me comportando de acordo com as leis de Estado para o cidadão, não tenho NADA a temer.

    • Denisbaldo Postado em 30/Sep/2015 às 20:11

      Vocês se esquecem que a maioria dos direitos conquistados ao longo da história, dos quais vocês usufruem também, foi por conta dos "choramingos" das "militâncias" mundiais. Pobre de direita é uma merda mesmo. Quando abre a boca fede geral, não tem o mínimo conhecimento de história da humanidade e rasteja por alguns centavos. Gentalha, gentalha, gentalha!

    • Denisbaldo Postado em 01/Oct/2015 às 10:17

      Pronto, o Naro de comentarista político e social agora também dá conselhos amorosos!!! Deve ser a crise né. O cara atira para todos os lados! Hahahaha! Mas não adianta Naro, o que mais me diverte em você é a sua incapacidade total de discutir algo de verdade. É tão fácil te encurralar, e aí você fica todo enCUrraladinho...HAHAHAHA!

    • eu daqui Postado em 01/Oct/2015 às 11:15

      Também passei e passo por tudo isso aí que vc relata, Juliana. Sou caucásica tipo Oriente Médio - cara de terrorista e sobrenome árabe no passaporte - mas sempre em dia com leis, direitos e deveres e com meus prórios valores - ri e continuarei rindo de todas as "seleções" de todas as aduanas, policias e fronteiras de todos os países por onde já passei. E ainda ouso corrigir o inglês de nativos da lingua inglesa: turquinha atirada.

    • eu daqui Postado em 01/Oct/2015 às 11:17

      E esqueda de merda é tão mais merda que acusa de pobreza e de direitismo aquele a quem nem conhece simplesmente pq o cara teve a ousadia de discordar. VAI FAZER REVOLUÇÃO, DENISNADA DO BAIXO CALÃO.

    • eu daqui Postado em 01/Oct/2015 às 11:20

      Parabens por se manter humano apesar da miltancia, Naro. A militancia quer que todos os negros sejam resumidos a sacos de ódio pra então usar esse ódio como arma de ascenção politica. Vc se mantendo senhor de todos os seus amores e ódios se mantem humano que é sinonimo de independente.

  15. eduardo Postado em 30/Sep/2015 às 09:00

    Idiota...que vive na ditadura?...ovelinha do sistema...racista filho da puta

  16. eduardo Postado em 30/Sep/2015 às 09:03

    Caraio so tem racista aqui nessa porra...

  17. eduardo Postado em 30/Sep/2015 às 09:03

    Caraio so tem racista aqui nessa porra...

  18. Guilherme Postado em 30/Sep/2015 às 09:05

    Ninguém é obrigado a andar com documento!! Larga a mão de ser preconceituoso !

    • eu daqui Postado em 01/Oct/2015 às 11:05

      Preconceituoso, racista, vingancista e vitimopata é vc que acha que só quem tem dever de se identificar com documento é o branco. VAI FAZER REVOLUÇÃO DE VERDADE, FRACASSADO !!!

  19. Lann Postado em 30/Sep/2015 às 09:23

    POOO tem que andar com documento!!!! Senão a polícia tem sim o direito de te levar preso pra te identificar. Se não se identificar civilmente o será criminalmente. Quanto ao resto é verdade. Se fosse branco nao sofreria preconceito.

  20. Pedro Accioli Postado em 30/Sep/2015 às 10:16

    E todo mundo que acredita que todo negro é bandido é digno de ser considerado um grande idiota!!!

  21. Roberto Pedroso Postado em 30/Sep/2015 às 10:31

    Pergunta incomoda: se um jovem branco de classe media alta morador do Leblon for parado pela policia e o mesmo estiver sem documentos trajando apenas bermuda e camiseta ele também será levado para a averiguação na delegacia?só para saber....quem realmente caminha pelas ruas,participa realmente do cotidiano urbano para alem do conforto e comodidade de seus condomínios fechados, para aqueles que de fato conhecem a realidade dos grandes centros das capitais brasileiras já sabem muito bem a resposta....

  22. Eduardo Ribeiro Postado em 30/Sep/2015 às 14:27

    "Vai sim ser levado"....."vitimizando"...."provocar"...."mimimi"....poxa cara, se esforce pra escrever 3 palavras sem que uma delas seja bosta...melhore isso ai....

    • Eduardo Ribeiro Postado em 30/Sep/2015 às 21:40

      O que voce quer que argumente, bicho? Olha o tanto de bosta que o cidadao despejou. Vitimizando...que vitimizando, porra? Que mimimi? Onde é possivel enxergar que o cidadao saiu pra provocar? É um cidadão brasileiro, ele sai pra correr na praia na porra da hora que achar que deve. Ofensa é o que ele colocou aí. Não respeito racista. Não respeito fascista. Não respeito canalha defensor de apartheid. E não tem argumentação mesmo, não me sinto diante de alguém que mereça debate ou o respeito intelectual que outros merecem. É um desqualificado.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 01/Oct/2015 às 14:21

      Poxa....que palavras pesadas....até me fez repensar algumas coisas....deixa eu ver.........é...não, eu realmente não respeito fascista, não respeito racista, não respeito defensor de apartheid que acha que preto não pode correr na praia. Não dialogo com desqualificado e/ou safado. Não há o que "rebater com argumentos ainnnnn" nessas ocasiões. Há apenas o que esculhambar, escarrar, atacar e currar sem o menor constrangimento. Obrigado. Volte sempre.

    • salomon Postado em 15/Oct/2015 às 18:20

      Existe sim a lei do bom senso! E a mesma que você utiliza quando não entra com seu carro na favela ou não usa roupas de determinada cor por causa do tráfico, aposto como você cumpre a lei dos traficantes quando vai na comunidade.

  23. Cristina Costa Postado em 30/Sep/2015 às 14:28

    Comentários de arrancar os olhos.

  24. Juliana Postado em 30/Sep/2015 às 22:38

    Sugiro um tour pela África subsaariana antes de falar que pobre de direita é uma merda. Invés de militância, ofereça oportunidades para os menos favorecidos. Eles só precisam disso. O resto é conversa pra boi dormir.

  25. Vinicius Postado em 01/Oct/2015 às 00:11

    Pelo nível de alguns comentários aqui, eu me pergunto, será que é ironia? . Porque por mais que a pessoa seja bem elitista não é possível seja tão ingênua a ponto de achar que uma medida dessa vai resolver alguma coisa em relação a violência. *Outro Vinicius

    • Roberto Pedroso Postado em 02/Oct/2015 às 08:40

      Justamente Vinicius é o que eu quis dizer em minhas tortas linhas logo acima é muita ingenuidade acreditar que a policia irá aplicar a mesma forma de tratamento para um negro trajando bermudas e camiseta e um branco classe media sob as mesmas condições,acreditar que impedindo certos grupos sociais de frequentar as praias cariocas por meio de intimidação policial não resolverá o problema e sim agravará ainda mais o ódio e rancor social tão patente na sociedade carioca e isso não é vitimização,como alguns colocaram em seus comentários, é mera constatação dos fatos....

      • Roberto Pedroso Postado em 02/Oct/2015 às 23:21

        lembrando a intimidação policial contra certos grupos sociais não resolverá os problemas gerados pela desigualdade,e pela diferença de tratamento aplicado,na pratica,pela policia pelo contrario só agravará o rancor social tão patente na sociedade carioca

  26. Vinicius Postado em 01/Oct/2015 às 00:19

    Classe "Mérdia" detected

    • eu daqui Postado em 01/Oct/2015 às 11:21

      LOSER DETECTED

  27. Eduardo de Paula Barreto Postado em 01/Oct/2015 às 10:22

    . MEA CULPA . Nossa, mas como é bela A nossa mistura de raças O negão casa com uma branquela E o menino que nasce é uma graça Isso se ele nasce mais clarinho Mas se puxa pelo pai coitadinho Todo mundo faz cara de pena O pai dele é afrodescendente A mãe é branca simplesmente E pra ele inventam a raça morena. . Ele cresce com cabelo pixaim E cansa o braço com a chapinha Sai atrasado pra balada no Itaim E vai na esquina da periferia Para pegar um taxi Mas como é de praxe Ignoram a sua figura E depois de meia hora A situação dele piora Ao encostar uma viatura. . Mão na cabeça negão Tem passagem pela polícia? Tá com o documento na mão? Tem flagrante na mochila? Um chute pra separar as pernas Enquanto a sirene aberta O deixa mais constrangido E no meio da escuridão Os policiais lhe dão o perdão Pelos pecados não cometidos. . Ele resolve voltar pra favela E vai assistir televisão Só gente branca na tela Preconceito até na ficção De repente o celular toca E a menina que ele gosta O convida pro pancadão Eles saem, mas logo voltam Porque na rua encontram Aquela mesma guarnição. . Sem ter cometido crime Fica em prisão domiciliar Punido por quem o oprime Ao invés de lhe dar lugar Na sociedade cuja maioria Tem aquela mesma etnia Pele escura e cabelos crespos Nisso todos nós temos culpa Quando aceitamos a desculpa De que a vida é assim mesmo. . Eduardo de Paula Barreto ...

  28. Cesinha Ribeiro Postado em 03/Oct/2015 às 23:58

    Uma coisa que me intriga é a disposição dos policiais para massacrarem as pessoas que são, em regra, do mesmo nível social deles. Creio que ainda não perderam o espírito do jagunço e do capitão do mato... que herança maldita...

  29. Roberto Pedroso Postado em 04/Oct/2015 às 10:34

    Exatamente senhor Cesinha são pobres matando pobres em uma guerra gerada pela desigualdade social movida por nossa herança histórica mal resolvida.....

  30. Roberto Pedroso Postado em 17/Oct/2015 às 10:57

    Me desculpe mas as imposições realizadas pelo crime organizado são impostas e estabelecidas pela regra e norma da intimidação,mas a policia não pode se valer do mesmo principio e conceito a policia meu caro deve seguir estritamente aquilo que manda a lei.