Redação Pragmatismo
Compartilhar
Esquerda 23/Sep/2015 às 17:33
28
Comentários

Líder do MST é agredido (vídeo) no aeroporto de Fortaleza

João Pedro Stédile é agredido por grupo de pessoas ao desembarcar no aeroporto de Fortaleza. De acordo com movimentos sociais do Ceará, a ação foi comandada pelo empresário Paulo Angelim, militante do PSDB. Líder do MST está na capital cearense para fazer uma palestra sobre reforma política na Universidade Federal do Ceará (UFC)

João Pedro Stédile mst fortaleza
João Pedro Stédile (divulgação)

Ao desembarcar na madrugada desta quarta-feira (23) no Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, João Pedro Stédile, Líder do MST, foi cercado por um grupo de pessoas que o ameaçaram abertamente.

O líder do MST está na capital cearense para de debate sindical sobre reforma política, à convite do movimento Democracia Participativa, que acontece hoje, às 19h, no auditório da Casa Amarela da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Segundo o advogado Marcelo Uchoa, integrante do movimento Democracia Participativa, apenas uma professora universitária, Adelaide Gonçalves, estava no aeroporto para receber Stédile.

A professora disse que os manifestantes estavam no vão de cima do aeroporto, dispersos, apenas observando a chegada. Quando Stédile saiu do portão, eles apareceram de todos os lados e o cercaram.

Durante os seis minutos de trajeto até o carro, o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra foi chamado de “assassino”, “fascista”, “vagabundo”, “comunista”, “traidor da pátria”. O grupo gritava, repetidamente, a frase “MST vai para Cuba com o PT”.

João Pedro Stédile MST Fortaleza

Ainda segundo Marcelo Uchoa, a Polícia Militar não fez nada para impedir a agressão.

De acordo com os movimentos sociais e sindicais do Ceará, o ataque contra Stédile teria sido comandado pelo empresário do ramo imobiliário Paulo Angelim, militante do Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB.

Vídeo:

Nota de repúdio

A direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) repudiou, em nota, a agressão sofrida pelo membro da coordenação nacional do movimento, João Pedro Stedile.

Para a direção do movimento, “este episódio não é um fato isolado, mas um reflexo do atual momento político do país, em que se vê crescer a cada dia o ódio contra os movimentos populares, migrantes e a população negra e pobre”. O texto compara o episódio à agressão sofrida no último sábado (19) por jovens de favelas cariocas que foram impedidos, sob o risco de danos físicos, de frequentar as praias da zona sul da capital fluminense.

“Estes atos de violência e ódio propagado intensamente nas redes sociais, e que reverberam cada vez mais nas ruas, são mais uma demonstração da violência dos setores da elite brasileira dispostos a promover uma onda de violência e ódio contra os setores populares”, diz o texto. A direção do movimento lembrou que recentemente Stedile foi vítima de outra agressão, quando circulou nas redes sociais um cartaz que oferecia uma recompensa por ele “vivo ou morto”.

Outras entidades, movimentos e agremiações políticas também se solidarizaram publicamente com o Stedile e o MST:

Central Única dos Trabalhadores – CUT
Central dos Trabalhadores do Brasil – CTB
União Nacional dos Estudantes – UNE
União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES
Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB
Rede Nacional de Advogados Populares – RENAP
Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares
Marcha Mundial das Mulheres – MMM
União Brasileira das Mulheres – UBM
Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos – MOTU
Levante Popular da Juventude
União da Juventude Socialista – UJS
Rua – Juventude Anticapitalista
Coletivo O Estopim
Movimento Kizomba
Partido Comunista do Brasil – PCdoB
Partido dos Trabalhadores – PT
Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)
Consulta Popular
Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos em Luta pela Paz – CEBRAPAZ
Fora do Eixo
Mídia Ninja
Movimento Democracia Participativa
Agência de Informações Frei Tito para América Latina – ADITAL.
Sindicato APEOC
Sindicato dos Metalúrgicos do Estado do Ceará – SINDMETAL
Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal do Ceará – SINTSEF-CE
Sindicato dos Empregados no Comércio de Fortaleza
Diretório Central dos Estudantes – UECE
Diretório Central dos Estudantes – UNIFOR
Deputado Federal José Guimarães
Deputado Estadual Elmano Freitas
Deputado Estadual Moisés Bráz
Deputada Estadual Rachel Marques
Deputado Estadual Renato Roseno
Vereador João Alfredo
Vereador Jovanil
Vereador Ronivaldo Maia

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 23/Sep/2015 às 17:50

    Eu fico me perguntando: "Porque estas coisas não acontecem na minha frente?". Eu já tacaria um tijolo na boca de um e arremessaria um extintor na cabeça de outro. Posso até ser um contra muitos, mas contra a direita, se for cair, que caio atirando.

    • soda cáustica Postado em 24/Sep/2015 às 11:29

      Você não está sozinho e a paciência do lado de cá também acabou. Até agora deram sorte de não cruzar comigo.

    • Maria Elisa Gonçalves Postado em 24/Sep/2015 às 15:40

      É isso mesmo que o povo brasileiro que vive ignorado tem que fazer, amigo! Enquanto o povo não começar a acabar com essa gente faminta pela grana fácil, que só aumenta a miséria brasileira, os violentos, indigestos, mafiosos, desequilibrados, destemperados, levianos, etc... vão continuar praticando estes crimes contra o povo trabalhador.

    • leandro Postado em 25/Sep/2015 às 14:29

      Isso é coisa de coxinha. Violência nunca. Ok? Somos seres civilizados, humanos e com espírito evoluído.

  2. Eduardo Ribeiro Postado em 23/Sep/2015 às 18:09

    Foi aí que teve aquela barbárie na recepção aos medicos cubanos? O que acontece nesse aeroporto? Imã de fascista?

    • soda cáustica Postado em 24/Sep/2015 às 11:30

      Tasso Jereissati...

    • Maria Elisa Gonçalves Postado em 24/Sep/2015 às 15:41

      É uma barbaridade mesmo! Os canalhas fascistas foram avisados da vinda de Stédile. O Brasil está completamente dominado pelos mafiosos.

  3. Eduardo Ribeiro Postado em 23/Sep/2015 às 18:09

    (2:30) """"""comunista....fascista"""""".....esses coitados não sabem nem o que falam...iletrados, ignorantes demais...é quase de dar dó.....se não fossem tão vagabundos, se não fossem tão bandidos sem ética, se não fossem os golpistas fascistinhas que são, eu sentiria profunda pena por gente tão burra, tão perdida, tão aloprada e sem saber o que diz....

  4. Leonardo Postado em 23/Sep/2015 às 18:24

    Ao acolher figuras como essa, será que esse partido pode ser chamado de Partido da SOCIAL DEMOCRACIA do Brasil?

  5. Priscila Postado em 23/Sep/2015 às 18:37

    sobre João Pedro Stédile só posso dizer que aprendi uma coisa com ele que nunca esqueci, ele disse certa vez numa entrevista que como alguém pode se considerar brasileiro se não tem sequer um pedaço do seu país? eu nunca esqueci essa frase, eu morava de aluguel numa casa que quando chovia entrava um monte de água, meu pai se matava para pagar aluguel e minha mãe participava do movimento de moradia. Hoje eu tenho um teto, mas devo a ele e ao MST, infelizmente muitos não sabem, mas pagamos para morar em casas populares, pagamos financiamentos na caixa o resto da vida, portanto nada é de graça, tudo é com esforço.Todo meu apoio a vc João Pedro Stédile!

    • Grazi Postado em 24/Sep/2015 às 15:44

      Priscila, linda história e lindo manifesto. Como você, registro, aqui, todo meu apoio a João Pedro Stédile e aos demais membros do MST.

  6. Éder Postado em 23/Sep/2015 às 18:40

    Thiago, penso igual a ti. Se cair, caio atirando e levo meio mundo comigo. Gente do céu, vamos enfrentar esses caras. Pelo Amor de Deus, vamos enfrentar esses caras, o nazismo foi assim, ou reagimos ou não sei mesmo o que vai virar.Eu tenho enfrentado de peito aberto por onde ando nesse país, não tenhamos medo.

  7. Roberto Postado em 23/Sep/2015 às 18:42

    Não querendo tirar a seriedade da publicação... mas acho que alguém interpretou errado quando leu a notícia de que Stedile iria ao UFC.

  8. Guilhermo Postado em 23/Sep/2015 às 19:06

    É que algumas pessoas não gostam de ter suas propriedades invadidas e destruídas pelo MST. A agressão não é justificada, no entanto. Do mesmo modo, as invasões desse grupo às terras alheias também não pode ser aceita. O Estado é o responsável por dar terras à essas pessoas, e não os particulares. E não, não sou nenhum latifundiário coxinha.

  9. Daniel Santana Postado em 23/Sep/2015 às 19:09

    "MST, VAI PRA CUBA COM PT!", "COMUNISTA!". Estamos na guerra fria?

  10. Leonardo Postado em 23/Sep/2015 às 19:52

    "... militante do PSDB... ", Partido dos Saudosos da Ditadura Brasileira.

  11. sidney Postado em 23/Sep/2015 às 20:51

    kkkkkkkkkkkkk Tentarei fundamentar " intelectualmente" essa rica manifestação e atitude nobre e, 4 tentativas: 1) Mandam ir pra Cuba porque esles não teem dinheiro pra ir pros EUA; 2) São hostis porque não conseguem argumentar politicamente com propostas sérias. Agredir é a solução; 3) Contradição. Gritam burramente palavras saudosistas de um regime ditador num momento democrático; 4) É coxinha... Tá "espricado"

    • julia Postado em 23/Sep/2015 às 21:28

      Vergonha alheia records! Imagina esse país governado pelos coxinhas...Vai ser "sensacional"...

    • Renan Postado em 24/Sep/2015 às 17:35

      Esse é o ponto, a hostilidade prevalece na falta de argumentação.

  12. Trajano Postado em 23/Sep/2015 às 21:28

    Não dizem que cearense tem talento nato para a comédia? Depois da dancinha do “Fora Dilma”, tá aí mais uma prova. Só faltou pedir o impeachment do Stédile também.

  13. Oblivion Postado em 23/Sep/2015 às 22:32

    Só foram aqueles três partidos políticos que repudiaram o ato? Ou os outros não foram consultados sobre a nota de repúdio? Considero esta informação muito importante, agradeceria se o site informasse. De qualquer maneira, eu como cidadão brasileiro também repudio este ato altamente desrespeitoso e imoral. Não faço parte, nem nunca fiz, do MST e nem de nenhuma entidade, movimento ou agremiação citado ali em cima, apenas tenho um apreço muito grande pela democracia, pela constituição e pelos direitos humanos. Imagino se fosse integrantes do MST fazendo o mesmo com políticos plutocratas ou quem quer que seja, obviamente a grande mídia estaria noticiando assustada e clamando por respeito, democracia... Espero que o MST demonstre grandeza e não tente revidar....

  14. Rodrigo Postado em 24/Sep/2015 às 10:23

    (Outro Rodrigo) Se é uma meta necessária não desejar o mal a ninguém, mais certo ainda é que a lei do retorno traz a nós tudo o que eventualmente façamos aos demais, do que não temos como escapar. Lamento a agressão, de todo modo, assim como lamento as agressões, danos a patrimônio, promovidas em invasões lideradas por Stédile.

  15. Lopes Postado em 24/Sep/2015 às 14:44

    Isso está com cara de armação de caciques da sigla! FIzeram o mesmo com o Mantega, a Yoani Sánchez e com os médicos cubanos!

  16. Sérgio Postado em 24/Sep/2015 às 20:34

    Capo Marini mandou eu vir, eu vim, ora!

  17. diego Postado em 25/Sep/2015 às 06:23

    Mst bando de safados!!!!!!!!!

  18. Fabio Postado em 25/Sep/2015 às 07:07

    Populismo quando perde a popularidade, tem sempre esse fim. Espero que não aconteça aqui o que aconteceu com Mussolini

  19. Felipão Postado em 25/Sep/2015 às 12:17

    Como o autor da agressão já está identificado, então só resta encaminhar o infame para a justiça. Por ora estamos vivendo em um estado de direito, esses elementos não tem o menor direito de sair por aí ofendendo quem quer que seja, por não compactuar com seus pontos de vistas retrógrados.

  20. Alex Postado em 09/Nov/2015 às 21:16

    Quanto imbecil no mesmo lugar, cada manifestação rídicula... só podem ser as vaquinhas do PSDB