Redação Pragmatismo
Compartilhar
Polícia Militar 29/Sep/2015 às 16:33
44
Comentários

Ele tinha 11 anos, 80 centavos no bolso e foi assassinado com um tiro fatal

Herinaldo Vinicius, 11 anos, estava indo comprar bola de 'pingue-pongue' com 80 centavos no bolso quando foi assassinado. Moradores afirmam que 'policiais atiraram no susto'. ‘Quero a minha mãe’, disse o menino antes de morrer

menino 11 anos morto morro caju

Herinaldo Vinicius de Santana, de 11 anos, morto após ser baleado no tórax na última semana no Complexo do Caju (RJ), “estava indo comprar uma bolinha de pingue-pongue” quando foi atingido, segundo uma amiga relatou.

“Tinha 80 centavos no bolso. Os policiais [da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Caju] levaram um susto e atiraram contra ele. Não tinha bandido nenhum. Nessa hora, todos em volta se desesperaram. Quando viram que estava morto, as pessoas começaram a gritar. A última frase dele foi ‘Quero a minha mãe’. Mas, quando ela chegou, já estava morto”, afirmou a jovem ao portal Extra.

“Ele era um ótimo garoto. Sempre disposto a ajudar. A mãe dele era muito preocupada com ele, sempre falava para não ficar na rua até tarde. Vai deixar saudade”, conclui.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, Herinaldo Vinicius de Santana deu entrada na UPA da Maré às 16h. Foram feitas manobras de ressuscitação, mas o menino morreu pouco depois. Segundo a Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), foi aberto um Inquérito Policial Militar para apurar as circunstâncias da morte.

Policiais afastados

A polícia afastou das ruas e recolheu as armas de cinco PMs da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Caju, no Rio, envolvidos na morte do menino Herinaldo

Eles prestaram depoimento na sede da Divisão de Homicídios (DH) da Capital e foram afastados das ruas pela Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP).

Amigos lamentam

Nas redes sociais, amigos lamentaram a morte de Herinaldo. “Queremos justiça. Hoje foi ele, amanhã pode ser outra criança. Ele não merecia isso, o garoto era bom, sempre andava sorrindo, aí vem um policial e tira a vida do garoto. É lamentável , não acredito, tá dificil suportar isso(…)”, escreveu uma amiga.

Outra pessoa escreveu uma mensagem de consolo para o irmão da vítima: Amigo, nada nesse mundo fica como a gente quer, meus pêsames. Você não sabe a vontade que eu estou tendo de te ver, te abraçar, abraçar sua mãe e dividir a dor de vocês. Eu só peço que você fique bem, e muito mais forte do que você já é, nego. Seu irmãozinho está em um lugar bem melhor do que esse, e ele te quer sorrindo (…) #lutoVinicius”, escreveu.

Protestos

Após a morte do menino, sucessivos protestos aconteceram na pista lateral da Avenida Brasil, no sentido Zona Oeste, na altura de Benfica. As manifestações continuaram pela Linha Vermelha, no trecho do Caju, que também chegou a ser fechada.

Aulas suspensas e enterro conturbado

Várias escolas da região suspenderam as aulas por conta da trágica morte do menino Herinaldo, no Complexo do Caju.

Durante o enterro do garoto, policiais militares presentes no Cemitério do Caju foram hostilizados por moradores e familiares, que levaram cartazes afirmando que PMs “mataram inocente”. Também houve pedidos de “fora UPP”.

De acordo com o governador Luiz Fernando Pezão, se ficar comprovada a participação dos policias na morte do menino de 11 anos, “haverá punição” aos militares.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Pereira Postado em 29/Sep/2015 às 17:06

    Mais uma morte causada por traficantes..e a PM leva a culpa. A intenção é acabar com as polícias, legalizar as milícias("polícias comunitárias") e implantar a polícia partidarizada petista da força nacional de segurança. O jogo da esquerda é cada vez mais sujo !

    • juliano Postado em 29/Sep/2015 às 17:08

      oi? que mundo cê vive?

      • Pereira Postado em 29/Sep/2015 às 17:12

        Planeta terra, realidade. Coisa que vocês relativizam e ignoram.

      • Pereira Postado em 29/Sep/2015 às 17:13

        Tudo bem, um cadáver a mais ou a menos... não faz diferença para quem mata em nome de uma causa.

    • Patricia Postado em 29/Sep/2015 às 17:16

      Causado por traficantes? Como assim?

    • Ilson R. Napoleão Postado em 29/Sep/2015 às 17:29

      Vai para a puta que te pariu, CANALHA.

    • Rogerio Postado em 29/Sep/2015 às 18:06

      É tão burro que pode trabalhar com os policiais que mataram o menino...criem uma gang dos burros..

    • Fernando Fernandes Postado em 29/Sep/2015 às 18:11

      Pena que não te tenham dado um tiro nos cornos, ó Pereira, para veres que é bom para a tosse!

    • Walter Paron Postado em 29/Sep/2015 às 18:14

      Quanta imbecilidade.....você entende de segurança pública quanto eu de física quântica! Vá....pereira

    • Daniel Santana Postado em 29/Sep/2015 às 18:18

      Deve ser bom viver no seu mundo, um mundo onde você não tem nenhuma responsabilidade naquilo que acredita e fala. Se os fatos não são do seu agrado, você simplesmente diz o contrário e pronto, está tudo resolvido.

    • poliana Postado em 29/Sep/2015 às 19:06

      eu já ia pedir pra vc defender essa corja...mas vc saiu na frente. obrigada, pereira!

    • poliana Postado em 29/Sep/2015 às 19:07

      "Os policiais [da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Caju] levaram um susto e atiraram contra ele. Não tinha bandido nenhum"............encaixa a morte causada pelo tráfico aí...

    • Paulo Galliac Postado em 29/Sep/2015 às 19:34

      A realidade é que foram policiais e você não quer acreditar por causa de um fanatismo ao que tudo indica. E isso é grave e doentio. Não existe causa no mundo, que justifique a morte de inocentes.

    • Paulo Galliac Postado em 29/Sep/2015 às 19:56

      Esse tipo de postagem deveria ser apagado por tais motivos. Primeiro ele incita a violência. Tenta justificar o injustificável a morte de inocentes como um fanático digno do Estado Islâmico. Apagar por punição e aviso também. Uma lição para essas pessoas e que são muitas, que se acham intocáveis. Esse tipo de atitude do Pereira na net só fortalece a indiferença e o fanatismo. Punir mesmo com post apagado é começar claro registrar caso a gravidade seja pior no futuro. A denuncia e instâncias maiores de acordo com a gravidade da postagem. E já que figura IMPUNE defende tanto a punição, ele deveria provar o seu veneno ao ser o exemplo. Ao ser preso caso insista em defender praticas criminosas como morte de inocentes. Aqui é um ambiente público, mas não somos obrigados aturar intolerância. Assim como sua propagação sem limites na internet. Matar em nome de uma causa é absurdo e veja bem inocentes no caso. Isto a meu ver até configura um Cibercrime.

      • Pereira Postado em 30/Sep/2015 às 11:13

        Eu estou justamente dizendo que se não houvesse tráfico, a polícia não precisaria entrar nas comunidades e consequentemente inocentes como esses não morreriam. Isso é crime agora ?

      • Pereira Postado em 30/Sep/2015 às 11:15

        Há uma guerra entre estado(representado pela polícia) x traficantes, e em guerras sempre os inocentes é que pagam...como esse inocente menino. Dizer que eu defendo morte de inocentes é mau caratismo ou burrice.

      • Leonardo Postado em 01/Oct/2015 às 14:22

        Censurar né ? Aprendam a conviver com a liberdade de expressão, sendo que até esse site esquerdoso parece dar liberdade de outros pensamentos, apesar de apresentar um conteúdo ultrapassado do velho marxismo, esquerdismo e suas vertentes podres.

    • SerHumano Postado em 29/Sep/2015 às 21:16

      Para pessoas como você, a vítima sempre vai ser a culpada e o algoz sempre vai ser a vítima. Você e a sua turma subvertem a realidade e endossam tudo que represente a opressão e a injustiça contra os mais pobres. O nome disso é egocentrismo e desumanidade.

    • Sérgio Postado em 29/Sep/2015 às 23:22

      Tá quase lá. Falta pouco e vira um ser humano. Até já sabe escrever. Parabéns.

    • Natália Postado em 29/Sep/2015 às 23:44

      Vc é nojento...tem sangue nas mãos...eu tenho nojo em imaginar que pessoas como vc estão por aí soltas e tenho pena de que conviver com alguém desprezível como você.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 30/Sep/2015 às 10:43

      Nem há o que comentar....o extremo repúdio de todos os que comentaram fala por si só...canalhice tem que ser tratada assim mesmo. Tem que ser esculhambada e escorraçada sem nenhuma piedade.

    • Daiana Postado em 01/Oct/2015 às 11:46

      Eu e muitos certamente se envergonham de poder LER tal comentário, saber que além de vir de um ser da mesma nação, é um ser. VErGOnHA ser da mesma espécie que vc brother.

    • Luciano Carvalho Postado em 02/Oct/2015 às 08:33

      Você não sabe interpretar texto ou sabe mas prefere fingir que não sabe. Nesse caso, os policiais envolvidos não negam que atiraram. Claro que a criança e os próprios policiais são vitimas da tensão existente no ambiente que eles moram e trabalham, mas querer culpar o PT por esse fato é má fé.

  2. Pereira Postado em 29/Sep/2015 às 17:18

    Mais um inocente morto na guerra causada por traficantes e seus produtos que servem para.... matar crianças. Em todas as guerras travadas pela humanidade sempre é os inocentes que pagam. Imaginem todas as crianças alemãs inocentes mortas na segunda guerra por armamento aliado. Mais um cadáver que só interessa no jogo político.

    • Paulo Galliac Postado em 29/Sep/2015 às 20:01

      SE tenta justificar um crime sua "luta" morre antes e começar e não inspira ninguém além dos piores seres humanos como você.

    • Marcello Souza Postado em 30/Sep/2015 às 09:29

      Pereira, você acabou de validar a Lei de Godwin. kkkkkkkkkk

    • Guilhermo Postado em 30/Sep/2015 às 11:21

      Eu entendo o que você quer dizer quando falou que a culpa é dos traficantes, porque se não houvesse os traficantes na favela, também não haveria a UPP e, consequentemente, a morte desse menino não teria acontecido. A guerra às drogas é a grande culpada por trás dessa violência Só que morte injusta desse menino é chocante. Tenho pena dessas famílias que vivem no meio de tanta violência. Resumindo: A culpada direta pela morte desse menino foi a polícia. A culpada indireta foi a guerra às drogas.

      • Pereira Postado em 30/Sep/2015 às 11:43

        Claro... a culpa no fundo é das drogas ! Mas você não pode culpar toda a polícia pela morte do pobre menino. É isso que justamente a esquerda faz com intenções políticas. Eles não falam que a própria polícia pune com expulsão os infratores, não falam que a maioria dos policiais tentam fazer um bom trabalho e não falam nada da violência imposta pelos traficantes às pessoas que é muito maior. O outro ainda me acusa de crime por falar isso.

  3. Pereira Postado em 29/Sep/2015 às 17:24

    Se cuidassem das fronteiras do Brasil, se não deixassem essas porcarias de droga chegar na favela para aterrorizar a imensa maioria de pessoas de bem que vivem nela, a polícia não precisaria ir lá e tentar prender esses malditos traficantes e consequentemente essas tragédias não aconteceriam.

    • Diego Queiroz Postado em 29/Sep/2015 às 18:05

      Mas foi a polícia quem matou...

    • beto Postado em 01/Oct/2015 às 16:52

      Esse pessoal fala em controlar as fronteiras de um jeito q parece q nunca viu um mapa do Brasil na vida, se fosse tudo tão simples

  4. Rosendo Postado em 29/Sep/2015 às 17:29

    Pereira vc representa o que há de pior,esse seu comentário foi desnecessário,perdeu a chance de mostrar humanidade e empatia ao sofrimento alheio.SEU GRANDE BOSTA.

  5. Leonardo Postado em 29/Sep/2015 às 17:36

    Esse pereira é surreal. Não pode haver alguém tão burro assim. Parece piada. Minha nossa, que escroto!

  6. Gustavo0 Postado em 29/Sep/2015 às 18:04

    Lamentável. A mera imagem nos choca, nos atordoa e quase sempre nos estraga o dia. Mais estarrecedor é concluir que isso é comum, isso realmente ocorre. Cicatrizes que jamais desaparecem, é o nosso mundo, mundo de merda...

  7. Grace Diniz Postado em 29/Sep/2015 às 21:30

    Eu pergunto: como se entrega uma arma letal para pessoas despreparadas? Não existe um curso preparatório, uma análise psicológica, qualquer coisa nesse sentido para se formar um policial? Chocada! Difícil para um pai, para uma mãe aceitar tamanha irresponsabilidade. Não há indenização que pague tamanha dor...

    • Beto Postado em 01/Oct/2015 às 16:58

      O problema talvez não existia quando a arma foi entregue, mas sim pelo cotidiano da vida policial em uma cidade como o Rio aliado a uma corporação suja, dá nisso! A situação em que se deram os fatos derivam de erros, do Estado e da sociedade

  8. Michele Postado em 29/Sep/2015 às 22:59

    Triste , uma criança que morre pelo despreparo de policiais, penso como seria a repercussão deste caso se esse crime acontecesse como uma criança de classe média/alta da zona sul da cidade, ( esse não é o meu desejo), apenas para refletir.Triste é esta população das favelas, periferias que tem seus direitos desrespeitados todos os dias.

  9. Sérgio Postado em 29/Sep/2015 às 23:19

    Batam suas panelas de aço inox nos Jardins e na Zona Sul: mais uma criança morreu!!!

  10. Tuvia Bielski Postado em 29/Sep/2015 às 23:29

    Pereira, eu não sei quem ou o que você representa. Qualquer que seja tua intenção, você apenas inflama o ódio e a ojeriza que sentimos, como seres dotados de empatia (a maioria, felizmente) a pessoas burras ou mal-intencionadas como você, que justificam qualquer injustiça em nome de uma ideologia ou linha de pensamento exclusivista e sectária. Se você é uma dessas pessoas, ou finge ser, fique sabendo que o teu trabalho aqui no PP apenas inflama a consciência e o entendimento da maioria dessas pessoas que se interessam pela mudança e pela evolução social neste país miserável e injusto. Obrigado pelo serviço!

    • Pereira Postado em 30/Sep/2015 às 09:57

      Se você quer a guerra civil camuflada de luta de classes marxista....vá em frente e acabe com o seu país !

  11. Pereira Postado em 30/Sep/2015 às 09:41

    A verdade dói ! Nada mais doloroso que a realidade para quem vive fora dela.

  12. Pereira Postado em 30/Sep/2015 às 09:46

    Mais uma vez a imensa maioria de bons policiais(mal pagos, mal treinados e mal equipados) paga por meia dúzia de maus policiais em nome da luta de classes. Mas no fundo, para quem vive a realidade sabe que esses cadáveres são produzidos pelo maldito tráfico.

  13. Pereira Postado em 30/Sep/2015 às 09:51

    Fico imaginando a violência imposta por traficantes em comunidades pobres. Sendo que 100% dos traficantes são bandidos...em quanto 1% dos policiais são bandidos. E toda essa gente toca terror na imensa maioria de pessoas de bem. E ainda querem legalizar os bandidos do tráfico. Deus tenha piedade de nós.

  14. pakkatto Postado em 05/Oct/2015 às 10:01

    Morreu uma criança. O Pereira, nitidamente com uma visão equivocada e simplista de causa e efeito aliada a um conformismo estrutural e todos os outros que intentam conspurcar a notícia dizendo que o site é de esquerda e piriri pão duro vão dizer o quê? Dano colateral? Que isso é raro? Que é justo? Independentemente da crença num sistema liberal ou totalitário precisamos pensar. Sugiro aos que não estão acostumados a embasar suas opiniões a procurarem o Meia Hora. Opinião não é time de furebol. Perdeu, muda. Outra coisa, ignorância é como mau hálito, quem tem não percebe.

  15. pakkatto Postado em 05/Oct/2015 às 10:01

    Morreu uma criança. O Pereira, nitidamente com uma visão equivocada e simplista de causa e efeito aliada a um conformismo estrutural e todos os outros que intentam conspurcar a notícia dizendo que o site é de esquerda e piriri pão duro vão dizer o quê? Dano colateral? Que isso é raro? Que é justo? Independentemente da crença num sistema liberal ou totalitário precisamos pensar. Sugiro aos que não estão acostumados a embasar suas opiniões a procurarem o Meia Hora. Opinião não é time de furebol. Perdeu, muda. Outra coisa, ignorância é como mau hálito, quem tem não percebe.