Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direita 17/Sep/2015 às 11:58
40
Comentários

Bolsonaro é condenado por dizer que deputada 'não merece ser estuprada'

Justiça condena o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) a indenizar Maria do Rosário (PT-RS) por dizer que ela 'não merece' ser estuprada

Bolsonaro Maria do Rosário estupro
Maria do Rosário e Jair Bolsonaro (Imagem: Pragmatismo Político)

Conhecido pelas posições conservadoras, o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) foi condenado, em primeira instância, a indenizar em R$ 10 mil a deputada María do Rosário (PT-RS), por danos morais.

O deputado afirmou que não estupraria a colega porque ela “não merece” (relembre aqui). Bolsonaro ainda pode recorrer da sentença. As informações são da coluna da jornalista Mônica Bergamo.

Em um primeiro momento, Bolsonaro disse que sua colega não merecia ser estuprada no plenário, no Congresso Nacional. A declaração foi dada em dezembro de 2014. Um dia depois, o deputado disse ao jornal Zero Hora que “ela não merece porque ela é muito ruim, porque ela é muito feia. Não faz meu gênero. Jamais a estupraria”.

A fala foi alvo de protestos em grupos de direitos humanos e chegou a ser cogitada como pedido de cassação de seu mandato.

Para se defender, Bolsonaro argumentou que tinha “imunidade parlamentar” e disse que não causou “danos indenizáveis”.

As alegações foram rejeitadas, mas ele pode recorrer da decisão da juíza Tatiana Dias da Silva, da 18ª Vara Cível de Brasília. Esse não é o único processo que o deputado é alvo.

Bolsonaro é alvo de um outro processo por quebra de decoro parlamentar, que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Pereira Postado em 17/Sep/2015 às 12:02

    10 mil reais não é nem a trilionésima parte do prazer incalculável de desmoralizar em rede nacional uma mulher arrogante, difamadora, autoritária e preconceituosa como a maria do presidiário. Eu se fosse Bolsonaro nem recorria, pagava direto.

    • Eduardo Postado em 17/Sep/2015 às 12:18

      dez mil reais, quem deveria recorrer seria a Deputada e vou mais longe teria que ser uma ação coletiva de todas as parlamentares do Brasil, que estivessem neste cargo.... e arrogante não é a deputada ela é a ofendida a vitima, tanto é que foi aceita a denuncia.

      • Pereira Postado em 17/Sep/2015 às 12:21

        Quando ela chamou Bolsonaro de estuprador no salão verde ela era o quê ? ofendida ou difamadora ?

      • eu daqui Postado em 18/Sep/2015 às 10:09

        Mas há meios legais de se punir a difamação. Colocar uma hediondez como o estupro como uma questão de mérito somente baixou ainda mais o nível.

      • Denisbaldo Postado em 18/Sep/2015 às 10:10

        Nossa, "no salão verde"! O Pereira tá por dentro dos babados do Congresso. Ele deve ter assinado o "BBB Congresso 2015" com 675 câmeras ao vivo espalhadas por todos os gabinetes, restaurantes, salões e etc. Sabe de tudo!

      • Eduardo Ribeiro Postado em 18/Sep/2015 às 16:03

        Mas por que vocês discutem algo que nunca aconteceu? Maria NUNCA chamou Bolsonaro de estuprador. Bolsonaro "tentou cavar um penalti" com esse papinho de "ela me champou de estuprador", e adivinhem quem são os primeiros a comprar essa mentira e espalhar essa safadeza? Claro, os Pereirinhas da vida. Esse povo constrói uns espantalhos malucos e azar de quem compra-lo.

      • André Postado em 20/Sep/2015 às 11:17

        Eduardo Ribeiro, vc assistiu ao vídeo desde o começo? Pelo visto, não. Senão veria que ela o chamou SIM de estuprador. Só falta vc tb dizer que ela está certa em defender o Champinha...

      • Eduardo Ribeiro Postado em 21/Sep/2015 às 14:46

        Assisti. Não chamou. É por eu ter assistido que eu afirmo que não chamou, e tenho razão nisso pois o video esta ai pra todo mundo ver. Não seja burro de cair na cavada de penalti do Bolso(vo)mito. Se bem que só por defende-lo já temos uma triagem intelectual e até moral.

    • Irwin Postado em 17/Sep/2015 às 13:10

      Eu pago dez mil para tua mãe, irmã ou esposa, vc que escolhe...se vc também quiser uma graninha não tem problema não!

    • Fonseca Postado em 17/Sep/2015 às 13:41

      Quem é arrogante mesmo? O lixo humano do bolsonaro é o q?

    • Trajano Postado em 17/Sep/2015 às 17:47

      Pereira, um dos problemas é este: confundir política com prazer. Seguindo esta linha e dos seus relatos autobiográficos, você (ou o personagem que criou) já teve relações íntimas com o comunismo, mas foi traído. Flertou com o Lula, mas o Pereira, coitado, foi largado pela paixão do companheiro pela cachaça. Com o coração mais enrijecido pelo peso do acúmulo de chifres, teve um caso turbulento com o Aécio, mas puxa vida, ele saiu pra comprar cigarros e não voltou. Começou um flerte tórrido de carnaval com o Cunha, outra figura masculina em sua vida, só que não vingou depois que descobriu que a polícia estava de olho nele. O Pereira agora está começando um romance com o Bolsonaro, homem de “olho azul”, que protege a família e faz a feira do mês. A dúvida é: quanto tempo essa relação vai durar? Pereira, nenhuma mulher ou nenhum homem aguenta as altas exigências de um cônjuge que reclama do sabor da comida, fica passando o dedo diariamente nos móveis em busca de poeira, faz escândalo por causa de camisas amaçadas que acabaram de sair da máquina, se descabela pela falta de banho no cachorro, vive em constantes rompantes de ciúmes, enfim. Se você se satisfaz ao nível do prazer com a política, talvez seja a hora de deixar essa postura passivo-agressiva e ser mais ativo na relação. Ninguém vai querer te servir por muito tempo. Do contrário, vai levar cifre do marido imaginário novamente e repetir pra sempre a façanha de ser corno de múltiplas ideologias.

      • Guilhermo Postado em 17/Sep/2015 às 18:33

        Nem sempre eu concordo com você, mas tenho que elogiar uma coisa. Você escreve muito bem!

      • Trajano Postado em 17/Sep/2015 às 18:49

        Ah, então é isso que você acha, né? Sou “bonitinho, mas ordinário”? Tá bom, Guilhermo. Tá bom. Só tenho uma coisa pra dizer pra você: O STF VOTOU PELA PROIBIÇÃO DE DOAÇÕES DE EMPRESAS PARA POLÍTICOS E PARTIDOS!! Vamos comemorar!! Traz os salgadinhos logo!! Hoje é dia de comer coxinha!!

      • Guilhermo Postado em 17/Sep/2015 às 18:53

        É assim que você reage aos elogios? Vixxxxe... Acho que você acostumou a tantas discussões aqui nesse blog, por isso acha que eu estou sendo irônico ou falso. Mas não é assim.

      • Pereira Postado em 18/Sep/2015 às 14:17

        "O STF VOTOU PELA PROIBIÇÃO DE DOAÇÕES DE EMPRESAS PARA POLÍTICOS E PARTIDOS!!" Isso é para rir ? As empresas não podem doar... mas o dono pode como pessoa física. Na prática segue a mesma coisa. E nenhum partido conseguiu mas verba de empresas como o PT. Outrora cuspia na Odebrecht; agora depende dela para financiar campanhas. A fauna se supera.

      • Pereira Postado em 18/Sep/2015 às 14:22

        Meu filho ! como diz a Bíblia: "Maldito é o homem que confia no homem". Eu nunca confiei em nenhum desses que citastes, diferentemente de ti e de todos os esquerdistas, que além de serem traídos, agredidos,enganados e chifrados pelo Lula(e tantos outros), ainda o amam e o tem como "intelectual". Eu pelo menos quando "traído" desfaço a "relação" na hora(para as feministas isso chama-se "amor próprio"). Você é como mulher de malandro, leva chifre, apanha e gosta. Eis a diferença entre eu e você.

      • Pereira Postado em 18/Sep/2015 às 14:31

        Mas está certo, você associa a palavra "prazer" unicamente ao ato sexual. Ou você deve estar precisando de uma boa "TREp!!!!", ou não deve saber o que é prazer.

      • Trajano Postado em 20/Sep/2015 às 14:22

        Se alguém quiser ler um discurso inflamado de corno ideológico, basta ler as respostas (?) do Pereira. Ele ficou com sangue nos olhos, subiu um calor em seu corpo e citou até a bíblia para afastar-se da tentação enquanto aplicava pequenos em golpes em sua genitália como forma de punição. E olha, Pereira, eu vinculo prazer ao campo da sexualidade sim, cara. Não preciso estender isso para a política. Até porque, fazendo jus ao seu raciocínio (?), se você sente ou sentiu prazer enquanto pensava no Lula, Aécio ou Bolsonaro, bom, tem que ver isso... Só espero que você não sinta prazer também em postar aqui no Pragmatismo Político, dada a sua descarga emocional desproporcional. Putaria e fetichismo têm limite. Faz favor.

      • Pereira Postado em 21/Sep/2015 às 12:46

        Pensa mais aí para a resposta, que essa não deu certo !

    • Joao Postado em 18/Sep/2015 às 08:50

      AH TÁ !! Defendendo Bostanaro ? VTNC

  2. Maxwell Postado em 17/Sep/2015 às 12:15

    Pra um ser Preconceituoso, machista, racista, homofobico, 10 mil e pouco mesmo

  3. Pedro Accioli Postado em 17/Sep/2015 às 13:35

    Este boçalnaro é um desequilibrado e perigoso! Sem mais!

  4. Juniperos Postado em 17/Sep/2015 às 14:17

    Ela ser o que é, não o torna menos demente, que devia pagar indenização ao país. Não consegue mais dialogar sem ofender alguém. Ninguém que discorde de suas ideias, que incluem morte como meio educativo, fica longe de suas ofensas. Não vejo muita diferença entre ele ou muitos psicopatas procurados.

  5. Eduardo Ribeiro Postado em 17/Sep/2015 às 14:24

    Ídolo de pré-adolescentes inseguros e criados por vó viúva, e de paulistanos irracionais, incivilizados e despolitizados (quase todos). Pelo esgoto verbal que ele abriu na ocasião, saiu barato demais. Se olhar o conjunto da obra, 10 mil não serve nem pra indenizar a imensa desgraça de respirar o mesmo ar e pisar no mesmo solo que esse lixo. Pena demais dos seus defensores mais ardorosos. São pessoas ruins, sem rumo, sem carater, e sem muita salvação.

    • André Postado em 20/Sep/2015 às 19:31

      No mínimo, vc adoraria ser estuprado pelo Champinha - que sua queridinha defende. Não se esqueça que calúnia é crime. Que provas ela tem pra chamá-lo de estuprador?

      • Eduardo Ribeiro Postado em 21/Sep/2015 às 14:52

        Não seja burro, menino. Ela não chamou ninguem de estuprador. Ela disse claramente: "O senhor promove esse tipo de comportamento" (sobre comportamentos machistas e violentos). Nisso ela tem 700% de razão. Comportamento machista promove estupro e fim de papo. O que é diferente de dizer "O SENHOR É ESTUPRADOR". Enfim.....já tracei o perfil de quem segue, defende, ou idolatra esse cidadão. São pessoas ruins, intelectualmente prejudicadas e de péssima índole, sem nenhum senso de ética ou moral. Neste caso especifico de Maria do Rosário, tem ainda o "plus" de comprarem uma clara MENTIRA e defende-la/espalha-la como se fosse verdade.

  6. Denisbaldo Postado em 17/Sep/2015 às 14:38

    Acho que nunca fiquei tão cansado, tão de saco cheio de toda essa política. Estamos a um ano discutindo um processo de impeachment que nada mais é do que uma briga pessoal entre um lado da sociedade contra o lado vencedor das eleições. Esse Bolsonaro é outro que ao invés de defender interesses comuns do povo brasileiro, fica arrumando picuinha pessoal com outros políticos. O cenário político brasileiro se transformou em um reality show, um BBB no qual os personangens são muito mais importantes do que os verdadeiros assuntos a serem dicutidos. E aí, vão conseguir mandar a Dilma pro paredão finalmente?

    • Denisbaldo Postado em 17/Sep/2015 às 14:39

      corrigindo: estamos "há" um ano.

    • poliana Postado em 17/Sep/2015 às 15:58

      exatamente, denisbaldo. tb estou exausta com todo esse joguinho...brochante!!! nem dá ânimo mais pra visitar os sites de notícias sobre política. se ao menos a briga fosse pra defender os interesses do povo brasileiro...é ridículo tudo o q está acontecendo...

    • Denisbaldo Postado em 17/Sep/2015 às 16:49

      Conseguiram transformar todo o cenário político em algo sem sentido, onde qualquer um atira pra qualquer lado para agradar o seu eleitorado particular. Vale tudo para conseguir holofotes e a mídia está adorando tudo isso, afinal conseguiu dar um tom de drama novelístico à vida real. Perdemos toda a definição de nação, povo, cidadão, direitos, deveres, etc. O que aguardamos anciosamente é pelo final do próximo capítulo. Quem vai para a cadeia? Quem será cassado? Temer vai assumir ou Aécio? Lula será candidato em 2018? Simplesmente ridículo, algo surreal. E pelo que parece poucos estão percebendo o nível dessa palhaçada. Temos um Legislativo Federal discutindo um processo de impeachment há 1 ano, e ao que tudo indica, não há um prazo razoável para que tudo isso seja decidido. É uma novela pastelão de dar NOJO. Estão brincando com o nosso futuro, usando as nossas riquezas. Um bando de gente incapaz e inconsequente que nada mais desejam do que mamar nas tetas sem nada oferecer. A realidade está se mesclando com a dramaturigia em um tal nível, que cada vez mais os próprios artistas de televisão estão se tornando candidatos. A nossa política se transformou em pura imagem, pura interpretação. O que antes era exceção está virando regra e quanto mais bizarro o personagem mais chances de sucesso com o público ele terá. Estou realmente preocupado com essa "democracia" que construímos. Parece o Brasil consegue esculhambar absolutamente tudo o que existe nesse mundo.

    • Vinicius Postado em 17/Sep/2015 às 22:17

      Concordo, está insuportável mesmo, agora tudo gira em torno de um impeachment sem motivo só por que queriam ver um Playboy no poder.Congresso que não aprova nada a favor da sociedade, só se discute coisas inúteis, como estatuto da família e lei para regular roupas das mulheres no congresso.O PSDB se sentindo em plena campanha eleitoral em propagandas na TV pagando de bom moço convidado pessoas contra a corrupção às ruas. A sociedade brasileira está em crise é frequente perceber a falta de respeito, viralatismo, classe média iludida que não aceita avanços sociais e se acham elite, falta de conhecimento do processo político e econômico. O problema disso tudo está na educação brasileira que é desigual e "dispensável" para muita gente, assim a Igreja e a Mídia tomando o lugar da educação. Veja o exemplo do Uruguai que é exemplo de avanços sociais e respeito aos direitos humanos, isso acontece porque a sociedade é altamente instruida e a Mídia e a Igreja tomam lugares secundários. Enquanto no Brasil, figuras como Eduardo Cunha, Malafaia e Cia. se tornam deuses. Para mim o Brasil tem muito potencial, mas se não ocorrer uma intervenção urgente na educação a tendência é só piorar. *Outro Vinicius

  7. enganado Postado em 17/Sep/2015 às 15:26

    Queria ver este ""Apátrida"" dizer isto para os meus! Depois ele iria ver, se é que iria ver, o que aconteceria. Vamos valente, não bata em porta errada!

  8. Trajano Postado em 17/Sep/2015 às 17:07

    Dedo na cara, empurrão, xingamento de “vagabunda” e o “você não merece ser estuprada”. A cena (www.youtube.com/watch?v=atKHN_irOsQ) não precisa de legenda porque o áudio da gravação não apresenta problemas técnicos. Não tem informação implícita. A sequência não tem edição. Ainda que demorada, a justiça não teve lá muitos problemas em decidir pela condenação do sujeito. Decidir o óbvio. Mas no campo mais amplo da defesa política, quem defende o Bolsonaro está defendendo o quê? Sério, alguém consegue explicar? O histórico de seus projetos de lei são tão mal elaborados que uma quantidade assustadora sequer vinga, vetados no limbo da má técnica legislativa. Para os policiais militares do Rio de Janeiro, qual medida de sua autoria, ainda que minimamente, promoveu objetivamente benefícios a uma classe tão destroçada pela superexposição à violência, incredulidade popular e ausência de políticas de proteção, acolhimento e de prevenção e manutenção da saúde, tanto física quanto mental, dos policiais? Melhor, ele considera a PM como uma pauta a ser considerada? E os votos a favor do financiamento privado de campanha? E o voto a favor do aumento do próprio salário? Penso que deve existir alguma moeda de troca, algum motivador que não aparece facilmente na superfície para o voto de muita gente em Bolsonaro e sua prole, tirando os fluminenses indiferentes à política que votaram nele e nem se lembram. Vocês já pensaram nos pensionistas militares e nos militares aposentados? E nos saudosistas da ditadura militar? E os cidadãos que decidem seu voto para o legislativo no dia da votação? O fato é que manter políticos como Bolsonaro sai muito caro para a democracia e para a sociedade e nos resta saber por qual motivo ainda pagamos o preço e, claro, quem não está pagando essa conta social e política.

  9. Cléa maria Postado em 17/Sep/2015 às 17:09

    10 mil é muito pouco, pelas ofenças que causou a deputada!! Era pra perder o mandato e nunca mais poder se canidatar !!

  10. Leide Postado em 17/Sep/2015 às 20:34

    Acho esse Bolsonaro repugnante. Igualmente repugnantes são aqueles que o toleram e o defendem. O valor dessa indenização é irrisório diante da violência empregada por ele. As palavras que proferiu foram crimisosas e o seu conteúdo soaram como uma ameaça a todas as mulheres. Como se todas nós estivéssemos aí para sermos estupradas. Ainda bem que vejo pelos comentários que existem muitos homens decentes, diferentes de Bolsonaros e Pereiras.

  11. Vinicius Postado em 17/Sep/2015 às 23:26

    Mais um golpe contra a Liberdade de Expressão vindo do PT. O Bolsonaro pelo menos não tem nenhum envolvimento com corrupção, é um político honesto que mais precisamos nesse momento de escândalos do PT que só afundou o país. (Ironia) *Outro Vinicius

  12. luis Postado em 18/Sep/2015 às 19:51

    Bem feito. Da próxima vez que for difamado, faça como a bolivariana e enfie um protesto goela abaixo nela, sem ficar fazendo piadinha com gente ardilosa como ela.

    • luis Postado em 18/Sep/2015 às 20:00

      *não é protesto, é processo.

    • enganado Postado em 21/Sep/2015 às 01:05

      Oh Luis, que o valentão então faça comigo! Vc vai rapidinho saber o que aconteceu! Ligue na sua tv gRoubo.

      • luis Postado em 21/Sep/2015 às 08:13

        Como assim, você tem me difamado por aí? Não tem vergonha, não? Você nem me conhece, vai falar o que de mim? Cresce e aparece, rapá!