Redação Pragmatismo
Compartilhar
EUA 17/Sep/2015 às 10:17
14
Comentários

Adolescente preso nos EUA por usar relógio artesanal recebe convite de Obama

Jovem muçulmano de 14 anos que só queria mostrar ao seu professor de tecnologia o relógio artesanal que havia criado acabou saindo da escola algemado. Barack Obama e Mark Zuckerberg convidaram o garoto para visitas na Casa Branca e Facebook, respectivamente

Ahmed Mohamed jovem relógio eua
Ahmed Mohamed recebeu elogios de Barack Obama e Mark Zuckerberg

O presidente dos EUA, Barack Obama, convidou nesta quarta-feira (16) o muçulmano Ahmed Mohamed, 14, a uma visita na Casa Branca, depois de o jovem ter sido detido em sala de aula porque seu relógio caseiro foi confundido com uma bomba.

Ahmed Mohamed levou na segunda-feira à escola um pequeno dispositivo caseiro, composto por uma tela digital e um circuito eletrônico, com o objetivo de mostrá-lo ao professor de tecnologia.

Mas o aparelho apitou enquanto sua turma estava na aula de inglês e foi confiscado pelo professor.

“O diretor e policiais me levaram a uma sala, onde fui interrogado por cinco policiais, me revistaram e confiscaram meu tablet e meu invento”, relatou o adolescente ao jornal Dallas Morning News.

“Posteriormente me levaram a um centro de detenção juvenil, onde me revistaram, registraram as minhas impressões digitais e tiraram fotos”, acrescentou o adolescente entrevistado em sua casa, onde tem muitos circuitos eletrônicos.

Ahmed Mohamed foi algemado na escola
Ahmed Mohamed foi algemado na escola

Em mensagem no Twitter, o presidente Obama disse: “Relógio maneiro, Ahmed. Quer trazê-lo à Casa Branca? Devemos inspirar mais crianças como você a gostar de ciência. É o que faz da América um grande país.”

Ele também foi felicitado por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, que fez um convite para que o garoto conhecesse sua empresa.

“Vocês provavelmente ouviram a história de Ahmed, o estudante de 14 anos do Texas que construiu um relógio e foi preso quando levou à escola. Ter a habilidade e ambição de construir algo legal deveria levar a aplausos, não à prisão. O futuro pertence a pessoas como Ahmed. Ahmed, se um dia você quiser passar perto do Facebook, adoraria te conhecer. Continue construindo”, escreveu Zuckerberg.

O jovem inventor, que vive em Irving, perto de Dallas, disse que durante o interrogatório foi impedido de telefonar para os pais.

Ele foi liberado pela polícia, mas recebeu uma suspensão de três dias na escola.

“Esta prisão é um sinal de alerta”, reagiu Alia Salem, uma funcionária do Texas do Conselho de relações Americano-Islâmicas (CAIR).

Segundo o CAIR, este incidente não teria existido se o adolescente não fosse de origem muçulmana.

Ahmed Mohamed
Ahmed Mohamed

Associated Press e EFE

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. juliano Postado em 17/Sep/2015 às 10:39

    esse é o tipo de preconceito que motiva justamente o que eles queriam tentar impedir.

  2. luizguedes Postado em 17/Sep/2015 às 11:40

    Palhaçada isso.......Qual o motivo da suspensão? Ele deveria processar a escola,pois com certeza foi um constrangimento muito grande o que esse garoto passou.O primeiro e principal preconceituoso da história,foi o professor de inglês.

  3. Carlos Augusto Normann Postado em 17/Sep/2015 às 12:10

    o guri é gênio, é muçulmano e isso incomoda os WASP americanos. Esqueceram que foram os muçulmanos que nos legaram a álgebra, a bússola, o xadrez, tantos recursos intelectuais e tecnológicos que fizeram esse mundo avançar.

    • Anonimo Postado em 20/Sep/2015 às 20:45

      Em alguns séculos os EUA vão revindicar isso como sendo criação sua. hehehe

  4. Eduardo Postado em 17/Sep/2015 às 12:14

    este é o país da liberdade.... pode até ser, mas de alguns pelo jeito.

  5. Denisbaldo Postado em 17/Sep/2015 às 12:57

    A imagem de um garoto de 14 anos inocente algemado em uma escola é algo realmente perturbador.

  6. enganado Postado em 17/Sep/2015 às 15:45

    Depois tudo isto com o garoto, não deram uma surra nele? É, a polícia do 1º mundo tá falhando! Precisam de virem aqui para aprender a matar com a guarda-pretoriana=PM-SP dos ""Estados Unidos de São Paulo"" que executam pessoas DESARMADAS e já rendidas, ou seja, policinha do PSDB. Este método será usado nos Comícios dos 5P´s na época da campanha eleitoral para o próximo presidente. Em tempo, não vai dar em NADA! Juiz do (a)caso Rogério Leão Zagallo Portanto meu garoto: muçulmano/pele morena/pobre/sem porte atlético/nome árabe:Ahmed Mohamed/morando na boca do inferno=EUA e/ou iSSraHell/suspenso por qq porra que não tenha cometido__escapou da expulsão da escola-muita sorte! Agora, se fosse JUDEU todos os envolvidos seriam fuzilados e/ou levados para serem decapitados pelo EI. Aí Direita no BRASIL, gostaram? E aí mariaX, naroX e ferreiraX!

  7. vanderlei Postado em 17/Sep/2015 às 21:58

    mas .... EUA não é um lugar maravilhoso???????/

  8. Juniperos Postado em 18/Sep/2015 às 09:07

    Incrível atuação da policia norte-americana salva escola de aluno de origem muçulmana (automaticamente extremista árabe) armado com um... relógio. O aluno ameaçou seus colegas avisando-os que iriam se atrasar. O professor horrorizado (outro héroi) acionou a policia (brigada heroica) que o deteve a tempo, logo após o alarme para o almoço tocar. Depois de descobrirem o al entendido, ele foi levado até a central de Facebook para ver a incrível fonte de likes, da qual ninguém pode se aproximar (uma incrível fonte onde jorram mãozinhas com "joias"). Depois disso foi ver Obama e seu programa de ver emails sul americanos. Que dia agitado (e bizarro) teve esse menino!

  9. Roberto Pedroso Postado em 19/Sep/2015 às 10:22

    Mas aqui no Brasil os idiotas aculturados leitores da Veja dizem que os EUA é um exemplo de liberdade e democracia.....ledo engano!!!

    • Neto Postado em 27/Sep/2015 às 20:50

      Disse tudo.

  10. Nilza castilho freitas Postado em 20/Sep/2015 às 21:19

    Os americanos são o povo mais racista do mundo, é incrível e têm um presidente Negro!!

    • enganado Postado em 21/Sep/2015 às 00:48

      É só para disfarçar a roubalheira, pois então leia os comentários do PEPE ESCOBAR, esse é o ultimo, http://navalbrasil.com/a-mais-nova-arma-letal-da-russia/ . Querem saquear o BRASIL através dos FHC´s/gRoubo/colônia judaica/clube militar/moro/jb/gilmar mendes/ .... . Olha se virássemos um UScrânia seria ótimo para eles=EUA/iSSraHell=UE=OTAN. Abra teu olho!

  11. carlos Postado em 21/Sep/2015 às 07:36

    Não sei se é verdade, mas vejam, e deem sua opinião: http://portalconservador.com/o-que-voce-nao-sabe-do-jovem-muculmano-preso-por-levar-relogio-em-escola-nos-eua/