Redação Pragmatismo
Compartilhar
EUA 23/Sep/2015 às 14:59
15
Comentários

A mulher que colocou Donald Trump em seu devido lugar

Enquanto os adversários masculinos de Donald Trump tentam passar despercebidos e olham assobiando para o outro lado, Carly Fiorina joga na cara dele o que todos pensam. Conheça a mulher que acabou com a festa do valentão bilionário

Carly Fiorina Donald Trump
Carly Fiorina e Donald Trump, pré-candidatos republicanos à Presidência dos EUA

Jorge Marirrodriga, El País

Ocorre com mais frequência do que parece. No final, quem acaba com a festa do valentão da classe é uma mulher. Enquanto seus companheiros masculinos tentam passar despercebidos e olham assobiando para o outro lado, ela joga na cara dele o que todos pensam. E o obriga a recuar.

Foi exatamente isso o que aconteceu com o autoproclamado macho alfa do cenário político norte-americano, Donald Trump, que desde o anúncio de sua candidatura à indicação republicana à Casa Branca – na verdade, desde muito antes – distribuiu insultos, desprezos e barbaridades a torto e a direito.

É verdade que é preciso reconhecer que o multimilionário, em algo, é igualitário – insulta com o mesmo descaramento a qualquer um que tenha pela frente, seja ele o presidente dos EUA, uma apresentadora da TV conservadora Fox ou um imigrante mexicano. Para ele, o que conta é se a pessoa é negra, mulher ou não fala inglês. Se por acaso reunir as três características, melhor ainda.

Com o moral nas nuvens por causa de algumas pesquisas que apoiavam sua tese populista e uma influência cada vez maior no discurso de seus concorrentes dentro do partido, Trump se apresentou esta semana em um debate televisionado com outros candidatos à indicação. Mas seus golpes dialéticos se depararam com uma mulher a quem – surpresa – tinha insultado e menosprezado.

“Vejam essa cara, como se pode votar nisso?”, tinha dito sobre antes do debate. Longe de entrar na luta na lama que Trump adora, Carly Fiorina reagiu com classe, calma e educação. Pôs o milionário no devido lugar e emergiu do debate – ao qual chegara praticamente como candidata de recheio – como uma das figuras promissoras na corrida republicana à Casa Branca.

Fiorina marcou diferenças notáveis. Sua atitude foi como dizer a Trump: “Diga-me do que você se gaba e eu direi o que lhe falta”. E tem sua lógica.

Diferentemente de Trump, que exige que todos trabalhem duro, mas herdou um próspero negócio familiar, Carly Fiorina sabe o que é começar de secretária e subir até se transformar em diretora executiva de várias grandes multinacionais.

Além disso, nem ela nem seus antepassados mudaram o sobrenome, como fizeram os Drumpf, transformados em Trump. E mais, a candidata renunciou a seu sobrenome inglês de ascendência nobre para adotar – segundo o costume norte-americano – o sobrenome italiano de seu marido. Algo inconcebível para seu rival, cujas origens norte-americanas têm a mesma autenticidade de seu topete.

________________

Adendo: De acordo com uma sondagem da CNN/ORC, divulgada no último domingo, Donald Trump continua em primeiro lugar (24%), mas perdeu oito pontos percentuais em menos de um mês (tinha 32%).

Carly Fiorina conseguiu deixar para trás nomes fortes como Rand Paul, Chris Christie e Scott Walker e aparece em segundo, com 15%.

Ben Carson surge em terceiro, com 14% (menos quatro pontos percentuais).

VEJA TAMBÉM: Ben Carson, o único pré-candidato republicano negro

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Mateus Postado em 23/Sep/2015 às 15:15

    Ué, não entendi. Cade a parte que ela põe ele no lugar?

    • Edival Tavares Postado em 23/Sep/2015 às 16:17

      Também estou esperando o complemento.

  2. Davi T. Postado em 23/Sep/2015 às 16:09

    Trump é o Bolsonaro do EUA. Odeia negros, gays, latinos, mulheres, etc etc etc! Estou torcendo para ele nas prévias. Esse cara concorrendo a presidência será a ruina do Partido Republicano. E a direita brasileira está indo para o mesmo caminho.

    • Pereira Postado em 23/Sep/2015 às 17:16

      Olha aí Trajano !!! um que entendeu a coisa. É exatamente para destruir os EUA e sua economia que esse Trump é candidato. Esse Davi entendeu do que se trata. Parabéns mesmo(Sem ironia).

      • Trajano Postado em 24/Sep/2015 às 00:03

        Sério que você acredita nisso?

    • Renato Postado em 01/Oct/2015 às 09:10

      Discordo. Trump tá mais pra Berlusconi, ambos são fanfarrões.

  3. Ivete Postado em 23/Sep/2015 às 16:20

    ????? , perdi meu tempo.

  4. marcio Postado em 23/Sep/2015 às 17:08

    Ok, ela botou ele no lugar. Mas onde? Quando? E, principalmente, como? Assim fica difícil...

  5. Pereira Postado em 23/Sep/2015 às 17:10

    Esse aí junto com o George soros financia tudo que é ONG esquerdista no mundo. Bilderberg em ação. Vocês deveriam é prestar reverência a trump.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 23/Sep/2015 às 17:53

      GEORGE SOROS E DONALD TRUMP SÃO DE ESQUERDA!!!!!!!!!!!!!

      • Shuma Postado em 01/Oct/2015 às 08:53

        GEORGE SOROS E DONALD TRUMP SÃO DE ESQUERDA GEORGE SOROS E DONALD TRUMP SÃO DE ESQUERDA GEORGE SOROS E DONALD TRUMP SÃO DE ESQUERDA GEORGE SOROS E DONALD TRUMP SÃO DE ESQUERDA Ta faltando base pra neutralizar tanto ácido.

  6. Guilherme Postado em 23/Sep/2015 às 18:17

    Pereira ganhou um adepto ou é simplesmente um fake? :)

  7. Paulo Postado em 27/Sep/2015 às 10:48

    Vocês estão celebrando uma conservadora republicana que defende a mesma agenda de Trump apenas pelo fato de ser mulher? Donald Trump é um pequeno desvio do movimento que o "partido" republicano se tornou. O que incomoda os republicanos (que querem mais guerras: Jeb Bush e Scott Walker diferem apenas e quando quando bombardear o Ira) é que Trump pode deslegitimizar a mentira que é o grupo de interesses deles travestido de partido politico. O Trump defende as mesmas idéias e agendas, porém fora do falso decoro politico. E o pior de tudo: ha grupos que aplaudem e se identificam com suas idéias em uma comunhao de ódio.

    • Renato Postado em 01/Oct/2015 às 08:53

      Concordo, pelo menos ele mostra a cara.

  8. eu daqui Postado em 29/Sep/2015 às 12:20

    O mal aqui desse pp é muita gente que acha que sabe o lugar do trump sem ao menos saber o prórpio.