Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mídia desonesta 26/Aug/2015 às 18:39
22
Comentários

UOL remove nome de Aécio momentos depois de mencioná-lo em manchete

UOL remove nome de Aécio Neves de título que associava o ex-presidenciável tucano a recebimento de propina. Mas alguém fotografou o texto antes e depois, e a foto viralizou

UOL Aécio Neves propina Youssef
(antes e depois)

A ocultação do nome do senador Aécio Neves (PSDB-MG) das manchetes dos principais veículos da imprensa tradicional no País é o debate principal nas redes sociais desde que o doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa reafirmaram, nesta terça-feira 25, durante sessão da CPI da Petrobras, na Câmara dos Deputados, que o tucano recebeu propina de Furnas.

O portal UOL ganhou destaque nas críticas, por ter alterado sua manchete principal sobre o tema, ocultando os nomes de Aécio e do ex-presidente do PSDB Sérgio Guerra, já morto. De “Youssef e Costa confirmam repasse de propinas a Aécio Neves e Sérgio Guerra”, o título foi modificado para “Em CPI, Youssef e Costa citam repasse de propinas de estatais a tucanos”. A foto dos dois títulos circula nas redes.

No Twitter, a hashtag #PodemosTirarSeAcharMelhor está em primeiro lugar entre os temas discutidos nesta quarta-feira 26. O termo teve origem em março, quando a agência Reuters deixou vazar uma reportagem com as sugestões de edição do repórter para o editor (relembre aqui). Em um trecho do texto negativo para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o jornalista propôs: “podemos tirar, se achar melhor”.

O jornalista Fernando Brito, editor do blog Tijolaço, destacou o “silêncio sepulcral” da mídia sobre o tema. “Fiquei procurando, em vão, menção no noticiário ao que disse Alberto Youssef sobre as propinas que pagou, segundo ele, a uma diretoria de Furnas que seria “dividida” entre José Janene, do PP, e Aécio Neves, cujo pai, Aécio Ferreira da Cunha, foi membro do Conselho de Administração da Empresa. Nada. Silêncio sepulcral, apesar de Youssef ter falado nisso duas vezes”, afirmou.

Cantanhêde explica silêncio

A jornalista Eliane Cantanhede justificou o fato de não mencionar em seu comentário no programa Em Pauta, da Globo News, os nomes de Aécio Neves (PSDB-MG) e de Sérgio Guerra, ex-presidente do PSDB, ambos citados pelo doleiro Alberto Youssef, durante acareação dele com o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa.

Ao ser confrontada sobre o silêncio, Cantanhêde respondeu: “Era muita informação ao mesmo tempo e acabei passando batido, mas vou tentar encaixar amanhã em algum comentário”.

informações de 247

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Juniperos Postado em 26/Aug/2015 às 18:57

    Alguém aqui lembra do marco civil da internet? De que adianta se existe esse elitismo e protecionismo misterioso?!

  2. Fabio Postado em 26/Aug/2015 às 19:34

    Ontem eu vi isso assim que aconteceu e comecei a "atacar" o UOL com comentários. Felizmente, eles publicaram vários comentários alertando para a mudança da manchete. O problema é que, poucas horas depois, a noticia simplesmente sumiu do site. No lugar veio outra, dizendo que Lula e Dilma sabiam do esquema de corrupção na Petrobrás. É muito difícil viver numa "democracia" como esta, considerando esse tipo de postura da mídia. Tem hora que bate um desânimo geral.

  3. poliana Postado em 26/Aug/2015 às 19:36

    REVOLTANTE!!! NOJO!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. poliana Postado em 26/Aug/2015 às 19:39

    Ao ser confrontada sobre o silêncio, Cantanhêde respondeu: “Era muita informação ao mesmo tempo e acabei passando batido, mas vou tentar encaixar amanhã em algum comentário”............................................pqp!!!!! é muita má fé!!! cara de pau dessa senhora!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Rodrigo Postado em 27/Aug/2015 às 10:06

      (Outro Rodrigo) "Alguém mudei, não sei quem fui".

    • Thiago Teixeira Postado em 27/Aug/2015 às 10:38

      Cooooooooncerteza, se tivesse PETISTA no meio ... não passaria BATIDO ..... Muito sem vergonha essa porta voz da massa cheirosa.

  5. Denisbaldo Postado em 26/Aug/2015 às 20:11

    Desde ontem tenho observado todo esse movimento e nem mais me revolto. Acontece diariamente e se você reclama ainda ouve dizer que a Folha de SP/UOL é petista. Então, deixa pra lá. Pelo menos cada vez mais eles estão sendo monitorados, e dia mais dia menos começarão a perder credibilidade a tal ponto de perderem receita. Aconteceu com a Globo recentemente e provavelmente acontecerá com todos os outros. A internet é maior do que todos eles, é só questão de tempo.

    • S Rod Postado em 26/Aug/2015 às 21:22

      Ditto.

    • poliana Postado em 26/Aug/2015 às 21:55

      Ô denisbaldo, mas isso causa uma indignação enorme! e sabe o q é mais preocupante ainda? se com o psdb na oposição, a grande mídia o blinda a todo custo, DESCARADAMENTE, imagine se ele no governo!!!!!!!!!!!!!

      • Denisbaldo Postado em 26/Aug/2015 às 22:14

        Esse medo eu tive ano passado, porque se o PSDB assumisse o poder o Brasil se transformaria em um país perfeito sem corrupção do dia para a noite e a coxinhada sem noção iria aplaudir em pé. Mas estamos seguros pelos próximos 3 anos, e depois Lula 2018 até 2023, portanto vamos viver um dia de cada vez. Tenhamos fé! A máscara do Aécio e dessa oposição escrota está caindo pouco a pouco.

  6. Onda Vermelha Postado em 26/Aug/2015 às 20:56

    Tão ou mais doloroso do que esse jornalismo #PodemosTirarSeAcharMelhor é a completa omissão dos pontos positivos dos Governos da Dilma ou do PT em geral. Ou o Governo somente comete erros? No íntimo nem mesmo os mais críticos concordariam com isso. Vejamos, na última sexta-feira, em Cabrobó, a Dilma inaugurou a primeira fase da emblemática obra de Transposição do Rio São Francisco. Como já virou costume o principal jornal da Rede Globo, o JN, simplesmente ignorou por completo o evento. Nem uma mísera menção! Mas bem me lembro que a Sônia Bridi realizou uma "reportagem especial" para o Fantástico criticando duramente a atraso das obras. A mesma coisa seu deu com o Programa Mais Médicos quando de seu início em 2013. Se estabeleceu uma "guerra" e a Globo deu voz quase que exclusivamente a corporação médica e seus duros ataques a ideia. Hoje, passados apenas dois anos quando o programa já se revela um grande sucesso aferido inclusive por pesquisas junto aos usuários do SUS, e mesmo junto aos médicos participantes do programa, não se vê uma única reportagem em elogio a iniciativa. Pelo contrário, no último Fantástico, a Globo retomou o ataque agora criticando uma suposta expansão desordenada dos cursos de medicina Brasil afora. Por último, para não ficar somente no plano federal, o prefeito Fernando Haddad sofre críticas duríssimas quase que diárias dos jornais locais da Globo em São Paulo. E no dia em que inaugura uma importante ciclovia de acesso a principal avenida da cidade, fechando o trânsito da Avenida Paulista aos veículos para lazer e deleite dos paulistanos em festa, isso não sequer é mencionado! Acho que assim fica muito difícil a Vênus Platinada se livrar da pecha de "golpista". Não é mesmo?

    • Thiago Teixeira Postado em 27/Aug/2015 às 10:35

      O JN, desde a reeleição da DILMA, só abre o jornal com no mínimo 3 notícias negativas e obrigatoriamente a palavra LAVA JATO. Acham que todo mundo é otário.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 27/Aug/2015 às 11:19

      "Quase diárias" foi bondade. Haddad sofre criticas diárias e, dependendo da mídia em questão, de dez em dez minutos. Haddad seria reeleito em primeiro turno com ampla maioria em qualquer lugar CIVILIZADO do planeta. Como aqui em SP só tem animal e gente incivilizada...

  7. sidney Postado em 26/Aug/2015 às 22:21

    Viva a democracia dos golpistas???!!!! PQP, esse Brasil só vai mudar se passar por uma guerra civil armada pra arrebentar com esses coxinhas escrotos.

    • Gyslaine Coutinho Postado em 27/Aug/2015 às 02:24

      Apoiado, Sidney!

    • leonardo Postado em 27/Aug/2015 às 06:38

      Querem querra civil! Depois q perdem ficam de mimimi!

    • enganado Postado em 01/Sep/2015 às 00:30

      Caro Sidney. Espere até começar os debates eleitorais para as próximas eleições presidenciais. """VAI TER GUERRA CIVIL""", pois só quero uma coisa, mesmo que morram todos os Trabalhadores, que não fique em pé um tijolo de qq instalação do GAFE+rede bunderantes. Lógico que o exército vai defender os interesses dos Ricos, o Clube Militar já mandou o recado: """Trabalhador bom é Trabalhador MORTO, ainda mais se for eleitor do PT""". Lembrem-se muito bem do que ocorre na UScrânia; aqui não vai ser diferente. E aí NauFraga já recebeu as Ordens do George Soros? Aguardem!

  8. Thiago Teixeira Postado em 27/Aug/2015 às 07:12

    LIXO. MÍDIA GOLPISTA. CREDIBILIDADE ZERO.

  9. Riaj Postado em 27/Aug/2015 às 08:47

    O PIG é um verdadeiro detrito sólido da maré baixa. Se não interessar a gente tira. Jornalismo partidário e golpista. Os tucanos corruptos, e que são muitos, são inimputáveis.

  10. Eduardo Ribeiro Postado em 27/Aug/2015 às 10:59

    Olha aí a "mídia petista"...estamos de olho....essa "mídia petista" safada protegendo o precioso menino de ouro...do...err..PSDB.....vocês fascistinhas são PATÉTICOS. Jornalismo do "podemos tirar se achar melhor". Cacique tucano tem blindagem de adamantium, absolutamente inviolável. Tempo bom era quando não tinha "internet", hein? Livres de redes sociais, blogs "sujos", fotos e videos e "prints" circulando na velocidade da luz.....época em que a rapaziada mentia, distorcia, omitia, difamava, deitava e rolava, e ninguém ficava sabendo...eita saudade dessa época...

  11. Mauricio de Souza Matos Postado em 29/Aug/2015 às 16:07

    Ate chegar na epoca da eleicao presidencial esse "Cheirinho" ja sera conhecido do povo brasileiro, porque a imprensa nao suportara esconde tanta bsndalheira praticada por ele.

  12. enganado Postado em 31/Aug/2015 às 18:08

    Acorda gente, quem é dono do UOL é a ""Falha de São Paulo"". Será que é preciso dizer mais alguma coisa? G A F E + r e d e B u n d e r a n t e s ! Putaria Pura!