Redação Pragmatismo
Compartilhar
Saúde 27/Aug/2015 às 12:45
49
Comentários

Ricardo Boechat explica ausência na TV e Rádio: "surto depressivo agudo"

Ricardo Boechat fez um desabafo no retorno de suas atividades na manhã desta quinta-feira. O jornalista, que passou 15 dias afastado, resolveu compartilhar os momentos difíceis que passou durante o período: "Se com isso eu conseguir ajudar algum ouvinte a prevenir a depressão ou a curá-la, já me dou por satisfeito"

ricardo boechat

Ricardo Boechat fez um longo desabafo na manhã desta quinta-feira (27) e revelou ter sofrido um “surto depressivo agudo” pouco antes de entrar no programa que apresenta na rádio Bandnews FM, na semana passada. O jornalista ficou por cerca de 15 dias distante de suas atividades.

Em seu retorno à rádio Bandnews FM após 15 dias afastado, Ricardo Boechat fez um longo desabafo para justificar sua ausência durante as duas últimas semanas. O jornalista conta que sofreu um “surto depressivo agudo” pouco antes de entrar no ar.

“Eu simplesmente sofri um colapso, um apagão no estúdio e nenhum texto era compreensível”, afirma o apresentador.

Boechat revelou que foi com a sua esposa ao médico e lá recebeu o diagnóstico de “depressão aguda”. Nas redes sociais, o jornalista publicou um desabafo.

“Se com isso eu conseguir ajudar algum ouvinte a prevenir a depressão ou a curá-la, já me dou por satisfeito”, diz.

Confira a íntegra do desabafo de Ricardo Boechat:

“Acho que devo uma explicação às centenas de pessoas que me escreveram nos últimos dias perguntando o que eu tinha e desejando minha pronta recuperação.

Pois bem, queridos amigos, o que eu tive foi um surto depressivo agudo. Minutos antes de começar o programa de rádio da quarta-feira retrasada eu simplesmente sofri um colapso, um apagão aqui no estúdio. Nada na minha cabeça fazia sentido. Nenhum texto era compreensível. Os pensamentos não fechavam e uma pressão insuportável dava a nítida sensação de que o peito ia explodir. Fiquei completamente desnorteado e achei melhor me refugiar no meu camarim e esperar socorro médico.

Quando finalmente minha doce Veruska me levou ao doutor e eu descrevi o que estava sentindo ele foi categórico em dizer que era depressão. Que o estado de pânico, a balbúrdia mental, a insegurança e tudo mais eram sintomas clássicos do surto depressivo.

Quem cai num quadro desses perde qualquer condição de continuar ativo, de pensar as coisas mais simples. A pessoa morre ficando viva.

E eu fiquei impressionado nestes dias com a quantidade de gente que sofre do mesmo problema. Quando contei a alguns ouvintes que me ligaram o que estava acontecendo, muitos disseram já ter passado por isso, ou conhecer alguém que ainda passa ou já passou.

O Barão me mostrou um vídeo produzido pela ONU indicando que esse fenômeno é global. Uma amiga minha citou números da Organização Mundial da Saúde afirmando que a depressão é a doença que mais cresce no mundo. E o Bruno Venditti me mandou um texto muito bom do pregador Élder Holland sobre o assunto.

Tanto o vídeo da ONU quanto esse texto deixam claro que é importante não esconder a doença, não esconder a depressão. Não tratá-la na clandestinidade. É importante aceitá-la para combatê-la – e todo o silêncio, do próprio doente ou de quem está à sua volta, dificulta a recuperação. Essa necessidade de não fazer segredo, além da sinceridade que faço questão de manter na relação com os ouvintes, é a razão deste depoimento pessoal.

O texto que eu li fala do ‘transtorno depressivo maior’ lembrando que isso não significa apenas um dia ruim, ou um contratempo, ou momentos de desânimo ou ansiedade, que são coisas que todos temos normalmente.

A depressão é muito mais que isso e muito mais séria. É uma aflição tão severa que restringe a capacidade de uma pessoa funcionar plenamente, um abismo mental tão profundo que ninguém pode achar que vai se safar apenas endireitando os ombros ou pensando coisas positivas.

Não, minha gente, essa escuridão da mente e do estado de espírito é mais do que um simples desânimo. É um desequilíbrio da química cerebral, algo tão físico quanto uma fratura óssea, ou um tumor maligno. É um fenômeno que atinge todo mundo: quem perde um ente querido, mães jovens com depressão pós-parto, estudantes ansiosos, militares veteranos, idosos de uma maneira geral e pais preocupados com o sustento da família.

A depressão não escolhe vítimas por seu grau de instrução ou situação econômica. Castiga sem piedade e da mesma forma pobres e ricos, anônimos e famosos.

Os médicos que estão me tratando disseram que eu estiquei a corda demais, que fiz mais coisas do que deveria fazer e em menos tempo do que seria razoável. Eu fui além dos limites que minha saúde permitia e ignorei todos os sinais físicos e avisos domésticos. Quantas vezes a minha doce Veruska me disse: “Você vai pifar! Você vai pifar!”…

O texto que eu li ensina que para prevenir a doença da depressão é preciso estar atento aos indicadores de estresse em sua própria vida. Assim como fazemos com nosso carro, é fundamental observar a temperatura do nosso motor interno, os limites de nossa velocidade, ou o nível de combustível que temos no tanque. Quando ocorre a “depressão por exaustão”, que foi o meu caso, é preciso fazer os ajustes necessários. A fadiga é o inimigo comum e recuperar forças passa a ser uma questão de sobrevivência.

A experiência mostra que, se não reservarmos um tempo para nos sentirmos bem, sem dúvida depois teremos que dispender tempo passando mal. E foi o que aconteceu. Mas a cura existe. Às vezes requer tratamentos demorados. Mas, como está no texto que eu li, “mentes despedaçadas também podem ser curadas, assim como corações partidos”.

Eu sei que quem liga o rádio numa estação de notícias quer receber informações de interesse geral, quer saber da política, da economia, dos acidentes, do engarrafamento nosso de cada dia.

Então peço desculpas por não entregar nada disso a vocês neste papo inicial no dia de minha volta. Nada de impeachment, de renúncia, de Cunha, de Renan, de inflação, do ajuste fiscal e de tantas outras coisas que só tem feito infernizar nossas vidas mas que são as manchetes do momento.

Não falei neste bate papo nem mesmo das abobrinhas de que eu gosto tanto e que nos ajudam a cumprir a jornada diária sofrendo menos.

Este papo de hoje é sobre depressão. Um mal que afeta milhões de pessoas, milhares delas no Brasil, um mal sobre o qual é preciso estar informado e não fazer segredo.

Como eu agora me descobri fazendo parte dessa população doente, pensei muito nas noites sem dormir dos últimos dias e tomei a decisão de dividir essa experiência com vocês. Se com isso eu conseguir ajudar algum ouvinte a prevenir a depressão ou a curá-la, já me dou por satisfeito.”

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. soda cáustica Postado em 27/Aug/2015 às 13:01

    Deve ser sentimento de culpa por tudo que ele fez, recentemente, pra desestabilizar o país !

    • Heliton a souza Postado em 27/Aug/2015 às 13:32

      Idiota. Só consigo dizer isso de ti ameba.

    • julia Postado em 27/Aug/2015 às 13:50

      Cara, você é uma piada. A Rede Esgoto de Televisão agradece sua colaboração.

    • Xavier Postado em 27/Aug/2015 às 13:51

      Militância cega, torna você tão idiota quanto os energúmenos que pedem a volta dos militares.

    • Carol Postado em 27/Aug/2015 às 14:16

      Ahn?!?!?!?! Ele desestabilizar o país? Vc mora no Brasil mesmo? Planeta Terra?

    • Chico Postado em 27/Aug/2015 às 14:24

      Mano, é uma doença, não é só culpa. Ele mesmo falou que tem a ver com a química dentro do cérebro. Não mistura as coisas.

    • enganado Postado em 27/Aug/2015 às 15:59

      nota 1.000! Pura verdade!

    • Daniel Postado em 27/Aug/2015 às 16:49

      Soda cáustica! Você é mais um dos idiotas que acreditam severamente que a culpa pela desestabilização do Brasil se restringe a uma única pessoa ou partido? Se você colou nas provas de história e geografia do Brasil e que jamais sequer pegou um livro para ler e somete o fez para ver as figurinhas, não sinto nada por você e não desejo retribuição, então você deveria restinguir as suas opiniões a si mesmo justificando, assim, sua burrice!

    • Márcio Ferreira Postado em 27/Aug/2015 às 16:54

      Vai procurar uma vagina...

    • Thiago Teixeira Postado em 27/Aug/2015 às 18:21

      Perfeito soda cáustica. Nossa ... quanto reacionário no PP! Vão postar comentários no grupo Abril, coxinhas.

    • Brunno Marxx Postado em 27/Aug/2015 às 21:39

      soda cáustica...ta mais pra fanta seu lixo podre,morfetico...

  2. Maurício Postado em 27/Aug/2015 às 13:08

    Força Boechar, estaremos sempre com VC.

  3. Juliano Postado em 27/Aug/2015 às 13:15

    A soda cáustica dos blogueiros que ainda alimentam os dois neurônios que te restaram já se encarregaram de desestabilizar o restolho de massa cinzenta que já tiveste um dia.

  4. gerson Postado em 27/Aug/2015 às 13:21

    Fora vcs tucanalhas http://www.brasildefato.com.br/node/32783

  5. gerson cunha Postado em 27/Aug/2015 às 13:22

    http://www.brasildefato.com.br/node/32783

  6. Caio Postado em 27/Aug/2015 às 13:28

    KKKKKKKKKKKK, aiai, só faço rir. Tem palhaço para tudo.

  7. Wagner Mineiro Postado em 27/Aug/2015 às 13:29

    Senti sua falta no Jornal da Band, pensei que fossem férias. Melhoras e diminua o ritmo !!!

  8. luiz a s monjeló Postado em 27/Aug/2015 às 13:41

    espero que sua recuperação seja total, vc é um dos poucos jornalistas qie não estoa presos a compromissos e tem opinião dependente da emissora e de seus chefes, se não concordo com tudo que exprime respeito pela sua integridade que só contrbui para a democracia de imprensa! qualquer um que não compactua com esses bsipos corruptos e percebem a armação da elite contra o jogo democrático vira petista e tem por esses comparsas seu ódio... como já li em algun lugar esses de pensamento binário são idiotas que ou querem retorno de suas mordomias ou são analfabetos funcionais que tem como leitura as vejas da vida...

  9. Pereira Postado em 27/Aug/2015 às 13:48

    Deve estar procurando a rola.

    • Silva Postado em 27/Aug/2015 às 15:09

      Pereira, você como comparsa do Malafaia, poderia me informar se ele encontrou a rola?

      • Pereira Postado em 27/Aug/2015 às 15:40

        Olha, eu acho que com o processo que o malafaia move contra boechato, logo este encontrará primeiro.

  10. Palmira Postado em 27/Aug/2015 às 13:50

    Maior depressão que os anos noventa. Infelizmente a maioria esqueceu da miséria que viviamos. Hoje poderia estar melhor para todos. Mas como a cultura do venha a nos e vosso reino nada é o que impera. E ainda a cultura do coronelismo corre nas veias dos que acreditam que quanto mais escravos melhor. Afinal 500anos de roubalheira caíram no esquecimento só se lembram dos últimos anos.

  11. LAUDIEME Nassif Postado em 27/Aug/2015 às 13:54

    Melhoras meu querido.Imagino o que deve ser transitar nesse meio político cheio de podridão. Penso que os honestos,os homens bons e íntegros como você podem mesmo sofrer a contaminação bde energias deletericas que cada dia mais estão por aí. Cunhas,Aecim. ..e cia.Deve ter um jeito de se prevenir. Os remédios, muitas rezas e vigílias. No mais abracao e melhoras

  12. Marcos Postado em 27/Aug/2015 às 13:57

    Força Boechat! Fora isso, alguns comentários postados aqui sugerem um quadro de uma pessoa em estado de alienação e burrice política em estado avançado.

  13. Suelysofia Postado em 27/Aug/2015 às 14:04

    Ajudou sim; muito mesmo! Feliz por estar de volta e, tenho certeza que esse clima de instabilidade causado por pessoas totalmente IRRESPONSÁVEIS em relação ao país, ajuda em muito. Sem apontar ideologias, nós brasileiros, ultimamente somos apenas peões descerebrados num jogo infame, torpe e cruel pelo PODER POLÍTICO. Se por um lado dizem que temos uma presidenta ''inútil'' - opinião com a qual não concordo -, por outro, nos meus 60 anos de vida e de participação ativa contra a Ditadura Militar, nunca vi uma oposição tão suja, vil, mesquinha e desumana como a atual. E com uma proteção tão declaradamente aberta de uma mídia cada vez mais partidária e interesseira. Deprime até quem não se liga em política.

    • Pereira Postado em 27/Aug/2015 às 15:46

      Que oposição ? no Brasil não há oposição, se houvesse esse governo mentiroso e corrupto já teria caído.

  14. Fátima Fernandes Postado em 27/Aug/2015 às 14:17

    Boechat és um grande homem, e como toda pessoa sensível e de coração bom, acaba desabando em meio a tanta pressão, principalmente em virtude da profissão. Estou torcendo por você e que recupere integralmente sua saúde para continuar sua brilhante missão na terra: De abrir as mentes alienadas e mostrar a verdade.

  15. Betina Postado em 27/Aug/2015 às 14:20

    Boechat, desejo sua plena recuperação pois voce é o único jornalista e apresentador de telejornal e radio que não dá para perder nos dias de hoje! Sentimos falta de sua imparcial lucidez nos comentários que faz das nossas mazelas cotidianas!!! Abraços.

  16. Onda Vermelha Postado em 27/Aug/2015 às 14:23

    kkkk. #AceitaDilmaVez que dói menos e vai ser feliz! E sem depressão... Isso é que dá ser Maria vai com outras....Hehehe!

  17. Chico Postado em 27/Aug/2015 às 14:23

    "O Barão me mostrou um vídeo produzido pela ONU indicando que esse fenômeno é global. " Mano, não tem NADA a ver com política.

  18. divino Postado em 27/Aug/2015 às 14:24

    deve ser praga do malafaia...

  19. jduarte Postado em 27/Aug/2015 às 14:26

    poxa como tu estás depressiva.

  20. Caio Postado em 27/Aug/2015 às 14:48

    kkkkkkkkkkkk cara esse maria é um cara muito desocupado

  21. Carlos A O de Carvalho. Postado em 27/Aug/2015 às 15:01

    Obrigada Boecha só Deus pra entender as crises que passo, estou me tratando, obrigada pelo seu depoimento, fica com Deus.

  22. Luciana Postado em 27/Aug/2015 às 15:04

    Legal, você falar sobre o problema que passou. Depressão é uma doença muito séria! Sobre alguns comentários: Pena, que algumas pessoas perdem uma boa oportunidade de ficarem calados...

  23. deisi Postado em 27/Aug/2015 às 15:04

    Depressão é a doença do século, ninguém está imune, tenho casos na família, também amigos. Todos devem procurar ajuda profissional, quanto antes, melhores resultados. eu já tive e sei o quanto a dor profunda da alma é triste, faltam forças para lutar. Me curei, graças a Deus, mas é uma luta é árdua e desgastante, com muitas recaídas. Hoje com o luto que estou vivendo, tenho lutado muito para não cair novamente. Sucesso, dinheiro, casamento feliz, família estruturada, não impedem de a depressão chegar e dominar totalmente uma pessoa.

  24. deisi Postado em 27/Aug/2015 às 15:04

    Depressão é a doença do século, ninguém está imune, tenho casos na família, também amigos. Todos devem procurar ajuda profissional, quanto antes, melhores resultados. eu já tive e sei o quanto a dor profunda da alma é triste, faltam forças para lutar. Me curei, graças a Deus, mas é uma luta é árdua e desgastante, com muitas recaídas. Hoje com o luto que estou vivendo, tenho lutado muito para não cair novamente. Sucesso, dinheiro, casamento feliz, família estruturada, não impedem de a depressão chegar e dominar totalmente uma pessoa.

  25. Eduardo Ribeiro Postado em 27/Aug/2015 às 15:11

    ué...maria e seu grupelho estão depressivos? mas voces fazem tanta micareta, aquela puta diversão, gente bonita...os carnacoxinhas não são divertidos?

    • Deisi Postado em 27/Aug/2015 às 15:23

      A maria cesar souza, vive deprimida, não aguenta mais perder eleições, tudo culpa do PT. A micareta, o carnacoxinha, é uma alegria momentânea, falsa e ilusória, dura no máximo até segunda feira. Todos os meios de comunicação dando destaque, mas depois toda euforia acaba, só resta canseira e dor de cabeça.KKKKKKKKKKKKKKK!!

    • Eduardo Ribeiro Postado em 27/Aug/2015 às 17:21

      É CULPA DA URNA FRAUDADA VENEZUELANA CONTROLADA PELO FORO DE SP!! OLAVÃO ASTRÓLOGO QUE ME ENSINOU!! FORA PT!! FORA SMARTMATIC!!

  26. Duarte Postado em 27/Aug/2015 às 15:29

    As igrejas que ele tanto crítica a troco de nada são recomendadas por muitos terapeutas para tratar deste problema.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 27/Aug/2015 às 16:45

      "a troco de nada"

  27. Thiago Teixeira Postado em 27/Aug/2015 às 18:25

    Esse cara é o maior formador de opinião COXINHA do Brasil, aliás, do mundo, e só porque ele brigou com o Malafaia está todo mundo pagando um pau para esse infiltrado tucano disfarçado de paladino da moral e da ética? Acorda gente.

  28. Maria MG Postado em 27/Aug/2015 às 18:36

    Força e fé, Boechat! Você vai ficar bom logo. Diminua o ritmo e divirta-se mais. Parabéns pelo excelente profissional que é!

  29. Socorro Sales Postado em 27/Aug/2015 às 23:11

    Olá Boechat! Imagino que muitas destas postagens não devem lhe ajudar a compreender a sua real situação de saúde, muito menos lhe trazer conforto em um momento difícil. Força para recuperar sua capacidade de ser o Boechat - homem interprete da nossa realidade política. Saiba que suas interpretações dialogam com seus ouvintes e, quando digo "dialogam", é que elas mostram o contraditório, isentando qualquer possibilidade de atrair "alucinados". Vamos em frente!

  30. jonathas Postado em 28/Aug/2015 às 11:56

    Deixo aqui uma dica formidável que já tem na atualidade um embasamento científico sólido: Meditação. Usem filtro solar, tomem vinho, pratiquem exercícios físicos e se alimentem regularmente bem, e meditem na medida do possível de 15 a 20 minutos por dia. Isso faz uma diferença enorme.

  31. Moacir Postado em 28/Aug/2015 às 12:21

    Quer dizer, a química de nosso cérebro tem muito a ver com aquilo que fazemos com nosso próprio mundo. O bom é que podemos aprender com nossos próprios erros e com os dos nossos próximos.

  32. Jorge Postado em 28/Aug/2015 às 19:24

    Escuta o Malafaia.....

  33. Jorge Postado em 28/Aug/2015 às 19:27

    Acho q o Malafa achou a rola